Remuneração por trabalhar em Domingos e Feriados
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31
Like Tree1Likes

Título: Remuneração por trabalhar em Domingos e Feriados

Lsk
    Lsk está offline
    Piloto de Testes Lsk's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Unhappy Remuneração por trabalhar em Domingos e Feriados

Olá a todos,

a minha namorada (assim como muitos dos licenciados de hoje em dia) após imenso tempo à procura de emprego na área dela, acabou por ter que procurar um emprego num shopping, o qual conseguiu encontrar, e acabou por ser chamada para uma loja que ia abrir.

Acontece que já passam 12 dias desde que trabalha na empresa, e até à altura ainda não assinou o contrato. Tendo comentado com outra colega de uma outra loja do grupo que foi ajudar na abertura da mesma, esta disse-lhe que a empresa não pagava nem domingos nem feriados, e que o subsidio de alimentação era um valor mesmo baixo.

Sendo que tenho a certeza que os feriados vêm na lei como sendo dias em que se recebe a dobrar ou a triplicar, solicitava a vossa colaboração no sentido de poder saber o que está estipulado na lei.

Os feriados é a dobrar ou a triplicar? Por se trabalhar aos domingos a empresa tem que pagar uma remuneração extra? Se sim quanto (o dobro)?!

E o subsidio de alimentação? Qual é o mínimo nacional.

E o horário nocturno é quanto? 25% depois das 22h, certo?!

Como se isto não fosse suficiente, desde a abertura que tem andado a trabalhar das 9h30 até às 24h00, praticamente sem pausas e só com uma hora para o almoço e outra para o jantar.

Eu já lhe disse para não reclamar enquanto não tivesse o contrato assinado, mas o que pode ela fazer se vier a confirmar esta situação dos feriados e domingos?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Lsk Ver Post
    Olá a todos,

a minha namorada (assim como muitos dos licenciados de hoje em dia) após imenso tempo à procura de emprego na área dela, acabou por ter que procurar um emprego num shopping, o qual conseguiu encontrar, e acabou por ser chamada para uma loja que ia abrir.

Acontece que já passam 12 dias desde que trabalha na empresa, e até à altura ainda não assinou o contrato. Tendo comentado com outra colega de uma outra loja do grupo que foi ajudar na abertura da mesma, esta disse-lhe que a empresa não pagava nem domingos nem feriados, e que o subsidio de alimentação era um valor mesmo baixo.

Sendo que tenho a certeza que os feriados vêm na lei como sendo dias em que se recebe a dobrar ou a triplicar, solicitava a vossa colaboração no sentido de poder saber o que está estipulado na lei.

Os feriados é a dobrar ou a triplicar? Por se trabalhar aos domingos a empresa tem que pagar uma remuneração extra? Se sim quanto (o dobro)?!

Como se isto não fosse suficiente, desde a abertura que tem andado a trabalhar das 9h30 até às 24h00, praticamente sem pausas e só com uma hora para o almoço e outra para o jantar.

Eu já lhe disse para não reclamar enquanto não tivesse o contrato assinado, mas o que pode ela fazer se vier a confirmar esta situação dos feriados e domingos?
    Como assim, ainda não assinou contrato? Isso é legal???

Lsk
    Lsk está offline
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por point Ver Post
    Teoricamente não. Mas parece que hoje em dia as empresas fazem o que querem, porque candidatos às vagas não faltam.

É o mal destas empresas que tem lojas no shopping, ficas mais chocado ainda se te disser que é uma empresa que até tem alguma dimensão.

Lsk
    Lsk está offline
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Alguém?!

Piloto de Testes pateta's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por point Ver Post
    Lol

Welcome to the real world (ou a Portugal) há trabalhos que só assinas o contrato passado 1 mês amigo..

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Acho estranho alguém começar a trabalhar sem saber as condições......
    Ruibadboy gosta disto.

Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Normalmente as lojas de shoppings não fogem a essas regras, pois estão em um espaço alugado e tem que ser tudo by the book.

Possivelmente ainda está a experiencia, após esse tempo é que deve assinar contrato.

O meu primeiro trabalho após sair da escola foi em uma loja desporto em shopping, só uma vez ou outra é que se fazia Dia completo das 9h as 23h, mas o pior é mesmo aturar as pessoas...chegava ao final do dia com cabeça feita em agua, aguentei 2 anos e jurei que nunca mais ia trabalhar em alguma loja

Lsk
    Lsk está offline
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
    Na altura foi aceite porque o ordenado era médio para trabalho de shopping, e antes isso do que não estar a receber nenhum. Para quem anda há mais de um ano à procura de emprego, as questões de domingos e feriados passam para segundo plano. Só o facto de teres arranjado um emprego já é bom.

