Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 5 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 128

Título: Chefe - como manter a produtividade numa empresa - diminuir a conversa

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Ou és um líder muito fraquinho, ou então estás no gozo com a malta...

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

Depende se é um um grupo de tugas a falar do benfica segunda feira de manhã, ou se é um grupo de tugas a discutir o defice do Centeno.

As soluções não são as mesmas.
    Isto.

Mas depende ainda da posição na engrenagem de quem se confronta com o problema. Ou do modelo organizacional, se quiserem.
    O chefe de vendas que lida de forma próxima com a sua equipa? O director comercial que é visto como o gajo que está lá para recolher os louros quando corre bem e melgar quando corre mal? O gerente do tasco que até é um gajo porreiro, mas muito (ou pouco) condescendente?

São tantas as nuances, que aplicar uma fórmula mágica é impossível. Daí que diga: há coisas que são aprendidas mas não são passíveis de ser ensinadas.

Piloto de Troféu msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    E facíl. Despede-se o menos produtivo e manda-se o recado aos restantes: "estão a ver, o Zé falava muito, ficou sem emprego"...

Problema resolvido! Pode fechar o tópico

Piloto de Provas de Perícia Navigation's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Vou responder partindo do princípio que não é trolanço!

Questões:

- já tinhas detectado esses comportamentos?

- Já te incomodavam ou sentes-te obrigado, como chefe, a acabar com eles?

- em que medida são realmente anti produtivos?

- De que tipo de atividade falamos?

- As tarefas são executadas na mesma ou não?

- Essas conversam levam a erros?

-Estás apenas a tentar mostrar trabalho ou é um problema real?

Agora um aviso:

Precisas de manter um bom equilíbrio de forma a conseguires manter o teu cargo, logo deves manter-te do lado dos teus antigos colegas, na medida do possível.

Evita ser mal interpretado sem dares demasiadas explicações sobre os teus atos!

Boa sorte

Piloto de Provas de Perícia Ricky5's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Aprende que o Youtube pode não durar para sempre...

Piloto de Troféu Im4real's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Segundo o Adams não se aprende a ser chefe...

Há formação específica para direção de empresas por exemplo. Não basta ter liderança natural.
    Na "minha empresa" existem muitas formações e programas específicos para diferentes níveis de chefias.

Não digo que não se tenha que ter perfil, mas muitas das coisas vêm pela aprendizagem do dia a dia e formações.

Depois, o tipo de empresa e cultura influencia muito o tipo de comportamento a ter, existem coisas que me deixam estupefacto.
    Última edição por Im4real : 16-02-17 às 01:43:11

Piloto de Testes PMP1337's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Gabinetes individuais?
    Para depois passarem o tempo o FB, youtube, etc...

A solução para a produtividade é dar trabalhos com prazos exequíveis, de preferência o mesmo tipo de trabalho a vários colaboradores e depois mandar uma bocas a quem é mais lento para ver se recebem a mensagem, assim como deixar sair a horas quem já vez o que tinha a fazer, se a empresa funcionar com horas extra.
    Se possivel premios de productividade.

Falar, cantar, ver videos no youtube, contar anedotas. No meu antigo emprego tinha um colega que fazia isso tudo, no entanto era também quem mais trabalhava. Era um gabinete de projecto por isso era bem perceptível a velocidade de trabalho. À vontade que esse colega fazia 3 ou 4 projecto no tempo que os outros faziam 1, e volta e meia levantava-se para ajudar os outros.

O que interessa no trabalho é o trabalho aparecer feito e bem feito. Esse é o ponto fulcral.

Piloto Veterano ZylmhuinVII's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Pede para descer de posição e poderes conversar com eles...

Piloto de Fórmula 1 Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PMP1337 Ver Post
    Para depois passarem o tempo o FB, youtube, etc...

A solução para a produtividade é dar trabalhos com prazos exequíveis, de preferência o mesmo tipo de trabalho a vários colaboradores e depois mandar uma bocas a quem é mais lento para ver se recebem a mensagem, assim como deixar sair a horas quem já vez o que tinha a fazer, se a empresa funcionar com horas extra.
    Se possivel premios de productividade.
    Não posso discordar mais...

