[Saúde] Valores normais de pulsação cardiaca
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 36
Like Tree12Likes

Título: Valores normais de pulsação cardiaca

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito Valores normais de pulsação cardiaca

Pessoal,

Quais os valores normais de pulsação cardiaca?

Para uma pessoa com 30 anos, sexo masculino e em várias fases: em descanso, rotina normal, regime moderado e esforços intensos.

Pergunto isto, porque tenho notado que tenho regimes que acho que são um bocado estranhos. Em primeiro lugar demoro algum tempo a atingir valores elevados quando faço esforços físicos, para aí uns 5 - 10 minutos para atingir 170 pulsações em corrida. Por outro lado descobri hoje que em repouso, chego a estar a 40 pulsações, ou seja devo estar em stand-by

Isto é normal?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
    Pessoal,

Quais os valores normais de pulsação cardiaca?

Para uma pessoa com 30 anos, sexo masculino e em várias fases: em descanso, rotina normal, regime moderado e esforços intensos.

Pergunto isto, porque tenho notado que tenho regimes que acho que são um bocado estranhos. Em primeiro lugar demoro algum tempo a atingir valores elevados quando faço esforços físicos, para aí uns 5 - 10 minutos para atingir 170 pulsações em corrida. Por outro lado descobri hoje que em repouso, chego a estar a 40 pulsações, ou seja devo estar em stand-by

Isto é normal?
    Se fizeres mto desporto é normal eu tb no outro diz fiz um electrocardiograma e acusou em repouso 46 pulsações

Piloto de Testes Cheires's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005
    Eles andem aí... Be afraid, be very afraid

Por Defeito

O Miguél Indurain em repouso tinha, acho que, 24 pulsações por minuto.
    Os valores normais variam de pessoa para pessoa, e com várias condicionantes, como seja, se praticas ou não desporto (ou já praticaste), entre outros factores.
    Pelo que dizes, diria que praticas ou já praticaste desporto.
    speedtouched gosta disto.

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Agora tenho mais, mas aqui há uns anos a minha pulsação em repouso era de 45/50 por minuto.

Chefe de Equipa carregalhe's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Sim, o desporto influencia muito. Já vi pessoas que, não praticando nenhum, têm as pulsações em repouso a 60-70. É como se fosse um relanti acelerado.

Banido Pazu's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2011

Por Defeito

Como já disseram, essa pulsação (40, 50pm) é normal se fores desportista. É considerada bradicardia fisiológica, porque estás habituado a fazer esforços e o coração é um músculo, que também evolui com treino.

De qualquer forma não será preocupante, a não ser que tenhas outros sintomas como tonturas por exemplo (hipotensão) provocadas por bradicardia acentuada, decorrente de algum problema eléctrico do coração. Mas não parece que seja isso que tens
    HMartinho e speedtouched gostam disto.

Piloto de Testes HMartinho's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
    Como já disseram, essa pulsação (40, 50pm) é normal se fores desportista. É considerada bradicardia fisiológica, porque estás habituado a fazer esforços e o coração é um músculo, que também evolui com treino.

De qualquer forma não será preocupante, a não ser que tenhas outros sintomas como tonturas por exemplo (hipotensão) provocadas por bradicardia acentuada, decorrente de algum problema eléctrico do coração. Mas não parece que seja isso que tens
    Como já muitos aqui disseram, isso varia muito de pessoa para pessoa. Os valores da frequência cardíaca e de pressão arterial devem ser personalizados de pessoa para pessoa. A OMS, estabelece como valores Standard, dos 60 a 100 batimentos por minuto, se bem que também há quem defenda 60 a 80. O que acontece, é que quem pratica desporto com muita intensidade (não aqueles que fazem moderadamente os 30 minutos como se recomenda), o miocárdio (músculo cardíaco), tal como os outros músculos, quando exercitado vai hipertrofiar, o que dará como consequência uma pulsação mais baixa.

Tal como o Pazu referiu, isso parece ser uma bradicardia fisiológica, e poucos ou nenhuns perigos traz. Uma bradicardia só é patológica, quando produz sintomas, nomeadamente tonturas, vertigens, suores, confusão mental, zumbidos etc, ou quando são encontrados outras alterações electrofisiológicas no traçado de electrocardiograma, comuns em alguns tipos de bradicardias.

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Desde que não pare, 'tá bom.

Piloto de Troféu Ilyushin's Avatar
    Data de Registo
    May 2011

Por Defeito

Isso também varia muito conforme a hora do dia.

por exemplo, ao acordar a minha pulsação está sempre ridiculamente baixa, cerca de 55-60
    em repouso "normal" durante o dia, anda entre 70 a 80
    a seguir ao almoço vai sempre acima dos 90

Já agora, experimentem medir a pulsação quando estão com febre - a minha vai sempre p/ os 110-120 (em repouso).
    Movyk e HMartinho gostam disto.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    Isso também varia muito conforme a hora do dia.

por exemplo, ao acordar a minha pulsação está sempre ridiculamente baixa, cerca de 55-60
    em repouso "normal" durante o dia, anda entre 70 a 80
    a seguir ao almoço vai sempre acima dos 90

Já agora, experimentem medir a pulsação quando estão com febre - a minha vai sempre p/ os 110-120 (em repouso).
    Sim, e é perfeitamente normal que a pulsação aumente com a febre.

