[Economia] MB Way - o sistema de pagamentos por telemóvel da rede Miltibanco
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 47

Título: MB Way - o sistema de pagamentos por telemóvel da rede Miltibanco

Piloto de Troféu 33Stradale's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito MB Way - o sistema de pagamentos por telemóvel da rede Miltibanco

Tenho dado consultoria na área dos sistemas de pagamentos e resolvi instalar o MB Way da rede Multibanco para ver como funciona e andar actualizado. Fiquei bastante bem impressionado com aquilo, sobretudo com uma funcionalidade que só por si justificava a adesão na minha opinião: aquilo permite fazer transferências instantâneas entre bancos diferentes!
    Quem percebe disto sabe que no sistema bancário a única forma de fazer transferências entre bancos diferentes no mesmo dia é fazê-las com carácter urgência que custa uma balúrdio (sempre de 15 euros para cima dependendo dos bancos), e ainda por cima a transferência não é propriamente instantânea (pode demorar horas a chegar).

No MB Way é mesmo instantânea e no banco onde testei vai custar 0,20 euros (é grátis até ao final do ano).

Para pagamentos normais também me parece ser um sistema bastante interessante.

Alguém já usa isto?

Piloto de Testes Orieos's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Sistema interessante. Instalei a aplicação, fui ver o preçario e no meu banco, as transferências interbancárias custam 1,30€!!! Acho caríssimo. Especialmente porque estava com a ideia de utilizar a aplicação para deixar de usar as "moedinhas" entre a malta amiga.

Piloto de Testes bimmer318tds's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Eu tenho desenvolvido interesse é por sistemas de recebimento, como MEO Wallet. Pena é que eles anunciem um leitor de cartões para ligar via blutooth à app do telemóvel, mas nunca mais o lancem...
    Entretanto uma empresa já lançou (Sumup, acho), só que o leitor custa 80 euros.......

Piloto de Troféu ShakesBeer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012

Por Defeito

Instalei e parecia me interessante. Mas não conseguia adicionar o meu cartão para pagamentos. Necessitava que entrasse em contacto com o banco.
    Perdi a paciência e desinstalei.

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

Não vejo vantagens nisto. E não é que veja desvantagens, mas não sinto necessidade de ter.

Pagamentos, transferências, etc, faço tudo em homebanking e para pagar no supermercado e afins uso o habitual cartão multibanco.

Piloto de Rallye TILT's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Instalei e experimentei nas máquinas automáticas do Jumbo. Funcionou impecável mas entre tirar o cartão do bolso e meter o pin ou tirar o telemóvel do bolso e meter o pin... A diferença não é grande.

Enviado do meu Nexus 9 através de Tapatalk

Banido
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

A grande vantagem parece-me ser entre particulares.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

É uma questão de pensare no que é que esquecem mais vezes ao sair de casa: carteira ou telemóvel...

Piloto de Rallye EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ms84 Ver Post
    É uma questão de pensare no que é que esquecem mais vezes ao sair de casa: carteira ou telemóvel...
    Pois, eu não me esqueço porque tenho uma checklist mental de carteira, telemóvel, chave do carro e chave de casa. Mas, a coisa que mais prioridade dou é à carteira, é logo a 1ª porque tenho pânico de a perder.....tenho lá o CC, cartões multibanco, etc e é uma chatisse.

Mesmo quando estou no trabalho e vou à pausa, levo sempre a carteira mesmo que vá pagar em moedas. Não consigo andar sem identificação , sinto-me despido

Piloto de Provas de Perícia jmf's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

O grande inconveniente do MB Way é ter de dar o numero de telefone a "qualquer um" para fazer um pagamento numa loja por exemplo. Neste caso de pagamento o Meo Wallet https://wallet.pt é muito mais simples, lê o código QR e está pago.

Banido biof's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Lá na empresa estamos a desenvolver a integração do MBWay com o programa de faturação.
    Pessoalmente não vejo (grandes) vantagens no MBWay. Estar na fila de um supermercado e ter de dar o meu número privado em voz alta...hmm, não obrigado.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Não vejo grande vantagem, prefiro o sistema contactless.

Banido
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jmf Ver Post
    O grande inconveniente do MB Way é ter de dar o numero de telefone a "qualquer um" para fazer um pagamento numa loja por exemplo. Neste caso de pagamento o Meo Wallet https://wallet.pt é muito mais simples, lê o código QR e está pago.
    Como se transfere para essa Meo Wallet? Tem um NIB/IBAN próprio?

Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por biof Ver Post
    Lá na empresa estamos a desenvolver a integração do MBWay com o programa de faturação.
    Pessoalmente não vejo (grandes) vantagens no MBWay. Estar na fila de um supermercado e ter de dar o meu número privado em voz alta...hmm, não obrigado.
    Realmente as únicas vantagens que vejo em pagamentos presenciais é não ter que entregar o nosso cartão de débito a ninguém nem ter que andar com ele, uma vez que a autorização é feita no telemóvel.
    A possibilidade de fazer transferências instantâneas é excelente, mas para a maioria das pessoas é uma coisa que se usa pontualmente.
    Nas compras online já terá alguma segurança acrescida visto não ser preciso coloca o número do cartão de crédito em lado nenhum.

Mas fora isto, não há muito mais vantagens.

Piloto de Troféu asjesus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Ainda não experimentei por isso não posso comentar.

Mas para efetuar pagamentos (contra ser até 20€) é o sistema de encostar o cartão MB ao terminal de pagamento. É do melhor e mais rápido.

Piloto de Provas de Perícia jmf's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
    Como se transfere para essa Meo Wallet? Tem um NIB/IBAN próprio?
    Pode carregar com saldo via Referência bancária, pode associar uma conta bancária ou um cartão de crédito.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Instalei a APP. Fiz adicionei vários artigos ao carrinho no Jumbo online. No final, o total do carrinho era de 198€.

No final, entre as várias opções de pagamento selecciono "MB Way".
    Recebo uma mensagem na APP a pedir para confirmar o pagamento de 204€ ao Jumbo, ou seja, mais 6€ do que aparecia no carrinho do Jumbo. Acabei por não fazer a compra.

Fiquei também de pé atrás, porque muitos dos artigos que comprei no Jumbo era ao peso (carne, legumes, etc.), que só quando os funcionários começarem a tratar da encomenda é que se sabe o preço exacto. Os 198€ que surgiam no site do Jumbo é um preço indicativo.

Os 6€ a mais que apareciam na APP do MB way eram para se precaverem de acertos no preço final? Então e se o preço final for de 180€ (por terem produtos esgotados, etc.), se eu paguei 204€ como é que eu sou reembolsado do exedente que paguei?

Tantas duvidas...

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

bem, alimentares online, até á data nunca comprei nada, prefiro ir ao supermercado pessoalmente e pagar, porque até por um lado tem esse problema, nas coisas a peso, seja fruta,carnes,charcutaria, etc, isso no site não te consegue precisar a 100% pois é algo que é inconstante e só mesmo no final de te fazerem a encomenda é que te podem dar um total certo, dai esses 6€ a mais para as tolerâncias, mas tanto podem chegar como não, se chegar e sobrar és reembolsado na hora para a conta, se não chegar és contactado para acertar o valor...

por isso é que só uso MBWay\Mbnet para compras de valor fixo e não há mais confusões...

Piloto de Provas de Perícia ponto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Instalei a APP. Fiz adicionei vários artigos ao carrinho no Jumbo online. No final, o total do carrinho era de 198€.

No final, entre as várias opções de pagamento selecciono "MB Way".
    Recebo uma mensagem na APP a pedir para confirmar o pagamento de 204€ ao Jumbo, ou seja, mais 6€ do que aparecia no carrinho do Jumbo. Acabei por não fazer a compra.

Fiquei também de pé atrás, porque muitos dos artigos que comprei no Jumbo era ao peso (carne, legumes, etc.), que só quando os funcionários começarem a tratar da encomenda é que se sabe o preço exacto. Os 198€ que surgiam no site do Jumbo é um preço indicativo.

Os 6€ a mais que apareciam na APP do MB way eram para se precaverem de acertos no preço final? Então e se o preço final for de 180€ (por terem produtos esgotados, etc.), se eu paguei 204€ como é que eu sou reembolsado do exedente que paguei?

Tantas duvidas...
    O mbway nunca utilizei, mas já comprei no continente online com PayPal e o valor também era ligeiramente superior ao definido no carrinho, porque tinha uns produtos de charcutaria.

No entanto o valor que foi depois debitado, foi o da factura final e não esse provisório para eventuais desvios.

Penso que a lógica será a mesma, mas se o débito for imediato, deverá ser efectuado um estorno.

Piloto de Testes Drachen's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Já há uns tempos que li algures que era possível finalmente pagar por contactless no MB Way. Andei a pesquisar e não encontrei nada na altura...

