Carta de convite para entrar em Portugal
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 25 de 25

Título: Carta de convite para entrar em Portugal

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito Carta de convite para entrar em Portugal

Tenho umas duvidas e venho aqui tentar ver se alguêm pode ajudar,já informei do assunto pela net mas têm várias opiniões e não sei qual é a mais correcta.
    Então é assim,minha namorada é Brasileira e está no Brasil,nos conhecemos na net,o ano passado fui lá visitar ela e foi tudo tranquilo,fiquei na casa dela e não levei nada além de passaporte e meus documentos e a poliçia federal nem perguntou nada.
    Agora minha namorada vêm cá passar 2 semanas comigo,eu queria mais ,mas ela é empresária do ramo de Estética e não pode estar muito tempo ausente,ela já comprou as passagens faz tempo e tratou do passaporte.
    Ontem quando ela foi se informar na agençia de viagem dos horarios dos voos,falaram lá que é preciso eu fazer uma carta convite para ela dizendo que ela vai ficar alojada em minha casa e que vou suportar todos os custos.
    Como ela vêm só 2 semanas será que é preciso isso?
    O problema é que acho que essa carta têm que ser autenticada no notário para reconheçer a assinatura e depois enviar o original a ela,como falta pouco mais de uma semana para ela vir,não deve dar tempo de chegar lá a carta.
    Será que se eu fizer essa carta não pode ser enviada por e-mail e com cópia de meu cartão de cidadão?
    Minha namorada ficou com medo de ser deportada,é a primeira viagem dela,se ela tiver problemas com os agentes do SEF não pode pedir a eles para me irem chamar visto que estou lá no aeroporto para ir busca-la e eu explicar a situação,assinar um termo de responsabilidade?
    Também vi aqui num site que é melhor ela não dizer que é minha namorada,pois podem pensar que ela quer ficar,mas também vi que não se deve mentir no Sef,que contraditório isto,ela não está a fazer nada ilegal,apenas quer passar uns dias comigo,conheçer minha familia e voltar para o Brasil.
    Alguêm sabe alguma coisa sobre o assunto?
    Obrigado

Piloto de Fórmula 1 augustus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

E ela não consegue informar-se junto do consulado Português mais próximo?

Um visto de turismo deve ser mais do que suficiente para ela poder vir cá...

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Embaixada de Portugal em Brasília - Assuntos Consulares : Perguntas mais frequentes

1.2. Que documentos necessita um cidadão brasileiro para entrar em Portugal?A isenção de visto não exime os seus beneficiários do cumprimento de algumas formalidades de entrada no país previstas na legislação em vigor (Decreto-Lei n° 34/2003, de 25 de Fevereiro, e Documento do Conselho da União Europeia n° 10479/02, de 17 de Julho, que aprova a Instrução Consular Comum no âmbito do Acordo Schengen).
    Assim, à entrada em Portugal, torna-se necessária a apresentação às autoridades fronteiriças portuguesas:

• do passaporte com validade superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista;
    • do bilhete de viagem aérea (ida e volta);
    • de comprovativo de alojamento;
    • de documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência);
    • de comprovativos dos meios financeiros para suportar a estada, equivalentes a
      75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.

NOTA:
    A comprovação do valor diário (40 Euros, em dinheiro, “Travelers cheques”, ou cartões de crédito internacionalmente aceites) poderá ser dispensada, caso seja apresentada uma carta convite ou termo de responsabilidade emitido por cidadão português ou por estrangeiro habilitado com título de residência, autorização de permanência, visto de trabalho, estudo, estada temporária, válidos, que garanta a alimentação e o alojamento do interessado durante a sua estada, sem prejuízo da possibilidade de recurso a outros meios de prova.

