Performance de motas
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 27 de 27

Título: Performance de motas

Piloto de Rallye mcabral's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    em todo o lado, num raio de 250kms (devido ao preço do petróleo o raio foi diminuído para 220kms)

Por Defeito Performance de motas

Ando a pensar comprar uma mota e tenho consultado vários sites e tal.[:I]

No entanto, para além das características técnicas só encontro a velocidade máxima.[8]

Será que alguém sabe onde obter informações tipo 0-100kmh, etc.

Estava a pensar numa CB 500 se alguém tiver mais informações sobre este modelo agradecia.;)

Piloto de Testes lclsa's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

:D

Data de Registo
    Jun 2005
    em todo o lado, num raio de 250kms (devido ao preço do petróleo o raio foi diminuído para 220kms)

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por lclsa

Qual é a piada?[8)]

Piloto de Rallye Suarez's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

http://www.bikez.com/motorcycles/honda_cb_500_1998.php

Este site tem mta informação sobre motas, mas por acaso n tem 0-100 da cb500 pelo menos a antiga

Piloto de Testes Janus's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Ducati monster. Só sinto a falta de espaços de arrumação dado que não há hard cases para o raio da mota[8)]

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    "You can't treat a car like a human being - a car needs love." - W.Röhrl

Por Defeito

Mora uma cá em casa.

http://fast.no-ip.org/clubgs500/desc...-ER5-GS500.zip
    http://fast.no-ip.org/clubgs500/desc...s500-xjdiv.zip
    São comparativos onde participa a CB500 (Não são em Portugues)

Aceleração dos 0-100 depende das revistas mas anda pelos 4,5 segundos numa revista e 4,9 noutra.

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Mora uma cá em casa.

http://fast.no-ip.org/clubgs500/desc...-ER5-GS500.zip
    http://fast.no-ip.org/clubgs500/desc...s500-xjdiv.zip
    São comparativos onde participa a CB500 (Não são em Portugues)

Aceleração dos 0-100 depende das revistas mas anda pelos 4,5 segundos numa revista e 4,9 noutra.
    Obrigado, era mesmo dessas informações que eu andava à procura.;)

Que outras alternativas acham válidas para uma moto naked até 500cc?

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Naked até 500cc não são muitas as alternativas, penso que procuras uma usada pois falas da CB500. Saiu no entanto a CBF500 que é o modelo novo, tem o mesmo motor (talvez um pouco mais "afogado" pelas normas actuais) que é dos mais fiáveis do mercado, que digam os estafetas ou mesmo a revista que fez um teste de 150 mil km à moto.

As alternativas já conheces, a ER-5 e a GS500 são os concorrentes directos, existe ainda a Bandit (GSF400) que apesar de idêntica não concorre directamente com ela pois tem uma filosofia diferente, mais ligada ao desportivismo e performance. A Bandit 400 é uma moto que dá muito gozo, tem um motor bastante rotativo no entanto dificilmente aguenta o mesmo que uma Cb500 e a grande maioria delas não estão no melhor estado...

Se subires de cilindrada encontras opções são mais variadas, mas os preços, a manutenção, os impostos… tudo sobe. Se a Cb500 for primeira moto serve perfeitamente, acredita que a moto anda muito bem mesmo, tem boas acelerações e quando se roda o punho direito a sensação é ampliada pelo som e vento… afinal é uma Naked

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Naked até 500cc não são muitas as alternativas, penso que procuras uma usada pois falas da CB500. Saiu no entanto a CBF500 que é o modelo novo, tem o mesmo motor (talvez um pouco mais "afogado" pelas normas actuais) que é dos mais fiáveis do mercado, que digam os estafetas ou mesmo a revista que fez um teste de 150 mil km à moto.

As alternativas já conheces, a ER-5 e a GS500 são os concorrentes directos, existe ainda a Bandit (GSF400) que apesar de idêntica não concorre directamente com ela pois tem uma filosofia diferente, mais ligada ao desportivismo e performance. A Bandit 400 é uma moto que dá muito gozo, tem um motor bastante rotativo no entanto dificilmente aguenta o mesmo que uma Cb500 e a grande maioria delas não estão no melhor estado...

