Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa - Página 3
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Título: Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa

  1. #61
    Banido Adams's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Eh pá, juro que não li o teu post antes de colocar o meu!
    É tão visto, todos já conhecemos isso...


  2. #62
    Piloto de Testes 33Stradale's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    É tão visto, todos já conhecemos isso...
    É o exemplo clássico!

  3. #63
    Piloto de Provas de Perícia Ooze27's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Nem imaginas, é com cada "cromo"...

    E quando a coisa complica tanto, que até pareço eu o entrevistado, fico muito feliz pelo interesse nos detalhes de muitas questões, quase ao nível de quererem saber se a empresa paga o pequeno-almoço...
    lol. Parece um gajo que conheço, foi a uma entrevista para a qual não tinha qualificações, mas durante a entrevista a coisa começou a correr bem e falaram em ter formações etc. para ficar ao nível pretendido, de repente põe-se a exigir mundos e fundos e subsídios disto e daquilo, adorava ter assistido.Ele a contar-me isto e todo ofendido por me ter começado a rir.

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
    o autor deste tópico tem uma bela quantidade deles iniciados com as mais variadas duvidas (por a mulher a trabalhar, passar a ferro, flatulência), e agora a chefia....
    E nunca dá bola a nenhum, isto é mesmo trolanço...

  5. #65
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    mas o tema é engraçado Portanto, já fez uma boa acção.

  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por frugal Ver Post
    Caros companheiros,

    Fui promovido e estou com um grave problema de produtividade nesta empresa.

    São vários sectores e a conversa de assuntos extra trabalho, diminui muito a produção.

    Quais as soluções que me aconselham a tomar no sentido de reduzir ou eliminar esta cultura ?

    Obrigado pelas vossas ideias.

    Já ouviste falar em KPI's?

  7. #67
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    E quando vamos apresentar o problema e nos dizem:
    Don't bring me problems, bring me solutions

    )))

  8. #68
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Esse tipo de solução "dá-se um prémio" é mesmo solução de quem nunca geriu a ponta dum c rno ou quem nunca recebeu prémios.
    Sendo assim, é estranho como grandes empresas multinacionais atribuem prémios de produtividade... eles têm que vir a Portugal atualizar-se em termos de gestão.

  9. #69
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    Citação Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
    E quando vamos apresentar o problema e nos dizem:
    Don't bring me problems, bring me solutions

    )))
    Essa expressão também a uso frequentemente. A questão não está na apresentação do problema, a questão está muitas vezes na situação da pessoa que identifica o problema não ter a menor ideia de solução. E isso tendencialmente é mau.

    Se tens uma equipa muito boa a identificar problemas, mas ninguém a pensar em soluções, tens uma equipa "problemática".

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Sendo assim, é estranho como grandes empresas multinacionais atribuem prémios de produtividade... eles têm que vir a Portugal atualizar-se em termos de gestão.
    Percebo que para a maioria do sector empresarial português pagar prémios seja visto como contraproducente. O lucro vem precisamente dos baixos custos, dos funcionários que baixam as orelhas e dão o litro, etc...é o que há, infelizmente.

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    Percebo que para a maioria do sector empresarial português pagar prémios seja visto como contraproducente. O lucro vem precisamente dos baixos custos, dos funcionários que baixam as orelhas e dão o litro, etc...é o que há, infelizmente.
    O que tu percebes é o que tens das portas para dentro da tua chafarica - e mal - (com o devido respeito). Daí para fora tens uma vaga ideia... É como toda gente. Generalizar é uma tendência humana.

    Prémios de produtividade são uma ferramenta delicada, não são uma receita para todos os males das empresas...

    Por exemplo: vi que percebes de vendedores, então deves saber que a médio prazo, os prémios de vendedor não têm qq efeito na produtividade: eles consideram parte integrante do salário. E se deixam de receber: procuram outra coisa...

    O outro é o caso de algumas multinacionais que atribuem prémio no final de ano tendo em conta determinados alinhamentos de planetas obrigando a rapaziada a apertar o cinto ao longo do ano à espera do dito prémio. A isso chama-se financiar a empresa: atrasa o pagamento do salário mascarando-o de prémio.

