Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa
 Rede MPL:
Página 1 de 11 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 302

Título: Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa

Piloto de Kart frugal's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016

Lightbulb Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa

Caros companheiros,

Fui promovido e estou com um grave problema de produtividade nesta empresa.

São vários sectores e a conversa de assuntos extra trabalho, diminui muito a produção.

Quais as soluções que me aconselham a tomar no sentido de reduzir ou eliminar esta cultura ?

Obrigado pelas vossas ideias.

Chefe de Equipa Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Gabinetes individuais?

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

E o problema da falta de produtividade na empresa já existia antes de seres chefe, ou só reparaste agora?

Piloto de Rallye DarkVeill's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por frugal Ver Post
    Caros companheiros,

São vários sectores e a conversa de assuntos extra trabalho, diminui muito a produção.

Quais as soluções que me aconselham a tomar no sentido de reduzir ou eliminar esta cultura ?

Promovido a chefe... vem a um fórum perguntar como o ser e fazer?

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Por norma, e do que assimilei durante os muitos anos de vida profissional, é-se promovido quando nos reconhecem capacidades para tal, e cargos de chefia exigem, entre muitas outras coisas, capacidade para gerir casos destes.

... quer dizer, claro que há as "outras" promoções, e nesses casos, compreendo que os promovidos venham para a net ver se aprendem como fazer as coisas.

E peço desculpa pela opinião franca, mas é a realidade e como vejo isto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

A empresa devia contratar um chefe a serio

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Promovido a chefe... vem a um fórum perguntar como o ser e fazer?

Do que já vi em várias empresas, uma percentagem assinável de chefes, coordenadores, e pardais ao ninho só faria bem em vir perguntar a um fórum como fazer...há cá gente capaz de explicar.

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Btw, mais um tópico de trollanço do frugal...

Piloto de Rallye RedHeart's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    E o problema da falta de produtividade na empresa já existia antes de seres chefe, ou só reparaste agora?
    Primeiro erro comum do recém promovido: querer mostrar rapidamente trabalho.

Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Do que já vi em várias empresas, uma percentagem assinável de chefes, coordenadores, e pardais ao ninho só faria bem em vir perguntar a um fórum como fazer...há cá gente capaz de explicar.
    Sim, sim... e quando tiver de justificar as suas decisões... pode sempre dizer:

- mas foi o que me disseram no FAHO, quando lá fui perguntar o que fazer e como fazer...

Deduzo que dará mais um passo firme para subir mais uma promoção.

Piloto de Provas de Perícia Mig29's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2014

Por Defeito

Caros companheiros,

Lol...MaisumcomoprincipiodePeter

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Isto tem ar de ser trolanço...

Mas se fosse a sério: uma das melhores formas de aumentar a produtividade é definir vários níveis de objetivos para cada funcionário e pagar prémios em função da produtividade.

Não há nada mais encorajador para um funcionário do que saber que se trabalhar melhor, esse trabalho vai ser reconhecido e recompensado.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Exactamente. Um português até criou uma associação de CEO de cerca de 50 países exactamente para trocarem ideias de frustrações do dia a dia.

Devem pensar que o pessoal nasce ensinado a ser chefe.

Piloto de Testes Varycela's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Promovido a chefe e não sabe como aumentar a produtividade .... conheço tantos assim... Ahahah

Piloto de Testes blakke's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

A primeira coisa que comecei a fazer assim que fui promovido a chefe, foi começar a chegar atrasado todos os dias.

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Isto tem ar de ser trolanço...

Mas se fosse a sério: uma das melhores formas de aumentar a produtividade é definir vários níveis de objetivos para cada funcionário e pagar prémios em função da produtividade.

Não há nada mais encorajador para um funcionário do que saber que se trabalhar melhor, esse trabalho vai ser reconhecido e recompensado.
    Naaaa...