Se subires de cilindrada encontras opções são mais variadas, mas os preços, a manutenção, os impostos… tudo sobe. Se a Cb500 for primeira moto serve perfeitamente, acredita que a moto anda muito bem mesmo, tem boas acelerações e quando se roda o punho direito a sensação é ampliada pelo som e vento… afinal é uma Naked
    Moto é mesmo a primeira (só tive até 50cc) e realmente pretendo comprar usada porque os €€ não são muitos. É para usar ao fds (passeios com a Maria e tal...lol) e para ir para o trabalho (fugir à rotina do carro). Pelo que vi faz menos de 5 segundos dos 0 ao 100kmh e passa bem dos 180, por isso chega bem para mim.

Como não tenho urgência em comprar vou analisando oportunidades que vão aparecendo.

Vi que só a partir de 1997 é que puseram travões de disco também atrás, talvez seja uma melhor opção, não?

Piloto de Testes LeaoSilveira's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

A CB 500 é sem dúvida alguma uma excelente moto, fiabilidade ao mais alto nível, boa posição de condução e muito boas prestações para uma 500 cc. A sua velocidade máxima ronda os 175 km/h isto apesar de no velocimetro chegar quase aos 200.

Se eventualmente tiveres uns euros a mais para gastar, aí já podes comprar uma Honda Hornet que é 600 de cilindrada, que é uma mota que já te permite fazer viagens mais longas isto apesar de ser uma Naked.
    Estas Hornet têm de velocidade de ponta aproximadamente 225 km/h, mas no ponteiro chegam quase aos 250.

Se estas inclinado para uma CB 500, acho que fazes muito bem, pois isso dura e dura.

ice
    ice está online
    Piloto de Testes ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Tens também a xj 600 na yamaha ; )

A bandit 400 acho que não se enquadra muito, já andei numa e apesar de ter adorado, acho-a um pouco nervosa de mais, fruto do seu baixo peso e motor muito rotativo, aliado a uma medida de pneus "curta". Acresce que por norma, são caprichosas. É uma moto espetacular, mas para o que procuras iria mesmo para cb 500/er-5/gs 500/xj 600 (esta já de 4 cilindros).

Bom negócio ; )

Cump.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

E para aqueles que até querem tirar a carta de mota, mas têm medo de andar de mota? Recomendam alguma "terapia" em especial? É que eu adoro carros e adoro conduzir, mas o fascínio das motas também vive em mim. Já falei com alguns motards e já ouvi desde o "eu ensino-te a andar de mota" (oferta que recusei, pois não quero andar sem carta) a "se tens medo, o melhor é esqueceres pois com o medo e a paranóia podes arranjar situações complicadas".

O que me dizem?

ice
    ice está online
    Piloto de Testes ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

O medo não leva a lado nenhum ; )

Inscreve-te numa escola, e se não te sentires confiante para começares logo com uma 500/600, podes sempre optar por ter umas aulas em motos mais pequenas, 125/250 (todas as escolas têm).

São mais leves, menos potentes logo mais fáceis para se aprender.

Encara as aulas como uma iniciação, depois de teres a carta e uma moto tua, aí sim começará a tua aprendizagem ; )

Um conselho, não te sentes em cima da moto com receio, se for preciso fala com ela ; )

Ficar nervoso ou receoso não te vai facilitar a tarefa, bem pelo contrário.

Tenta levar logo equipamento de protecção, nem que seja emprestado.

Cump.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

E para aqueles que até querem tirar a carta de mota, mas têm medo de andar de mota? Recomendam alguma "terapia" em especial? É que eu adoro carros e adoro conduzir, mas o fascínio das motas também vive em mim. Já falei com alguns motards e já ouvi desde o "eu ensino-te a andar de mota" (oferta que recusei, pois não quero andar sem carta) a "se tens medo, o melhor é esqueceres pois com o medo e a paranóia podes arranjar situações complicadas".

O que me dizem?
    Andar de moto na minha opinião só compensa de houver uma boa dose de emoção à mistura, quem escolhe uma moto como uma opção 100% racional ou ganham o bichinho das motos depois mesmo depois de a ter ou então nunca supera a desconfortável sensação de extrema insegurança e fartam-se das duas rodas.

