Pagamento de IRS em prestações - como pedir?
 Rede MPL:
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 77

Título: Pagamento de IRS em prestações - como pedir?

  1. #1
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]
    Posts
    36,501

    Por Defeito Pagamento de IRS em prestações - como pedir?

    Boas

    Este ano levei uma "porrada" do IRS por ter vendido a minha casa no ano passado [8][8] e neste momento não consigo saldar a dívida de uma só vez. Soube que se pode pedir o pagamento em 2 ou 3 prestações. Isto é verdade? Como se faz para reclamar o pagamento em prestações? [8)]


  2. #2
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2006
    Localização
    Aveiro, , Portugal.
    Posts
    143

    Por Defeito



    Como posso efectuar o pagamento ?

    --------------------------------------------------------------------------------

    Caso pretenda proceder ao pagamento total da dívida, seleccione o botão “Pagamento Integral”. O sistema emite de imediato uma nota de pagamento (DUC) especificando o montante a pagar, a referência para pagamento e a data limite de pagamento.

    Pode efectuar o pagamento na Internet (home-banking), em toda a rede Multibanco, nos CTT, nas instituições financeiras ou em qualquer Serviço de Finanças.

    Caso pretenda proceder ao pagamento parcial da dívida (pagamento por conta ou em prestações), seleccione o botão “Pagamento Parcial/Por Conta” a fim de aceder ao quadro seguinte, o qual compreende os seguintes informações: “Montante mínimo para pagamento” – Este campo identifica o montante mínimo do pagamento por conta ou em prestações que pode efectuar; “Pagamentos” – Neste(s) campo(s) deverá indicar o pagamento por conta ou em prestações que pretende efectuar. Na afectação do pagamento às rubricas existentes, deverá iniciá-la pelas custas e até à sua concorrência, só afectando qualquer pagamento às outras rubricas caso exista saldo entre o valor que pretende pagar e o que afectou à rubrica das custas;

    Seleccione o botão “Obter Referência Pagamento” a fim de obter o documento de pagamento (DUC), onde se encontra especificado o montante a pagar, a referência para pagamento e a data limite de pagamento. Pode efectuar o pagamento na Internet (home-banking), em toda a rede Multibanco, nos CTT, nas instituições financeiras ou em qualquer Serviço de Finanças

    http://www.e-financas.gov.pt
    (ajuda -> consultar --> consultar dívidas fiscais --> como posso efectuar o pagamento)

    Cumps

  3. #3
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]
    Posts
    36,501

    Por Defeito

    Thx!! ;)

  4. #4
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    um gajo vende uma coisa que lhe custou dinheiro e la vem os vampiros a ganhar por uma coisa que eles nao tem nada a ver, nao conhecem, nao contribuiram, NADA. Enfim... os moldes da vida em sociedade são estranhos...

    boa sorte com isso... imagino o tiro.

  5. #5
    air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Porto/Aveiro
    Posts
    21,042

    Por Defeito

    Uma pessoa se não tiver nada ainda nos dão um rendimento minimo, mais casa a preço da chuva e ainda nos dão de comer se for preciso. Se tivermos alguma coisa temos de pagar e bem para as ter.. É assim que vivemos..

  6. #6
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]
    Posts
    36,501

    Por Defeito

    Nem me digam nada, que eu ando cada vez mais revoltado com estes fdp's!!! [8][8][8]

    Tive que vender a casa por uma razão triste (divórcio), depois de durante 6 anos ter andado a fazer das tripas coração para pagar as mensalidades, e depois ainda isto!

    Depois outra coisa: o ano passado passei recibos verdes na estonteante quantia de 275 € e este ano tive que pagar 161 € só de impostos sobre isso???? Mas onde é que isto vai parar?????

    [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

  7. #7
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    enfim... um gajotem que se fartar deste "paga e não bufa" e começar-lhes a por umas bombas debaixo dos carros, assim programadas pa 2 minutos antes deles entrarem... (à primeira - a segunda ja era a doer), fazer umas razias ahs casas deles naquela do "eu estive aqui, ja viste que nao tas seguro, assim umas coisas giras, para ver se o governo aprender a ter respeito. Se não vai a bem, vai a mal... a corda tanto estica que qualquer dia parte.

    Air

    Isso soh funciona se fores estrangeiro, preto (ou palop) ou cigano... caso contrario tas ai debaixo ta ponte e é se nao vier a bofia...

  8. #8
    imported_AceleraDemais
    Guest

    Por Defeito

    Corrije-me se estiver enganado, para teres de pagar ao estado pela venda da casa é porque tiveste mais valias certo? Não sabias que tinhas de pagar uma percentagem dessas mais valias ao Estado? Se sabias deverias ter-te acautelado e guardavas uma parte do valor da venda, que deve ser pequena quando comparada com o valor de venda da casa...

