Viajar de Comboio pelo nosso Portugal - Página 3
 Rede MPL:
Página 3 de 66 PrimeiraPrimeira ... 23413 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 61 para 90 de 1980

Título: Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Piloto de Troféu EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    " No dia 25 de Abril de 1974 , Marcello Caetano caiu de pé, absolutamente só "

Por Defeito

E agora vi no site da CP, que tem parceria com uma empresa de rent-a-car low cost, situada em algumas estações ( Porto Campanhã, Aveiro, Coimbra-B e Santa Apolonia ). Alugar um carro semelhante a um Ibiza com AC, durante 1 dia e com limite de 100 ou 200 KM, custa € 10

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    As 1930 ainda andam em IC das linhas não electrificadas, ou não ? Mas, acredito que seja mais barato manter as automotoras 2240 do que as 2600 e 5600, sobretudo porque na linha da beira baixa a velocidade maxima permitida é 120 km/h, logo não fazia grande sentido as 2600 e 5600.

Houve algumas melhorias ao longo dos anos, sobretudo na linha do norte, onde os tempos de viagem são agora bem reduzidos. E as 2600 também há uns anos passaram de 145 km/h para 160 km/h.

Mas podia-se ter investido muito mais e de uma forma correcta, e se os governos tivessem tido cuidado, talvez hoje mais pessoas usassem o comboio.
    Os últimos serviços IC das 1930 foram na linha da Beira Baixa e entre Lisboa e Beja. Ambos os trajectos foram atribuídos aos IC com automotora, como estávamos a falar. No caso de Beja, a automotora faz a viagem entre Casa Branca e Beja, com ligação ao IC Lisboa <-> Évora feito com 5600+carruagem, desde que esse troço foi electrificado.
    1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Os últimos serviços IC das 1930 foram na linha da Beira Baixa e entre Lisboa e Beja. Ambos os trajectos foram atribuídos aos IC com automotora, como estávamos a falar. No caso de Beja, a automotora faz a viagem entre Casa Branca e Beja, com ligação ao IC Lisboa <-> Évora feito com 5600+carruagem, desde que esse troço foi electrificado.
    1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.
    Muito bem. Vou mesmo então numa abelha

Entre LX e entroncamento, e salvo as paragens em santarém e vila franca, é sempre prego a fundo....ali a bater nos 120 km/h

A malta dos entusiastas dos caminhos de ferro ficaram fulos, por causa de as 5600 fazerem 200 km/h e as 2600 160 km/h, isto entre LX e entroncamento, referindo-me à linha da beira baixa, porque a partir do entroncamento o maximo é 120 km/h daí a troca. Só que a CP, desta maneira, poupou € 1.200.000 por ano, segundo dados da empresa, na linha da beira baixa.

Piloto de Troféu Zell's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Já agora, encontrei este artigo:

"Em termos de capacidade, estas unidades contam com 189 lugares no total, um valor muito próximo às composições de três Sorefames que caracterizava a grande maioria das circulações, com 192 lugares. Como referência, no ano passado, o serviço registou uma média de 128 passageiros por comboio.
    Para a CP, esta mudança é vantajosa, pois permite uma grande poupança em termos de encargos com a exploração (1,5 milhões de euros por ano, segundo a mesma), devido às operações de manobras que deixam de existir e ao custo de operação das UTE ser bastante inferior à opção de locomotiva e carruagens.
    Simultaneamente as carruagens libertadas poderão ser rentabilizadas nos outros eixos. Ainda assim, não será de excluir a possibilidade da CP recorrer ocasionalmente às composições típicas de locomotiva e carruagens para a Beira Baixa, especialmente em picos de procura.
    Como pontos negativos desta mudança ficam desde já a pouca diferenciação das três UTE face às restantes unidades da frota e a inexistência de cortinados nas janelas."

Mas a acontecer, será com material eléctrico, julgo eu.

Piloto de Testes rks's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Num ano nunca aconteceu, isso era só areia para os olhos

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Supostamente só metem ao serviço as carruagens + locomotiva, caso alguma das UTE IC esteja avariada

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Bem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.

Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.

Piloto de Troféu Request's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2012
    Nas margens de um qualquer rio, a lavar a alma...

Por Defeito

Bem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.

Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.
    Assim é que é...
    Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Request Ver Post
    Assim é que é...
    Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!
    Precisamente. E do Minho ao Algarve, das Beiras ao Alentejo, do Interior ao litoral, temos tanto para apreciar e explorar

Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital

Banido
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Se fizeres o Algarve de ponta a ponta (Lagos a VRSA), prepara-te para 4 horas de seca (e para perder penso que pelo menos 14 euros...)