Para quem nunca teve moto ao principio acreditem que não é facil, é uma sensação estranha de insegurança, aqui na minha zona muita malta aí nos seus 50 anos não suportaram o bichinho das motos que dura da sua juventude e resolveram voltar a ter montada e acreditem que apesar dos anos de carta de automóvel tiveram bastante dificuldade na forma como se posicionam numa moto, para eles fazia um pouco de confusão o inclinar nas curvas e o ter de virar o volante ligeiramente para o lado contrário da curva de forma a inclinar a moto. Também houve quem parasse a moto sem por o pé no chão e depois já foi tarde... chão. :D

Eu não notei tanta dificuldade porque comecei numa 50cc, li MUITO antes de montar e o principal tinha muito gosto em aprender, por isso foi quase instintivo, até sonhava que estava a andar de moto.[**]
    Uma técnica muito boa é perderes uns bons minutos em cima de uma moto parada a habituares-te à posição de condução, aos piscas, à posição da caixa de velocidades, aos travões… enfim a todos os comandos da moto pois quando estamos a aprender conduzimos a nossa atenção para estes pequenos pormenores, é obvio que a atenção na estrada fica reduzida. Quanto ao ter medo desde que não seja em excesso é saudável, torna-nos mais atentos. ;)

Se tiveres uma grande vontade de aprender não vai ser complicado, interessa-te pelo assunto e reúne o máximo de informação que conseguires e se puderes experimentar uma 50cc com caixa de velocidades aproveita pois o principio é o mesmo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

O que me dizem?
    O medo de andar de mota já é bom sinal apra tirares a carta, é sinal que vais respeitar a tua montada, e a partida as loucuras serão menores ;).
    Terapia? Nõa estou derrepente a ver nenhuma, tirando o facto de naõ te meteres a pendura com gajos que tenham alguma experiência e te queiram mostrar que sabem andar muit obem, no sentido negativo..o qual te "borras" todo com certas curvas,etc.. isso é uma terapia negativa .
    Inscreve-te em Aulas de mota vulgo tirar a carta ,que apanhando um bom instrutor ele te dará as luzes necessárias para começares devagar.
    Procura um que amigos teus tenham tido e te dêm boas referências.
    Tendo a carta, e´andar com calma e gozar sobretudo o que é passear de mota, conhecê-la, sempre com juízo ;).

Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

O meu avô tem uma Honda 300cc desde 1969 e sempre gostou de motas e até hoje apenas teve uma queda por causa de gelo na estrada mas não se magoou.

Eu andei 3 anos numa 50cc e quando tirei a carta de carro deixei de a usar, no entanto quando tirei a carta de carro tirei simultâneamente a de mota porque o meu objectivo era vir a comprar uma.

Por isso para quem nunca pegou numa mota pegar numa 50cc poderá ser um bom começo de aprendizagem.

Depois saltar da 50 para outra maior é como saltar de um Panda para qualquer outro carro maior, a questão é que já se tem noção do que é conduzir.

Já agora pergunto ao pessoal, alguém sabe quanto é que custava uma CB 500 nova em 1998, por exemplo? É normal as motas desvalorizarem tão pouco?

Piloto de Testes SuspeitoDoCostume's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

O que me dizem?
    Estou exactamente na mesma situação! excepto que eu não percebo nada de motas!!

O que é uma naked?

Há muita diferença entre essa CB500 e por exemplo uma CBR600?

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por mcabral

Já agora pergunto ao pessoal, alguém sabe quanto é que custava uma CB 500 nova em 1998, por exemplo? É normal as motas desvalorizarem tão pouco?
    Sim é normal, estas motos desvalorizarem pouco, isto porque têm sempre bastante procura. São motos muito versáteis, fáceis de conduzir, muito fiáveis, leves, pequenas, com uma manutenção acessível e rápidas o suficiente. Estas qualidades tornam-nas as "motos escola", utilitárias e racionais conquistando não só aprendizes (principalmente) mas também muitos motards experientes que utilizam-nas no dia-a-dia a caminho do trabalho, ou então no próprio trabalho (estafetas). Novas em 98 não sei ao certo o preço de uma cb500, mas calculo que devia andar por volta dos 1000 contos (5000euros).

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Há toda a diferença entre uma Cbr600 e um Cb500.
    Tal como os carros as motos tambem têm segmentos, uma Cbr600 é uma moto desportiva, a Cb500 é uma moto utilitária.

