Rendimento mensal vs preço casa - Página 4
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Título: Rendimento mensal vs preço casa

  1. #91
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    Citação Originalmente Colocado por Drdrey Ver Post
    Viver na margem sul compensará?

    Uma breve pesquisa do Barreiro até perto do local do emprego deu o seguinte:

    Sou sincero não faço ideia onde é o Barreiro, só coloquei no ViaMichelin.
    Mas contas fáceis
    7€ por viagem = 14€ dia x 20 dias = 280€ mês
    280€ x 2 membros = 560€ mês só em transporte. Serão as casas 500€ mais baratas que em Lisboa ?
    Já para não falar que para ir a casa da família jantar ou assim eram mais 20€ ir e vir e uma viagem de quase 1h 30m( parece que vamos de férias)




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    Cada caso é um caso. O que para uns é uma boa localização para outros nem por isso. O utilizador que sugeriu o Barreiro pode considerar como sendo uma opção viável porque tem lá os pais a morar, tem lá os amigos, o emprego fica perto dos transportes públicos ou é na margem sul, etc.


  2. #92
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    Recentemente também comprei um apartamento! No inicio estabeleci um limite alto e que até conseguia pagar, mas depois caí na realidade! Acho que o problema nas grandes compras é que estabelecemos limites de valores muito altos e já com taxa de esforço mensal alto para o orçamento mensal. Esse limite facilmente escorrega para um pouco mais com a tal casa que achamos que vai completar a nossa felicidade e lá começam os problemas...

    A história de que arrendar é mais cool e moderno, que o tuga quer ter logo casa própria é muito bonita, mas os preços dos arrendamentos e da qualidade destes é sempre mais que a prestação mensal de uma casa comprada a crédito, por outro lado a casa pode sempre ser vendida.

    Outra história que nos é vendida é que primeiro deve-se viver 10 15 anos em casas arrendadas e só depois comprar. No entanto os créditos a partir dos 35 anos já começam a ter umas restrições... Falando de uma pessoa normal de classe média comprar muito tarde depois dos 40 anos já não é tão fácil como com menos de 35.

    Em relação ao poupar é uma questão que tem de ser avaliada com cuidado, ninguém vai crescer pessoalmente ou profissionalmente ficando em casa sem gastar um tostão para poupar. Por outro lado os anos não voltam para trás. Aquela viagem, aquele jantar, aquele carro, aquela mota, aquele hotel que abdicamos aos 20-30-40-50 anos já não vai ser a mesma coisa aos 60 anos... pois ai estamos velhos e essas coisas começam a fazer menos sentido.
    Enfim a vida é feita de escolhas, cada um vai ter de estabelecer as suas prioridades mas convém falar e olhar para os outros. Para mim um gajo que gaste mais de 40% do orçamento mensal numa casa está lixado!
    Fica a minha opinião

  3. #93
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    Que é uma opinião muito equilibrada, gostei em particular da parte que diz que aquilo que não se faz aos 20/30/40/50 já não adianta fazer aos 60 que não é a mesma coisa.

    Eu não sugeri o Barreiro, referi apenas que é um local próximo de Lisboa com preços em conta.

    Um compromisso preço/localização, para quem trabalhe em Lisboa é por exemplo S. Marcos em que há T2 com construção e áreas razoáveis por 100 mil e até menos e se está a uns 20 km do Marquês.

  4. #94
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    Esta opinião é muito valiosa. O problema de muita gente é como o Trump. Ele começou do nada, usando apenas os milhoes que o pai deixou.
    Muita gente que fala eu faço e esfolo e mato e isto sao 7 maravilhas começaram com 100 ou 200 000 dos papás.

    Como nem todos sao privilegiados 30% já é 1 exagero. Mas para comprar apartamento é necessário 30% como entrada nao?

  5. #95
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    para construções em todo o País???
    O preço dos materiais não varia muito dentro do pais, pode variar o preço da mão de obra, mas gostava de ver alguem mostrar um T3 novo com menos de 2/3 anos a menos de 100.000€...

  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por Drdrey Ver Post
    Viver na margem sul compensará?

