Viver sozinho em Lisboa?
 Rede MPL:
Página 1 de 15 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 437

Título: Viver sozinho em Lisboa?

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito Viver sozinho em Lisboa?

Quem passa/já passou por isso? Aconselham? Ou, dadas as características da cidade e o custo de vida da mesma, é de evitar?

E casa? A que preços... Só em pardieiros, ou é possível encontrar, no contexto actual, casas aceitáveis a preços não exorbitantes?

Em suma, quais os conselhos/dicas que têm para quem se vê na iminência de passar por esta situação?

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Depende do salário e depende da casa que se quer.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

A rondar os 1200 líquidos, não preciso de uma casa grande, mas não gosto de casas antigas.

Quanto à localização, estou disposto a ir um pouco para mais longe se me permitir uma casa mais moderna, em melhores condições.

Piloto de Troféu msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

És muito vago, para mim pagar 1.000€ por mês por uma casa pode ser um preço aceitável, para ti pode ser exorbitante ou barato...Sem saber quanto pretendes gastar ninguém te pode ajudar ao certo.
    De qualquer modo acho que já há um tópico sobre isto.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Se o salário são 1200€, óbvio que não vou pagar 1000 pela casa....

Qual é o tópico? Não me entendo muito bem com a pesquisa deste fórum.

Chefe de Equipa TheMoBsTeR's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sinzala Ver Post
    A rondar os 1200 líquidos, não preciso de uma casa grande, mas não gosto de casas antigas.

Quanto à localização, estou disposto a ir um pouco para mais longe se me permitir uma casa mais moderna, em melhores condições.
    Esquece Lisboa então. É uma cidade velha, não há milagres neste campo. Experimenta Oeiras ou Sintra e mesmo assim não é fácil.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Com rendas de 600€ não se arranja nada? Hum tenho de ver.

Piloto de Testes PMP1337's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Com rendas de 600€ não se arranja nada? Hum tenho de ver.
    Amadora ou Odivelas não te interessa? É que por esse valor consegues casas perto do metro bem melhores que casas em lisboa que por esse preço vão ser longe do metro. Se for para usares o carro nas deslocações então esquece lá lisboa, estacionamento, etc, o caos.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
    Esquece Lisboa então. É uma cidade velha, não há milagres neste campo. Experimenta Oeiras ou Sintra e mesmo assim não é fácil.
    Até no Chiado há prédios novos de topo... não dão é para o orçamento dele

De resto do Parque das Nações, Olivais, Lumiar, Benfica, etc o que não faltam são prédios novos.

Piloto de Testes Road66's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Duvido que encontres uma casa recente por menos de 700 euros numa zona boa.

Neste momento há muita procura para alugar e pouca oferta portanto tirando zonas manhosas e subúrbios podes contar no mínimo com 500 euros numa casa velha.

Claro que há sempre achados...

O melhor é procurares talvez em Odivelas, Margem sul etc...

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Ah e com 1200 euros, viver em Lisboa é apertado mas não de forma alguma impossível.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Junto ao Pingo Doce de Telheiras, prédios da EPUL Jovem construídos em 2000 +/- já lá encontrei T1 a 500 euros. Claro que não tem metro próximo, tem um autocarro que passa na zona apenas.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2016

Por Defeito

Tenho ideia que viver sozinho em Lisboa com esse orçamento só se for mesmo necessário senão tudo o que vem vai.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Epá eu não sei que empregos vocês têm, mas se bem me recordo ainda estamos em Portugal, e o ordenado médio que eu saiba ronda os 900€, portanto não me considero assim tão desfavorecido.

De resto eu já vivo em Lisboa há 3 anos, mas partilho casa (e tudo o resto) e estou numa situação em que devo precisar de ir morar sozinho, situação nova para mim.

Agora, se é apertado, acredito, na minha cabeça está algo como 500-600€ para a renda, 200€ para alimentação, 100€ para transporte (gasóleo), 100€ para as contas... E o resto para ir gerindo.