    Mas voltando ao meu post: se tivessem lido com mais cuidado, teriam percebido é critica à implementação do sistema qd as empresas não têm meios para gerir o processo ( maior parte delas...) . Porque gerir um sistema de incentivos tem custos ocultos bastante elevados não só no momento como no futuro.
    Última edição por Pastis : 16-02-17 às 20:40:04

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Mas voltando ao meu post: se tivessem lido com mais cuidado, teriam percebido é critica à implementação do sistema qd as empresas não têm meios para gerir o processo ( maior parte delas...) . Porque gerir um sistema de incentivos tem custos ocultos bastante elevados não só no momento como no futuro.
    E pior, se for mal feito pode ter um perverso efeito contrário e criar mais instabilidade e descontentamento.

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Essa expressão também a uso frequentemente. A questão não está na apresentação do problema, a questão está muitas vezes na situação da pessoa que identifica o problema não ter a menor ideia de solução. E isso tendencialmente é mau.

    Se tens uma equipa muito boa a identificar problemas, mas ninguém a pensar em soluções, tens uma equipa "problemática".
    Mas identificar o problema representa 80% do caminho para a solução

    Agora a sério, em muitas áreas, identificar o problema, mesmo sem fazer a menor ideia de como o resolver é absolutamente magnifico.
    Em informática identificar um bug de SW é excelente. Mas identificar mesmo. Não é dizer "isto não está bem porque a comunicação não chega ao destino". É identificar dizendo "isto não está bem porque o módulo de WiFi está a usar o protocolo X com chave de encriptação A e devia estar a usar o protocolo Y com chave de encriptação B"

    Isto é mais de meio caminho para que alguém resolva o problema.

  14. #74
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    Não concordo com muitos de vocês que criticam o user por pedir ajuda. Lembrem-se que ninguém nasce ensinado! A culpa é de quem não lhe deu a formação necessária para a nova posição e no caso dele não ter mesmo perfil de liderança, de quem o escolheu.

  15. #75
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    O que tu percebes é o que tens das portas para dentro da tua chafarica - e mal - (com o devido respeito). Daí para fora tens uma vaga ideia... É como toda gente. Generalizar é uma tendência humana.

    Prémios de produtividade são uma ferramenta delicada, não são uma receita para todos os males das empresas...

    Por exemplo: vi que percebes de vendedores, então deves saber que a médio prazo, os prémios de vendedor não têm qq efeito na produtividade: eles consideram parte integrante do salário. E se deixam de receber: procuram outra coisa...

    O outro é o caso de algumas multinacionais que atribuem prémio no final de ano tendo em conta determinados alinhamentos de planetas obrigando a rapaziada a apertar o cinto ao longo do ano à espera do dito prémio. A isso chama-se financiar a empresa: atrasa o pagamento do salário mascarando-o de prémio.

    Mas voltando ao meu post: se tivessem lido com mais cuidado, teriam percebido é critica à implementação do sistema qd as empresas não têm meios para gerir o processo ( maior parte delas...) . Porque gerir um sistema de incentivos tem custos ocultos bastante elevados não só no momento como no futuro.
    Bom, desce lá do teu pedestal que eu daqui de baixo não sei se me consigo fazer ouvir aí para cima.

    Ninguém falou de prémios como solução para todos os males de uma empresa. Como é evidente, nem sempre funciona e pode até ter um efeito inverso ao pretendido, por motivos vários. Basta que os incentivos não estejam em sintonia, o que é muito frequente e talvez seja a maior causa de problemas nesse aspecto. Ou que haja dificuldades em aferir o contributo de cada um. Na nossa mentalidade então, onde a palavra "equipa" ainda não entra bem, nem se fala...

