aprovada lei que permite que uma criança possa ter duas mães biológicas
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Um bebé pode ter duas mães biológicas?

Votantes
39. Não pode votar nesta sondagem
  • não concordo

20 51.28%
  • concordo

11 28.21%
  • depende da regulamentação

2 5.13%
  • não sei

6 15.38%
Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 113

Título: aprovada lei que permite que uma criança possa ter duas mães biológicas

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito aprovada lei que permite que uma criança possa ter duas mães biológicas

Um bebé pode ter duas mães biológicas

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida divulgou esta semana que um casal de duas mulheres pode ter um filho por “partilha biológica de maternidade”

...

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) divulgou esta semana que um casal de duas mulheres pode ter um filho por "partilha biológica de maternidade", o que significa que uma criança por ter duas mães biológicas. Eurico Reis, presidente do CNPMA disse ao jornal Público que esta decisão é "completamente nova".
    As duas mulheres podem contribuir biologicamente para a concepção do bebé – é uma "partilha biológica de maternidade", onde o casal que se candidata à aplicação de técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) contribui de igual forma. Uma das mulheres fornece o óvulo e a outra, com inseminação do dador, recebe a "transferência embrionária". Eurico Reis explicou, à mesma fonte, que se for feito um teste de ADN, "vai resultar que a criança é filha das duas mulheres, da que fornece o óvulo e da mulher em cujo útero foi feita a gestação". Explica ainda que, no cartão de cidadão, deverão aparecer duas mães na filiação.
    ...
    No artigo 8 da Lei nº 25/2016, o conselho separa esta "fertilização recíproca" da "gestação de substituição", já que o bebé não tem que ser entregue após o parto. De acordo com a lei, a gestação de substituição é "qualquer situação em que a mulher se disponha a suportar uma gravidez por conta de outrem e a entregar a criança após o parto, renunciando aos poderes e deveres próprios da maternidade". À mesma fonte, Eurico Reis explicou qual a "diferença fundamental" entre os conceitos: "Na gestação de substituição a grávida não tem qualquer direito parental sobre a criança que vai nascer [na fertilização recíproca, sim]."
    ...
    concordam, não concordam, depende, não têm opinião?

e já agora a afirmação de que uma análise ao ADN irá indicar que a criança é filha das duas mulheres julgo ser falsa.
    na realidade julgo que do ponto de vista estritamente biológica a criança será filha apenas da que doou o óvulo.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

hoje em dia a ciência nestas coisas estão muito evoluídas logo é possível haver modificações genéticas na inseminação para que ambas as mães sejam biológicas, logo não vejo o porquê de uma criança não ter duas mães biológicas...

ainda assim o artigo está só uma breve descrição da situação, e não em detalhe, por isso aguarda-se desenvolvimentos, mais detalhados sobre a matéria...

Piloto de Testes Chowhound's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2016

Por Defeito

Não, tem apenas uma mãe biológica. A mãe que faz a gestação pode sê-lo do ponto de vista social e moral mas a criança é resultado de um gâmeta feminino e masculino, como qualquer outra.

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lll Ver Post
    Um bebé pode ter duas mães biológicas

concordam, não concordam, depende, não têm opinião?

e já agora a afirmação de que uma análise ao ADN irá indicar que a criança é filha das duas mulheres julgo ser falsa.
    na realidade julgo que do ponto de vista estritamente biológica a criança será filha apenas da que doou o óvulo.
    E quem carregou na barriga durante 9 meses e fez o parto?

Obviamente tem de ser filho das duas mães. E até ter um pai. Na prática a filiação vai ter de começar a ter mais campos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

socialmente podem ter 229 mães e 387 pais, biologicamente, pelo processo descrito, tem uma mãe e um pai

não duas mães

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

socialmente podem ter 229 mães e 387 pais, biologicamente, pelo processo descrito, tem uma mãe e um pai

não duas mães
    Aqui a questão enquadra-se na barriga de aluguer. Só que neste caso não há aluguer nenhum. Como é que legalmente excluis a maternidade de quem acabou de dar à luz?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

a biologia não tem nada a ver com a legalidade
    biologicamente a mãe é quem dá o óvulo
    e não estou a ver como uma analise ao ADN irá dar outro resultado

a afirmação de Eurico Reis, da CNMPA parece-me falsa e uma declaração destas, que creio ser falsa, num parecer da CNPMA é algo inaceitável