Mandar bocas a quem trabalha mais lento é das piores coisas que se pode fazer... Mandas 2 ou 3 bocas, vais espremendo aos poucos até ao dia em que o gajo te manda fdr e vai embora e depois tu ficas com a responsabilidade de arranjar substituto e formá-lo. Quanto custa isso? Quanto tempo perdes? Há outras formas de desenvolver as pessoas que não seja pela via da crítica.

E tb esse tipo de soluções milagrosas estilo "carregas no botão e já está feito" como essa ideia peregrina e muito vulgar do "dar prémios de produtividade" eu pergunto:

1) quem elabora o procedimento para atribuição dos tais prémios? Quanto tempo demora?
    2) quem depois vai verificar se os objectivos estão alcançados para atribuição do prémio? Quanto tempo demora?
    3) quem assegura que o prémio é justamente atribuído e não há injustiça. Quanto tempo demora?
    4) quem faz o processamento de burocrático associado à atribuição do prémio. Quanto tempo demora?
    5) quem depois faz a monitorização dos efeitos do prémio: resulta , não resulta? Quais os indicadores a avaliar? Quem faz?
    6) e a longo prazo, se os trabalhadores trabalham que nem cães para o tal prémio quem garante que não começam as baixas médicas por doenças reais do excesso de trabalho? ( físico ou mental).
    7) e depois qd o prémio se tornar "parte habitual" do salário, e deixa de fazer diferença no desempenho o que é que acontece se retiras o prémio? Quem resolve o problema? Pagas mais prémio?

Esse tipo de solução "dá-se um prémio" é mesmo solução de quem nunca geriu a ponta dum c rno ou quem nunca recebeu prémios. E infelizmente existem muitos "chefes" que avançam regularmente com esta solução milagrosa. "tá a ver: carrega no botão do prémio de produtividade e está resolvido, é muito fácil"

Piloto de Rallye XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoBrlto Ver Post
    E facíl. Despede-se o menos produtivo e manda-se o recado aos restantes: "estão a ver, o Zé falava muito, ficou sem emprego"...
    Solução à la Trump.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Antes de mais, sugiro deixar de ser chefe e começar a ser um líder.

A curto prazo, vestir a camisola, "descer" ao nível de cada um e com eles explicar os objectivos, o que é esperado, as consequências globais de não o fazer. Com tempo, encontrar a melhor forma de medir performances e oportunidades de atribuir um feedback oficial, com repercussões tanto positivas como negativas.

Depois, lá dizia o velho ditado, "quem sabe sabe, quem não sabe vai para chefe". Em muitos casos, a única hipótese de carreira para gente inútil é subir para um cargo de management, pois é onde atrapalha menos e não precisa de grandes conhecimentos. Mais notório em grandes empresas.

Piloto de Rallye XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Ah e não faças uma coisa que é muito irritante. Quando algum subordinado quiser discutir um problema contigo, não digas que não queres ouvir falar de problemas, queres é soluções. Se ele te está a relatar um problema é porque quer resolvê-lo e tu tens que estar lá para ajudar a resolver, não é só para ouvir as boas notícias. Se não te relatarem os problemas é que é mau.
    Lê sobre o método Toyota.

Piloto de Testes Levezinho's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Se foi algo inesperado... para já mantinha as coisas como estão e tentava frequentar umas formações específicas para aprenderes melhor a lidar com determinadas situações e comportamentos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Ou és um líder muito fraquinho, ou então estás no gozo com a malta...
    também me parece

onde já se viu impedir as conversas informais no local de trabalho ?

temos a Google que é até incentiva os períodos de convívio entre empregados, é onde surgem as ideias mais criativas

as pessoas não são máquinas, não são robots

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Ah e não faças uma coisa que é muito irritante. Quando algum subordinado quiser discutir um problema contigo, não digas que não queres ouvir falar de problemas, queres é soluções. Se ele te está a relatar um problema é porque quer resolvê-lo e tu tens que estar lá para ajudar a resolver, não é só para ouvir as boas notícias. Se não te relatarem os problemas é que é mau.
    Tudo dito, procura sobre casa TPS, e vê tudo acerca da Toyota production system, vais ver que se estudares case studies vais mudar a tua perspectiva do ideal de chefe

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

"Não me venha falar das dores de parto, mostre-me o bebé!!!"