A melhor forma é ter na empresa uns quantos funcionários que "vestem a camisola". Aqueles tão do agrado do chico-esperto tuga, que por uma ou outra circunstância precisam mesmo daquilo e baixam as calças a tudo. Ou os lambe-botas por convicção...

São esses que dão lucro nas empresas portuguesas, porque é assim que elas estão projectadas e moldadas. Quem cumpre objectivos mas não agradece com uma vénia a oportunidade de trabalhar, é indesejável.

Trust me...

Piloto de Troféu PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Mesmo duvidando do tópico.

A resposta é "depende"

Há quem fale e trabalhe bem ao mesmo tempo.
    Há quem pare e não se cale
    Há certos tipos de trabalho (repetitivo/monótono) onde estar na conversa pouco influencia o desempenho, e que em compensação motiva mais o pessoal do que estando imposta uma "lei do silêncio"
    Há que coloque música

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Exactamente. Um português até criou uma associação de CEO de cerca de 50 países exactamente para trocarem ideias de frustrações do dia a dia.

Devem pensar que o pessoal nasce ensinado a ser chefe.
    Não. Não há cursos para ser "chefe" (seja lá o que isso signifique na tua mente).
    Mas há oportunidade de saber quem mais garantias dá...o que nem sempre é compatível com o normal funcionamento da empresa.

Por um lado, um bom funcionário pode não dar necessariamente um bom chefe. Por outro, "perder" um bom funcionário para uma posição de chefia não agrada a quem está acima.

Daí que seja muito frequente ser o menos competente o indicado.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Caros companheiros,

solução simples, despede-te que não estás apto para exercer esse cargo, nem quero pensar quem foi a inteligência que te promoveu a chefe...

Piloto de Troféu PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    solução simples, despede-te que não estás apto para exercer esse cargo, nem quero pensar quem foi a inteligência que te promoveu a chefe...
    Teve que o trocar de cargo, estava sempre na conversa

Piloto de Rallye XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Depende muito do tipo de empresa/trabalho.
    Mas em principio se os ouvires e eles sentirem que são escutados, já é um principio para melhorar a sua dedicação.

Piloto de Rallye 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Depende muito do tipo de empresa/trabalho.
    Mas em principio se os ouvires e eles sentirem que são escutados, já é um principio para melhorar a sua dedicação.

Eu sei que é duro para ele ler o que vou escrever, mas fonix, dar-lhe um abracinho não o vai ajudar.

Eu como empregador ficaria muitissimo preocupado se te tivesse como chefe ou lider de uma das minhas equipas. Só o facto de vires a um forum expores-te desta maneira e pedires aqui que te guiem, não abona mesmo nada em teu favor, nem em quem te escolheu.

Isto a ser verdade que te escolheram para chefiar o que quer que seja.

Piloto de Fórmula 1 Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Parabéns e boa sorte.
    Uma sugestão apenas: dá o exemplo, trabalha mais q eles e qd eles não fazem, faz tu por eles com humildade.
    É um processo q leva o seu tempo.

Btw não vejo mal nenhum na questão... Essa sensação de não saber o q fazer é normalíssima na primeira vez q se desempenha a função. É muito desgastante mesmo, sobretudo qd chega a parte das ações disciplinares e da angústia de tomar decisões com impactos brutais na vida das pessoas.

Piloto de Fórmula 1 Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    Eu sei que é duro para ele ler o que vou escrever, mas fonix, dar-lhe um abracinho não o vai ajudar.

Eu como empregador ficaria muitissimo preocupado se te tivesse como chefe ou lider de uma das minhas equipas. Só o facto de vires a um forum expores-te desta maneira e pedires aqui que te guiem, não abona mesmo nada em teu favor, nem em quem te escolheu.

Isto a ser verdade que te escolheram para chefiar o que quer que seja.
    Tu na primeira vez que chefiaste uma equipa eras já o maior e sábias tudo imagino deixem lá o homem desabafar...