Naked são motos sem carnagens, ou seja, sem proteções aerodinamicas.

Cb500 (Naked)

CBR600

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

compra uma cbr 600 usada!

Piloto de Testes SuspeitoDoCostume's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Então ser naked é bom ou mau? puramente estético?

Que tipo de consumos fazem essas motas?

Piloto de Testes NunoS's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Não percebi foi essa de ter de virar ligeiramente o volante para o lado oposto da curva....Pelo menos na minha 50 nunca foi preciso, nem nas motas pesadas em que andei.

Alguém quer explicar esta afirmação?

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por NunoS

Não percebi foi essa de ter de virar ligeiramente o volante para o lado oposto da curva....Pelo menos na minha 50 nunca foi preciso, nem nas motas pesadas em que andei.

Alguém quer explicar esta afirmação?
    Eu referi essa técnica bastante usual como um exemplo e não como sendo obrigatória de se fazer, no entanto muitas vezes até é feita inconscientemente mesmo de bicicleta.

A explicação é simples, para se curvar mais rápido é necessário inclinar a moto e isso é conseguido não apenas através do peso do nosso corpo sobre a moto mas virando ligeiramente o volante para o lado contrario à curva de forma a criar inclinação necessária para poder descrever a curva.

Deixo-te aqui toda a informação.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Counter-steering

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

Então ser naked é bom ou mau? puramente estético?

Que tipo de consumos fazem essas motas?
    Não se trata de ser bom ou mau. É esse o estilo da moto e isso tem vantagens e desvantagens.

Rapidamente deduzo algumas vantagens e desvantagens lógicas:

Vantagens:
    - Não têm carenagens logo são mais leves
    - Uma queda não tem custos tão elevados
    - É agradável sentir o vento enquanto se passeia junto ao mar. (subjectivo):D

Desvantagens:
    - Viajar acima dos 100 km/h pode ser muito maçador
    - A alta velocidade têm tendência a ser instáveis
    - Os consumos a alta velocidade são desfavoráveis

Quanto aos consumos a minha Cb500 faz entre 4,5 e 5,5. Tenho também uma Cb450 de 85 que está a fazer 6,3l.

Como é normal uma moto com melhor aerodinâmica tem vantagens a alta velocidade, portanto uma CBR600 a uma certa velocidade pode ter melhores consumos.

Piloto de Testes NunoS's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Fernando, já tenho experiência de condução, não sou maçarico, apenas nunca me apercebi de virar o voloante (sei que muito ligeiramente). Se calhar até o faço, mas se assim é, nunca me apercebi.

Também há diferentes estilos de condução, pode ser esse o caso, mas vou ver isso da próxima vez que for dar uma volta.

Obrigado pela explicação.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

O counter-steering, muitas vezes é usado sem se saber.
    È sem dúvida uma manobra muito boa.

O que se faz é ao entrar numa curva por exemplo a esquerda, empurrar o guiador do lado esqeurdo ligeiramente para a frente(isto é uma pequena força no guiador..), a mota "caí" logo para a curva, e consegue-se corrijir trajectorias por vezes mal calculadas com este método.
    Se por exemplo apetecer guiar descontraidamente com um braço, facilita a condução eheh.

Todos deveriam conheçer isto.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por NunoS

Fernando, já tenho experiência de condução, não sou maçarico, apenas nunca me apercebi de virar o voloante (sei que muito ligeiramente). Se calhar até o faço, mas se assim é, nunca me apercebi.

Também há diferentes estilos de condução, pode ser esse o caso, mas vou ver isso da próxima vez que for dar uma volta.

Obrigado pela explicação.
    Certamente que o fazes inconscientemente, até porque acho que não é possível inclinar bastante a moto se recorrer a está técnica, pelo menos eu não consigo (também não quero tentar que ainda sou demasiado aprendiz para andar a inventar [8)]:D)

Mas se queres experimentar vai com calma pois não é preciso muito velocidade para a usar, ao principio é meio esquisito pois parece contra natura virar para um lado para logo a seguir curvar para outro.:D

http://www.vsa.cape.com/~wayg/mrep/pics/csteer.mpg ;)

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.