    Uma breve pesquisa do Barreiro até perto do local do emprego deu o seguinte:

    Sou sincero não faço ideia onde é o Barreiro, só coloquei no ViaMichelin.
    Mas contas fáceis
    7€ por viagem = 14€ dia x 20 dias = 280€ mês
    280€ x 2 membros = 560€ mês só em transporte. Serão as casas 500€ mais baratas que em Lisboa ?
    Já para não falar que para ir a casa da família jantar ou assim eram mais 20€ ir e vir e uma viagem de quase 1h 30m( parece que vamos de férias)




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    Que raio de contas são essas?

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 6.5 litros aos 100 e o gasóleo tiver um preço médio de 1,20€ dá um custo em gasóleo de:

    (1892 x 6.5 x 1.20) / 100 = 147,58€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 147.58 + 26.30 = 173,88€

  7. #97
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    Mas a grande vantagem de viver no Barreiro é, sem duvida, para quem trabalha em Lisboa num local com metro à porta.
    Passe navegante custa 60 euros (inclui barco, TCB - autocarros do Barreiro, Carris, Metro de Lisboa, comboios da CP dentro de Lisboa)

    Viagem de barco são 15 minutos. Mais 10 a 20 minutos de metro (dependendo do destino, se tem de trocar de linha de metro, etc.).

    Isto compensa e muito. No Barreiro por 200k compras uma moradia T3 de 150 m2 com piscina. Em Lisboa por 200k compras um T2 de 60 m2 no 4º andar sem elevador. Se trabalhares perto de uma estação de metro, especialmente se falarmos da linha azul do metro que passa no Terreiro do Paço (onde terminam os barcos), então o Barreiro é imbativel em termos de combinação de custo de casa, custo do transporte e tempo de deslocação para o trabalho.

  8. #98
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    E para quem trabalha nos 3 grandes centros de escritórios de Lisboa (Sete Rios, Entrecampos e Oriente), são 30 minutos de viagem da estação de Coina (fica no concelho do Barreiro) para Sete Rios ou Entrecampos e 45 minutos para o Oriente. Passe de 82 euros para Sete Rios e Entrecampos (Oriente acrescem mais 15 euros de passe).

    Isto também é imbativel a meu ver.

    Agora, para quem não tem estação de metro ou de comboio relativamente perto do local de trabalho, então aí viver no Barreiro dificilmente compensará. O custo de viagem num automóvel é o dobro do Comboio/Barco/Metro e o trânsito é um inferno.

    Para mim pessoalmente compensa, porque apesar de não ter nem metro nem comboio perto do trabalho, entro às 7 da manhã e como tal apanho zero trânsito na Ponte (atravesso a Ponte às 06:45). Mas se passarem na Ponte às 07:30 já apanham 3 a 5 km de fila. Isto num dia bom, sem acidentes.

  9. #99
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    Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Esta opinião é muito valiosa. O problema de muita gente é como o Trump. Ele começou do nada, usando apenas os milhoes que o pai deixou.
    Muita gente que fala eu faço e esfolo e mato e isto sao 7 maravilhas começaram com 100 ou 200 000 dos papás.

    Como nem todos sao privilegiados 30% já é 1 exagero. Mas para comprar apartamento é necessário 30% como entrada nao?
    Ou o Pereira Coutinho que começou do nada, excepto 60 mil contos que pediu à família...em 1982!

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Que raio de contas são essas?

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 6.5 litros aos 100 e o gasóleo tiver um preço médio de 1,20€ dá um custo em gasóleo de:

    (1892 x 6.5 x 1.20) / 100 = 147,58€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 147.58 + 26.30 = 173,88€
    E o carro não faz revisões nem gasta pneus. Só para trabalhar, passam os 20.000km por ano (assumindo 11 meses de trabalho, gozando os 22 dias de férias).

  11. #101
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    Citação Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
    Recentemente também comprei um apartamento! No inicio estabeleci um limite alto e que até conseguia pagar, mas depois caí na realidade! Acho que o problema nas grandes compras é que estabelecemos limites de valores muito altos e já com taxa de esforço mensal alto para o orçamento mensal. Esse limite facilmente escorrega para um pouco mais com a tal casa que achamos que vai completar a nossa felicidade e lá começam os problemas...

    A história de que arrendar é mais cool e moderno, que o tuga quer ter logo casa própria é muito bonita, mas os preços dos arrendamentos e da qualidade destes é sempre mais que a prestação mensal de uma casa comprada a crédito, por outro lado a casa pode sempre ser vendida.