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
    Lol...MaisumcomoprincipiodePeter
    pensei no mesmo!
    quando há muitos anos li o "receituário de Peter", sobre o princípio de Peter (era adolescente) aquilo fez-me pensar de forma diferente o que é norma na sociedade (subir na escada hierárquica é bom): quando mais se sobe, maior é a queda. ou como rapidamente podemos passar do nosso nível de competência para o de incompetência...

Piloto de Troféu OffGirl's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Por norma, e do que assimilei durante os muitos anos de vida profissional, é-se promovido quando nos reconhecem capacidades para tal, e cargos de chefia exigem, entre muitas outras coisas, capacidade para gerir casos destes.

... quer dizer, claro que há as "outras" promoções, e nesses casos, compreendo que os promovidos venham para a net ver se aprendem como fazer as coisas.

E peço desculpa pela opinião franca, mas é a realidade e como vejo isto.
    Antes isso do que não querer dar parte fraca e manter tudo igual... O mal é quando as pessoas não admitem as fraquezas, não saem do poleiro. Ao menos o user teve a humildade de admitir.

Piloto Veterano Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Pela minha experiência, também era assim de ouvir os problemas. Mas quando as pessoas te trazem os problemas, tu ouves e depois no meio da conversa ainda arranjam mais n problemas, a coisa complica.

E isto depende de pessoa para pessoa, pois há delas, que têm um problema, mas quando falam contigo já pensaram em algumas soluções e basicamente querem discutir a melhor solução e não procurar mais problemas.

E isto é um cenário que me acontece frequentemente nas contratações. Quando tenho uma candidato à frente que coloca problemas atrás de problemas, para mim é logo uma red flag.

Piloto de Testes Ruibadboy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Falando por experiência, ser humilde, ter bom senso, ser ouvinte, vestir a camisola e fazer ver a cada um que a empresa precisa deles, referindo que a empresa não falha com nada do que se tinha proposto e o mais importante darmos o exemplo, se foi com o tipo de método de trabalho e personalidade que mantive durante anos que cheguei a "chefe", não será agora que irei mudar.

Somos odiados, invejados, testados, desafiados, tudo isso me passa ao lado, ou pelo menos não faço questão de mostrar que até mexe um pouco comigo, mas nunca tornar nada pessoal e acima de tudo, não guardar rancor.

Ainda tenho muito a aprender, ninguém nasce ensinado, seja quem esteja em cima, seja meu igual ou em baixo, não tenho problemas em ser humilde e pedir ajuda, quando vejo que a outra pessoa sabe mais do que eu em determinado tema, tento ser sempre assertivo, justo e correto e acima de tudo verdadeiro.

No final de contas é uma ilusão ser "chefe", hã que ter os pés bem assentes na terra e ultrapassar os obstáculos hã medida que aparecem.

Este é o meu testemunho, se o estou a fazer mal? Provavelmente na visão de alguns, de outros não, o que interessa é no final de turno, se correu bem e não deixei pontas soltas, então foi um bom dia.

Piloto de Provas de Perícia Ooze27's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Pela minha experiência, também era assim de ouvir os problemas. Mas quando as pessoas te trazem os problemas, tu ouves e depois no meio da conversa ainda arranjam mais n problemas, a coisa complica.

E isto depende de pessoa para pessoa, pois há delas, que têm um problema, mas quando falam contigo já pensaram em algumas soluções e basicamente querem discutir a melhor solução e não procurar mais problemas.

E isto é um cenário que me acontece frequentemente nas contratações. Quando tenho uma candidato à frente que coloca problemas atrás de problemas, para mim é logo uma red flag.
    O quê, no meio de uma entrevista põem-se a colocar problemas uns atrás de outros?

Banido Adams's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
    pensei no mesmo!
    quando há muitos anos li o "receituário de Peter", sobre o princípio de Peter (era adolescente) aquilo fez-me pensar de forma diferente o que é norma na sociedade (subir na escada hierárquica é bom): quando mais se sobe, maior é a queda. ou como rapidamente podemos passar do nosso nível de competência para o de incompetência...
    Há um exemplo clássico.

Na área comercial, promover o melhor vendedor a chefe de vendas. Por vezes resulta, mas é incrível a quantidade de exemplos que vemos como o que dou agora...