À partida o horário vai passar àquilo que será a normalidade (8h/dia) já depois deste fim de semana. No entanto não me parece que a empresa a vá compensar pelo tempo extra que ela passou lá.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Mesmo que não assine contrato no imediato, pelo menos teria de saber as condições, contudo que não espere mais de 1 mês pelo contrato, senão são 2 meses ou 3 meses e mesmo assim, que verifique a data de admissão, existe empresas que entregam o contrato passados 2 ou 3 meses e no dia em que entregam, não consta lá o dia que realmente começou a trabalhar (hã 2 meses atrás), mas sim o dia que vai assinar contrato, ora quer queiramos ou não, são sempre 2 meses que a empresa poupa em descontos e 2 meses que o colaborador vê para descontos e tudo o que isso acarreta.

Domingos é para esquecer, como sábados, isso deverá constar no contrato, 40 horas semanais, com turnos rotativos, se trabalha ao domingo, é porque folga á semana e vice-versa.

As horas nocturnas para os actuais contratos, conta das 22h ás 06h.

Pelo que dizes, devo suspeitar que as horas extras é para esquecer (receber a dobrar), porque ou ficam a dever horas e depois retribuem em dias, ou pagam as horas a mais, ao mesmo valor que uma hora normal, se receber 2,5€ á hora e se naquele mês esteve contabilizadas 20 horas a mais, vai (teoricamente) receber a mais 50€ bruto (não líquido).

Antes de se começar a trabalhar, saber as condições, só em casos pontuais, é que é acordado (€€€€), devido á experiência que tem de ser demonstrada.

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Na altura foi aceite porque o ordenado era médio para trabalho de shopping, e antes isso do que não estar a receber nenhum. Para quem anda há mais de um ano à procura de emprego, as questões de domingos e feriados passam para segundo plano. Só o facto de teres arranjado um emprego já é bom.

À partida o horário vai passar àquilo que será a normalidade (8h/dia) já depois deste fim de semana. No entanto não me parece que a empresa a vá compensar pelo tempo extra que ela passou lá.
    Sem duvida, foi uma atitude louvável.

SB
    SB está offline
    Piloto de Testes SB's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

se for um contrato por tempo indeterminado, não precisa de ser efecutado, por escrito.

só é obrigatório, para contratos a termo certo.

o que se pode estar a passar, é a empresa estar a aproveitar o período experimental do contrato por tempo indeterminado, que são de 90 dias, contra os 30 do contrato a termo certo, e no fim, apresenta o contrato para ser assinado.

tens que ver ser para o sector de actividade em causa, existe algum contrato colectivo de trabalho (CCT), já que é nesses acordos que estão estabelecidos, valores/percentagens de remuneração por horas extra, feriados, trabalho nocturno e sub. de alimentação. se não tiver, aplica-se o Codigo do trabalho.

há sectores, em que o Domingo é considerado um dia normal de trabalho.

sb

Piloto de Testes Mordor's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Os feriados é a dobrar ou a triplicar? Por se trabalhar aos domingos a empresa tem que pagar uma remuneração extra? Se sim quanto (o dobro)?![...]

Já tinha discutido este tema no fórum, não que o pessoal por aqui se interesse com esta injustiça (na minha opinião, pelo menos).

A loja onde a tua namorada trabalha está dispensada de encerrar (como acontece nos shoppings), pelo que o Domingo é um dia como outro qualquer. Terá direito às suas folgas (que, em certas lojas, são difíceis de obter - e isto, sim, é manifestamente ilegal) mas se são ao domingo ou à quarta-feira é indiferente em termos de legislação.

Quanto aos feriados, o que o código de trabalho afirma (é aconselhável consultá-lo, para que te apercebas do enquadramento legal) é que se recebe a dobrar ou se tem folga noutro dia. Podem, portanto, obrigar a tua namorada a trabalhar num feriado desde que lhe seja dada mais uma folga. Sem qualquer acréscimo de remuneração.

O trabalho nos shoppings, dada esta legislação e os muitos abusos que lá se cometem, começa a assemelhar-se a escravatura. Infelizmente só se rala quem lá trabalha e respetivas famílias. Os restantes, preferem a peregrinação do costume ao altar do consumo...

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
    É a necessidade, infelizmente!

Ainda há dias propuseram um emprego à minha esposa em que se trabalhava fins-de-semana e se começava a trabalhar às 4h00 e a remuneração era... o salário mínimo! Ora digam-me lá como isto é possível ou sequer legal, pois eu não sei!!!