O que está aqui claramente desequilibrado é o preço da renda, porque é uma tristeza do caraças ter de chegar aos 600€ para encontrar um T1 de jeito, mas enfim, é a capital e o mercado neste momento confere ao proprietário a faca e o queijo.
    Última edição por Sinzala : 16-02-17 às 10:03:04

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Se tens Carro (para as deslocações fora de horas e ao fim de semana), recomendo por exemplo Almada, tens muita coisa recente junto à linha de metro e com metro de superfície e Fertagus facilmente te pões em Lisboa, com 600€ de renda já arranjas apartamentos muito bons!
    Tens tb autocarros diretos de Almada para Lisboa.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
    Se tens Carro (para as deslocações fora de horas e ao fim de semana), recomendo por exemplo Almada, tens muita coisa recente junto à linha de metro e com metro de superfície e Fertagus facilmente te pões em Lisboa, com 600€ de renda já arranjas apartamentos muito bons!
    Tens tb autocarros diretos de Almada para Lisboa.
    Já me tinha passado pela cabeça. Não morro de amores pela idéia de ir morar para a margem sul, mas... Não está fora de equação.

Quanto tempo regra geral de comboio até ao centro da capital?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Aconselho a zona de Loures onde moro tem lá alguns apartamentos que me parecem decentes aos preços que andas a ver

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Já me tinha passado pela cabeça. Não morro de amores pela idéia de ir morar para a margem sul, mas... Não está fora de equação.

30/45 min, dependendo se tens de apanhar metro ou não!

Data de Registo
    Dec 2013

Por Defeito

Se também equacionas os arredores, aconselho a ir ver as zonas de Odivelas e Loures

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Epá eu não sei que empregos vocês têm, mas se bem me recordo ainda estamos em Portugal, e o ordenado médio que eu saiba ronda os 900€, portanto não me considero assim tão desfavorecido.

De resto eu já vivo em Lisboa há 3 anos, mas partilho casa (e tudo o resto) e estou numa situação em que devo precisar de ir morar sozinho, situação nova para mim.

Agora, se é apertado, acredito, na minha cabeça está algo como 500-600€ para a renda, 200€ para alimentação, 100€ para transporte (gasóleo), 100€ para as contas... E o resto para ir gerindo.

O que está aqui claramente desequilibrado é o preço da renda, porque é uma tristeza do caraças ter de chegar aos 600€ para encontrar um T1 de jeito, mas enfim, é a capital e o mercado neste momento confere ao proprietário a faca e o queijo.
    Sinzala, acho que ninguém disse que o teu ordenado era mau ou baixo. No entanto só posso falar pelo meu comentário porque actualmente também vivo em casa partilhada em Lisboa mas com intenções de ir morar sozinho e em Lisboa também.

Se viveres como um Chinês (tipicamente não gastam dinheiro) isso chega e sobra bastante mas por outro lado não vives...

Agora, eu digo que com esse valor e a viver sozinho vives apertado e vamos a contas agarrando nas que tu fizeste:
    Casa: Para o tipo de casa que queres, já viste que vai rondar os 600
    Supermercado: Diria não é só alimentação, pois tens de comprar mais coisas, produtos de limpeza, detergentes, coisas de WC, etc... ainda assim vamos agarrar no valor que deste 200
    Transporte: 100€ (se deste este valor vou partir do principio que é o que gastas)
    Agua, luz, gas e 3play (net, tv e voz): 100
    Total de gastos fixos: 1000€

Só em gastos FIXOS tens uma conta mensal de 1000€... subtraindo ao que ganhas mensalmente sobram 200€

Agora diz-me lá que com esses 200€ vives feliz? Jantas fora? Compras gadgets? Poupas dinheiro? Imprevistos? Reparações no carro? Comprar Roupa? Ir Viajar? A lista de questões é interminável mas acho que já deu para explicar o que te estava a dizer: É possível mas é preciso ginástica e não sei se compensa...

Tens várias hipóteses:
    - Continuas a viver em apartamentos partilhados e vives mais à larga mas com os contras de viver em AP partilhado... falta de privacidade, ter de aturar cromos que não conhecemos de lado nenhum etc...
    - Mudas para a periferia para um AP com um preço muito mais baixo. Vais perder tempo em transportes (talvez... porque se o teu emprego for na periferia podes mudar para perto), gastar mais dinheiro em transportes etc...
    - Esperas até aparecer um negócio da China, às vezes aparecem negócios da china mas é preciso estar muito atento, procurar todos os dias e nos sitios às vezes onde não são publicados.. Por exemplo alugar a casa a um amigo que foi viver para fora etc...

Piloto Lendário JGTB's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Como há muita procura, as rendas estão muito altas, neste momento.

A métrica é algo como qualquer buraco custar 500 euros por mês.

No concelho de Lisboa não é fácil arranjares nada decente por esses valores, mesmo em Telheiras e Benfica, que não estão no centro. Se falas em casas modernas, conta com algo acima dos 700 euros.