Desde logo, perde-se o vendedor com mais resultados. Depois, pode ser um excelente vendedor mas não ter o perfil adequado para chefiar. Pode também não saber ensinar, não saber ouvir e ser ouvido, isto já não falando naquilo que não se ensina. A equipa, que são os seus anteriores colegas, pode também não ter capacidade de aprendizagem e de adaptação. Entre muitos outros constrangimentos...

Depois é quase uma bola de neve, como a equipa não está à imagem do chefe de vendas, quem está no poleiro acima vai dizimando a equipa. Os restantes caem ainda mais...e vão sendo substituídos. Entretanto o chefe de vendas ( o excelente ex-vendedor), começa a ficar na corda bamba, porque os resultados, mesmo com as caras novas, não sofrem a alteração desejada, e os custos de integração são altos. Deixa de ser visto como o excelente vendedor, para passar a ser o gajo a quem a promoção provocou desleixo. Vão-se sucedendo em catadupa vendedores, com gente nova a entrar ou sair todos os meses.

Entre esse novos, há-de aparecer um com características semelhante às do agora chefe. E voltamos ao início...é promovido a chefe de vendas, e o que lá está, incompatibilizado,ressentido, ou convidado a isso, sai mesmo da empresa.

Portanto, perdeu-se um excelente vendedor, andou-se numa roda viva de rotatividade para ter os mesmos resultados, gastou-se imenso, e...repete-se o processo.

Mas é que isto acontece tanta vez...

Piloto de Testes 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
    pensei no mesmo!
    É um problema difícil de resolver na cultura laboral portuguesa porque a estrutura hierárquica nas organizações costuma ser demasiado rígida e vertical. Alem disso não se avaliam competências, mas apenas resultados. Ou seja, imaginemos um vendedor que é muito bom a vender. A sua melhor competência é essa mesmo: vendere. O gajo é tão bom que até o promovem a chefe da equipa de vendas. E o tipo, que era um grande vendedor, é um mau chefe. A empresa perde duplamente: perde um excelente vendedor, e ganha um mau líder. O fulano agora é chefe, até ganha mais, mas fica frustrado porque deixou de fazer aquilo em que é mesmo bom, e passou a ser até mal visto pela equipa que lidera. Lá está, foi promovido até ao nível da sua incompetência.

A solução ideal seria premiá-lo por ser um grande vendedor, pagando-lhe mais, dando-lhe mais benefícios, etc, e podendo inclusive ser mais bem pago que o chefe da equipa de vendas. Mas como neste país o sucesso mede-se pela posição hierárquica, nunca um chefe aceitaria receber menos que um seu subornidado, ainda que o subordinado seja muito melhor a fazer a sua função, do que o chefe a fazer a função de chefe...

Piloto de Testes 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Adams Ver Post
    Há um exemplo clássico.

Na área comercial, promover o melhor vendedor a chefe de vendas. Por vezes resulta, mas é incrível a quantidade de exemplos que vemos como o que dou agora...

Desde logo, perde-se o vendedor com mais resultados. Depois, pode ser um excelente vendedor mas não ter o perfil adequado para chefiar. Pode também não saber ensinar, não saber ouvir e ser ouvido, isto já não falando naquilo que não se ensina. A equipa, que são os seus anteriores colegas, pode também não ter capacidade de aprendizagem e de adaptação. Entre muitos outros constrangimentos...

Depois é quase uma bola de neve, como a equipa não está à imagem do chefe de vendas, quem está no poleiro acima vai dizimando a equipa. Os restantes caem ainda mais...e vão sendo substituídos. Entretanto o chefe de vendas ( o excelente ex-vendedor), começa a ficar na corda bamba, porque os resultados, mesmo com as caras novas, não sofrem a alteração desejada, e os custos de integração são altos. Deixa de ser visto como o excelente vendedor, para passar a ser o gajo a quem a promoção provocou desleixo. Vão-se sucedendo em catadupa vendedores, com gente nova a entrar ou sair todos os meses.

Entre esse novos, há-de aparecer um com características semelhante às do agora chefe. E voltamos ao início...é promovido a chefe de vendas, e o que lá está, incompatibilizado,ressentido, ou convidado a isso, sai mesmo da empresa.

Portanto, perdeu-se um excelente vendedor, andou-se numa roda viva de rotatividade para ter os mesmos resultados, gastou-se imenso, e...repete-se o processo.