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    É a necessidade, infelizmente!

Ainda há dias propuseram um emprego à minha esposa em que se trabalhava fins-de-semana e se começava a trabalhar às 4h00 e a remuneração era... o salário mínimo! Ora digam-me lá como isto é possível ou sequer legal, pois eu não sei!!!
    Começando às 4h00 devias ter direito ao subsidio nocturno. Ganhar só o ordenado não será legal.

Digo eu sem perceber nada disto, apenas indo pele senso comum....

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Glass City. [Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!]

Por Defeito

Então e o trabalho ao fim-de-semana?? Ainda tem mais essa!

Banido Gonzas's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Também, também...mas fim-de semana, leia-se Domingo porque o Sábado é um dia como os outros.

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

ainda dizem que não temos regras de trabalho flexíveis, tá bem tá.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2005
    Se tudo te parece normal, é porque não vais rápido...

Por Defeito

Ainda num outro tópico, tinha referido este tema.

Porque raio, o pessoal que trabalha fins-de-semana e até horários de jantar (tipo 16h - 24h), tem que se sujeitar a receber o mesmo "485€" que os que têm horário de segunda a sexta, das 09h - 18h?

Deveria de existir uma compensação, por vezes até hã, mas é um atirar de areia aos olhos de tão "mixiruca" que é, só para disserem que pagam.

É estas cenas e os horários da restauração, pois bem, deveria ser algo como 5 dias e meio de trabalho, no qual o dia inteiro é apenas trabalhado as 07h e o meio dia são as 5 hrs, para perfazerem as 40 HORAS SEMANAIS, mas não, é 6 dias de trabalho e por vezes todos os dias a chegar ás 9 hrs cada e é isto que os patrões (estou a generalizar, mas conheço muitos) apregoam e cantam aos 7 ventos, 6 dias completos de trabalho (9hrs) e ordenado mínimo, por vezes ainda esticam até aos 550€ e dizem que estão a pagar acima do mercado, haja paciência.

É a crise, é a crise.

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Olá a todos,

Uma vez que já estou um bocado fora das "novas regras" do mundo do trabalho, é possível que aquilo que conheço como certo já não o seja. Como tal o que te sugiro é que percas umas horinhas (não são muitas) para ir à ACT e expores os dados todos e pedires que expliquem os direitos que ela tem na situação específica.

De um modo geral seria assim:
    -Os feriados têm de ser gozados - é de lei. Em caso de manifesta necessidade da entidade patronal terá de haver convocação e os dias serão pagos a 100%+100%
    -O Domingo interessa pouco. Se o esquema de trabalho for rotativo, o Domingo pode ser um dia perfeitamente normal. O que interessa são os dias de descanso semanal. Trabalhar em dia de descanso semanal dá direito a compensação. O Domingo é o dia de descanso semanal de quem trabalha em horário regular. Para quem trabalha em horário irregular o dia de descanso semanal é a "folga".

A questão das horas extra, horas nocturnas e subsídio de turnos a haver são demasiado específicas para poder dizer como será nesse caso. Umas não implicam as outras. Há casos em que teria direito a todas, casos em que não teria direito a nenhuma. Há limites para a carga horária diária, semanal e períodos de descanso obrigatórios a observar. Se saí às 00:00 e entra às 09:30 não está a respeitar o período de descanso obrigatório, por exemplo. As horas que não respeite são pagas como horas extra.

Mas volto a referir que isto tem de ser analisado por alguém competente. Podemos dar-te indicações mas não te conseguimos dar certezas.

Piloto de Troféu rucsantos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Torres Ver Post
    Uma vez que já estou um bocado fora das "novas regras" do mundo do trabalho, é possível que aquilo que conheço como certo já não o seja. Como tal o que te sugiro é que percas umas horinhas (não são muitas) para ir à ACT e expores os dados todos e pedires que expliquem os direitos que ela tem na situação específica.

De um modo geral seria assim:
    -Os feriados têm de ser gozados - é de lei. Em caso de manifesta necessidade da entidade patronal terá de haver convocação e os dias serão pagos a 100%+100%
    -O Domingo interessa pouco. Se o esquema de trabalho for rotativo, o Domingo pode ser um dia perfeitamente normal. O que interessa são os dias de descanso semanal. Trabalhar em dia de descanso semanal dá direito a compensação. O Domingo é o dia de descanso semanal de quem trabalha em horário regular. Para quem trabalha em horário irregular o dia de descanso semanal é a "folga".