Piloto de Rallye NaoInteressa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Em repouso e depois do almoço acuso 88.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Já agora, é também importante uma boa técnica para medir a pulsação, para que não haja indução de falsos resultados.

Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
    Já agora, é também importante uma boa técnica para medir a pulsação, para que não haja indução de falsos resultados.
    É como aprendi na escola: 15 segundos a contar e depois é multiplicar por 4. À sapateiro, mesmo.

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Já que não tenho um PulsOx em casa, o que recomendas?

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
    É como aprendi na escola: 15 segundos a contar e depois é multiplicar por 4. À sapateiro, mesmo.
    Sim, mas essa técnica é correta. O problema é a técnica de medição em sim. Nunca se deve utilizar o polegar, mas sim o dedo indicador e o dedo médio, preferencialmente na artéria carótida (pescoço perto da maçã de adão), ou a artéria radial (no pulso).

Banido Pazu's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2011

Por Defeito

Sim, mas essa técnica é correta. O problema é a técnica de medição em sim. Nunca se deve utilizar o polegar, mas sim o dedo indicador e o dedo médio, preferencialmente na artéria carótida (pescoço perto da maçã de adão), ou a artéria radial (no pulso).
    Desde que sintas a veia a pulsar, parece-me indiferente qual o dedo utilizado.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
    Desde que sintas a veia a pulsar, parece-me indiferente qual o dedo utilizado.
    Segundo o meu formador do curso, o dedo polegar pode levar falsos resultados. Porquê? Porque podemos sentir a pulsação do polegar(devido a uma artéria que lá passa), e não a pulsação da pessoa a que vamos contar. Claro que isto aplica-se mais quando somos nós a contar a outra pessoa. Se é verdade ou não, isso já me transcende, mas pelo menos foi o que me ensinaram.

Ah, e a artéria carótida fica mais central, pelo que é mais correta e fidedigna.

Só um pequeno pormenor: As veias não pulsam, só as artérias.
    Última edição por HMartinho : 20-11-11 às 15:51:40

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Fiquei surpreendido, acusei 65 bpm.

Piloto de Provas de Perícia BossCountry's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

O normal são valores entre 60 e 100 bpm. No entanto, valores abaixo ou acima podem ser perfeitamente normais.

Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

É assim que eu conto, precisamente. As aulas de educação física ensinaram-me alguma coisa, vá lá...

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Já que não tenho um PulsOx em casa, o que recomendas?
    "Jasussss" . Tu não exageras nada LOL. Não é preciso propriamente um pulsox nem dynamaps para medir a pulsação... Já agora um lifepack12 (Kidding)

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

"Jasussss" . Tu não exageras nada LOL. Não é preciso propriamente um pulsox nem dynamaps para medir a pulsação... Já agora um lifepack12 (Kidding)
    É logo à grande.
    HMartinho gosta disto.

Banido Pazu's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2011

Por Defeito

Segundo o meu formador do curso, o dedo polegar pode levar falsos resultados. Porquê? Porque podemos sentir a pulsação do polegar(devido a uma artéria que lá passa), e não a pulsação da pessoa a que vamos contar. Claro que isto aplica-se mais quando somos nós a contar a outra pessoa. Se é verdade ou não, isso já me transcende, mas pelo menos foi o que me ensinaram.

Ah, e a artéria carótida fica mais central, pelo que é mais correta e fidedigna.

Só um pequeno pormenor: As veias não pulsam, só as artérias.
    Isso já é outra coisa. Estamos a falar de auto-medição.

E aí pouco interessa se sentes a pulsação do polegar ou do pulso, desde que seja a tua

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Quando fazia muito desporto a pulsação de repouso era perto das 50 ppm. Chegava facilmente às 190/195 e fiz a maratona com uma média de 168 ppm.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

É assim que eu conto, precisamente. As aulas de educação física ensinaram-me alguma coisa, vá lá...
    Mas vocês mediam a pulsação em EF?

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Eu media.

Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Sim. Antes e depois de correr.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Desde que me habituei a usar o cardio-frequencimetro já não consigo treinar sem ele. Em esforço faço médias de 160 BPM e em descanso já medi 47 BPM. Quanto maior for o nivel de treino maior serão as médias e menor a pulsação em descanso.

Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Sim. Antes e depois de correr.
    Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Eu media.
    Nunca fiz isso em EF, por isso é que perguntei....

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por air Ver Post
    Eu media.
    Eu tb.

Até chegaram a estar disponíveis aquelas bandas de usar no peito em conjunto com um relógio.

Havia uns 5 ou 6 aparelhos e rodava por todos.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.