Mas é que isto acontece tanta vez...
    Eh pá, juro que não li o teu post antes de colocar o meu!

Piloto de Testes Ruibadboy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Não posso discordar mais...

Mandar bocas a quem trabalha mais lento é das piores coisas que se pode fazer... Mandas 2 ou 3 bocas, vais espremendo aos poucos até ao dia em que o gajo te manda fdr e vai embora e depois tu ficas com a responsabilidade de arranjar substituto e formá-lo. Quanto custa isso? Quanto tempo perdes? Há outras formas de desenvolver as pessoas que não seja pela via da crítica.

E tb esse tipo de soluções milagrosas estilo "carregas no botão e já está feito" como essa ideia peregrina e muito vulgar do "dar prémios de produtividade" eu pergunto:

1) quem elabora o procedimento para atribuição dos tais prémios? Quanto tempo demora?
    2) quem depois vai verificar se os objectivos estão alcançados para atribuição do prémio? Quanto tempo demora?
    3) quem assegura que o prémio é justamente atribuído e não há injustiça. Quanto tempo demora?
    4) quem faz o processamento de burocrático associado à atribuição do prémio. Quanto tempo demora?
    5) quem depois faz a monitorização dos efeitos do prémio: resulta , não resulta? Quais os indicadores a avaliar? Quem faz?
    6) e a longo prazo, se os trabalhadores trabalham que nem cães para o tal prémio quem garante que não começam as baixas médicas por doenças reais do excesso de trabalho? ( físico ou mental).
    7) e depois qd o prémio se tornar "parte habitual" do salário, e deixa de fazer diferença no desempenho o que é que acontece se retiras o prémio? Quem resolve o problema? Pagas mais prémio?

Esse tipo de solução "dá-se um prémio" é mesmo solução de quem nunca geriu a ponta dum c rno ou quem nunca recebeu prémios. E infelizmente existem muitos "chefes" que avançam regularmente com esta solução milagrosa. "tá a ver: carrega no botão do prémio de produtividade e está resolvido, é muito fácil"
    Fala quem sabe e certamente já passou ou passa por lá.

Existe na empresa uma % de horas extras que podem ser pagas anualmente, o critério é evitar a todo o custo, atribuir um prémio, teria de vir de lá de cima, passando pelos RH, portanto ou é política da empresa os tais prémios, ou não hã prémios nem horas extras, dai que nunca se fazem, ou é raríssimo, excepto os lugares de topo, esses mamam sempre o perú, o resto come fiambre de porco e de dias.

Lá por alguém ser chefe, não quer dizer que vai passar a mandar na empresa e a fazer o que quer, ainda para mais o que estiver relacionado com gastos.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Sou daqueles que acha mais eficaz estabeleceres um sistema definido em vez de terminar com as conversas e internet.
    Se a tua equipa souber que tem isto e aquilo para fazer de acordo com estes parâmetros, para entregar hoje a alguém (nem que seja para tu olhares apenas), e esta e aquelas coisas para entregar segunda-feira as coisas correm melhor.
    E depois se alguém falhar tem que haver consequências, nem que seja arranjar alguém para ajudar essa pessoa, ou despedir.
    Por aqui não há esse sistema, e vamos passar os dias na internet e a conversar, e quando chegar dia 29 de Maio vamos fazer muitas paletes de modelos 22, muitas paletes modelos 03, modelos 32, modelos 31, modelos 30, para sermos capazes de entregar ás finanças os M22 e M3 dia 31 de Maio, etc...

Piloto de Troféu raioxpantera's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

o autor deste tópico tem uma bela quantidade deles iniciados com as mais variadas duvidas (por a mulher a trabalhar, passar a ferro, flatulência), e agora a chefia....

Piloto Veterano Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ooze27 Ver Post
    O quê, no meio de uma entrevista põem-se a colocar problemas uns atrás de outros?
    Nem imaginas, é com cada "cromo"...

E quando a coisa complica tanto, que até pareço eu o entrevistado, fico muito feliz pelo interesse nos detalhes de muitas questões, quase ao nível de quererem saber se a empresa paga o pequeno-almoço...

Piloto de Kart MBC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Promovido a chefe... vem a um fórum perguntar como o ser e fazer?

Hoje em dia mais do que ser há que dar a saber que se é

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.