    O que eu disse, repito, reafirmo, reitero e sublinho é que para grande parte do tecido empresarial em Portugal é simplesmente descabido falar de prémios. O modelo assenta num baixo custo de mão-de-obra, é isso que sustenta a empresa. E o que lhe dá lucro são precisamente aqueles que fazem mais umas horas que ficam perdidas, que vão dois sábados por mês em troco de uma palmadinha nas costas, etc. Falo de PME, que são o garante de pão na mesa para milhões de pessoas. E não falo de uma, duas ou três. Já trabalhei, directa e indirectamente, com centenas e centenas delas.

    Das duas uma: ou há um país dentro do país, que eu desconheço, ou então por azar só conheci a ralé.

  16. #76
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    este topico fez me lembrar este anuncio...
    https://www.youtube.com/watch?v=DTxlWIzEOSA

  17. #77
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    Isto é mais uma feira de vaidades.

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    Bom, desce lá do teu pedestal que eu daqui de baixo não sei se me consigo fazer ouvir aí para cima.

    Ninguém falou de prémios como solução para todos os males de uma empresa. Como é evidente, nem sempre funciona e pode até ter um efeito inverso ao pretendido, por motivos vários. Basta que os incentivos não estejam em sintonia, o que é muito frequente e talvez seja a maior causa de problemas nesse aspecto. Ou que haja dificuldades em aferir o contributo de cada um. Na nossa mentalidade então, onde a palavra "equipa" ainda não entra bem, nem se fala...

    O que eu disse, repito, reafirmo, reitero e sublinho é que para grande parte do tecido empresarial em Portugal é simplesmente descabido falar de prémios. O modelo assenta num baixo custo de mão-de-obra, é isso que sustenta a empresa. E o que lhe dá lucro são precisamente aqueles que fazem mais umas horas que ficam perdidas, que vão dois sábados por mês em troco de uma palmadinha nas costas, etc. Falo de PME, que são o garante de pão na mesa para milhões de pessoas. E não falo de uma, duas ou três. Já trabalhei, directa e indirectamente, com centenas e centenas delas.

    Das duas uma: ou há um país dentro do país, que eu desconheço, ou então por azar só conheci a ralé.
    não gosto de ser picado.

    Eu orientei a minha vida com prémios ( duplicando e triplicando salários) durante alguns anos portanto tenho uma ideia clara do lado positivo e do lado negativo. Para mim foi excelente: para as empresas em que passei: tenho reservas, na medida em que já lá não estou ( investiram em mim e sai na mesma...) ... Hoje tenho outra posição, não recebo e não penso vir a dar prémios, só excepcionalmente e não ligados e desempenho mas antes a atitude e comportamento.

    Acho difícil manter uma empresa a longo prazo com sistemas de prémios. É uma droga que desenvolve artificialmente negócios no início mas depois cria mercenários e vícios.
    O salário pago + envolvente que dás à pessoa (aspectos não financeiros) deve ser justo o suficiente para o colaborador vestir a camisola. Não é impossível mas é bastante difícil...

    Não há soluções milagrosas... Depende da envolvente.
    Em qq dos casos a decisão de implementar prémios deve ser tomada com todos os cuidados.

    Isso e as horas suplementares: qd começam nunca mais acabam. Tornam-se tb elas droga.

  19. #79
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Essa expressão também a uso frequentemente. A questão não está na apresentação do problema, a questão está muitas vezes na situação da pessoa que identifica o problema não ter a menor ideia de solução. E isso tendencialmente é mau.

    Se tens uma equipa muito boa a identificar problemas, mas ninguém a pensar em soluções, tens uma equipa "problemática".
    Se estiveres num nível elevado já só escreves o que disse antes desta forma DBMPBMS

    Identificar problemas (identificar a sério) é dos maiores passos que se pode dar em termos de melhorias.

    Mas bom bom, é ter alguns preguiçosos na empresa para melhorar procedimentos/tarefas
    Última edição por Im4real : 17-02-17 às 00:03:11

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Por exemplo: vi que percebes de vendedores, então deves saber que a médio prazo, os prémios de vendedor não têm qq efeito na produtividade: eles consideram parte integrante do salário. E se deixam de receber: procuram outra coisa...

