Viver sozinho em Lisboa? - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 15 PrimeiraPrimeira 12312 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 434

Título: Viver sozinho em Lisboa?

Piloto de Kart Sinzala's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Trabalho na zona da Alameda, relativamente perto da estação de comboio Roma/Areeiro, e perto da linha de metro vermelha.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sinzala Ver Post
    Quem passa/já passou por isso? Aconselham? Ou, dadas as características da cidade e o custo de vida da mesma, é de evitar?

E casa? A que preços... Só em pardieiros, ou é possível encontrar, no contexto actual, casas aceitáveis a preços não exorbitantes?

Em suma, quais os conselhos/dicas que têm para quem se vê na iminência de passar por esta situação?
    Enviei_msg_privada

Piloto de Fórmula 1 Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Trabalho na zona da Alameda, relativamente perto da estação de comboio Roma/Areeiro, e perto da linha de metro vermelha.
    Questão muito importante: Tens estacionamento no trabalho?

Piloto Veterano Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Eu procuraria algo assim: https://casa.sapo.pt/Terreo-T0-Aluga...ea14.html?pn=1

500€, com um pouco de sorte ainda dá para negociar e ainda poupas na piscina e no ginásio...

Piloto de Testes Road66's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post

500€, com um pouco de sorte ainda dá para negociar e ainda poupas na piscina e no ginásio...
    Bem cool essa casa... era bem capaz de ir morar para lá!

Piloto de Fórmula 1 Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
    O tema dos ordenados dava para outra tese...

Eu actualmente vivo em Lisboa como disse em AP partilhado com amigos mas já vivi na Margem Sul.

Tudo depende onde trabalhas, já agora podemos saber onde trabalhas? Se for no centro de Lisboa, morar na Margem Sul é muito bom, Tens o MTS em Almada que te leva ao Fertagus e depois em Lx tens o Metro.

Se trabalhares em Alfragide, Sintra etc... já deixa de ser interessante morar na Margem Sul...
    Trabalhei algum tempo com um rapaz que morava no Fogueteiro e trabalhava em Sintra. Tinha que sair por volta das 7 de casa senao dava em maluco. E para voltar era a mesma coisa, saía mais tarde para nao apanhar transito. Viver na periferia... as saudades que eu nao tenho...

Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Enviei_msg_privada
    Respondido.

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Questão muito importante: Tens estacionamento no trabalho?
    Sim, tenho estacionamento gratuito no trabalho.

É um buraquinho.. Mas está engraçado pelo facto de ter acesso a piscina. E sim, já me apercebi, pelo que tenho visto, que a linha de Cascais é mais em conta a nível de preços, e tem boas casas.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Respondido.

É um buraquinho.. Mas está engraçado pelo facto de ter acesso a piscina. E sim, já me apercebi, pelo que tenho visto, que a linha de Cascais é mais em conta a nível de preços, e tem boas casas.
    37m2 para um gajo que vive sozinho, e ainda com acesso a piscina?

Deves ter andado a ver quartos muitos grandes deves...

Piloto de Fórmula 1 Gmigas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Com estacionamento no trabalho, ficas logo mais livre de escolhas e trabalhando na zona do Areeiro eu apontava para a Linha da Azambuja, que acho que muitas vezes fica esquecida. Não é que seja bonita, mas zonas como Póvoa de Santa Iria, Santa Iria da Azóia, Bobadela não creio que sejam más zonas para se viver.

Piloto de Provas de Perícia Jiggybear's Avatar
    Data de Registo
    May 2016

Por Defeito

Aquilo não me parece ter 37 m2, mas para aquilo que já vi em Lisboa não está nada mal.

Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

37m2 para um gajo que vive sozinho, e ainda com acesso a piscina?

Deves ter andado a ver quartos muitos grandes deves...
    Não andei a ver quartos...

Repara, é suficiente para alguém que vive sozinho, não digo o contrário. Mas enquanto casa, não deixa de ser pequenina. Prefiro T1 a T0 claro.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Depende do teu perto da praia. Eu já tive uma casa arrendada em cima da praia, na zona de Oeiras.