Piloto de Rallye Im4real's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Parabéns e boa sorte.
    Uma sugestão apenas: dá o exemplo, trabalha mais q eles e qd eles não fazem, faz tu por eles com humildade.
    É um processo q leva o seu tempo.

Btw não vejo mal nenhum na questão... Essa sensação de não saber o q fazer é normalíssima na primeira vez q se desempenha a função. É muito desgastante mesmo, sobretudo qd chega a parte das ações disciplinares e da angústia de tomar decisões com impactos brutais na vida das pessoas.
    Também não vejo problema na questão, especialmente para quem dá saltos grandes "de repente".

Para além do perfil é necessária formação, embora muita gente acredite que não

Piloto de Provas de Perícia NOSmeoVODAFONE's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

As leis do chefe

Art. 1o. - O chefe tem razão

Art. 2o. - O chefe sempre tem razão

Art. 3o. - Ante a improvavel hipotese de que um empregado tivesse razão, entrariam imediatamente em vigencia os art. 1 e 2.

Art. 4o. - O chefe não dorme, repousa.

Art. 5o. - O chefe não come, se nutre

Art. 6o. - O chefe não bebe, degusta

Art. 7o. - O chefe nunca chega tarde: algo o atrasa

Art. 8o. - O chefe nunca abandona o trabalho, é requerida sua presença em outro lugar

Art. 9o. - O chefe nunca le jornal no escritorio, se informa.

Art. 10o. - O chefe não se familiariza com a secretaria... a educa

Art. 11o. - Quem entra no escritorio do chefe com ideias proprias deve ajusta-las às do chefe

Art. 12o. - O chefe pensa por todos.

Art. 13o. - Quanto mais se pensa como o chefe, mais se sobe na vida.

O chefe é... o chefe.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
    Também não vejo problema na questão, especialmente para quem dá saltos grandes "de repente".

Para além do perfil é necessária formação, embora muita gente acredite que não
    Segundo o Adams não se aprende a ser chefe...

Há formação específica para direção de empresas por exemplo. Não basta ter liderança natural.

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Segundo o Adams não se aprende a ser chefe...

Há formação específica para direção de empresas por exemplo. Não basta ter liderança natural.
    De forma abrangente e específica, a questão não está no aprender, está no ensinar! Mas não foi bem isso que eu disse..

Assim como não basta ter liderança natural, também não basta a parte susceptível de ser aprendida pelas vias normais do conhecimento. E agora diz-me lá, é mais difícil ensinar a um gajo umas noções sobre gestão de equipas ou torná-lo num líder?

A questão é: a base está lá ou não está? Se está, aprender é uma questão de tempo e boa-vontade, se não está, pode ser chover no molhado...fiz-me entender agora? Para quem tem inatas estas características, até parece fácil e passível de ser ensinado. É, em parte. Mas não é mesma coisa.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

E facíl. Despede-se o menos produtivo e manda-se o recado aos restantes: "estão a ver, o Zé falava muito, ficou sem emprego"...

Piloto de Troféu Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Se foste promovido é porque já fazias parte da empresa e acharam que tinhas perfil para tal.

Só acho um pouco estranho que tu nunca tenhas conjecturado como resolver essa questão. Ou seja, se estavas na empresa e tinhas perfil de evolução, à partida já deverias estar algo familiarizado com o problema e até deverias ser uma das pessoas mais vocacionadas para o resolver: por isso te escolheram.

Posto isto, e uma vez que não temos grandes dados concretos, só gostava de fazer um desabafo. Custa-me um pouco que por vezes se tentem importar modelos e adaptá-los à força. Coisas como o team building, etc.

Porque convém verificar bem se se adapta à empresa, ao nível de instrução do publico alvo, etc. E às vezes tomam-se medidas tipo "chapa 7".

Portanto a resposta do @Pepa, "depende" é a que mais se enquadra para mim.

Depende se é um um grupo de tugas a falar do benfica segunda feira de manhã, ou se é um grupo de tugas a discutir o defice do Centeno.

As soluções não são as mesmas.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.