Exemplo do Termo de Responsabilidade:Eu______ (nome do cônjuge/ dos pais), ________ (estado civil), _______ (profissão, mencionando o local de trabalho), ______ portador do Bilhete de Identidade / da Autorização de Permanência n°_____, residente em_________ declaro, para os devidos efeitos, que me responsabilizo pelos meios de subsistência – alojamento, alimentação e assistência médica hospitalar – de minha esposa / marido / filho(a)______ (nome do requerente), de nacionalidade brasileira, titular do passaporte nº _______, o(a) qual vem residir comigo no endereço acima mencionado. Local, data e Assinatura do declarante.
    http://sairdobrasil.com/2010/08/14/m...e-para-viagem/
    Última edição por MrsX : 12-01-13 às 18:44:20

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por augustus Ver Post
    E ela não consegue informar-se junto do consulado Português mais próximo?

Um visto de turismo deve ser mais do que suficiente para ela poder vir cá...
    Pelo que pesquisei não é necessário visto para um cidadão Brasileiro vir cá a Turismo,mas tem que cumprir certas regras e acho que ter essa carta convite é uma.
    Última edição por hugsk : 12-01-13 às 19:14:19

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Eu já tenho aqui um modelo de carta convite que encontrei aqui na net,basta preencher e ir no notário para ele autenticar,o problema é que acho que ela não vai chegar a tempo ao Brasil,mesmo correio rápido demora 5 dias uteis,mas já vi em locais a dizer que se pode enviar por mail,isso já resolvia a situação.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Exemplo do Termo de Responsabilidade:Eu______ (nome do cônjuge/ dos pais), ________ (estado civil), _______ (profissão, mencionando o local de trabalho), ______ portador do Bilhete de Identidade / da Autorização de Permanência n°_____, residente em_________ declaro, para os devidos efeitos, que me responsabilizo pelos meios de subsistência – alojamento, alimentação e assistência médica hospitalar – de minha esposa / marido / filho(a)______ (nome do requerente), de nacionalidade brasileira, titular do passaporte nº _______, o(a) qual vem residir comigo no endereço acima mencionado. Local, data e Assinatura do declarante.

Uma duvida este termo de responsabilidade tenho que enviar para o brasil,ou é para ficar comigo e no dia que vou buscar ela,entregar lá no sef ?
    Última edição por hugsk : 12-01-13 às 19:06:53

Piloto de Testes Taurus's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Tens um português parecido ao dela

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
    Tens um português parecido ao dela
    Muitas horas de conversa aqui na net dá nisto e como está Portugal,quem sabe se de futuro não vou é para o Brasil

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

O melhor para esclarecer essas questões é entrar directamente em contacto com o SEF ou com a embaixada portuguesa/consulado no Brasil.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    O melhor para esclarecer essas questões é entrar directamente em contacto com o SEF ou com a embaixada portuguesa/consulado no Brasil.
    Sim é isso que vou fazer já tentei ligar para o SEF,mas não deu,acho que só funciona em dias utéis,segunda vou tentar de novo.
    Pelo que já pesquisei mais, vi relatos de que ultimamente têm-se entrado em Portugal sem muitos problemas,mas é melhor estar prevenido caso seja necessário.
    Obrigado pela ajuda.

Piloto de Testes mrphillip's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2011

Por Defeito

A "carta convite" que se fala aqui chama-se termo de responsabilidade e serve principalmente para suprir a falta do requisito de entrada de meios de subsistência, isto é, um cidadão estrangeiro, para poder entrar em Portugal, entre outros requisitos, ou possui uma determinada quantia monetária dependente do número de dias que pretende ficar (€75 para entrar, mais €40,00 por cada dia de estada) ou, caso não tenha esse dinheiro, pode apresentar um termo de responsabilidade para suprir essa falta, além de esse termo conter outros elementos - morada do alojante, etc, e constitui também título executivo, caso a pessoa fique em situação irregular e seja necessário pagar o seu regresso ao país de origem...