Mesmo sendo um T1, estando remodelado, acho 430 euros um valor muito bom.

As casas boas, nas zonas boas de Oeiras, são bastante caras.
    Estou a 100 metros. 2 minutos a pé.

E tenho a sorte de ter a vista da sala e varanda para o mar totalmente desimpedida.

Piloto de Rallye ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Info muito importante esta.

Pega na linha de comboio (embora da Alameda até esse comboio ainda sejam 10-15m a pé) e segue até aos arredores.

De Sacavem até Roma Areeiro são 15m de viagem que me lembro de ter visto isso recentemente, agora frequência e horários desconheço.

Depois tens a sorte de trabalhar numa zona de cruzamento da linha vermelha e verde, e mesmo a amarela (Saldanha) são 10/15m a pé.

Podes ver zonas perto do metro de Moscavide e Encarnação.

A urbanização Jardins do Cristo de Rei é nova e tens metro perto além de um Pingo Doce, mas as casas não são baratas.

Um T1zito facilmente são 700 paus diria.

Zona de Sacavem perto do comboio tenho ideia de haver muito pouca oferta...

Podes sempre ver na zona de Odivelas casas remodelas perto do Metro, mas ainda é uma viagem longa de metro e depois no fim ainda tens 15m a penantes para chegar à Alamada.

Não há dúvida que em Lx, mesmo com um salário um bocado acima de média, não dá para loucuras vivendo sozinho e sem ajuda de ninguém.

Se não queres continuar a dividir casa arranja gaja para dividir a renda, foi o que eu fiz

Mas agora a sério, para não passares os €500 só mesmo indo para fora para algo minimamente aceitável (e mesmo assim...), já em Lx só mesmo um pardieiro.

Em Lx até há quartos a €400, logo aqui se percebe a loucura...

Não só o mercado imobiliário está atualmente na loucura (máximo 3 anos e sobretudo zonas fora de Lx vai tudo por aí abaixo), como o mercado de arrendamento de PT é também ele a perfeita loucura porque há muita procura para tão pouca oferta.

Tudo isto é muito culpa de em PT estar tudo mais pensado para a compra de casa...

Arrendar fica muito caro, depois a maioria das pessoas não gosta muito da ideia de mudar de casa frequentemente, portanto é um ciclo vicioso.

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Trabalhei algum tempo com um rapaz que morava no Fogueteiro e trabalhava em Sintra. Tinha que sair por volta das 7 de casa senao dava em maluco. E para voltar era a mesma coisa, saía mais tarde para nao apanhar transito. Viver na periferia... as saudades que eu nao tenho...
    Foi exactamente o que disse... viver Margem Sul para trabalhar na Margem Norte de Lisboa é para esquecer. E sei o que falo, porque já vivi assim.
    Viver na Margem Sul e trabalhar no Centro de Lisboa diria que é excelente e consegue-se uma qualidade de vida incrível. Também já vivi assim.

Respondido.

Estou numa fase em que quanto mais pequeno o AP for, melhor... menos chatisses, menos trabalho e se formos a ver bem onde passamos mais tempo é na sala portanto o quarto é só para dormir.7
    Este tem o plus de ter o espaço lá fora que na minha opinião torna bastante atractivo.

Metes lá fora uma mesa, cadeiras, um chapeu de sol e um grelhador -> queres melhor que isto??

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Tendo carro e lugar de estacionamento (gratuito? Parque coberto?) no trabalho eu faria o que o Gmigas sugere sim.

Nem tinha percebido que tinhas carro e/ou o querias levar para Lx.

Eu sou contra levar carro para Lx (contra mim falo que frequentemente vou de carro até Alvalade, embora não seja propriamente centro centro), mas ao mesmo tempo sou o primeiro a reconhecer que há muitas falhas nos TPs e em que muitos casos há poucas opções.

E quando as pessoas têm filhos ainda mais falta o carro faz.

