Como poupar para quem tem cilindro para aquecer agua... - Página 2
 Rede MPL:
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 55 de 55
Like Tree10Likes

Título: Como poupar para quem tem cilindro para aquecer agua...

Piloto de Troféu 500c's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    O troll vem já a seguir! Desde que sabe que tenho um cabrio...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
    Já agora, sabes se, nos Feriados, quem tem contador bi horário pode usufruir dos preços do «Domingo»?

Penso que não. Também já tive essa dúvida e não encontrei nenhuma referência a feriados nem no site da EDP, nem no site da ERSE.
    Sansoni7 gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Visto teres tudo eléctrico a melhor opção seria investires em painéis de aquecimento de águas, apesar de ser um investimento ainda elevado compensa a longo prazo.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Vou deixar a minha experiência:

1) O cilindro tem de estar sempre acima de 60º pois há bactérias que se acumulam dentro do cilindro e só morrem com a água a 60º;
    2) Anteriormente tinha o cilindro ligado 24h e a minha conta de luz era de 100 euros/mês;
    3) Actualmente consegui baixar a conta para 60 euros/mês ao ligar no horário económico da seguinte forma:

3a) O cilindro demora 2 a 3 horas a aquecer a água a 60º dependendo do modelo;
    3b) Se o cilindro for de cobre, depois de o desligares a água permanece quente durante mais de 12h;

Eu faço o seguinte (o horário económico cá em casa é das 22h às 8h):

Ligo às 5 da manhã e desligo às 8 da manhã e às 8 da noite ainda tenho água morna a tender para o quente. Poupei 40 euros com esta estratégia ;)
    Sansoni7 e neapo gostam disto.

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 500c Ver Post
    Penso que não. Também já tive essa dúvida e não encontrei nenhuma referência a feriados nem no site da EDP, nem no site da ERSE.
    Mandei um mail para a EDP....vamos ver qual será a resposta.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Eu tive cilindro durante 1 ano e meti bi-horário e um relógio na tomada. Ligava o cilindro ás 4h e desligava ás 8h, e sempre funcionou bem. Claro que no final do dia já não tinha muita água quente, mas dava para poupar algum.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Vou deixar a minha experiência:

1) O cilindro tem de estar sempre acima de 60º pois há bactérias que se acumulam dentro do cilindro e só morrem com a água a 60º;
    2) Anteriormente tinha o cilindro ligado 24h e a minha conta de luz era de 100 euros/mês;
    3) Actualmente consegui baixar a conta para 60 euros/mês ao ligar no horário económico da seguinte forma:

3a) O cilindro demora 2 a 3 horas a aquecer a água a 60º dependendo do modelo;
    3b) Se o cilindro for de cobre, depois de o desligares a água permanece quente durante mais de 12h;

Eu faço o seguinte (o horário económico cá em casa é das 22h às 8h):

Ligo às 5 da manhã e desligo às 8 da manhã e às 8 da noite ainda tenho água morna a tender para o quente. Poupei 40 euros com esta estratégia ;)
    A grande questão nesta estratégia é o crescimento bacteriano, tens a água até 60C, depois ela vai ficando morna ao longo do dia, e como é óbvio vais gastando a água, ou seja vai entrar água fria para o cilindro já com uma temperatura mais baixa, não acarretará por aí um risco?

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por neapo Ver Post
    A grande questão nesta estratégia é o crescimento bacteriano, tens a água até 60C, depois ela vai ficando morna ao longo do dia, e como é óbvio vais gastando a água, ou seja vai entrar água fria para o cilindro já com uma temperatura mais baixa, não acarretará por aí um risco?
    «Falei» desse risco no post 27 deste tópico

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Se gastares a água toda, o melhor é desligares da ficha e só ligares ás 22H00 quando a electricidade é a metade do preço.
    Claro que o ideal era tipo ás 5 da manhã.

Se gastares parte da água quente, não compensa andar a desligar porque uma coisa é aquecer água morna, outra é aquecer água fria.

Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Não deverá ser regra, mas eu, na minha experiência (tenho um termoacumulador Prime Aqua de 100L), é preferível deixar sempre ligado, do que andar a ligar desligar etc etc.!

Mas atenção, que o meu é programável, automático, etc (só falta tirar cafés).

Como já aqui disseram, aquecer água morna, é muito diferente do que aquecer água vinda directamente da "tubagem"!

