[Economia] O que fazer quando a empresa não paga?
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 44
Like Tree8Likes

Título: O que fazer quando a empresa não paga?

Piloto de Fórmula 1 fapoc's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito O que fazer quando a empresa não paga?

Imaginem a seguinte situação, trabalham a recibos verdes, por tempos finitos (projecto de 3 meses) e com contrato de boca.

O que se pode fazer quando a empresa não paga? Os 30 dias combinados já vão quase em 60 e as somas são consideráveis!

Onde recorrer para obter ajuda?

Obrigado a todos.
    Simpleman gosta disto.

Piloto de Rallye Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Carta registada com aviso escrita por ti a pedir pagamento educadamente sem ameaça.
    Depois se não funcionar, carta registada escrita por Advogado ( vai custar-te ente 50 a 100€ ou menos) a ameaçar ação judicial
    Simpleman gosta disto.

Luzinhas
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Imaginem a seguinte situação, trabalham a recibos verdes, por tempos finitos (projecto de 3 meses) e com contrato de boca.

O que se pode fazer quando a empresa não paga? Os 30 dias combinados já vão quase em 60 e as somas são consideráveis!

Obrigado a todos.
    Se descobrires que nao és o unico a quem esta a acontecer, passa de crime particular a crime semi publico. Nesse caso junta-te a mais umas pessoas e vai à policia apresentar o caso pq assim é considerado burla e crime semi publico. Desse modo sera a propria policia e estado a entrar em investigacao e em acção penal.

Pq se fores só tu vais ter de gastar bastante dinheiro para resolveres o problema. Creioq só de entrada de papelada no tribunal sao 200€.
    Mas primeiro envia uma carta registada para ficares logo com provas de que tentaste resolver a situacao. Um passo de cada vez
    Última edição por Luzinhas : 17-05-12 às 16:01:40
    Simpleman gosta disto.

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Crime???

Em meu entender, só é crime se o devedor assume que não quer pagar (por palavras ou actos indiscutíveis - por exemplo fuga). A partir do momento em que ele diz que vai pagar um dia, não é nenhum crime nem burla.

Se estiver enganado, é só dizer.

Piloto de Troféu Ilyushin's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Também me parece que de crime isto não tem nada
    Simpleman e Simpleman gostam disto.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Somos pelo menos 5 à espera do dinheiro. Eles dizem que pagam, mas já foram dadas 4 ou 5 datas diferentes e quando chega ao dia voltam a adiar!
    Simpleman gosta disto.

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    Também me parece que de crime isto não tem nada
    A forma como o luzinhas falou dá me ideia que está dentro do assunto (linguagem muito jurídica) de maneiras que aguardo esclarecimentos...

Para mim não é crime mas eu não sou jurista.
    Simpleman gosta disto.

Piloto de Troféu Ilyushin's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    A forma como o luzinhas falou dá me ideia que está dentro do assunto (linguagem muito jurídica) de maneiras que aguardo esclarecimentos...

Para mim não é crime mas eu não sou jurista.
    Eu sou jurista de bancada. Mando umas bocas de vez em quando, e no meio de muitas por vezes até acerto uma.

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Obrigado a todos.
    Acho que isso se enquadra no âmbito da ACT. Dá um pulo a uma das Lojas do Cidadão.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Tens factura emitida?
    Se sim mandas umas cartas simples a pedir o valor, se ele não contestar a dívida dás entrada num processo de injunção, no balcão de injunções e em questão de poucas semanas ele tem uma penhora à perna (não sei qual é o processo em detalhe, e nem se és obrigado a ter um solicitador de execução).
    Se não tens factura envia umas cartas à mesma e tenta...

Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Isto anda muito complicado para se receber dinheiro.

Trabalha-se e não recebemos e por consequência deixamos de poder pagar as nossas coisas tambem. É um efeito bola de neve.

Provavelmente quem te deve pagar tambem está à espera de dinheiro.

Chefe de Equipa CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Procura outro emprego rapidamente.

Porque vais sofrer a tentar reaver o teu dinheiro e o resultado final, já sabemos.
    LuisMiguel gosta disto.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

Porque vais sofrer a tentar reaver o teu dinheiro e o resultado final, já sabemos.
    Mete rapidamente nisso!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

Sim, ele e outros que façam isso, é o paraíso para esse patrão.