Perdi tempo aí a dar a minha opinião, mas é info que não se perde, há sempre gente interessada neste género de informação.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Com rendas de 600€ não se arranja nada? Hum tenho de ver.
    Ganhas 1200 euros e vais gastar 600 numa renda? Mais uns 150 euros para água/luz/gás/telecomunicações Os 450 euros que te sobram não te chegam para sobreviver o resto do mês em Lisboa.

Ou arrandas um quarto ou partilhas casa ou arranja já gaja para viveres.

Eu com um salário de 1200 líquidos, o máximo dos máximos que aceitaria pagar de renda seriam 400 euros. E depois de pagar as contas todas, mesmo assim só me sobravam 650 euros líquidos, o que não chega de maneira nenhuma para viver em Lisboa.

No meu emprego tenho pessoas que ganham 1400 euros, já com 35 anos, e ainda vivem em quartos arrendados, em apartamentos partilhados com estudantes, pois os 1400 euros não chegam para viverem sozinhos em Lisboa.
    Última edição por MVA : 16-02-17 às 14:00:13

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Ganhas 1200 euros e vais gastar 600 numa renda? Mais uns 150 euros para água/luz/gás/telecomunicações Os 450 euros que te sobram não te chegam para sobreviver o resto do mês em Lisboa.

Pois, isso também me parece não fazer sentido. Eu colocaria como tecto 1/3 do vencimento líquido para a renda, 1/3 para as despesas "fixas", como água, gás, telecomunicações, etc, e os restantes 1/3 para as despesas não fixas, como roupa e calçado, saídas, etc.

Piloto de Testes Visitante's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Terei de concordar com a maioria das opiniões, nem é inteligente gastar 50% do rendimento numa renda, nem os 450 euros ou pouco mais que sobrem vão permitir uma vida em condições, especialmente em Lisboa.

Tenho alguns colegas que passaram exactamente por esse dilema no periodo pós-faculdade, com salários ligeiramente mais elevados, e é sem dúvida complicado

Piloto de Testes NepYas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Vivo em Almada e trabalho nas Olaias.
    Apanho o comboio no Pragal às 7h58 e chego ao trabalho por volta das 8h35/40, troco de linha de metro uma vez, ou seja apanho dois metros. No teu caso ainda demoravas menos se não tivesses que apanhar metro.

Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    (...)

Se não queres continuar a dividir casa arranja gaja para dividir a renda, foi o que eu fiz

(...)

Essa é a minha situação actual, e que provavelmente se vai inverter, pelo que tão depressa noutra não me devo meter..

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Epá...

Mas se se juntar com alguma miúda já passa a ser barato...

Ou se tiver aqueles apoios tipo porta65...

Não é bem a mesma coisa morar em Lx ou em (sem ofensa a quem lá viva) Odivelas ou Loures ou ainda mais longe...

Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Essa é a minha situação actual, e que provavelmente se vai inverter, pelo que tão depressa noutra não me devo meter..
    Epa o melhor mesmo é dividires a casa com amigos/conhecidos. Depois dessa situação acho que um bocado de "cóbóiada" não te vai fazer mal nenhum!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Para mim era "no brainer", se trabalhas na Alameda, então desde Almada consegues demorar 30 minutos ou menos a chegar ao trabalho, dependendo de onde alugues em Almada, mas sei que com 400€ consegues muito bons T0 e T1 em Almada, e eventualmente um t2 razoável.

Trabalhando tão perto do comboio, não vale a pena morar em Lisboa, pq o comboio demora do Pragal a Roma/Areeiro 16 minutos, e nunca faz greve!!!!

Quem diz Almada, diz tb os outros eixos cujos comboios passam aí, mas como desconheço a realidade de preços de arrendamento e transportes, abstenho-me de comentar!

Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
    Estou numa fase em que quanto mais pequeno o AP for, melhor... menos chatisses, menos trabalho e se formos a ver bem onde passamos mais tempo é na sala portanto o quarto é só para dormir.7
    Este tem o plus de ter o espaço lá fora que na minha opinião torna bastante atractivo.