    Outra história que nos é vendida é que primeiro deve-se viver 10 15 anos em casas arrendadas e só depois comprar. No entanto os créditos a partir dos 35 anos já começam a ter umas restrições... Falando de uma pessoa normal de classe média comprar muito tarde depois dos 40 anos já não é tão fácil como com menos de 35.

    Em relação ao poupar é uma questão que tem de ser avaliada com cuidado, ninguém vai crescer pessoalmente ou profissionalmente ficando em casa sem gastar um tostão para poupar. Por outro lado os anos não voltam para trás. Aquela viagem, aquele jantar, aquele carro, aquela mota, aquele hotel que abdicamos aos 20-30-40-50 anos já não vai ser a mesma coisa aos 60 anos... pois ai estamos velhos e essas coisas começam a fazer menos sentido.
    Enfim a vida é feita de escolhas, cada um vai ter de estabelecer as suas prioridades mas convém falar e olhar para os outros. Para mim um gajo que gaste mais de 40% do orçamento mensal numa casa está lixado!
    Fica a minha opinião
    Bom post.

    Por isso costumo comentar no tópico das casas que por vezes é esse mesmo bem que condiciona toda a vida. E... muitas das vezes nem fazemos uso da área ou zonas da casa que teoricamente valorizamos.

  12. #102
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    Um dos problemas dos transportes publicos é que a vida passa a ser - Casa trabalho casa...

    Nao ha aquela manobra de, hoje vou beber um cafe a praia antes de ir para casa ou vou visitar um amigo X.

    No outro dia andei a ver casas em Mafra e ha T3 a rondar os 130K em boas zonas. Pior mesmo é ter de fazer 40 km de mafra a lisboa

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    E o carro não faz revisões nem gasta pneus. Só para trabalhar, passam os 20.000km por ano (assumindo 11 meses de trabalho, gozando os 22 dias de férias).
    E...Não esquecer a desvalorização, que para mim é maior que as outras contas.

    Exemplo:

    Renault Clio 1.5dCi novo 20.000€
    Valor passados 10 anos ~5.000€

    Km totais nessa situação: 208.120km
    Custo total combustível: 14.900€
    Custo total desvalorização: 15.000€
    Custo total portagens: 2.900€
    Custo revisões pneus, etc: 2.000€
    Custo total IUC: 1.000€
    Custo total seguro: 1.800€
    Custos diversos: 1.000€

    Dá um custo por KM de: 0.185€, por viagem dá cerca de 16.254€, por mês de 350€.

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Que raio de contas são essas?

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 6.5 litros aos 100 e o gasóleo tiver um preço médio de 1,20€ dá um custo em gasóleo de:

    (1892 x 6.5 x 1.20) / 100 = 147,58€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 147.58 + 26.30 = 173,88€
    Para rir um bocadinho, ora deixa lá refazer essas contas com o meu Volvo S80:

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 11.5 litros aos 100 e a gasolina 98 tiver um preço médio de 1,50€ dá um custo em gasolina de:

    (1892 x 11.5 x 1.50) / 100 = 326,37€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 326.37 + 26.30 = 352,67€

    Juntar a isso desgaste extra dos pneus, revisões, etc...
    Última edição por JcRabbit : 17-11-17 às 11:22:43

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
    Um dos problemas dos transportes publicos é que a vida passa a ser - Casa trabalho casa...

    Nao ha aquela manobra de, hoje vou beber um cafe a praia antes de ir para casa ou vou visitar um amigo X.

    No outro dia andei a ver casas em Mafra e ha T3 a rondar os 130K em boas zonas. Pior mesmo é ter de fazer 40 km de mafra a lisboa
    É um dos problemas e uma das vantagens. Eu cheguei a trabalhar a 20 minutos (de comboio) de casa. Nao eram esses 20 minutos que me impediam de fazer o que quer que seja. Para além de que esses desvios sao coisas esporádicas (pelo menos no meu caso). Mas tens sempre a opcao de levar o carro quando há alguma coisa combinada.

    Também tive amigos que pensaram nisso tudo e compraram casa perto da praia (dava para ir a pé) e eram raras as vezes que usufruíam dela.