Na minha opinião, o melhor será ires para a Amadora e Odivelas. Ambos os concelhos têm metro e algumas zonas boas. Mas como também é verdade que têm zonas péssimas, terás de escolher bem.

Oeiras, por esses valores, só nas zonas más. De resto, Oeiras é um concelho tão caro como Lisboa.

Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Consegui alugar um T1 em Oeiras perto da praia por 430€ em Agosto passado.

Apartamento totalmente renovado (paredes, chão, canalização, portas, mobília de cozinha), assim como o prédio por fora também pintado e reconstruído.

É uma questão de pesquisares todos os dias. Demorei cerca de 2 meses e visitei muitas casas até encontrar esta.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Next Ver Post
    Aconselho a zona de Loures onde moro tem lá alguns apartamentos que me parecem decentes aos preços que andas a ver
    Citação Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
    Se também equacionas os arredores, aconselho a ir ver as zonas de Odivelas e Loures
    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Como há muita procura, as rendas estão muito altas, neste momento.

A métrica é algo como qualquer buraco custar 500 euros por mês.

No concelho de Lisboa não é fácil arranjares nada decente por esses valores, mesmo em Telheiras e Benfica, que não estão no centro. Se falas em casas modernas, conta com algo acima dos 700 euros.

Na minha opinião, o melhor será ires para a Amadora e Odivelas. Ambos os concelhos têm metro e algumas zonas boas. Mas como também é verdade que têm zonas péssimas, terás de escolher bem.

Oeiras, por esses valores, só nas zonas más. De resto, Oeiras é um concelho tão caro como Lisboa.
    Amadora, Loures e Odivelas..

São boas sugestões. Mas acredito que para o meu orçamento e exigências a nível da casa, talvez Loures seja mais realista, pelo facto de ser um pouco mais afastado. Por outro lado também é mais calmo, pelo que é uma opção a considerar.

Amadora e Odivelas é o que o JGTB disse, tem zonas muito manhosas e é preciso ver bem..

Piloto de Fórmula 1 Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Já vivi em Lisboa com mais ou menos esse salário há uns tempos atrás, mas partilhava casa com um amigo de infância. E dava para viver sem grandes problemas...

Andei com ideias de ir viver sozinho e nunca pesquisava no concelho de Lisboa, precisamente pelo preço absurdo, mas sobretudo pela qualidade das casas que na faixa de preço que eu podia pagar roçava o asqueroso.

Quando andei nas pesquisas vi coisas interessantes na Margem Sul, uma ou outra na Linha de Cascais e Odivelas. Linha de Sintra nunca foi opção, com excepção de Massamá e Alfragide, mas o grande foco foi a Margem Sul.

Depois fartei-me de tudo e saí de Portugal, mas isso já é outro assunto.

Eu pessoalmente vejo apertado viver com 1200€ sozinho a alugar em Lisboa. Aliás, ainda vou mais longe, já sei que me vão cair em cima (como já cairam noutro tópico), mas Lisboa a viver sozinho só acima dos 1500€. Se alugares um T1 na Margem Sul por uns 350€ já funciona bem.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunofps Ver Post

Apartamento totalmente renovado (paredes, chão, canalização, portas, mobília de cozinha), assim como o prédio por fora também pintado e reconstruído.

É uma questão de pesquisares todos os dias. Demorei cerca de 2 meses e visitei muitas casas até encontrar esta.
    Trabalhas em Lisboa?

Se sim, quanto tempo até chegar cá.. Vens pela Marginal? Muito trânsito em hora de ponta, não?

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
    Sinzala, acho que ninguém disse que o teu ordenado era mau ou baixo. No entanto só posso falar pelo meu comentário porque actualmente também vivo em casa partilhada em Lisboa mas com intenções de ir morar sozinho e em Lisboa também.

Se viveres como um Chinês (tipicamente não gastam dinheiro) isso chega e sobra bastante mas por outro lado não vives...