    Não se trata de injustiça nenhuma...chama-se sistema contributivo!E não és só tu que tens de pagar ;)

    EDIT: depois de ler o que escrevi, não me pareceu muito agradavel, mas não é essa a minha intenção, espero que não leves a mal as minha perguntas e o comentario.

  9. #9
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    se eu tivesse um governo idóneo, sério, honesto,... nem me importava de pagar.

    Se eu tivesse dinheiro, em vez de comprar um SLR ou coisas assim, acho que preferia financiar um grupo terrorista...

  10. #10
    imported_AceleraDemais
    Guest

    Por Defeito

    O Governo que temos é reflexo do povo que somos, não achas???

  11. #11
    RTC
    RTC está offline
    Piloto de Testes RTC's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    Wild Wild Oeste
    Posts
    3,797

    Por Defeito

    Eu também decidi hoje pagar o IRS a prestações e não vendi nenhuma casa.[8]
    Porra, para o ano não pode ser isto. Já tenho alguns beneficios fiscais que me vai ajudar a inverter esta situação.

    Uma duvida ainda. Nós é que decidimos em quantas prestações iremos pagar?

  12. #12
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    Não concordo. O governo que temos é o fruto do belo acto cobarde de oportunismo que uns vermelhos se lembraram de fazer num Abril passado. Apartir daí sempre se fez os possíveis para descaracterizar o povo e não só, tirar-lhe a força, a vida e a vontade.... dando plenos poderes aos "governantes" para que estes estejam acima de tudo e de todos sem recear oposição.. para que não aconteça nada "parecido".

    A realidade que vivem não é real. Eles precisam de descer um bocado do Olimpo onde vivem e viver um pouco como seres-humanos normais... e aos seres-humanos normais acontecem coisas más quando estes não se portam bem.

  13. #13
    Piloto de Troféu VorsprungDurchTechnik's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    5,276

    Por Defeito

    No que respeita à Habitação, o governo e a restante pandilha de fdp´s do aparelho fiscal descobriram uma galinha de ovos de ouro.

    É que até há 2 anos atrás, as famosas cadernetas prediais (onde se regista o valor patrimonial dos imóveis) não eram objecto de qualquer actualização pelas finanças.

    Em consequencia, quando um pato-bravo comprava um terreno a um velhinho para construir um prédio, adquiria oficiamente (registo predial) pelo valor patrimonial e pagava por fora o seu valor real.

    Desta forma, construía o prédio e vendia os apartamentos por um preço que rondava o custo de construção mais o custo de aquisição do terreno, de forma a não pagar IRC (Mais-valia s/ a construção, de forma grosseira).
    O sistema estava (e ainda está) de tal forma viciado, que os simuladores dos bancos ainda hoje têm um campo "Valor de Compra" e outro de "Valor de Escritura".

    Os fdp´s da DGCI, (equipa recrutada na banca - com o BCP na frente) agarrou nesta oportunidade e interligou os serviços de finanças, as conservatórias, associando uma equipa de investigadores altamente preparada e dotada de meios.

    Um exemplo: estão a checkar os contratos-promessa entregues nos Serviços de Águas e EDP para verificar se estes têm valores semelhantes aos de escritura.
    Quando não coincide, instauram processos e o pessoal até fica burro com os meios de prova que utilizam.

    Contudo, quem apanha a machadada é o pessoal que escriturou a casinha por 10.000cts, pagou 20.000cts e vendeu por 25.000cts.
    Neste caso, a mais-valia real é de 5.000cts, mas as finanças calculam pelos 15.000cts e nem dão chance para reclamações.
    E na maioria dos casos o pessoal escriturou por 10.000 por pressão do construtor e a conselho do próprio banco.

    É uma vergonha.
    Muito mais tenho para "desabafar", até porque tive hoje uma experiência nas finanças que me deixou siderado com o estado actual das coisas.
    O assunto tinha a ver com IRC e empresas, tendo ficado com a clara noção que nenhum estrangeiro com úma noção minima do que se passa numa repartição de finanças investirá aqui um cêntimo que seja.

    Saí de lá com a promessa a mim próprio de que tudo farei para sair do sistema.
    É que só se safa quem "paira" por cima, quem é honesto e declara está literalmente f.dido porque estamos a entrar na onda dos rendimentos presumidos, tal como no tempo do Salazar.

    É o despautério completo.
    Que país de *******...

  14. #14
    Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    27,454

    Por Defeito

    Então mas o que estava certo era fazerem-se escrituras por um valor "não real" ?!?

