Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê? - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 134

Título: Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Onde está o problema do pneu usado? Se tiverem em bom estado...

Vendi uns mabor com 2500km, estavam literalmente novos, eram usados. Quem os comprou poupou metade face a uns novos e levou uns pneus, novos apesar de... Usados.

Num carro de 150cv, choca-me mais uns Norauto que uns Michelin usados.
    Comprar material de desgaste usado, é das contradições mais subliminares que eu conheço.
    Novo negócio, tinteiros usados, leram aqui pela primeira vez. Fósforos usados! Gasolina usada. Papel higiénico usado.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post
    Portanto, a culpa é dos pneus e das redes sociais, mesmo que não exista aumento nenhum pois os dados estatísticos em bruto podem não indicar nenhum aumento relativo da sinistralidade, pois não há dados de tráfego para dar contexto à coisa.
    E as estradas são todas boas e bem sinalizadas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Comprar material de desgaste usado, é das contradições mais subliminares que eu conheço.
    Novo negócio, tinteiros usados, leram aqui pela primeira vez. Fósforos usados! Gasolina usada. Papel higiénico usado.
    Já dei um exemplo, claro, que de contradição não tem nada, mas se preferes ser sarcástico e no final não acrescentar nada, por quem me tomas.

Até podia meter aqui videos de pneus usados de marca a apresentar melhor resultados que novos de marca branca, mas hey, é contradição, bom é dizer que se compra papel higiénico usados...

Desde que tenham segurança, isso interessa? Claro que para quem admite mau feitio é o drama.
    Última edição por Carmaniaco90 : 05-12-17 às 14:19:29

Piloto de Fórmula 1 Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Mais veículos a circular = mais acidentes.

Eu penso que os portugueses em geral não têm grande jeito para a condução. Portanto a redução do número de mortes foi conseguida essencialmente pela melhoria das vias e do parque automóvel (em pouco mais de três dezenas de anos passamos das bicicletas/motorizadas para modernos automóveis, e de vetustas estradas para belíssimas autoestradas). É claro que um dia essas duas variáveis iriam inevitavelmente estagnar e seriam suplantadas pelo aumento do numero de viaturas em circulação. Chegados a esse ponto seria previsível que o número de acidentes e sua gravidade invertesse o sentido descendente.

edit: Aliás no lugar da "falta de jeito" que referi, talvez a expressão que melhor se ajusta é "falta de civismo". Ou então até uma soma das duas, falta de civismo agravada por falta de jeito (reflexos, coordenação, etc).
    Última edição por Jbranco : 05-12-17 às 14:28:40

Suspenso
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

A culpa é praticamente a 100% da maneira com as pessoas guiam! Em regra em total e completo desrespeito pelas Regras de Trânsito!
    Quantos condutores param num Stop?
    Quantos condutores cumprem os limites de velocidade?
    Quantos condutores usam os sinais intermitentes sempre que é obrigatório?

Muitíssimos poucos!

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Mais veículos a circular = mais acidentes.

Eu penso que os portugueses em geral não têm grande jeito para a condução. Portanto a redução do número de mortes foi conseguida essencialmente pela melhoria das vias e do parque automóvel (em pouco mais de três dezenas de anos passamos das bicicletas/motorizadas para modernos automóveis, e de vetustas estradas para belíssimas autoestradas). É claro que um dia essas duas variáveis iriam inevitavelmente estagnar e seriam suplantadas pelo aumento do numero de viaturas em circulação. Chegados a esse ponto seria previsível que o número de acidentes e sua gravidade invertesse o sentido descendente.
    Concordo com o raciocínio. Excepto numa coisa.

Quando se afirma que os Portugueses são assim ou assado, é sempre complexo. E nem falo de ser generalizador, porque é verdade, conduz-se malzinho em termos médios. Mas daí a ser um traço nosso vai uma grande distância. Se calhar temos alguma falha na forma como se lecciona a condução, ou na educação genérica do que é conduzir uma viatura.

Uma coisa é dizer-se que o tuga é invejoso por natureza. A minha experiência pessoal diz-me que sim(), comparando com outros povos temos essa faceta muito exacerbada e é bastante transversal. Agora a condução é algo que se ensina e aprende. É uma conquista.

Se calhar até pode fazer-se alguma coisa em relação ao problema.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

metam tablets nos carros fica giro.....

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

É uma questão de falta de civismo, falta de noção do perigo que é conduzir e falta de policiamento.

É o problema de utilizar um telemóvel enquanto se conduz, de não se adaptar a condução à via, à altura do dia, ao meio envolvente, à meteorologia e ao veículo que se conduz.

É a ideia, que alguns inconscientes parecem ter, de que vão numa "bolha" protectora e que os outros e as leis da física não importam.