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Bom para a criança. Duas mães e dois pais. Assim tem mais probabilidade de viver melhor. Tipo com os rendimentos de todos!.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

a biologia não tem nada a ver com a legalidade
    biologicamente a mãe é quem dá o óvulo
    e não estou a ver como uma analise ao ADN irá dar outro resultado

a afirmação de Eurico Reis, da CNMPA parece-me falsa e uma declaração destas, que creio ser falsa, num parecer da CNPMA é algo inaceitável
    Nem tem de ter nada a ver. Há séculos que os pais biológicos podem ser os que não estão em casa.

O que se discute aqui é a filiação legal, penso.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

o que me choca mais é a doação de esperma para estas coisas

eu jamais o faria simplesmente porque filhos meus são para viver comigo

o mundo está maluco

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Altar Ver Post

eu jamais o faria simplesmente porque filhos meus são para viver comigo

o mundo está maluco
    Presumo que a doação de esperma seja como a doação de sangue, nunca vais saber o destino.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    ...nunca vais saber o destino.
    é bem diferente

eu não conseguiria dormir descansado pensando que alguém do meu sangue poderia estar a sofrer...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

só é polémico se as televisões falarem, se as televisões não falarem é como se não existisse

Piloto de Testes omnibus's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Não concordo com o uso de dinheiro público para esse serviço, enquanto houver portugueses nascidos sem casa e sem pais que os queiram.

Piloto de Testes darkwings's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Nem tem de ter nada a ver. Há séculos que os pais biológicos podem ser os que não estão em casa.

O que se discute aqui é a filiação legal, penso.
    O problema foi a semantica que foi utilizada! Biologicamente, pelo menos para já, vai ser sempre um pai e uma mãe! O termo "duas mães biológicas não tem qualquer sentido"!

Agora, podem eventualmente no BI aparecer o nome das duas mães (A biológica e a adotiva) nada contra. Agora dizer que ambas são biológicas é um puro disparate, pelo menos a luz da ciência atual.

Piloto de Troféu 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Parece-me que isto é mais um daqueles casos de "clickbait" dos jornalistas. Não vi em lado nenhum o regulador (Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida) a dizer que uma criança pode ter duas mães biológicas, como está no título da notícia do Público. O que eles falam é em "partilha biológica de maternidade".

Quanto ao facto de as crianças poderem constar no documento de identificação como filhas de duas mães, não tenho absolutamente nada contra. Se é uma criança desejada pelo casal de mulheres, porque haveria de constar unicamente como filha da mãe que ofereceu o óvulo? Não me prejudica, não prejudica a minha liberdade, não tem implicações funestas nenhumas... acho muito bem.

Além disso eu tenho há muito a opinião de que a parentalidade biológica tende a ser sobrevalorizada, sobretudo nos países latinos, e isso nem sempre vai a favor do superior interesse da criança. Como dizia o outro, mãe é quem cuida.

Piloto de Troféu OffGirl's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2013

Por Defeito

é bem diferente

eu não conseguiria dormir descansado pensando que alguém do meu sangue poderia estar a sofrer...
    Isso é muito sofrimento... Às vezes os do nosso sangue, vivos e bem vivos, estão bem perto, e não sabemos que eles estão a sofrer...

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Apr 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
    Não concordo com o uso de dinheiro público para esse serviço, enquanto houver portugueses nascidos sem casa e sem pais que os queiram.
    Certo.

Espero que sejas coerente e te recuses a ter filhos enquanto temos tanta criança em instituições

Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carloseduardo Ver Post
    Certo.

Espero que sejas coerente e te recuses a ter filhos enquanto temos tanta criança em instituições
    Se para ter filhos precisar recorrer a fertilizações e operações que custam dinheiro do Estado, fica descansado que serei coerente!

Data de Registo
    Apr 2015

Por Defeito

Mas porque motivo o estado apoiar isto te causa tanta celeuma?

É apenas um pretexto para achar este direito absurdo? Ou está muito preocupado com as contas públicas?

Mais uma vez, se assim for, espero que seja coerente e que jamais se socorra de qualquer serviço público gratuito tendo possibilidades de o pagar no privado.

Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Mas porque motivo o estado apoiar isto te causa tanta celeuma?

É apenas um pretexto para achar este direito absurdo? Ou está muito preocupado com as contas públicas?

Mais uma vez, se assim for, espero que seja coerente e que jamais se socorra de qualquer serviço público gratuito tendo possibilidades de o pagar no privado.
    É a minha opinião apenas.
    As coisas têm, quanto a mim níveis de prioridade, só isso.
    Se uma pessoa considera que isso é importante para si, óptimo que não seja proibido; apenas considero que dispensar dinheiro para isso é, nesta altura das coisas "um luxo" só isso.

Agradecia que não colocasses problemas de saúde e vontade de duas mulheres serem mães na mesma linha de racicínio, é batota.

Data de Registo
    Apr 2015

Por Defeito

Batota porquê? Se o objectivo é poupar os cofres do estado então eu tu e qualquer outro só devemos procurar o sns em último recurso e não tendo mesmo meigo de pagar nada certo?

Exacto. São prioridades de cada um. E não me choca rigorosamente nada que o estado apoie isto. Serão trocos bem gastos.

Tudo que seja crianças a vir ao mundo desejadas pelo seu pai mãe pais ou mães é bem vindo num momento em que temos uma população tão envelhecida.

Espero ver.te indignado e preocupado com as finanças públicas noutros casos também.

Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Batota porquê? Se o objectivo é poupar os cofres do estado então eu tu e qualquer outro só devemos procurar o sns em último recurso e não tendo mesmo meigo de pagar nada certo?

Exacto. São prioridades de cada um. E não me choca rigorosamente nada que o estado apoie isto. Serão trocos bem gastos.

Tudo que seja crianças a vir ao mundo desejadas pelo seu pai mãe pais ou mães é bem vindo num momento em que temos uma população tão envelhecida.

Espero ver.te indignado e preocupado com as finanças públicas noutros casos também.
    E voltas a dar-lhe. Podíamos estar inundados de dinheiro, mas havendo o que referi e outras situações no que respeita a hospitais, a fecundação in vitro fica quanto a mim para trás.

E eu pessoalmente não te espero ver indignado com nada.

Piloto de Troféu 206Hdi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Não li as participações mas adorava ser recém-nascido e ter duas mães...

.... teria 2 pares de peitos para mamar

Chefe de Equipa ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
    Não li as participações mas adorava ser recém-nascido e ter duas mães...

.... teria 2 pares de peitos para mamar
    Queres reformular?

Piloto de Troféu 206Hdi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Queres reformular?
    Um recém-nascido não tem critérios de seleção, desde que estejam cheias servem.

Piloto de Testes Chowhound's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2016

Por Defeito

A mim não. Não percebo porque é que as pessoas são tão apegadas ao que existe em tanta quantidade.

Piloto de Troféu luso2kx's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Parece-me que isto é mais um daqueles casos de "clickbait" dos jornalistas. Não vi em lado nenhum o regulador (Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida) a dizer que uma criança pode ter duas mães biológicas, como está no título da notícia do Público. O que eles falam é em "partilha biológica de maternidade".

Quanto ao facto de as crianças poderem constar no documento de identificação como filhas de duas mães, não tenho absolutamente nada contra. Se é uma criança desejada pelo casal de mulheres, porque haveria de constar unicamente como filha da mãe que ofereceu o óvulo? Não me prejudica, não prejudica a minha liberdade, não tem implicações funestas nenhumas... acho muito bem.

Além disso eu tenho há muito a opinião de que a parentalidade biológica tende a ser sobrevalorizada, sobretudo nos países latinos, e isso nem sempre vai a favor do superior interesse da criança. Como dizia o outro, mãe é quem cuida.
    o jornal publico coloca na boca de um membro da CNPMA uma mentira factual.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
    O problema foi a semantica que foi utilizada! Biologicamente, pelo menos para já, vai ser sempre um pai e uma mãe! O termo "duas mães biológicas não tem qualquer sentido"!

Agora, podem eventualmente no BI aparecer o nome das duas mães (A biológica e a adotiva) nada contra. Agora dizer que ambas são biológicas é um puro disparate, pelo menos a luz da ciência atual.
    Como é que podes chamar a uma mãe adoptiva se ela carregou o bebé durante 9 meses e o pariu?

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.