  15. #15
    Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    27,454

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Lino Marques

    Boas

    Este ano levei uma "porrada" do IRS por ter vendido a minha casa no ano passado [8][8] e neste momento não consigo saldar a dívida de uma só vez. Soube que se pode pedir o pagamento em 2 ou 3 prestações. Isto é verdade? Como se faz para reclamar o pagamento em prestações? [8)]
    Vê lá se não te é mais vantajoso pedir um crédito bancário ...;)
    Normalmente é!...

  16. #16
    Piloto de Troféu Messerschmitt's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004
    Localização
    Kingdom of Heaven
    Posts
    7,198

    Por Defeito

    tb existe a possibilidade de eles te irem à conta todos os meses (ainda bem que és homem e que interpretas bem as coisas :D) como se fosse uma prestação normal... e depois tu vais amortizando tb quando puderes... tens é juros de certeza.

    Eles pa receber dinheiro estao sempre prontos e ha sempre inumeras maneiras

  17. #17
    Piloto de Troféu VorsprungDurchTechnik's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    5,276

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Omega

    Então mas o que estava certo era fazerem-se escrituras por um valor "não real" ?!?
    Obviamente que não.
    O que critico neste pais é o 8 ou 80.
    Ou foge tudo ou corre tudo a pagar, sem qualquer meio termo.

    O pessoal que escriturou por 10.000 e pagou 20.000 não o teria aceite se soubesse o que os esperava no futuro.

    Eu acho piada aos portugueses.
    Até há uns tempos, faziam gala dos seus feitos de fuga aos impostos.
    Hoje em dia têm pavor da Adm.Fiscal e das listas de devedores.

    Quando aqui há uns anos comprei um apartamento, fui eu próprio que exigi ao vendedor um valor de escritura próximo do valor de aquisição.
    No banco chamaram-me burro.
    Na conservatória acharam estranho um valor tão elevado para um apartamento usado.

    Hoje em dia, vejo gente a pedir credito pessoal para pagar às finanças por mais-valias que deveriam ter sido suportadas pelos patos-bravos que se encheram nos anos 90.
    O povinho paga e não bufa. Foram cumplices e reconhecem o facto.

    É a parvoeira completa.
    E ninguém se insurge. Reclamam por tudo e por nada sem consequencia e quando os fiscais lhes entram no bolso pagam tudo com medo da fama de caloteiros.

    Para que saibam: o maior caloteiro em Portugal é o Estado.
    Temos empresas com as tesourarias todas estoiradas, sem capacidade de investimento, táo somente porque as facturas de 30 dias são pagas em 600 dias.
    Recorrem aos bancos (que agradecem a ajuda), endividam-se em financiamento de tesouraria de curto prazo, caríssimo e ficam sem margem para endividamento de longo prazo, para investimento.

    Compram carros para "abater nos impostos" em vez de se modernizarem ou entrarem em novos mercados.
    Os TOCs são supra-sumos da gestão, tal é o poder de influência que têm junto dos empresários portugueses, geralmente mal formados, mal informados e borrados de medo das finanças.

    O Estado é neste momento o maior factor de distorção da economia.
    É só folclore de planos tecnológicos e simplex - constituem-se empresas na hora, pagam-se pagamentos por conta e colectas mnicmas independentemente se a empresa labora e/ou recebe dos seus devedores.

    Estrangulam-se as empresas que tentam cumprir e perdoam-se ou deixa-se prescrever processos escandalosos.

    Criam-se planos de apoio ao investimento subsidiados pela UE que não têm qualquer relação com a realidade e cujo acesso parece ser um mapa da caça ao tesouro.

    É a palhaçada completa.

  18. #18
    Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Posts
    27,454

    Por Defeito

    Consigo perceber perfeitamente a tua análise.
    Não te dou razão em tudo, mas dou-te razão nalgumas coisas.

    Mas se a casa que compraste pelo valor quase real é a que vendeste agora, sempre vais pagar menos "mais-valias", certo ?

    Eu ia ao banco agora perguntar quem era burro .......

  19. #19
    Piloto de Troféu VorsprungDurchTechnik's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    5,276

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Omega

    Consigo perceber perfeitamente a tua análise.
    Não te dou razão em tudo, mas dou-te razão nalgumas coisas.

    Mas se a casa que compraste pelo valor quase real é a que vendeste agora, sempre vais pagar menos "mais-valias", certo ?

    Eu ia ao banco agora perguntar quem era burro .......
    Pois, mas agora quem está no banco sou eu. :D
    Não estou nessa área, mas vou sabendo das histórias.
    É claro que os bancos lavam as mãozinhas desse assunto.

    Mais engraçado ainda é ver a faceta esquizofrénica dos funcionários das finanças a cobrar como se sempre tivesse sido assim.
    Gostaria de um dia auditar as contas e registos de propriedade do pessoal das finanças e ver os passados impolutos dos senhores...