    O outro é o caso de algumas multinacionais que atribuem prémio no final de ano tendo em conta determinados alinhamentos de planetas obrigando a rapaziada a apertar o cinto ao longo do ano à espera do dito prémio. A isso chama-se financiar a empresa: atrasa o pagamento do salário mascarando-o de prémio.
    Quando falei em prémios era mais prémios de competição entre trabalhadores. Quem trabalha mais, receber um premio por isso.
    Não prémios de, chegas a este numero recebes um prémio. Assim se toda a gente atinge o patamar, recebem todos. Num prémio de produtividade em competição ganha um numero pré-definido de pessoas.

    Por exemplo. Numa equipa de vendedores quem vender mais ganha um premio, os outros não.
    Isto funciona em empresas de coisas palpáveis, não em empresas de mandar e receber mails porque ai pode ser um bocado difícil avaliar o trabalho das pessoas.

    Concordo plenamente com quem falou aqui que o melhor vendedor devia receber mais que o chefe de vendas.

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Mas identificar o problema representa 80% do caminho para a solução

    Agora a sério, em muitas áreas, identificar o problema, mesmo sem fazer a menor ideia de como o resolver é absolutamente magnifico.
    Em informática identificar um bug de SW é excelente. Mas identificar mesmo. Não é dizer "isto não está bem porque a comunicação não chega ao destino". É identificar dizendo "isto não está bem porque o módulo de WiFi está a usar o protocolo X com chave de encriptação A e devia estar a usar o protocolo Y com chave de encriptação B"

    Isto é mais de meio caminho para que alguém resolva o problema.
    Não é o meu caso. 80% dos problemas encontrados não são críticos, mas podem passar a ser só pelo facto de serem levantados. Mas percebo isso do software e similares.

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Não é o meu caso. 80% dos problemas encontrados não são críticos, mas podem passar a ser só pelo facto de serem levantados. Mas percebo isso do software e similares.
    True story

  23. #83
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    Citação Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
    Se estiveres num nível elevado já só escreves o que disse antes desta forma DBMPBMS

    Identificar problemas (identificar a sério) é dos maiores passos que se pode dar em termos de melhorias.

    Mas bom bom, é ter alguns preguiçosos na empresa para melhorar procedimentos/tarefas
    Mas isso é quando falamos de identificar problemas sérios e relevantes.

    A questão é que esses poucos detectam e os que detectam problemas, na verdade nem os detectam mas sim são eles próprios a criarem os problemas (de treta).

  24. #84
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    Entendo as duas posições em relação aos prémios.
    Mas sinceramente, acredito que o funcionário A que chega ao final do mês e recebe 800 euros e faz 100 tarefas se vai senti bastante triste quando o funcionário B chega ao final do mês, recebe o mesmo salário mas faz metade das tarefas (que são iguais).

  25. #85
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    Citação Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
    Entendo as duas posições em relação aos prémios.
    Mas sinceramente, acredito que o funcionário A que chega ao final do mês e recebe 800 euros e faz 100 tarefas se vai senti bastante triste quando o funcionário B chega ao final do mês, recebe o mesmo salário mas faz metade das tarefas (que são iguais).
    Isso é normal e expectável.Aconteceu-me isso durante 3 anos, até que falei com o meu chefe e deram-me um aumento de 50€ mas não sem dar um aumento de 25 ao meu colega que não fazia nem metade, mas é assim.Os chefes não conseguem estar a toda a hora em cima a ver quem faz o quê e como também não tenho apetência para estar a denunciar ninguém, este ano faço-me à vida.Abdico de ser efectivo e vou para uma empresa com contracto de 6 meses com um ordenado mais alto e mais responsabilidades, agora só tenho de provar que o mereço e pronto.

  26. #86
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    O chato é essa parte de "abdico de ser efetivo".
    As vezes sinto que em Portugal não há empresas serias. Temos grupos grandes, enormes, com lucros brutais, mas que não sabem a loiça que tem na prateleira.

