|
|||||
Não sei se leste para trás mas basicamente o que se passou foi que o PeugeotSales disse que os sócios não iriam para já ficar com o dinheiro do lucro deste mês mas sim investi-lo na em publicidade. (se a memória não me engana)
Depois alguém questionou se isso não seria negativo devido a um possível aumento do Passivo. E eu disse que não, como dizes, parti do principio que a distribuição de dividendos não seria feita pelo que quem sairia reforçado seria o CP e não o Passivo.
Depois o Pastis pôs aí um blog que falava dos suprimentos e pronto, baralhou tudo.
Mas eu contínuo convicto que não há motivo neste caso se recorrer aos suprimentos. A empresa deu lucro (pouco imagino eu), os sócios querem investir esse valor a bem da empresa, o mais lógico é ele nem sequer sair do balanço. Mas isto é a minha opinião.
E nesse caso até pode trazer alguns benefícios, quando os CPs aumentam tanto a taxa de endividamento como a autonomia financeira saem muito beneficiadas. Também não convém exagerar para não ter dinheiro empatado nem muito risco do lado dos sócios.![]()
Não, não li...
Chefe![]()
Este meu post serve só para não pensares que não li o teu post, e para teres uma resposta, pq perante o que disseste, não tenho nada a dizer...
Apenas a confirmar, a ideia com que fiquei na nossa primeira troca de palavras... Estávamos os dois a falar do mesmo... hehehehehe
EDIT: Mas agora temos aqui um TOC assumido (há aqui muitos mais...) que nos vai "explicar isto"...![]()
Última edição por Cyfer : 13-06-12 às 14:41:19
Pois.. Mas como vês era escusado teres começado logo a falar de dar umas aulas e das barbaridades e mais não sei o quê. Mesmo que tivesses razão (e já deu para ver que seja por lapsos seja pela dificuldade de entendimento por escrita se cometeram (eu) algumas imprecisões ou incorrecções), bastava corrigires e pronto, resolvido.
Mas se já estamos de acordo ainda melhor.
Mas aposto que o Nikofreitas vai já baralhar isto tudo..![]()
Eu não sei nem quero saber nada da área contabilística, cruzes credo.
![]()
Certo, assumo a minha culpa, e dai as minhas desculpas no ultimo post que troquei ctg no outro dia, ao qual cordialmente e bem, respondeste que uma imprecisão de escrita baralha isto tudo.
Quanto às barbaridades, não eram pelo teu post! Era por causa do aumento do passivo com a história dos lucros, mas mesmo hoje "mudei" de opinião, pois meti na equação algo que nem me passou pela cabeça na altura.
É a escrita...![]()
Sou daqueles de antes de 2006. Sou mesmo daqueles que tirei o curso de Contabilidade e Administração e exerço a profissão desde 2000... Pensando bem agora, bolas que já vão 12 anos disto...
Só uma coisa antes de conseguir ter tempo para ler todas as questões, dúvidas e divergências que há aqui.
Ao distribuir os lucros pelos sócios, num dado momento pode parecer inofensivo, mas noutro momento seguinte, os sócios apercebem-se que o que fizeram, foi descapitalizar a empresa o que traz problemas graves à posteriori.
Suprimentos, podem ser feitos a qualquer momento, desde que o seu "levantamento" ocorre somente depois de 12 meses, para não estar sujeito a Imp.selo.
As Prestações Suplementares, nunca podem ser levantadas, porque da rubrica de prestações suplementares só pode ser "diminuida" para aumento do capital social.
Vou ver se consigo ler isto tudo rapidamente para poder opinar concretamente sobre cada questão suscitada.
Falei na parte da descapitalização da empresa porque vi isso acontecer numa empresa que eu era o responsável pela contabilidade, que no chamado tempo das vacas gordas, eles eram jipes, eles eram carros, eles eram telemóveis, eles eram distribuição de lucros, eles descapitalizaram a empresa de tal maneira que, agora com as dificuldades da crise do mercado, teve de mandar 12 empregados para o fundo de desemprego, dois sócios que sem direito a nada, agora andam a tinir e mais uma empresa liquidada e dissolvida no universo empresarial português.
Mas não concordas com o que disse Cyfer?
Lá está. Falei (ou melhor escrevi) sem ler tudo. Isso de manter os lucros na empresa, é o melhor que se pode fazer neste momento. Vai uma parte (no mínimo 5%) do valor do lucro para Reservas legais e o restante vai ou para reservas livres ou para resultados transitados, rubricas estas que fazem parte integrante dos Capitais Próprios e não do passivo, apesar de surgirem ambas do "lado direito" do Balanço.
O passivo são as obrigações da empresa para com terceiros (fornecedores, estado, funcionários) e os capitais próprios, obrigações da empresa perante os seus sócios/accionistas.
Exactamente. Depois de estarem cobertos os 20% do Capital Social, pode ir para reservas livres ou para resultados transitados.
Caros
Como têm visto tenho vindo aqui pouco. Agradeço o interesse no tema e as sugestoes que tem dado.
Quanto as questões contabilisticas, do meu ponto de vista que percebo muito pouco, os contabilistas sao muito complicados.
O que interessa é o fim da folha, ou seja, o dinheiro que sai dos socios para a empresa, o dinheiro que sai da empresa para custos e o que entra na empresa como ganhos.
Os ganhos tem de ser superiores aos custos em proporção suficiente para recuperar o investido pelos socios em x tempo.
É uma versão simplista e pelo meio há muito, mas o bottom line é este.
Boa noite,
Entao e como esta a correr o segundo semestre do ano? A empresa continua a crescer?
Era bom continuarem a dar um feedback de como correram estes ultimos 6 meses de actividade da empresa.
Tambem tenho uma ideia de negocio, mas como as coisas estao nao devo arriscar. O mais certo e continuar a apostar nos estudos e formaçao...
Viva!
Então e novidades? o negócio está a correr bem?
Mais um com curiosidade... é uma pena este tópico estar esquecido...
Como vai o negócio? Passado praticamente um ano após o ínicio da vossa empresa, está tudo a correr bem?
Que balanço fazem?
Espero que tudo esteja pelo melhor.
Não está esquecido, têm havido algum desleixo da nossa parte...mas não está esquecido. Por vezes há é falta de tempo.
Até porque nesta altura passou a dois negócios em vez de ser apenas um.
Última edição por PeugeotSales : 04-01-13 às 22:10:04