Devem-te o dinheiro, só vais pedir o que é teu, logo avança 1º pela via legal, depois pela via do pagas e pagas.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Torres Ver Post
    Acho que isso se enquadra no âmbito da ACT. Dá um pulo a uma das Lojas do Cidadão.
    Enquadra-se se ele conseguir provar que é um falso recibo verde, basicamente se ele está sobre direcção, estrutura técnica e dependência técnica efectiva do patrão (e mais dois ou três critérios que não me lembro), se não provar ele é um fornecedor de serviços normal.
    E se for um falso recibo verde, ele tem que pedir que seja reconhecido como trabalhador, agora se ele reclamar um crédito de um salário sem que haja uma relação laboral comprovada a sentença será que o patrão não deve valor nenhum...
    Agora imaginem que há realmente um falso recibo verde, que é reconhecido, ele terminou o trabalho e deixou de lá ir à sessenta dias atrás como disse, se ele quiser cobrar o crédito como sendo um salário em atraso ele pode acabar por ter que pagar, pois ele pura e simplesmente deixou de aparecer ao trabalho, sem meter carta, sem receber carta, isso é abandono do emprego e ele tem que indemnizar o patrão pelos prejuízos.

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
    Enquadra-se se ele conseguir provar que é um falso recibo verde, basicamente se ele está sobre direcção, estrutura técnica e dependência técnica efectiva do patrão (e mais dois ou três critérios que não me lembro), se não provar ele é um fornecedor de serviços normal.
    E se for um falso recibo verde, ele tem que pedir que seja reconhecido como trabalhador, agora se ele reclamar um crédito de um salário sem que haja uma relação laboral comprovada a sentença será que o patrão não deve valor nenhum...
    Agora imaginem que há realmente um falso recibo verde, que é reconhecido, ele terminou o trabalho e deixou de lá ir à sessenta dias atrás como disse, se ele quiser cobrar o crédito como sendo um salário em atraso ele pode acabar por ter que pagar, pois ele pura e simplesmente deixou de aparecer ao trabalho, sem meter carta, sem receber carta, isso é abandono do emprego e ele tem que indemnizar o patrão pelos prejuízos.
    OK, mais complicado do que eu pensava. Então a solução é deixar de ver isto como uma relação laboral e "meramente" como, sei lá, uma burla?

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Tens factura emitida?
    Se sim mandas umas cartas simples a pedir o valor, se ele não contestar a dívida dás entrada num processo de injunção, no balcão de injunções e em questão de poucas semanas ele tem uma penhora à perna (não sei qual é o processo em detalhe, e nem se és obrigado a ter um solicitador de execução).
    Se não tens factura envia umas cartas à mesma e tenta...
    Já emiti o recibo verde, por acaso ainda estou isento, senão ia ter de pagar IVA ainda antes de receber...

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Isto anda muito complicado para se receber dinheiro.

Trabalha-se e não recebemos e por consequência deixamos de poder pagar as nossas coisas tambem. É um efeito bola de neve.

Provavelmente quem te deve pagar tambem está à espera de dinheiro.
    Quem me deve já recebeu do cliente final!

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Não sou um falso recibo verde, fiz um projecto de três meses e não voltei a prestar serviços para esta empresa, nem o volto a fazer.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Concordo com isto.

O fapoc já esclareceu que ele será efectivamente um prestador de serviços e não um trabalhador da empresa.
    Apresentaste os teus honorários e/ou já emitiste recibo electrónico? Creio que o recibo deveria ser emitido contra pagamento, não?

Se tens comprovativo disso, deves alertar a empresa que está em dívida e seguir os trâmites para uma recuperação de dívida.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Concordo com isto.

O fapoc já esclareceu que ele será efectivamente um prestador de serviços e não um trabalhador da empresa.
    Apresentaste os teus honorários e/ou já emitiste recibo electrónico? Creio que o recibo deveria ser emitido contra pagamento, não?

Se tens comprovativo disso, deves alertar a empresa que está em dívida e seguir os trâmites para uma recuperação de dívida.
    O recibo está emitido e a empresa está mais que avisada da dívida. Foi-me dada uma nova data, é a última pela qual espero.

Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Quem me deve já recebeu do cliente final!
    Então sendo assim, aperta com eles ao máximo.

Boa sorte

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Não sou um falso recibo verde, fiz um projecto de três meses e não voltei a prestar serviços para esta empresa, nem o volto a fazer.
    Citação Originalmente Colocado por Torres Ver Post
    OK, mais complicado do que eu pensava. Então a solução é deixar de ver isto como uma relação laboral e "meramente" como, sei lá, uma burla?
    É um fornecedor de serviços normal, como a PT, o mecânico...

