Rendimento mensal vs preço casa - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 9 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 242

Título: Rendimento mensal vs preço casa

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Claro que sim, cada caso é um caso, mas a partir do momento que é fácil poupar 500€(ex) sem abdicar de "viver", poupar 300€ passa a ser pouco. É aí que quero chegar.

Piloto de Testes oscarcc's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Para começar, diria que um casal na casa dos 25 anos e ter já um rendimento de 2500€ mensais líquidos estão bem "lançados" e que permite fácilmente esticar o valor da renda mensal até aos 40%, isto se quiser viver numa zona um pouco melhor e com mais conforto.
    Lógicamente que quanto mais barata for a renda mais conseguem poupar reduzindo assim o tempo necessário para juntar para uma boa entrada.
    Depois, com este tipo de rendimento e objetivo deverá ter a "obrigação" de juntar pelo menos 5K € ano.

De salientar que hoje em dia, aos 25 Anos, nem em Portugal nem na maior parte do mundo se consegue comprar casa própria, a não ser que tenhas ajuda por parte do "banco dos pais/sogros"...

Piloto de Testes Navigation's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Falo da realidade que conheço melhor e que é pouco comparável a Lisboa.

Eu decido viver em Gaia...ora, quase em Espinho, porque com esses valores não poderia ter uma vida digna a viver no Porto ou mesmo no Centro de Gaia.

Poderia, mas viveria num apartamento velho e numa zona má!

2500€ limpos é muito mais que a maioria dos casais recebe em portugal, pelo que diria é possível ter uma vida boa, fazendo algumas concessões obviamente.

Se te metes numa casa de 200000€ começas a ter que fazer concessões em outras coisas.

Piloto de Testes futsal's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

No sul as casas são um roubo

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

conheço tanto casal com metade (ou pouco mais) desse ordenado ao mês a pagar +600€ prestação...
    só sei que são uns alucinados.

Piloto de Testes psantos's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Drdrey Ver Post
    será assim tão difícil viver/trabalhar em Lisboa?
    Será q receber a volta de 1200/1500€ mês tornou se pouco?
    A juntar 300€ mes demora a volta de 8 anos a juntar 30 000€ para dar entrada numa casa e normal?
    Quantos conseguem juntar esse valor?
    Só pode comprar casa aos 33 anos para começar a constituir família ?
    tantas perguntas, mas prefiro focar-me na ultima? este pensamento, muito português que que é preciso comprar uma casa para constituir família. Claro que é preciso uma casa para morar com a família, mas não é preciso compra-la. Porque faz tanta impressão alugar uma casa? porque é que os casais jovens querem se casar e ir logo morar para a casa deles. Faz muito mais sentido passar 10 anos a morar numa casa alugada, até estabilizar o emprego, até estabilizar a família (sabem la quando se casam quantos filhos é que vão ter) fazendo um pé de meia, e depois sim, passado este período avançar para a compra de casa.

dizem alguns que os preços das rendas são iguais aos de um crédito habitação, concordo, mas sendo equivalente, a poupança deverá existir na mesma, não é comprar uma casa e ir todo o dinheiro para prestação do crédito, se a poupança deve existir após a compra da casa, então ela também deve existir quando se vive numa casa alugada, mesmo tendo um valor de renda equivalente ao de um crédito. E depois uma casa alugada dá a flexibilidade que uma casa própria não dá. Mudei de emprego, mudo de casa, apareceu um filho, aluga-se uma casa maior, fiquei desempregado e custa-me encontrar outro emprego, mudo para uma casa mais barata, separei-me termina-se o aluguer e cada um vai à sua vida. No meu ponto de vista, uma casa própria, no inicio de vida a dois, dá mais desvantagens que vantagens.

Chefe de Equipa Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por psantos Ver Post
    tantas perguntas, mas prefiro focar-me na ultima? este pensamento, muito português que que é preciso comprar uma casa para constituir família. Claro que é preciso uma casa para morar com a família, mas não é preciso compra-la. Porque faz tanta impressão alugar uma casa? porque é que os casais jovens querem se casar e ir logo morar para a casa deles. Faz muito mais sentido passar 10 anos a morar numa casa alugada, até estabilizar o emprego, até estabilizar a família (sabem la quando se casam quantos filhos é que vão ter) fazendo um pé de meia, e depois sim, passado este período avançar para a compra de casa.
    dizem alguns que os preços das rendas são iguais aos de um crédito habitação, concordo, mas sendo equivalente, a poupança deverá existir na mesma, não é comprar uma casa e ir todo o dinheiro para prestação do crédito, se a poupança deve existir após a compra da casa, então ela também deve existir quando se vive numa casa alugada, mesmo tendo um valor de renda equivalente ao de um crédito. E depois uma casa alugada dá a flexibilidade que uma casa própria não dá. Mudei de emprego, mudo de casa, apareceu um filho, aluga-se uma casa maior, fiquei desempregado e custa-me encontrar outro emprego, mudo para uma casa mais barata, separei-me termina-se o aluguer e cada um vai à sua vida. No meu ponto de vista, uma casa própria, no inicio de vida a dois, dá mais desvantagens que vantagens.