  20. #20
    Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Posts
    29,854

    Por Defeito

    eu tenho uma casa que herdei: se a vender, vou pagar mais valias sobre todo o valor da escritura?

  21. #21
    Chefe de Equipa Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004
    Localização
    Lisboa, Portugal
    Posts
    26,693

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    eu tenho uma casa que herdei: se a vender, vou pagar mais valias sobre todo o valor da escritura?
    Vais pagar mais-valias da diferença do valor declarado na herança e o valor da venda.

  22. #22
    Piloto de Troféu jcpr's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Lotus Verde/Amarelo - 450 cvs/ton - Warp 11!
    Posts
    9,213

    Por Defeito

    Atenção que as mais valias podem ser utilizadas na compra de outro imóvel para habitação própria, se a compra tiver sido efectuada num prazo de X meses a seguir à venda, sem que haja nesse caso direito a qualquer tipo de pagamento em sede de IRS dessas mais valias.

    citação:Estão sujeitos a tributação em sede de IRS (Categoria G: Incrementos Patrimoniais) os lucros obtidos com a venda do imóvel. O imposto deve ser pago pelo vendedor após a celebração da escritura de compra e venda.

    Conforme estabelecido pelo artº 10 do Código do IRS, as mais-valias ou menos-valias deverão ser englobadas no âmbito do rendimento líquido apurado em termos de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) na Categoria G do IRS em "Incrementos Patrimoniais" (redacção da Lei de Orçamento para 2001). Para efeitos de englobamento do rendimento, as mais-valias / menos-valias são apenas consideradas em 50%, afectadas ainda por um coeficiente de correcção monetária, estabelecido por Portaria pela tutela.

    A lei prevê que as mais-valias estejam isentas de tributação no caso do produto da venda ser aplicado novamente para compra de habitação própria permanente se:
    • o produto da venda da habitação, no período máximo de 2 anos, for reinvestido na compra da nova habitação;
    • tiver adquirido nova habitação no período antecedente de 12 meses a contar da data da venda da habitação actual;
    • o imóvel seja um prédio rústico, afecto a uma actividade comercial/ agrícola/ industrial, e tenha sido adquirido antes de 01/01/1989.

    in bancobpi.pt

  23. #23
    Piloto de Troféu Real's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003
    Localização
    Aveiro
    Posts
    8,167

    Por Defeito

    Por acaso, acabei de comprar casa, e fiz questão de escriturar pelo valor de aquisição. Toda a gente (banco, imobilária e vendedores) ficou a olhar para mim, como se fosse burro. Se calhar sou, mas ao menos durmo descansado.

  24. #24
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004
    Posts
    19,742

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Alpiger

    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    eu tenho uma casa que herdei: se a vender, vou pagar mais valias sobre todo o valor da escritura?
    Vais pagar mais-valias da diferença do valor declarado na herança e o valor da venda.
    Para além do imposto de sucessão, que supostamente se paga sobre o valor patrimonial nas finanças. :D

    "é tudo a pagar para o pai que é pobre"

  25. #25
    Piloto de Troféu jcpr's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Lotus Verde/Amarelo - 450 cvs/ton - Warp 11!
    Posts
    9,213

    Por Defeito

    Ainda existe imposto de sucessão?

  26. #26
    Piloto de Rallye zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003
    Posts
    12,617

    Por Defeito

    Lino, se tivesses adquirido outro apartamento não pagarias mais valias.

    Todo o rendimento é tributável.

  27. #27
    Piloto de Fórmula 1 pmct's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003
    Posts
    18,970

    Por Defeito

    Conjecturando um pouco, o mais certo é teres escriturado a compra subavaliando, e escriturado a venda por um valor proximo do real.
    agora lixas-te.
    Estou enganado?

  28. #28
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Jun 2004
    Posts
    19,742

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jcpr

    Ainda existe imposto de sucessão?
    Acho que sim! Não vejo razão para acabar com um imposto tão lucrativo! Em especial em altura de vacas magras... até qdo se morre PAGA-SE

  29. #29
    Piloto de Troféu jcpr's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Lotus Verde/Amarelo - 450 cvs/ton - Warp 11!
    Posts
    9,213

    Por Defeito

    Eu tinha impressão que o Durão Burroso tinha acabado com isso.

    Realmente é de um mau gosto taxar alguém porque um ente querido morre.

    Será que é mesmo uma mais valia alguém morrer?

  30. #30
    Piloto de Fórmula 1 Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    A 500m de altitude.
    Posts
    15,780

    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jcpr

    Eu tinha impressão que o Durão Burroso tinha acabado com isso.

    Realmente é de um mau gosto taxar alguém porque um ente querido morre.

    Será que é mesmo uma mais valia alguém morrer?

    Não deveria ser...mas alguém vai ter lucros com isso...logo, tem de pagar...[8][8)]

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.