Na situação em concreto, e falo com MUITO conhecimento de causa, acredita, para passar esses 15 dias, das duas uma: ou ela traz um termo de responsabilidade que não necessita de ser reconhecido notarialmente, embora tal seja melhor, ou o dinheiro suficiente para os 15 dias, e trazer sempre, mas sempre o contacto da pessoa que a aguarda e explicar bem e tranquilamente o que vem cá fazer...

Quanto a querer mentir, é um risco, e se for apanhada em contradições, é mais de meio caminho andado para voltar, por isso, que não vá por aí, e diga a verdade, descontraidamente, que é o melhor que tem a fazer, e tudo irá correr bem...

Mais qualquer dúvida, diz!

Piloto de Testes mrphillip's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por hugsk Ver Post
    Eu já tenho aqui um modelo de carta convite que encontrei aqui na net,basta preencher e ir no notário para ele autenticar,o problema é que acho que ela não vai chegar a tempo ao Brasil,mesmo correio rápido demora 5 dias uteis,mas já vi em locais a dizer que se pode enviar por mail,isso já resolvia a situação.
    Envia por mail para ela, juntamente com uma cópia do teu documento de identificação (passaporte ou BI), se necessário, em último caso, faz-se um termo de responsabilidade no próprio aeroporto no SEF, se assim te for solicitado;

Uma duvida este termo de responsabilidade tenho que enviar para o brasil,ou é para ficar comigo e no dia que vou buscar ela,entregar lá no sef ?
    Respondido acima.
    Sim é isso que vou fazer já tentei ligar para o SEF,mas não deu,acho que só funciona em dias utéis,segunda vou tentar de novo.
    Pelo que já pesquisei mais, vi relatos de que ultimamente têm-se entrado em Portugal sem muitos problemas,mas é melhor estar prevenido caso seja necessário.
    Obrigado pela ajuda.
    A dificuldade ou não de entrar em Portugal depende de muita coisa, nomeadamente análise de fluxos migratórios, perfis migrantes, perfis pessoais, etc... posso dizer-te que, a nível estatístico, o nível de recusas de entrada não tem baixado muito nos últimos 2 ou 3 anos, embora claramente abaixo do que era há 6 ou 7 anos...

Piloto de Testes Mazzeo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Resposta do MrPhillip...
    Podes digitalizar em enviar po e-mail com uma cópia do teu cartão do cidadão. É muito provável que não peçam nada, mas se vais buscá-la no aeroporto podes fazer o termo com o SEF, se for solicitado. Neste caso, preparem-se para apanhar uma bela seca (falo por experiência própria).
    Se ela tem a volta marcada para 2 semanas e tiver prova de meio de subsistência (dinheiro ou cartões de crédito) não deve haver chatices

Vê se leva a rapariga a pessear :P

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mrphillip Ver Post
    A "carta convite" que se fala aqui chama-se termo de responsabilidade e serve principalmente para suprir a falta do requisito de entrada de meios de subsistência, isto é, um cidadão estrangeiro, para poder entrar em Portugal, entre outros requisitos, ou possui uma determinada quantia monetária dependente do número de dias que pretende ficar (€75 para entrar, mais €40,00 por cada dia de estada) ou, caso não tenha esse dinheiro, pode apresentar um termo de responsabilidade para suprir essa falta, além de esse termo conter outros elementos - morada do alojante, etc, e constitui também título executivo, caso a pessoa fique em situação irregular e seja necessário pagar o seu regresso ao país de origem...

Na situação em concreto, e falo com MUITO conhecimento de causa, acredita, para passar esses 15 dias, das duas uma: ou ela traz um termo de responsabilidade que não necessita de ser reconhecido notarialmente, embora tal seja melhor, ou o dinheiro suficiente para os 15 dias, e trazer sempre, mas sempre o contacto da pessoa que a aguarda e explicar bem e tranquilamente o que vem cá fazer...

Quanto a querer mentir, é um risco, e se for apanhada em contradições, é mais de meio caminho andado para voltar, por isso, que não vá por aí, e diga a verdade, descontraidamente, que é o melhor que tem a fazer, e tudo irá correr bem...