Metes lá fora uma mesa, cadeiras, um chapeu de sol e um grelhador -> queres melhor que isto??
    Aquilo é um T0, pelo que me parece, tem apenas uma divisão comum. E o espaço exterior também é partilhado com o restante condomínio
    Tendo carro e lugar de estacionamento (gratuito? Parque coberto?) no trabalho eu faria o que o Gmigas sugere sim.

Nem tinha percebido que tinhas carro e/ou o querias levar para Lx.

Eu sou contra levar carro para Lx (contra mim falo que frequentemente vou de carro até Alvalade, embora não seja propriamente centro centro), mas ao mesmo tempo sou o primeiro a reconhecer que há muitas falhas nos TPs e em que muitos casos há poucas opções.

E quando as pessoas têm filhos ainda mais falta o carro faz.

Perdi tempo aí a dar a minha opinião, mas é info que não se perde, há sempre gente interessada neste género de informação.
    Sim, eu podendo e compensando, levo o carro. O que considero compensar é levar consideravelmente menos tempo a chegar ao trabalho de carro, do que de transportes públicos.

Eu com um salário de 1200 líquidos, o máximo dos máximos que aceitaria pagar de renda seriam 400 euros. E depois de pagar as contas todas, mesmo assim só me sobravam 650 euros líquidos, o que não chega de maneira nenhuma para viver em Lisboa.

No meu emprego tenho pessoas que ganham 1400 euros, já com 35 anos, e ainda vivem em quartos arrendados, em apartamentos partilhados com estudantes, pois os 1400 euros não chegam para viverem sozinhos em Lisboa.
    Pois, isso cada um sabe de sí. Não discordo do que dizes, mas no meu caso valorizo bastante as condições em que vivo, e não gasto assim tanto dinheiro em borga, que já passei essa fase. Valorizo isso sim mais a possibilidade de amealhar algum, que claro fica comprometida a pagar uma renda destas.. Mas 600€ também só se fosse algo muito excepcional, o meu tecto deverão ser os 500€.

Data de Registo
    Oct 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
    Para mim era "no brainer", se trabalhas na Alameda, então desde Almada consegues demorar 30 minutos ou menos a chegar ao trabalho, dependendo de onde alugues em Almada, mas sei que com 400€ consegues muito bons T0 e T1 em Almada, e eventualmente um t2 razoável.

Trabalhando tão perto do comboio, não vale a pena morar em Lisboa, pq o comboio demora do Pragal a Roma/Areeiro 16 minutos, e nunca faz greve!!!!

Quem diz Almada, diz tb os outros eixos cujos comboios passam aí, mas como desconheço a realidade de preços de arrendamento e transportes, abstenho-me de comentar!
    Ok, é uma questão de averiguar.

Nesse caso sim viria de transportes públicos, porque vir de carro da margem sul à partida está fora de questão.

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Estas coisas dos valores absolutos e percentuais são sempre interessantes de comparar pois com €1200 gastar €500 numa renda é cerca de €42%.

Metes contas da casa (incluindo já mensalidade de telemovel) e facilmente se chega a €100 ou quase.

Portanto metade do ordenado só para ter casa e contas.

Mas o curioso aqui é que podemos ir para um país com salários decentes e gastar os mesmos 40/50% com estas mesmas despesas, mas metade de €5k (Suíça por exemplo), mesmo com custo de vida superior, dá para uma vida muito melhor.

Enfim, PT e Lx em concreto é sufocante sem dúvida.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Pois, isso cada um sabe de sí. Não discordo do que dizes, mas no meu caso valorizo bastante as condições em que vivo, e não gasto assim tanto dinheiro em borga, que já passei essa fase. Valorizo isso sim mais a possibilidade de amealhar algum, que claro fica comprometida a pagar uma renda destas.. Mas 600€ também só se fosse algo muito excepcional, o meu tecto deverão ser os 500€.
    Mesmo que arranjes a 500€, adiciona aí 150€ para água/gás/luz/telecomunicações. E mais uns 50€ para transportes.