  27. #87
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    Citação Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
    O chato é essa parte de "abdico de ser efetivo".
    As vezes sinto que em Portugal não há empresas serias. Temos grupos grandes, enormes, com lucros brutais, mas que não sabem a loiça que tem na prateleira.
    Pois e por acaso até estava numa multinacional cotada em bolsa, mas quando as coisas funcionam assim temos de nos fazer à vida.Antes de meter a carta de despedimento fui falar com o meu chefe que me disse logo que não estavam em condições de colmatar a oferta da outra empresa, embora tenha havido aumentos de 800€ (mais que o meu ordenado base) para 3 directores. Sinceramente mesmo que me oferecessem o mesmo não aceitava, pois agora vou trabalhar mesmo para a minha área e só isso vale muito.

  28. #88
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    não gosto de ser picado.

    Eu orientei a minha vida com prémios ( duplicando e triplicando salários) durante alguns anos portanto tenho uma ideia clara do lado positivo e do lado negativo. Para mim foi excelente: para as empresas em que passei: tenho reservas, na medida em que já lá não estou ( investiram em mim e sai na mesma...) ... Hoje tenho outra posição, não recebo e não penso vir a dar prémios, só excepcionalmente e não ligados e desempenho mas antes a atitude e comportamento.

    Acho difícil manter uma empresa a longo prazo com sistemas de prémios. É uma droga que desenvolve artificialmente negócios no início mas depois cria mercenários e vícios.
    O salário pago + envolvente que dás à pessoa (aspectos não financeiros) deve ser justo o suficiente para o colaborador vestir a camisola. Não é impossível mas é bastante difícil...

    Não há soluções milagrosas... Depende da envolvente.
    Em qq dos casos a decisão de implementar prémios deve ser tomada com todos os cuidados.

    Isso e as horas suplementares: qd começam nunca mais acabam. Tornam-se tb elas droga.
    Acredito que possamos estar a falar de coisas diferentes, orientadas para funções diferentes. E claro que cada uma com as suas especificidades.

    Mas aí, tal como os prémios não são a pílula milagrosa, a renitência em os atribuir também não é sempre sensata. Lá está, depende de muitos factores.

    Falaste em mercenários e vícios, compreendo essa observação de tão pertinente que é. Mas se há vícios, é porque o sistema não foi bem implementado, e o esquema de incentivos não está de acordo com os objectivos da empresa. (por exemplo, uma empresa que comercializa três produtos e um deles tem uma margem muito superior aos outros dois. No entanto, esse produto é mais difícil de vender...como a empresa paga X% sobre o volume total, a queda dos vendedores para encharcarem os clientes com os outros dois produtos é natural...aí seria prudente baixar a comissão sobre os outros dois e, para o tal produto especial de corrida, aí sim, criar um incentivo forte (prémio) para quem se destacasse na sua venda)

    Sobre os mercenários, se mesmo com esquemas de prémios que tanto custam à empresa, há sempre gajos a saltar borda fora, então é porque a empresa ainda não está a pagar bem, ou falha na tal envolvente (benefícios, estabilidade, possibilidade de carreira, ambiente de trabalho, etc. e tal)

    E aqui chegados, pergunto: o que te levou a ser mercenário e a deixar essas empresas que te pagam prémios?

    Acaso não foi pelo menos um das razões mencionadas acima?

  29. #89
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    3 páginas de tópico e como todos os outros tópicos deste user, o mesmo modus operandi: lanca "pergunta" e adeus.

    Por isso agora vou ver o que dizem os outros e vamos lá ter uma amável cavaqueira entre nós.

    PS: isto um dia tb vou desabafar no tópico das coisas que me irritam.

  30. #90
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    3 páginas de tópico e como todos os outros tópicos deste user, o mesmo modus operandi: lanca "pergunta" e adeus.

    Por isso agora vou ver o que dizem os outros e vamos lá ter uma amável cavaqueira entre nós.

    PS: isto um dia tb vou desabafar no tópico das coisas que me irritam.
    Era obviamente para trollanço, mas não deixa de dar um boa discussão.

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