Mais qualquer dúvida, diz!
    Muito obrigado pela ajuda,na segunda feira,vou no notário para ele reconhecer a assinatura da carta convite,vou fazer cópias e enviar a original pelo correio pode ser que chegue a tempo e acho que lá devem preferir o documento original,vou ficar com uma cópia para mim e enviar por mail,vou enviar também uma cópia do meu cartão de cidadão,pensei em enviar a ela por mail uma cópia de factura de agua ou luz,pode ajudar.
    Vou dizer a ela para trazer além dos cartões de crédito,trazer dinheiro já em euros e talvez seja bom ela trazer uma cópia de seu extrato bancário,onde mostre que fez pagamento aos funcionários,para mostrar que têm vínculos no Brasil.
    Espero que assim não haja problema,qualquer coisa ela vai ter meu contacto e penso que ela pode ligar para mim,ou pedir que chamem-me.
    Tudo que quero é que ela não tenha problemas,é a primeira vez que viaja para longe,sei que o SEF têm regras e não podem deixar entrar toda a gente sem exigir nada,mas ela vêm apenas como turista e com estes documentos espero que não impliquem com nada.

Banido aucipac's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Não se passa nada, aqui entram todos.

É mais fácil brasileiros e angolanos entrarem/permanecerem aqui do que eu no Brasil ou Angola.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    Resposta do MrPhillip...
    Podes digitalizar em enviar po e-mail com uma cópia do teu cartão do cidadão. É muito provável que não peçam nada, mas se vais buscá-la no aeroporto podes fazer o termo com o SEF, se for solicitado. Neste caso, preparem-se para apanhar uma bela seca (falo por experiência própria).
    Se ela tem a volta marcada para 2 semanas e tiver prova de meio de subsistência (dinheiro ou cartões de crédito) não deve haver chatices

Vê se leva a rapariga a pessear :P
    Esse termo é só caso surja problemas e é os agentes do SEF que vão chamar-me para preencher ele?
    Claro que vou levar ela a passear,acho é que ela vai estar pouco tempo,para os locais que a quero levar.
    Pelo menos vou mostrar Lisboa para ela,Sintra,Óbidos,Mafra,Nazaré e estou até a pensar levar ela á serra da estrela pois ela nunca viu neve

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
    Não se passa nada, aqui entram todos.

É mais fácil brasileiros e angolanos entrarem/permanecerem aqui do que eu no Brasil ou Angola.
    Ela pode chegar no aeroporto e correr tudo bem e nem pedirem nada,mas pode ser o caso de correr mal e eles exigirem estes documentos,sendo assim é melhor ela estar prevenida.Eu o ano passado quando fui lá não pediram nada,apenas preenchi o papel que deram com o motivo de minha visita e os dias que ia ficar e a policia federal,assinou e mais nada..

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

esta história dos vistos é para lá de surreal.
    já Angola é o mesmo ou pior, ontem disseram-me que era preciso apresentar um extracto bancário com saldo superior a 2.000€ (ou 3.000€?), além do balúrdio do próprio visto

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

hugsk, não lhe meta muito medo que só dificulta as coisas...
    Eu recebo amigos e familiares frequentemente do Brasil (em 10 anos posso contar uns 20) e nunca tive qualquer problema, excepto o meu caso onde além de não ter muito dinheiro nem cartões comigo, tinha uma passagem de volta com 6 meses. Na altura não tinha nacionalidade e tinha 18 anos, era o pico de imigração ilegal cá e quiseram confirmar minha história. Estive umas horas à seca, mas depois de falarem com minha mãe no Brasil e minha irmã assinar o tal termo de responsabilidade, lá me despacharam.

Não é necessário enviar essa carta por correio, ainda para mais se ela não vai recebê-la a tempo. Basta ela dizer que vem em férias e que fica na casa de amigos/familiares, sem estórias nem mentiras. Em último caso (mesmo último) se implicarem, ela dáo teu número e eles ligam pra ti para confirmar e como estarás no aeroporto, assinas o termo de responsabilidade.
    Sério, não é nada demais. Se fosse há 8~10 anos atrás ainda diria para terem algum cuidado, mas essa loucura já passou.