É a falta de agentes e guardas nas ruas e estradas, a autuar tanto peões suicidas, como bestas (sem ofensa para os animais de quatro patas, é óbvio) que circulam de forma assassina, seja a "passear" na faixa esquerda da auto-estrada, seja a cortar curvas em contra-mão numa nacional ou ir a velocidades alucinantes em zonas residenciais.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Também é preciso ver que as mortes nas estradas nos últimos anos reduziram também pela crise e por haver menos carros nas estradas.
    Agora começa a haver mais carros nas estradas e é "normal" haver um ligeiro aumento.

Seria interessante por exemplo cruzar os dados de tráfego da A5 (a Autoestrada com mais acidentes) e o número de acidentes. E verificar se estão relacionados.

Outra situação cada vez pior são as redes sociais e os smart-phones. As pessoas passam cada vez mais tempo ligadas, cada vez mais tempo ao telefone, seja a falar seja a ver os amigos na redes sociais. Há também cada vez mais gente a filmar-se enquanto conduz, muito influenciados por youtubers do mundo inteiro.
    Concordo
    E ainda se ve muita sucata na rua. Os carros antigos nao possuem segurança alguma. Por muito q digam q sao medidas capitalistas e nem todos conseguem comprar carros mais recentes a realidade é q as ultimas mortes q tenho visto sao em carros chaços. Ja vi carros de anos 80 onde morre toda a gente a bater em carros estilo clio recentes (nem falo em carros de gama alta) onde eles calmamente abrandam e saiem do carro como se nada fosse. A diferença é enorme e ja deveria ter havido leis mesmo q pouco populares para abater carros q sejam sucata

Piloto de Testes Tjqueiroz's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

E as nossas policias também tem culpa no cartório. Esta moda de estarem uma manhã inteira parados na beira da estrada com o radar escondido tem um efeito dissuasor muito menor que um carro da policia a circular nas estradas.

Parece que só o excesso de velocidade conta para reduzir a sinistralidade.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    Na black friday há smartphones a sairem por 500€ como pãezinhos quentes... mas o que é bom é pneus "semi novos" por 30€!
    Mas repara, consegues pôr o conjunto de pneus na mesa do café?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
    Mais 53 mortos e 2000 feridos nas estradas portuguesas Subida de 13% no número de mortes revela inversão na tendência da última década.

A grande questão é: porquê?

É fácil colocar as culpas no (possivel) mau comportamento dos condutores, excesso de velocidade, etc, mas será mesmo assim? Com tantos radares Syncro novos ainda há mais mortes?

E o aumento do n.º de ciclistas nas estradas..também contribuirá para essa subida?

Suspenso
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Se todos guiássemos como no dia em que fomos habilitados para conduzir, ou seja no dia do exame de condução, haveria acidentes?
    E o que é que se passou desde esse dia?
    Fomos promovidos a outra categoria de condutores?
    Porque é que deixámos de cumprir as regras que nos fizeram estar habilitados a poder conduzir?

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Também há outra questão, que se prende com a manutenção dos veículos. A idade média do carro aumentou e muito durante a crise (só agora melhora um pouco) e a manutenção dos veículos "parou". Infelizmente basta ir a um parque de estacionamento e ver centenas de carros com pneus completamente nas lonas.
    E se os pneus estão assim, imagina os amortecedores que muita gente nem praticamente sabe o que isso é em termos de manutenção.

É terrível.

Numa travagem de emergência é um ai jesus.

E se não houver ABS então está um folclor montado que é obra.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Outra coisa que eu noto cada vez mais, e vocês ? É o seguinte : cada vez acho que há mais gente com condução doentia.

Andam excessivamente devagar, não ligam as luzes em dias de chuva, cedemos passagem e nem agradecem, enfim

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
    Concordo
    E ainda se ve muita sucata na rua. Os carros antigos nao possuem segurança alguma. Por muito q digam q sao medidas capitalistas e nem todos conseguem comprar carros mais recentes a realidade é q as ultimas mortes q tenho visto sao em carros chaços. Ja vi carros de anos 80 onde morre toda a gente a bater em carros estilo clio recentes (nem falo em carros de gama alta) onde eles calmamente abrandam e saiem do carro como se nada fosse. A diferença é enorme e ja deveria ter havido leis mesmo q pouco populares para abater carros q sejam sucata
    É melhor não ires por aí.

Para isso tinhas de proibir a circulação de carros com pneus nas lonas mesmo que carros recentes por exemplo.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Quanto ao telemóvel temos pena. Para mim a multa seria de 300 euros logo à 1ª e ainda era pouco !

Piloto de Testes Martins79's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
    Essas aplicações não têm nenhum culpa na morte da rapariga. Se ela fosse a ler o jornal a culpa não era do jornal.
    Expliquei-me mal quando digo a culpa não é das aplicações mas da acção e habito de as realizar mesmo a conduzir.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    É melhor não ires por aí.

Para isso tinhas de proibir a circulação de carros com pneus nas lonas mesmo que carros recentes por exemplo.