Hoje ao levantar dinheiro pela App recebo a indicação que já se pode pagar pela aplicação em qualquer terminal MB apropriado!

Finalmente, um meio português para se fazer pagamentos pelo telemóvel!

Estive 15 dias na Galiza e todos os dias utilizei o cartão por contactless...aqui em PT nunca utilizei!

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
    Já há uns tempos que li algures que era possível finalmente pagar por contactless no MB Way. Andei a pesquisar e não encontrei nada na altura...

Hoje ao levantar dinheiro pela App recebo a indicação que já se pode pagar pela aplicação em qualquer terminal MB apropriado!

Finalmente, um meio português para se fazer pagamentos pelo telemóvel!

Estive 15 dias na Galiza e todos os dias utilizei o cartão por contactless...aqui em PT nunca utilizei!
    O contacless usando telemóveis com NFC já está disponível na última versão da app, mas já experimentei em 3 lojas diferentes e deu-me sempre erro.

Quanto ao contactless, o problema aqui é que é raro o sítio onde, para pagarmos com MB, em vez de nos pedirem o cartão para inserir na máquina, metem o valor e depois nós escolhemos se queremos contactless ou inserir o cartão. Isto para além dos bancos que ainda emitem cartões sem contactless, como a CGD ou o Santander.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

A caixa emitia com contactless no passado mas deixou de emitir, é a evolução

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
    A caixa emitia com contactless no passado mas deixou de emitir, é a evolução
    Mandei-lhes um mail a reclamar. A minha gestora ligou-me a dizer que tenho razão, mas que o problema é que tiveram uma enchente de reclamações de clientes a pedir para acabar com o contactless. Resultado, neste momento, o único cartão da CGD com contactless é o Caixa Viva (que dá para usar nos transportes de Lisboa). Como já o tinha (dá-me jeito), neste momento só não tenho contactless no cartão de crédito, embora isto tenha pouco impacto em termos práticos, pois não costumo usá-lo para compras inferiores a 20€.

Piloto de Troféu PowerSlide's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Eu tenho usado o cartão contactless nos hipermercados Lidl, Continente e Pingo Doce. Tirando isso, não uso muito o cartão. No meu emprego não temos máquinas compatíveis e duvido muito que a gerência mude os aparelhos.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Eu abri conta noutro banco com cartões contactless, se querem ficar presos ao passado eu não volto para trás, boa viagem!

Piloto de Testes Blue16v's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Tentei agora pela primeira vez NFC e... Erro. Paguei de seguida com cartão cgd contactless e sempre funcionou

Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Mandei-lhes um mail a reclamar. A minha gestora ligou-me a dizer que tenho razão, mas que o problema é que tiveram uma enchente de reclamações de clientes a pedir para acabar com o contactless. Resultado, neste momento, o único cartão da CGD com contactless é o Caixa Viva (que dá para usar nos transportes de Lisboa). Como já o tinha (dá-me jeito), neste momento só não tenho contactless no cartão de crédito, embora isto tenha pouco impacto em termos práticos, pois não costumo usá-lo para compras inferiores a 20€.
    Não bastava emitirem os cartões com o contactless desactivado por defeito, activando-se apenas mediante intenção do titular?!
    Esta gente da CGD só complica.

Piloto de Testes Blue16v's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Não bastava emitirem os cartões com o contactless desactivado por defeito, activando-se apenas mediante intenção do titular?!
    Esta gente da CGD só complica.
    Nunca activei nada a não ser o MBNet e sempre funcionou o contactless.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
    Nunca activei nada a não ser o MBNet e sempre funcionou o contactless.
    A partir de certa data, a CGD suspendeu o contacless em todos os cartões exceto o Caixa Viva.

Piloto de Kart bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

as pessoas no que toca a inovação de pagamentos estão sempre com medo que lhe levem o dinheiro todo do banco então o contacless é uma aberração para muitos efectuar pagamentos sem necessidade de PIN, ainda que os terminais que permitam essa funcionalidade sejam escassos, depois a culpa é dos bancos...

eu sempre que posso quando mais facilidade no pagamento melhor o
    contacless uso sempre que posso rápido e eficaz, mas eu sou da CGD e o meu cartão acaba no final do ano e já não estou a gostar de terem acabado com essa opção, o banco é que tem de fazer força para as inovações e não houver Portugueses que não saem da idade da pedra...

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.