Já emiti o recibo verde, por acaso ainda estou isento, senão ia ter de pagar IVA ainda antes de receber...
    Mas não devias de ter emitido o recibo, porque ele serve para declarar o recebimento desse valor.
    a) A passar recibo, em modelo oficial, de todas as importâncias recebidas dos seus clientes, ...
    (irs119).
    Pior..., imagina...
    Se ele tem um técnico de contas em condições, os recibos verdes pagos durante o ano foram conferidos pelo menos em Janeiro e Fevereiro +-, comparando com o Portal das Finanças, e ao encontrar o teu recibo verde o TOC confrontou a gerência dessa empresa, porque é que não lhe tinha chegado ás mãos aquele recibo?..., Como foi pago?... e como na maioria das empresas estão-se a borrifar e não controlam o que pagam e o que recebem (principalmente em dinheiro, e com empréstimos dos sócios ou gerentes), se não souberam responder, ou inventam, ou dizem nada... e o TOC fez o melhor possível...
    Agora, continuando a imaginar, tu pedes-lhe o dinheiro, ele consulta o TOC e o TOC diz-lhe que está pago, porque os elementos assim o indicam...

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

O recibo está emitido e a empresa está mais que avisada da dívida. Foi-me dada uma nova data, é a última pela qual espero.
    Vá lá são daqueles que ao menos sabem o que devem...

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

É um fornecedor de serviços normal, como a PT, o mecânico...

Mas não devias de ter emitido o recibo, porque ele serve para declarar o recebimento desse valor.
    a) A passar recibo, em modelo oficial, de todas as importâncias recebidas dos seus clientes, ...
    (irs119).
    Pior..., imagina...
    Se ele tem um técnico de contas em condições, os recibos verdes pagos durante o ano foram conferidos pelo menos em Janeiro e Fevereiro +-, comparando com o Portal das Finanças, e ao encontrar o teu recibo verde o TOC confrontou a gerência dessa empresa, porque é que não lhe tinha chegado ás mãos aquele recibo?..., Como foi pago?... e como na maioria das empresas estão-se a borrifar e não controlam o que pagam e o que recebem (principalmente em dinheiro, e com empréstimos dos sócios ou gerentes), se não souberam responder, ou inventam, ou dizem nada... e o TOC fez o melhor possível...
    Agora, continuando a imaginar, tu pedes-lhe o dinheiro, ele consulta o TOC e o TOC diz-lhe que está pago, porque os elementos assim o indicam...
    Mas no ramo da prestação de serviços, ninguém faz a transferência sem recibo emitido e alguns até o exigem impresso e assinado. Nunca me pagaram sem terem antes o recibo, eu tenho agido sempre de boa fé, envio os recibos e depois espero pelo dinheiro, até hoje nunca tive dissabores.

Piloto de Troféu nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

...se ele está sobre direcção
    ...deixou de lá ir à sessenta dias atrás...
    só duas correcções, se me é permitido:

é sob direcção e há sessenta dias sem o atrás

Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post

Esse género de correcção em relação ao "atrás" não é de todo aceitável.

Trata-se apenas dum recurso estilístico (pleonasmo) e não de um erro.

O uso de pleonasmos é livre.

Piloto de Testes msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post

Se for para ser picuinhas direcção agora é direção...

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    Se for para ser picuinhas direcção agora é direção...
    Se for para ser picuinhas o período de transição é até 2015.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

...

(irs119).
    Pior..., imagina...
    ...
    Se a empresa for sacana... a minha dúvida seria essa.

O problema é aqui o que o fapoc diz:

Mas no ramo da prestação de serviços, ninguém faz a transferência sem recibo emitido e alguns até o exigem impresso e assinado. Nunca me pagaram sem terem antes o recibo, eu tenho agido sempre de boa fé, envio os recibos e depois espero pelo dinheiro, até hoje nunca tive dissabores.
    Em muitos casos também há o inverso, paga-se sem recibo e nunca mais o vê...

Se na maior parte dos casos os problemas são escassos, a entrega é contra pagamento, advogados, serviços médicos, etc., quando envolve empresas começa a complicar e ou há confiança ou pode originar impasses.
    Neste caso o ideal teria sido avisar o montante do serviço, pedir um cheque p.e. e no levantamento entregar o recibo.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.