    Quem vai de carro para o trabalho tem também de pensar no estacionamento, há muitas zonas em Lisboa em que estacionar é muito difícil e/ou tem precos elevados.
    Última edição por Karma : 17-11-17 às 11:26:55

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
    Um dos problemas dos transportes publicos é que a vida passa a ser - Casa trabalho casa...

    Nao ha aquela manobra de, hoje vou beber um cafe a praia antes de ir para casa ou vou visitar um amigo X.

    No outro dia andei a ver casas em Mafra e ha T3 a rondar os 130K em boas zonas. Pior mesmo é ter de fazer 40 km de mafra a lisboa
    E demorar tanto tempo entre o fim da A8 e o destino como entre Mafra e o fim da A8.

  17. #107
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    Não percevo as contas que fez Drdrey estão certas , no entanto as contas que fez o MVA tambem estão certas , onde esta o o erro ?

  18. #108
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    Citação Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
    Para rir um bocadinho, ora deixa lá refazer essas contas com o meu Volvo S80:
    Desculpa lá, mas estamos num forum de automóveis e parece-me óbvio para toda a gente que para grandes distâncias diárias é pura burrice usar carros a gasolina. Isto é no minimo lógico.

  19. #109
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    E o carro não faz revisões nem gasta pneus. Só para trabalhar, passam os 20.000km por ano (assumindo 11 meses de trabalho, gozando os 22 dias de férias).
    Eu faço 30 mil km por ano. Gasto em média 600 euros anuais na revisão (pneus, oleos, filtros, pastilhas, etc.).
    Se em vez de fazer estes 30 mil km por ano, andasse diariamente de transportes públicos e usasse o carro para passear ao fim de semana, fazendo apenas uns 7 ou 8 mil km por ano, gastava na melhor das hipoteses 200 euros anuais na revisão.

    Portanto são 400 euros de diferença, diluidos por 12 meses. Dá 30 e tal euros por mês de desgaste do carro, morar a 30 ou 40 km do emprego, comparativamente com morar a 5 minutos a pé do trabalho. Não me parece que seja isto que faça a diferença. De todo.

  20. #110
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    Vou dar o meu exemplo, que moro no Barreiro e trabalho na Amadora e tenho um 320D:

    30 mil km ao ano (transporte para o emprego e passeios e férias), com consumo de 6.5 litros aos 100 e gasóleo a 1,20€ => 2340€
    Revisão anual => 600€
    Seguro => 120€
    Inspeção => 30€
    IUC => 240€
    Portagens/ano (trabalho e passeios) => 500€

    TOTAL => 3830€/ano

    Agora vamos comparar com um gajo que vive no centro de Lisboa e usa transportes públicos para ir para o emprego e usa o carro para passear e ir de férias (aqui já não compensa o gasóleo):

    8 mil km ao ano (passeios e férias), com consumo de 10 litros aos 100 e gasolina a 1,40€ => 1120€
    Revisão anual => 200€
    Seguro => 120€
    Inspeção => 30€
    IUC => 240€
    Portagens/ano => 200€
    Passe transportes públicos / ano => 370€

    TOTAL => 2280€/ano

    Conclusão: eu gasto, em média, por mês mais 130 euros em transportes que um gajo que viva no centro de Lisboa.

    Mas se tivermos em conta que um casa IGUAL custa, em termos de arrendamento, menos 700 euros mensais no Barreiro comparado com Lisboa, mais do que compensa.

  21. #111
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    Desculpa lá, mas estamos num forum de automóveis e parece-me óbvio para toda a gente que para grandes distâncias diárias é pura burrice usar carros a gasolina. Isto é no minimo lógico.
    Oh desculpa, não tinha reparado que estavamos num forum dedicado unicamente a automóveis a gasóleo e que quem teve a burrice ou o azar de comprar um carro a gasolina devia ficar caladinho ou empandeirar o carro e trocar por um a gasóleo.

    Outra coisa que também só reparei agora é que tu não tens sentido de humor. Era uma piada pá, eu até trabalho em casa.

  22. #112
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    Oh desculpa, não tinha reparado que estavamos num forum dedicado unicamente a automóveis a gasóleo e que quem teve a burrice ou o azar de comprar um carro a gasolina devia ficar caladinho ou empandeirar o carro e trocar por um a gasóleo.