Ela que venha tranquila e que vocês aproveitem bastante esses diazitos. Já passei por isso e sei o que custa

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

hugsk, não lhe meta muito medo que só dificulta as coisas...
    Eu recebo amigos e familiares frequentemente do Brasil (em 10 anos posso contar uns 20) e nunca tive qualquer problema, excepto o meu caso onde além de não ter muito dinheiro nem cartões comigo, tinha uma passagem de volta com 6 meses. Na altura não tinha nacionalidade e tinha 18 anos, era o pico de imigração ilegal cá e quiseram confirmar minha história. Estive umas horas à seca, mas depois de falarem com minha mãe no Brasil e minha irmã assinar o tal termo de responsabilidade, lá me despacharam.

Não é necessário enviar essa carta por correio, ainda para mais se ela não vai recebê-la a tempo. Basta ela dizer que vem em férias e que fica na casa de amigos/familiares, sem estórias nem mentiras. Em último caso (mesmo último) se implicarem, ela dáo teu número e eles ligam pra ti para confirmar e como estarás no aeroporto, assinas o termo de responsabilidade.
    Sério, não é nada demais. Se fosse há 8~10 anos atrás ainda diria para terem algum cuidado, mas essa loucura já passou.

Ela que venha tranquila e que vocês aproveitem bastante esses diazitos. Já passei por isso e sei o que custa
    Sim vou estar lá no aeroporto caso exista algum problema podem chamar-me que assino esse termo de responsabilidade,mas vou também amanhã ao notário com a carta para eles autenticarem e enviar a ela por mail,assim ela fica mais descansada.
    Obrigado por sua ajuda.

Piloto de Testes Taurus's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Muitas horas de conversa aqui na net dá nisto e como está Portugal,quem sabe se de futuro não vou é para o Brasil
    Ok my bad

Piloto de Troféu TommyPT's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Não pude deixar de reparar na última parte dos 40€/dia. É engraçado que isso é um valor bastante superior ao que o normal português ganha! Já para não falar que ao fim do mês já se atira para quase 3 ordenados mínimos.
    Ou seja, um tuga pode viver com menos, mas um estrangeiro já tem de ter dinheiro para nos poder visitar. Se eles se preocupassem que cada cidadão tivesse 40€ por dia, isso é que seria de valor.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
    Não pude deixar de reparar na última parte dos 40€/dia. É engraçado que isso é um valor bastante superior ao que o normal português ganha! Já para não falar que ao fim do mês já se atira para quase 3 ordenados mínimos.
    Ou seja, um tuga pode viver com menos, mas um estrangeiro já tem de ter dinheiro para nos poder visitar. Se eles se preocupassem que cada cidadão tivesse 40€ por dia, isso é que seria de valor.
    É o País que temos,que havemos de fazer.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

LOL!

Mas esses 40€ têm em conta um turista a passear,com transportes, almoço e jantar fora, etc...
    Eu quando estou a passear por cá facilmente gasto isso, mas para quem fica por cá 15~20 dias torna-se um valor exagerado. Devem pensar que um casal em 10 dias cá estoiram 800€ só porque sim...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

LOL!

Mas esses 40€ têm em conta um turista a passear,com transportes, almoço e jantar fora, etc...
    Eu quando estou a passear por cá facilmente gasto isso, mas para quem fica por cá 15~20 dias torna-se um valor exagerado. Devem pensar que um casal em 10 dias cá estoiram 800€ só porque sim...
    Também acho esse valor diário exagerado,claro que têm dias que vai se gastar mais que isso,ela vai fazer compras cá,vamos passear,comer em restaurantes,mas também tem dias que vamos estar em casa,comemos lá e esses dias não se gasta muito.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.