Deixa meter a negrito a ver se o pessoal lê e pensa bem sobre o assunto!

Piloto de Testes oscarcc's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

[QUOTE=psantos;1069753650]tantas perguntas, mas prefiro focar-me na ultima? este pensamento, muito português que que é preciso comprar uma casa para constituir família. Claro que é preciso uma casa para morar com a família, mas não é preciso compra-la. Porque faz tanta impressão alugar uma casa? porque é que os casais jovens querem se casar e ir logo morar para a casa deles. Faz muito mais sentido passar 10 anos a morar numa casa alugada, até estabilizar o emprego, até estabilizar a família (sabem la quando se casam quantos filhos é que vão ter) fazendo um pé de meia, e depois sim, passado este período avançar para a compra de casa.

Exato, eu constitui familia aos 23 e só comprei a 1ª casa 10 anos depois, tendo vivido até então sempre em casas arrendadas.
    E mesmo agora, vivi os últimos 12 anos em casas arrendadas (emigrante) para só agora, aos 45 conseguir comprar casa própria no pais de acolhimento...

Piloto de Testes Navigation's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Eu sou dos que tenho casa própria, por vários motivos que não interessam para este tópico, optei por isso, mas concordo plenamente que o arrendamento, apesar de mais dispendioso dá uma maior flexibilidade a cada momento de vida.

Chefe de Equipa Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Isso é porque o pessoal se mete a comprar casas no limite dos rendimentos.

A minha casa representa cerca de 8% dos meus rendimentos e com isso tenho margem na mesma para alugar ou comprar outra.

Se se metem com taxas de esforço elevadas, claro, a flexibilidade deixa de existir.

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Isso é porque o pessoal se mete a comprar casas no limite dos rendimentos.

A minha casa representa cerca de 8% dos meus rendimentos e com isso tenho margem na mesma para alugar ou comprar outra.

Se se metem com taxas de esforço elevadas, claro, a flexibilidade deixa de existir.
    "Ninguém" em início de vida consegue comprar uma casa com 8% de taxa de esforco. A nao ser que se vá morar para uma aldeia atrás do sol posto.

Chefe de Equipa Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    "Ninguém" em início de vida consegue comprar uma casa com 8% de taxa de esforco. A nao ser que se vá morar para uma aldeia atrás do sol posto.

O obtuso tem uma fórmula mágica, rendimentos que ninguém entende e vive numa aldeia atrás do sol posto! Ele é que está bem!

Chefe de Equipa ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    O obtuso tem uma fórmula mágica, rendimentos que ninguém entende e vive numa aldeia atrás do sol posto! Ele é que está bem!

Não deve ser tão mau assim, fica pertinho de Aveiro

Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

Não deve ser tão mau assim, fica pertinho de Aveiro
    Para mim, Alagoas é para lá do Solposto!

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Era mero exemplo. 80k a 40 anos e 1,5% de spread pagas 221€ por mês. Um casal que tenha um rendimento conjunto de 1200€ e a casa pesa apenas 18,5%. Está dentro da taxa de esforço aceitável e ainda tem margem para arrendar um estúdio algures até uma taxa de esforço máxima de 40% (perigosa, mas possível).

Agora se entra em casa 1200€ e saem logo 300-400-500€ só para o CH, esquece lá qualquer margem.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Moro numa capital de distrito onde a habitação está longe de ser das mais baratas...

Mas a do solposto está boa...

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Era mero exemplo. 80k a 40 anos e 1,5% de spread pagas 221€ por mês. Um casal que tenha um rendimento conjunto de 1200€ e a casa pesa apenas 18,5%. Está dentro da taxa de esforço aceitável e ainda tem margem para arrendar um estúdio algures até uma taxa de esforço máxima de 40% (perigosa, mas possível).

Agora se entra em casa 1200€ e saem logo 300-400-500€ só para o CH, esquece lá qualquer margem.
    Estava a falar nos 8% de taxa de esforco.

Uma maior taxa de esforco pode significar uma casa maior ou uma melhor localizacao. Isto nao é negligenciável e cada um deve pensar bem nas opcoes disponíveis. Podes até ter uma taxa de esforco baixa, mas depois toda a gente lá em casa tem de ter carro porque aquilo fica onde Judas perdeu as botas, o que faz aumentar as despesas.

Piloto de Testes MRF's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Porque não comprar uma casa antiga, por metade do preço e reconstruir tudo ?
    Pode-se poupar uns 100 mil euros!