PS: Não querendo duvidar de ninguém, e longe de mim promover o perigo de saúde, eu raramente tenho a água a mais de 50 Cº...Mais que isso é um desperdício de electricidade se não existirem várias pessoas para tomar banho...
    tassilgo gosta disto.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Bactérias na água?

mesmo supondo que isso acontecesse, usam água do cilindro para beber ou cozinhar?

Nós vivemos rodeados de virus, batérias etc.. e ganhamos defesas.

Piloto de Testes EDGAARLIVE's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Ainda não fui ver a potencia do meu cilindro...
    Eu já optei por isso, de ligar e desligar, mas teve aqui em casa no outro dia o electricista (que não era tecnico de cilindros apenas mandou um bitaite) que me disse que isso fazia muito mal ao cilindro devido aos tubos ficarem sem agua, e começarem a ganhar (peço desculpa se não foi isto que ele disse, nesta parte já nao me recordo bem) calcário, e o proprio cilindro ganhar pressão etc..Estou mesmo arrependido do raio do cilindro lá em casa...No predio sou o unico artista com o cilindro. Mais valia ter uma garrafinha de gas ...

Piloto de Troféu Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
    Eu já optei por isso, de ligar e desligar, mas teve aqui em casa no outro dia o electricista (que não era tecnico de cilindros apenas mandou um bitaite) que me disse que isso fazia muito mal ao cilindro devido aos tubos ficarem sem agua, e começarem a ganhar (peço desculpa se não foi isto que ele disse, nesta parte já nao me recordo bem) calcário, e o proprio cilindro ganhar pressão etc..Estou mesmo arrependido do raio do cilindro lá em casa...No predio sou o unico artista com o cilindro. Mais valia ter uma garrafinha de gas ...
    Pois...

Os tubos ficam se água?

O cilindro ganha pressão visto que é um reservatório fechado no qual estás a aquecer um líquido. Mas para isso é que ele tem (ou devia) uma válvula de segurança.

Tenho um termoacumulador há 1 ano e meio e até agora as vezes que falhou foi por culpa minha

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Bactérias na água?

mesmo supondo que isso acontecesse, usam água do cilindro para beber ou cozinhar?

Nós vivemos rodeados de virus, batérias etc.. e ganhamos defesas.
    Respiras enquanto tomas banho, certo?

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Essas justificações...não colhem!

Piloto de Testes EDGAARLIVE's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Pois...

Os tubos ficam se água?

O cilindro ganha pressão visto que é um reservatório fechado no qual estás a aquecer um líquido. Mas para isso é que ele tem (ou devia) uma válvula de segurança.

Tenho um termoacumulador há 1 ano e meio e até agora as vezes que falhou foi por culpa minha
    E tem uma valvula de segurança..de vez em quando, quando o desligo aquilo parece uma torneira a jorrar agua, não sei até que ponto será benéfico...

Piloto de Fórmula 1 REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

E tem uma valvula de segurança..de vez em quando, quando o desligo aquilo parece uma torneira a jorrar agua, não sei até que ponto será benéfico...
    Se isso acontece, é porque algo não está certo...

O meu deita umas gotas, quando o rei faz anos! (Nem me lembro da ultima bez que fez isso)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Já agora, sabes se, nos Feriados, quem tem contador bi horário pode usufruir dos preços do «Domingo»?
    Penso que só inclui mesmo sábados e domingos.
    Sansoni7 gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

O melhor mesmo é comprar um temporizador e mudar para bi-horário, e começar a tomar banho de manhã ou então depois das 22, visto que o horário em vazio é das 22 às 8.

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Se isso acontece, é porque algo não está certo...

O meu deita umas gotas, quando o rei faz anos! (Nem me lembro da ultima bez que fez isso)
    Tal como o meu.

Citação Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
    O melhor mesmo é comprar um temporizador e mudar para bi-horário, e começar a tomar banho de manhã ou então depois das 22, visto que o horário em vazio é das 22 às 8.
    Atenção que o termoacumulador pode não ser "compatível" com um temporizador. No caso do meu cada vez que desliga, reinicia automaticamente e escolhe automaticamente os 50ºC

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Tal como o meu.
    Atenção que o termoacumulador pode não ser "compatível" com um temporizador. No caso do meu cada vez que desliga, reinicia automaticamente e escolhe automaticamente os 50ºC
    Cada vez que o termoacumulador desliga faz isso? Também não é muito grave, 50º graus é uma temperatura mais que suficiente no inverno, acho eu.

Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
    Cada vez que o termoacumulador desliga faz isso? Também não é muito grave, 50º graus é uma temperatura mais que suficiente no inverno, acho eu.
    Sim, não é defeito é feitio

100L a uma Ti=50ºC para duas pessoas (uma delas a fazer a barba), de inverno, é pouco

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Mandei um mail para a EDP....vamos ver qual será a resposta.
    Ei-la:

" Estimado Cliente Sr. ....,

Recebemos o seu e-mail que agradecemos.

Os horários da Tarifa Bi-Horária ( ciclo semanal ) são os indicados:

Dias úteis:
    Horário de Inverno e verão – Horas de Vazio das 00H00 às 07H00
    Sábados:
    Horário de Inverno – Horas de Vazio das 00H00 às 09h30 das 13H00 às 18H30 e das 22H00 ás 24H00
    Horário de Verão – Horas de Vazio das 00H00 às 09H00 das 14H00 às 20H00 e das 22 ás 24H00
    Domingos:
    Horário de Inverno e verão – Horas de Vazio 00H00 às 24H00 (24Horas).

Todas as horas não referidas são Horas de Cheio.

A alteração para o horário de Verão e inverno faz-se com a mudança da hora legal, que ocorre no último fim de semana de março e no último fim de semana de outubro.
    Os dias feriados não são faturados como domingos, mas sim de acordo com o dia da semana a que correspondem. "

Para quem, tal como eu, não sabia, fica o esclarecimento.
    RAD gosta disto.

Piloto de Testes Jonipi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Ei-la:

Dias úteis:
    Sábados:
    Horário de Inverno – Horas de Vazio das 00H00 às 09h30 das 13H00 às 18H30 e das 22H00 ás 24H00
    Horário de Verão – Horas de Vazio das 00H00 às 09H00 das 14H00 às 20H00 e das 22 ás 24H00
    Domingos:

A alteração para o horário de Verão e inverno faz-se com a mudança da hora legal, que ocorre no último fim de semana de março e no último fim de semana de outubro.
    Os dias feriados não são faturados como domingos, mas sim de acordo com o dia da semana a que correspondem. "

É isto mesmo. É por este horário que me regulo já há muitos anos.

Tenho temporizador intercalado na ficha do cilindro e posso dizer que se poupa muitos euros ao fim do ano.
    O meu só começa a aquecer por volta da 01H00 e desliga por volta das 06H00 da manhã, num cilindro de 100L tenho água quente durante todo o dia (que não estamos em casa) e ainda para a noite antes de deitar. Maquinas de lavar, também só trabalham no horário de Vazio e aproveitando o sábado de tarde. Posso dizer que a minha factura raramente passa dos 50€.

RAD
    RAD está offline
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Ei-la:

Dias úteis:
    Sábados:
    Domingos:

Não tinha visto a tua pergunta, mas agora que a vi tinha a ideia que a resposta seria esta. Obrigado por partilhares o mail.
    Sansoni7 gosta disto.

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Há uns tempos tive a mesma dúvida e enviei um email à empresa do cilindro com essa questão, ao que me responderam o seguinte:
    A temperatura de acumulação aconselhável é de 60ºC (posição E) para uma temperatura máxima de aquecimento de 80ºC (na posição mais elevada de seleção, posição 5).

Relativamente à situação de desligar o termoacumulador, esta só é aconselhável em casos de ausência prolongada e da não utilização de água quente. Só terá benefícios ao nível de consumo se essa ausência for superior a 6 dias. No caso de utilização diária não tem qualquer beneficio desligar o aparelho. Ele atingindo a temperatura selecionada pelo utilizador as resistências são desligadas, e como tem um isolamento com reduzidas perdas de temperatura não há a necessidade de o desligar.

De qualquer das maneiras não posso controlar as horas como falam neste tópico, pois os horários do uso da água quente não são certos, mas tinha um colega que teimava em manter o cilindro desligado e ligar uma hora antes de ir tomar banho, porque seria mais económico.
    Cumprimentos
    Última edição por NunoLima : 07-04-13 às 11:46:18

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.