    Outra coisa que também só reparei agora é que tu não tens sentido de humor. Era uma piada pá, eu até trabalho em casa.
    O fumo dos ibizas é tanto que este pessoal já só vê tractores à frente...

  23. #113
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    Para rir um bocadinho, ora deixa lá refazer essas contas com o meu Volvo S80:

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 11.5 litros aos 100 e a gasolina 98 tiver um preço médio de 1,50€ dá um custo em gasolina de:

    (1892 x 11.5 x 1.50) / 100 = 326,37€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 326.37 + 26.30 = 352,67€

    Juntar a isso desgaste extra dos pneus, revisões, etc...
    Agora posso dar um exemplo meu concreto:

    2 pessoas que vivem no Montijo e trabalham em zonas distintas de Lisboa, Algés e Alameda.

    São 60km para cada lado, perfazendo 120km diários.

    A travessia é efectuada pela Ponte Vasco da Gama, cedo, por volta das 7:00 e regresso por volta das 17:30. Cerca de 50 min para cada deslocação, normalmente sem grande trânsito.

    O meu carro de deslocação diária é um Smart F2 450 CDI, com consumos reais de 4.2L/100. A manutenção sou eu que a faço. A última mudança de óleo custou-me 37€, com óleo 5W40 (GM Dexos 2, filtro de óleo e ar (Bosch), tudo comprado online.
    O carro nunca deu problemas que o obrigassem a ir para a oficina.

    Fazendo as contas ao preço do gasóleo simples a que abasteci numa bomba Low Cost ao pé de mim: 1,17€/L:

    120km diários * 22 dias = 2640km mensais.
    Litros por mês: 110 Litros de gasóleo consumido
    110 * 1.17€ ~= 129€

    A isto acresce o preço das portagens diárias:

    2,75 * 22=60,5€

    Ficando um total de 189,5€ mensais, a dividir por 2 pessoas.

    O passe LX123MA custa 89,15€ a cada adulto, perfazendo 178,30€


    Conclusão: Pagando 189,5€ para ter a comodidade, rapidez, flexibilidade, privacidade ou poupar 11,2€ mensais (ou pouco mais) e não ter isto tudo?


    É óbvia a escolha no meu caso.

  24. #114
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Que raio de contas são essas?

    43 km para cada lado = 86 km no total por dia.
    Por mês dá 22 x 86 = 1892 km.

    Se o carro gastar 6.5 litros aos 100 e o gasóleo tiver um preço médio de 1,20€ dá um custo em gasóleo de:

    (1892 x 6.5 x 1.20) / 100 = 147,58€

    As primeiras 12 passagens na ponte 25 de Abril custam 1.75€ e as restantes custam 0.53€ (com via verde), portanto em portagens:

    (12 x 1.75) + (10 x 0.53) = 26,30 €

    Custo total de combustivel + portagens = 147.58 + 26.30 = 173,88€
    Via verde? Talvez Viacard..

  25. #115
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    Citação Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
    Conclusão: Pagando 189,5€ para ter a comodidade, rapidez, flexibilidade, privacidade ou poupar 11,2€ mensais (ou pouco mais) e não ter isto tudo? É óbvia a escolha no meu caso.
    No teu caso sim, mas há outros factores a ter em conta: eu se trabalhasse em Lx e tivesse que atravessar a ponte levava com monumentais engarrafamentos de trânsito todos os dias. Só nisto perdes 1 hora (ou mais, se contares a viagem de volta) parado no trânsito, e o pára-arranca também causa um aumento brutal do consumo de combustivel. Depois há também a questão do estacionamento.

    Por vezes sai muito mais barato, ou acaba por ser muito mais conveniente e até rápido, ir de transportes públicos.

  26. #116
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    Citação Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
    No teu caso sim, mas há outros factores a ter em conta: eu se trabalhasse em Lx e tivesse que atravessar a ponte levava com monumentais engarrafamentos de trânsito todos os dias. Só nisto perdes 1 hora (ou mais, se contares a viagem de volta) parado no trânsito, e o pára-arranca também causa um aumento brutal do consumo de combustivel. Depois há também a questão do estacionamento.

    Por vezes sai muito mais barato, ou acaba por ser muito mais conveniente e até rápido, ir de transportes públicos.