Piloto de Testes rks's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Precisamente. E do Minho ao Algarve, das Beiras ao Alentejo, do Interior ao litoral, temos tanto para apreciar e explorar

Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital
    Vai sempre bem composto, afinal também são há 3 comboios por dia em cada sentido.
    Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rks Ver Post
    Vai sempre bem composto, afinal também são há 3 comboios por dia em cada sentido.
    Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas
    Pois e penso eu que agora com a crise há muita gente que deixa o carro e vai de Expresso e de Comboio.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Ora aqui ficam então umas fotos que tirei ontem, ao comboio onde viajei, bem como algumas das fotos que tirei ao ponto de destino :

Aqui, em Santa Apolónia, logo pela manhã fresquinha, a foto da UTE 2240 Intercidades onde fui

Interior :

Aqui, a ler a informação do GPS, algures entre Lisboa e Entroncamento

Já na Beira Baixa, passagem pela " Estação da Minha Vida " ( Série RTP ) - Fratel

Imagens anexadas

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Chegada a Castelo Branco :

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Algumas fotos da cidade

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Museu Francisco Tavares Proença Junior ( Recomendo Vivamente )

Sé Catedral

Última edição por EscapeLivre : 01-10-12 às 15:40:09

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

E aqui, já ao final do dia, aguardando o IC de regresso a Lisboa :

E aqui, chegada a Lisboa - Santa Apolónia. Não foi possível retirar de outra prespectiva pois havia muita gente a sair do comboio

Banido Fabio90's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

O que achas-te da viagem amigo EscapeLivre?

Correspondeu ás expectativas?

Piloto de Rallye Joana1984's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

O que achaste dos comboios?

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
    O que achas-te da viagem amigo EscapeLivre?

Correspondeu ás expectativas?
    Superou as expectavivas E muitas se irão seguir.

È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    O que achaste dos comboios?
    Gostei, o espaço é bom, estão bem climatizados, são confortáveis e têm WC e máquinas de venda automática. Há quem diga que mesmo assim não são tão bons quanto as carruagens esverdeadas que circulam habitualmente nos outros Intercidades, acopladas à locomotiva. Eu não posso comparar pois nunca andei num desses. Mas ontem ao fim de 3 horas de viagem, não tinha o corpo cansado, nem nada. Creio que nas carruagens de 1º classe, há ligação para PC portátil, em cada lugar.

Banido Fabio90's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Superou as expectavivas E muitas se irão seguir.

È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco
    Eu adoro andar de comboio desde régua até ao porto.

O douro é muito bonito mesmo.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Acredito. Há anos que ando para ir fazer cruzeiros e viagens de comboio pelo Douro

Banido Fabio90's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Acredito. Há anos que ando para ir fazer cruzeiros e viagens de comboio pelo Douro
    Do que estás á espera?

A vida é curta demais para pensar, é preciso agir

Piloto de Testes quimbeto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Ainda tu não fazes a melhor parte, que é da Régua até ao Pocinho

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Esqueci-me de referir, que há a lamentar a morte de um Militar da GNR de 48 anos, que foi ontem colhido por um comboio, na estação de riachos. A ciruclação ferroviária esteve temporariamente suspensa. O comboio onde eu seguia, ficou parado vários minutos na estação do Entroncamento. A estação de riachos, não é paragem do Intercidades pelo que não sei se fica antes ou depois de Santarém ( direcção a lisboa ).

GNR da Goleg morre colhido por comboio

Banido Fabio90's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
    Ainda tu não fazes a melhor parte, que é da Régua até ao Pocinho
    Um dia espero fazer.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Uma coisa que acho curiosa é que sempre ouvi dizer que as viagens de Autocarro Expresso ficam mais baratas do que de comboio, mas a verdade é que de LX para Castelo Branco, sem desconto e bilhete só de ida, fica em € 16.5 no Comboio, e € 14 no Expresso Autocarro. Neste caso, o tempo de viagem sensivelmente o mesmo, mas por mim compensa bem mais ir de comboio....alem da WC, podemos andar a pé lá dentro em andamento, comprar coisas nas maquinas, além de ser muito mais divertido do que o BUS

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Tenho cá já debaixo de olho o Museu Nacional Ferroviário, fica no Entroncamento, e de Lisboa-SA para entroncamento é apenas 1h30m de comboio Regional, e é baratinho. O Museu, é gratuito.

Banido Fabio90's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Prefiro bem mais andar de comboio que autocarro.

Fico enjoado a andar muito tempo de autocarro.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.