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MRF Ver Post
    Porque não comprar uma casa antiga, por metade do preço e reconstruir tudo ?
    Pode-se poupar uns 100 mil euros!
    Porque muitas vezes esses negócios sao em prédios "a cair" ou num 3o andar sem elevador e ficas a pensar se vale a pena o investimento ou nao.

Chefe de Equipa ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Para mim, Alagoas é para lá do Solposto!
    Tudo que seja interior da N109 é fim do mundo

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Uma maior taxa de esforco pode significar uma casa maior ou uma melhor localizacao. Isto nao é negligenciável e cada um deve pensar bem nas opcoes disponíveis. Podes até ter uma taxa de esforco baixa, mas depois toda a gente lá em casa tem de ter carro porque aquilo fica onde Judas perdeu as botas, o que faz aumentar as despesas.
    Mas ter ou não carro é muito mais flexível do que ter ou não casa.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Se o forum fechar vou ter saudades dos posts do obtuso ..

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mas ter ou não carro é muito mais flexível do que ter ou não casa.
    Depende. Se um dia o carro se avariar ficas á rasca porque nao tens transportes á volta.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Depende. Se um dia o carro se avariar ficas á rasca porque nao tens transportes á volta.
    Mas para isso convém contratar assistência em viagem aquando do seguro.

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito Rendimento mensal vs preço casa

Estou a ver que o tópico deu que falar.
    1 - é um sítio para partilhar experiências/ opiniões e não queixarem se da vida.
    As vezes estamos tão concentrados no casa-trabalho-casa e esquecemos que podemos aprender um pouco com a comunidade.

Os 2500€ são líquidos.
    Vamos por pontos

Se conseguem poupar mais?
    Conseguem, mas a Maria tinha um carro com 20 anos a chover lá dentro e andar de um lado para o outro com documentos importantes no carro em risco de ficarem arruinados obriga a trocar de carro. Mas como são um casal poupado em vez de comprarem um mini suv como todas querem foram para um Renault com 7 anos a pagar o mais rápido possivel( espera se 1,5/2anos)
    (No fim desse tempo o outro carro está com 18 anos em cima. Já se sabe o resultado)
    E como e ambiciosa quer tirar pós graduações lá vão mais uns €

Um jovem com 25 anos não compra casa em frente a Times Square? Não, mas não estamos a falar da avenida liberdade, alvalade, Lumiar, parque nações, sacavem, etc.

“Ah mas são jovens e podem esperar até ter um empregos estável”
    Já tem empregos estáveis e nos quadros e com progressão na carreira.
    Mas veremos são mais 200€ brutos( 100€líquidos) daqui a 4 anos que vão fazer a diferença ?
    Mesmo que sejam 150€ fará diferença? Com inflações aumento juros etc?
    Não se esqueçam que neste país basta ganhar mais de 1000€ para descontar como se ganhassem 5000€, não e mt difícil descontar 600/700€ mês por cada um.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mas para isso convém contratar assistência em viagem aquando do seguro.
    Isso é mais veículo de substituicao. E tens de o ir buscar a algum lado.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Não conseguia viver com uma divida assim.
    Gosto de volta e meia abandonar e não fazer nenhum, o que é pena, mas é o que é.
    Mesmo sem pagar renda \ prestação é sempre um aperto por causa das contas elevadas e de tudo estar um bocado caro.
    Mesmo assim com ordenado de 2500 preferia arrendamento. Quando me chateasse do trabalho ou da casa abandonava.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

com 2500€ brutos mensais, comprava sempre casa, é algo meu e posso fazer o que quiser, ao contrario do aluguer, agora claro algo que fui sempre é saber gerir o dinheiro e comprar em função do que se ganha deixando sempre margem para ter algum de lado para futuras eventualidades...

fora de Lisboa consegue-se sem problemas viver desafogado com a pagar casa, carro e restantes despesas com 2500€, agora na área de Lisboa acho muito complicado...

é claro que isto é algo complicado, pois cada um de nós tem uma perspectiva diferente das coisas, logo cada caso é um caso...

Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

Fora de Lisboa será assim tão diferente?
    Quanto custa um apartamento t3?

Eu falei na questão dos 25% porque é sempre bom ter dinheiro de lado para imprevistos.
    Para mim e tão essencial ter carro como é juntar dinheiro todos os meses.
    E impensável chegar aos 40% só no crédito habitação.
    Então o cão tem um acidente lá vão 150€, precisamos de ir ao dentista lá vão 60/70€, calha no mês do iuc e começa a sobrar mês.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Se considerares os 2500, de que fala o autor do tópico, em vez de 1200 já estás praticamente nos 8%.

E toda a gente tem de ter carro de qualquer maneira.

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Estou a contar com isso!
    Estamos todos. A questão não é "se", é "quando".

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.