Agora, eu digo que com esse valor e a viver sozinho vives apertado e vamos a contas agarrando nas que tu fizeste:
    Casa: Para o tipo de casa que queres, já viste que vai rondar os 600
    Supermercado: Diria não é só alimentação, pois tens de comprar mais coisas, produtos de limpeza, detergentes, coisas de WC, etc... ainda assim vamos agarrar no valor que deste 200
    Transporte: 100€ (se deste este valor vou partir do principio que é o que gastas)
    Agua, luz, gas e 3play (net, tv e voz): 100
    Total de gastos fixos: 1000€

Só em gastos FIXOS tens uma conta mensal de 1000€... subtraindo ao que ganhas mensalmente sobram 200€

Agora diz-me lá que com esses 200€ vives feliz? Jantas fora? Compras gadgets? Poupas dinheiro? Imprevistos? Reparações no carro? Comprar Roupa? Ir Viajar? A lista de questões é interminável mas acho que já deu para explicar o que te estava a dizer: É possível mas é preciso ginástica e não sei se compensa...

Tens várias hipóteses:
    - Continuas a viver em apartamentos partilhados e vives mais à larga mas com os contras de viver em AP partilhado... falta de privacidade, ter de aturar cromos que não conhecemos de lado nenhum etc...
    - Mudas para a periferia para um AP com um preço muito mais baixo. Vais perder tempo em transportes (talvez... porque se o teu emprego for na periferia podes mudar para perto), gastar mais dinheiro em transportes etc...
    - Esperas até aparecer um negócio da China, às vezes aparecem negócios da china mas é preciso estar muito atento, procurar todos os dias e nos sitios às vezes onde não são publicados.. Por exemplo alugar a casa a um amigo que foi viver para fora etc...
    Obrigado pela opinião. Eu percebi o que quiseste dizer, e concordo com tudo. O que nos leva a concluir que os preços das rendas não estão adaptados à realidade portuguesa. Ou bem que ajustam os ordenados, ou bem que baixam as rendas.... Claro que no contexto actual nada disto vai acontecer

E também como já disseram a procura é muita e a oferta é pouca, o que não ajuda nada.

Banido Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Já vivi em Lisboa com mais ou menos esse salário há uns tempos atrás, mas partilhava casa com um amigo de infância. E dava para viver sem grandes problemas...

Andei com ideias de ir viver sozinho e nunca pesquisava no concelho de Lisboa, precisamente pelo preço absurdo, mas sobretudo pela qualidade das casas que na faixa de preço que eu podia pagar roçava o asqueroso.

Quando andei nas pesquisas vi coisas interessantes na Margem Sul, uma ou outra na Linha de Cascais e Odivelas. Linha de Sintra nunca foi opção, com excepção de Massamá e Alfragide, mas o grande foco foi a Margem Sul.

Depois fartei-me de tudo e saí de Portugal, mas isso já é outro assunto.

Eu pessoalmente vejo apertado viver com 1200€ sozinho a alugar em Lisboa. Aliás, ainda vou mais longe, já sei que me vão cair em cima (como já cairam noutro tópico), mas Lisboa a viver sozinho só acima dos 1500€. Se alugares um T1 na Margem Sul por uns 350€ já funciona bem.
    Pois.. estou-me a aperceber disso também

Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Trabalho em Algés, cerca de 10 km de casa.
    Demoro cerca de 25 minutos a chegar ao trabalho, a sair às 8.00 de casa.

O trânsito na marginal faz-se bem a esta hora, não se está parado muito tempo. aliás, acho que se forma trânsito porque existem alguns chicos-espertos que queimam os semáforos de velocidade...

Se fosse a ti linha de Cascais também era opção, tens sempre o comboio à porta. Eu próprio tenho, mas não uso por opção.

Piloto Lendário JGTB's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunofps Ver Post

Depende do teu perto da praia. Eu já tive uma casa arrendada em cima da praia, na zona de Oeiras.

Mesmo sendo um T1, estando remodelado, acho 430 euros um valor muito bom.

As casas boas, nas zonas boas de Oeiras, são bastante caras.

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Obrigado pela opinião. Eu percebi o que quiseste dizer, e concordo com tudo. O que nos leva a concluir que os preços das rendas não estão adaptados à realidade portuguesa. Ou bem que ajustam os ordenados, ou bem que baixam as rendas.... Claro que no contexto actual nada disto vai acontecer

E também como já disseram a procura é muita e a oferta é pouca, o que não ajuda nada.
    O tema dos ordenados dava para outra tese...

Eu actualmente vivo em Lisboa como disse em AP partilhado com amigos mas já vivi na Margem Sul.

Tudo depende onde trabalhas, já agora podemos saber onde trabalhas? Se for no centro de Lisboa, morar na Margem Sul é muito bom, Tens o MTS em Almada que te leva ao Fertagus e depois em Lx tens o Metro.

Se trabalhares em Alfragide, Sintra etc... já deixa de ser interessante morar na Margem Sul...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.