Ficas com 500€ para viver em Lisboa. Espero que gostes muito de pão com manteiga, porque vai ser o teu jantar muitas vezes.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

PT e Lx em concreto é sufocante sem dúvida.
    Não acho que PT seja sufucante. LX é sufucante.
    Vivi em Aveiro e Porto mais de uma década. Ainda tenho casa no Porto.
    1000€ lá duram-te muito mais tempo que em Lisboa. E se fores mais para norte, por exemplo para Braga, então esses 1000€ ainda te duram mais tempo.

LX tem um custo de vida completamente desfazado da realidade salarial portuguesa.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Concordo plenamente com o MVA.

Vim do Porto o ano passado e lá a realidade é completamente diferente. Quer a nível de € nas habitações, transportes públicos, restaurantes...

Aqui em LX 1.000€ não dá para "nada".

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

€150 em contas?

Num T1 de ~70m2 eu gasto uma média de €100/mês de contas da casa (já incluindo dois telemóveis e tudo) para duas pessoas.

Portanto €100 também devem chegar para uma pessoa sozinha.

Não tenho gás mas gasto mais eletricidade com o termoacumulador por isso no fim dá o mesmo ou até um pouco mais.

Não gasto € nem com aquecimento nem com AC, mas os €100 chegam.

A única coisa que é mais caro em Lx é a água que a EPAL mete mais a mão que a SMAS (sim na MS há água em abundância e de fácil extração e em Lx vem de Castelo de Bode com todos os custos de bombagem, e não só, associados).

Apesar de perceber e concordar com o que dizes convenhamos que é um bocado triste chegar a esses salários e idade e viver em casas partilhadas, mas cada um sabe de si.

Nessas situações acho bem mais vantajosos fazer um CH comprando um apt na periferia e vir para o centro de TPs.

Mais qualidade de vida no geral, só perdendo no tempo da daily commute.

Pois, isso também me parece não fazer sentido. Eu colocaria como tecto 1/3 do vencimento líquido para a renda, 1/3 para as despesas "fixas", como água, gás, telecomunicações, etc, e os restantes 1/3 para as despesas não fixas, como roupa e calçado, saídas, etc.
    €400 mês em água, gás, telecomunicações apenas uma pessoa?

Fonix...

€400 dá para tudo isso e ainda supermercado para uma pessoa e almoçar fora ao almoço todos os dias (€7/dia).

Tal como 1/3 do salário para roupa e saídas me parece desproporcional, mas acredito que haja quem faça isso.

Se forem gajas a viver em casa dos pais acredito que até gastem metade do salário nessas coisas

Fazes bem então.

São fases da vida.

Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Epá...

Mas se se juntar com alguma miúda já passa a ser barato...

Ou se tiver aqueles apoios tipo porta65...

Não é bem a mesma coisa morar em Lx ou em (sem ofensa a quem lá viva) Odivelas ou Loures ou ainda mais longe...
    Porta65 é uma excelente ajuda, agora vai até um máximo de 3 anos (embora vá baixando com os anos claro), mas é só até aos 30, ou 32 para um dos membros do casal se o outro tiver até 30.

Citação Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post

O Fertagus é bom, mas tem ainda de andar de MST e andar ainda uns 10/15m a pé do comboio até à Alameda.

E depois se viver em Almada onde deixa o carro? O user diz que tem carro.

Não sei se será se melhor opção a MS, pelo menos vivendo em Almada que dentro da MS é precisamente a zona onde o m2 é mais caro.

Sinceramente apesar de morar na MS não sei o tempo que demora o MST da praça de São João ao Pragal, ou de Corroios ao Pragal, mas ainda devem ser uns 10/15m...

Se morasse em Corroios fazia full Comboio que era melhor e há apartamentos acessíveis (e alguns modernos ali na zona do PD para quem conhece), com lugar para o carro e há supermercados na zona etc etc.

Para poupar e ter alguma qualidade de vida é uma boa opção tal como a zona da Póvoa da Bobadela Sta Iria assumindo ida e volta de carro com toda a qualidade de vida associada ao automóvel.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.