    O horário de saída de casa e trabalho conta muito. Demoro 30 min da porta de casa a Algés em 30 min ou menos. Se o fizer às 8:30 demoraria 3x mais, pelo menos. Neste caso só o barco do Montijo tem vantagem por não apanhar trânsito.

    E tenho estacionamento gratuito.

  27. #117
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    Citação Originalmente Colocado por Brabus Ver Post
    Via verde? Talvez Viacard..
    A Via Verde oferece descontos iguais à via card, com a ENORME vantagem de que não tens de parar o carro e sacar do cartão na portagem. E não tens de te preocupar em ter saldo no cartão.

    Aliás, alguém me explica porque raio é que as pessoas usam o via card? É que aquilo parece-me ser muito, mas muito pior que a via verde.

  28. #118
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Aliás, alguém me explica porque raio é que as pessoas usam o via card? É que aquilo parece-me ser muito, mas muito pior que a via verde.
    Também estou curioso.

  29. #119
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    A Via Verde oferece descontos iguais à via card, com a ENORME vantagem de que não tens de parar o carro e sacar do cartão na portagem. E não tens de te preocupar em ter saldo no cartão.

    Aliás, alguém me explica porque raio é que as pessoas usam o via card? É que aquilo parece-me ser muito, mas muito pior que a via verde.
    Desconhecia os descontos da via verde na 25 de Abril. No entanto, com a via card tens descontos de 10% desde a 1 passagem, contrariamente à viaverde, que só tens na 13º passagem de 70%.

  30. #120
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    Citação Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
    Recentemente também comprei um apartamento! No inicio estabeleci um limite alto e que até conseguia pagar, mas depois caí na realidade! Acho que o problema nas grandes compras é que estabelecemos limites de valores muito altos e já com taxa de esforço mensal alto para o orçamento mensal. Esse limite facilmente escorrega para um pouco mais com a tal casa que achamos que vai completar a nossa felicidade e lá começam os problemas...

    A história de que arrendar é mais cool e moderno, que o tuga quer ter logo casa própria é muito bonita, mas os preços dos arrendamentos e da qualidade destes é sempre mais que a prestação mensal de uma casa comprada a crédito, por outro lado a casa pode sempre ser vendida.

    Outra história que nos é vendida é que primeiro deve-se viver 10 15 anos em casas arrendadas e só depois comprar. No entanto os créditos a partir dos 35 anos já começam a ter umas restrições... Falando de uma pessoa normal de classe média comprar muito tarde depois dos 40 anos já não é tão fácil como com menos de 35.

    Em relação ao poupar é uma questão que tem de ser avaliada com cuidado, ninguém vai crescer pessoalmente ou profissionalmente ficando em casa sem gastar um tostão para poupar. Por outro lado os anos não voltam para trás. Aquela viagem, aquele jantar, aquele carro, aquela mota, aquele hotel que abdicamos aos 20-30-40-50 anos já não vai ser a mesma coisa aos 60 anos... pois ai estamos velhos e essas coisas começam a fazer menos sentido.
    Enfim a vida é feita de escolhas, cada um vai ter de estabelecer as suas prioridades mas convém falar e olhar para os outros. Para mim um gajo que gaste mais de 40% do orçamento mensal numa casa está lixado!
    Fica a minha opinião
    Concordo com o que tu dizes.
    Casa em Portugal e a dinamica de comprar ou alugar é do que mais penaliza a quem cá vive. As rendas estao altissimas e em quase qq lado paga-se bem mais do que comprar um imovel igual. A diferença facilmente cola-se aos 40%. Depois de facto deve-se evitar a meu ver as tais "casas de sonho" excepto alguem q ganha muito bem e com muitos recursos financeiros. Se nao vive-se para pagar prestacoes de coisas e nao se vive nada. Recordo-me bem do modelo de vida a alguns anos de muita gente em Portugal que gozar a vida era ver TV e ao domingo dar uma volta de carro na marginal. É pa. Eu entendo q se tem de fazer opçoes na vida mas colocar tudo na casa e no carro em termos de despesas leva a q se tenha meras vidinhas... E o pior é q se depois passam por divorcios ( e muitos passam) todo o sacrificio de pouco valeu. Por isso muita gente vive em casamentos acabados apenas para manter a vida financeira estabilizada.
    Última edição por Mvieira79 : 17-11-17 às 14:35:35

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