Mas se baterem o comportamento do carro em segurança activa e passiva é gigante.
    E nos pneus pelo menos 1 x ano sao inspecionados...

repara q falamos de mortes e nao acidentes

Piloto de Testes darkwings's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Outra coisa que eu noto cada vez mais, e vocês ? É o seguinte : cada vez acho que há mais gente com condução doentia.

Andam excessivamente devagar, não ligam as luzes em dias de chuva, cedemos passagem e nem agradecem, enfim
    Sem dúvida. Ainda este domingo apanhei alguns assim. Numa estrada 70km/h, um gajo a 40km/h, e uma fila interminável atrás. E depois tens a cereja no topo do bolo, quando se junta um gajo desses, com outra raça, que é o apressadinho/impaciente. Ultrapassa 4 ou 5 carros de uma vez, numa faixa contínua, passando uma rasante num carro que vinha de frente.

Confesso que o gajo que ia a 40 a hora estava a tirar-me do sério, nem sequer encostava para deixar passar, mas o outro que se passou da cabeça tb não fez melhor.

Das luzes, e então agora com as DRL, torna-se ridiculo, alguns. Aqui no trabalho tem sempre duas ou 3 colegas que saem do parque apenas com as drl ligadas. Epá, sinceramente os carros não deviam ter a opção de andar com as luzes completamente apagadas. Ou em automatico ou acesas, ponto.

Piloto de Testes JPR's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

A causa para o aumento da sinistalidade está na pior condução.

A causa para o aumento de mortos em acidentes (com um parque automóvel cada vez mais seguro) está na velocidade.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JPR Ver Post
    A causa para o aumento da sinistalidade está na pior condução.

A causa para o aumento de mortos em acidentes (com um parque automóvel cada vez mais seguro) está na velocidade.
    E no aumento de carros na estrada. Não se conduz pior hoje que há 5 anos atrás, e muito menos que no ano passado. Agora, há é mais carros na estrada.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Tive há uns meses um acidente, em que fui embatido por trás (no pun intended) por alguém que ia ao telemóvel no para-arranque, claro que não foi nada de mais mas mostra que o uso do telemóvel está cada vez mais presente na condução.

Também uso o telemóvel, mas somente para colocar música e abrir o Waze antes de arrancar, depois, tenho BT para chamadas (que no meu caso levam logo com "estou a conduzir" e desligo porque atrofia-me falar ao telemóvel e conduzir). Agora, estar com ele ao ouvido, ver Facebook... Pura idiotice.

Consultor Zizo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Precisamente. O que é "pior"? 1000 mortos/feridos nos EUA ou 500 mortos/feridos no Luxemburgo?

Para isto pode ser analisado devidamente seria: x mortos/feridos por kms totais percorridos/veículos existentes a circular. Então sim, saberíamos o que se passa. De resto, esses números dizem muito pouco.
    Mortes por cada 100.000 habitantes serve?

http://gamapserver.who.int/gho/inter...hs2/atlas.html

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
    Gostava de saber quantos mortos de carro e de mota e quais foram os aumentos nas respectivas categorias.
    Acho que a lei das 125 potenciou bastante estes resultados.
    é fácil saberes, basta ir ao side da ANSR e ler o relatório.
    Uma dica: vitimas mortais em veículos de 2 rodas a motor subiram de 60 para 99 de Jan-Setembro. as outras categorias têm uma variação quase insignificante.

Piloto de Testes Martins79's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
    Mortes por cada 100.000 habitantes serve?

http://gamapserver.who.int/gho/inter...hs2/atlas.html
    Por essa metrica até somos mais seguros que os States (se é que isso serve de consolação :P ) mas Espanha aqui ao lado é tem menos de metade das nossas vitimas...

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Bem, olhando a esse mapa, e a nível global não estamos mal. Comparativamente por exemplo aos estados unidos, que até tem leis bem mais restritivas que as nossas, estamos até bastante melhor. Agora, não sei até que ponto isso é real. Assim a sentimento, morre menos gente em espanha que em frança, estando quase equiparada a suíça. Até pode ser verdade, mas a ideia que tenho é que os espanhois são um bocado temerários a conduzir... Pelo menos mais que os franceses.

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

*editado ' diabos não me lembro como se usa o anexar de ficheiros no forum

ver pagina 14 de http://www.ansr.pt/Estatisticas/Rela...l_SET_2017.pdf
    Imagens anexadas
    Última edição por LuisCapelo : 05-12-17 às 15:35:37

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
    Mas se baterem o comportamento do carro em segurança activa e passiva é gigante.
    E nos pneus pelo menos 1 x ano sao inspecionados...

repara q falamos de mortes e nao acidentes
    Sim é claro.

O que digo é que um carro mesmo que moderno mas com pneus carecas torna-se um perigo nos dias de chuva por exemplo.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Há algum tipo de investigação ao acidente com vítimas mortais?

Por exemplo confirmar a IPO, confirmar o estado dos pneus, confirmar o estado geral do veículo?

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.