A questão das horas extra, horas nocturnas e subsídio de turnos a haver são demasiado específicas para poder dizer como será nesse caso. Umas não implicam as outras. Há casos em que teria direito a todas, casos em que não teria direito a nenhuma. Há limites para a carga horária diária, semanal e períodos de descanso obrigatórios a observar. Se saí às 00:00 e entra às 09:30 não está a respeitar o período de descanso obrigatório, por exemplo. As horas que não respeite são pagas como horas extra.

Mas volto a referir que isto tem de ser analisado por alguém competente. Podemos dar-te indicações mas não te conseguimos dar certezas.
    Eu no meu caso trabalho por turnos , os sete dias da semana são dias de trabalho normal, faço fins-de-semana , noites e feriados e a única compensação que levo é o suplemento de turno e quando trabalho nos feriados lá o patrão dá uma folga de compensação a gozar quando possível. Pelo trabalho nocturno , fins-de-semana ou por horas extraordinárias ( actualmente não faço) nunca o patrão pagou qualquer escudo/ euro de compensação.
    Há, e o patrão é .... o ESTADO.
    No privado está-se mal mas, no estado em algumas profissões também não se paga devidamente pelo trabalho feito.
    Última edição por rucsantos : 21-08-11 às 08:55:31

Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Quando trabalhei em shopping, era proibido por lei (da empresa) tirar folga ao sabado domingo, e ter Férias no mes de natal, isto em 2001/03, ganhava pouco mais de 400 euros.

Quando me fartei destas politicas quis sair da empresa, já era efectivo tinha dar tempo a casa até sair, queriam me transferir para um local longe de casa, após algumas conversas hostis, arranjei um advogado que lhes enviou uma carta, no dia a seguir tavam todos mansos e la me deram o que eu tinha direito e sair, quando saí descobri que em 2 anos nunca me fizeram descontos para a segurança social (apesar de vir nos recibos que sim), e mais uma vez tive me mexer ate descontarem todo tempo que trabalhei.

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Banido TMSC's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Ainda num outro tópico, tinha referido este tema.

Porque raio, o pessoal que trabalha fins-de-semana e até horários de jantar (tipo 16h - 24h), tem que se sujeitar a receber o mesmo "485€" que os que têm horário de segunda a sexta, das 09h - 18h?

Deveria de existir uma compensação, por vezes até hã, mas é um atirar de areia aos olhos de tão "mixiruca" que é, só para disserem que pagam.

É estas cenas e os horários da restauração, pois bem, deveria ser algo como 5 dias e meio de trabalho, no qual o dia inteiro é apenas trabalhado as 07h e o meio dia são as 5 hrs, para perfazerem as 40 HORAS SEMANAIS, mas não, é 6 dias de trabalho e por vezes todos os dias a chegar ás 9 hrs cada e é isto que os patrões (estou a generalizar, mas conheço muitos) apregoam e cantam aos 7 ventos, 6 dias completos de trabalho (9hrs) e ordenado mínimo, por vezes ainda esticam até aos 550€ e dizem que estão a pagar acima do mercado, haja paciência.

É a crise, é a crise.
    Quando trabalhei por turnos, 07h00/16h00 e 16h00/01h00, recebia mais 25% sobre o ordenado em causa e os feriados eram pagos a dobrar. As folgas eram rotativas.

Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    Eu no meu caso trabalho por turnos , os sete dias da semana são dias de trabalho normal, faço fins-de-semana , noites e feriados e a única compensação que levo é o suplemento de turno e quando trabalho nos feriados lá o patrão dá uma folga de compensação a gozar quando possível. Pelo trabalho nocturno , fins-de-semana ou por horas extraordinárias ( actualmente não faço) nunca o patrão pagou qualquer escudo/ euro de compensação.
    Há, e o patrão é .... o ESTADO.
    No privado está-se mal mas, no estado em algumas profissões também não se paga devidamente pelo trabalho feito.
    Sim, ainda existe o Estado. É precisamente por causa das especificidades variáveis e das súbtis diferenças que às vezes existem que eu recomendo sempre que as pessoas falem com as entidades competentes sobre o seu caso específico. Basta o serviço que a pessoa faz ser considerado de utilidade pública que tem logo regras diferents (mero exemplo). Podia estar aqui a repetir leis, mas depois haver um pequeno pormenor que ignore e que invalide tudo.
    Neste caso concreto ainda nem contraro há, pelos vistos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Na minha empresa é assim:
    Folga Complementar (= Sábado) pago a 200% + 25% de um dia para gozar
    Folga Obrigatória (= Domingo) pago a 200% + 1 dia para gozar
    Feriados pagos a 200% + 25% de um dia para gozar
    Subsidio Nocturno > 22h e 25% sobre o salário

Piloto de Testes Nefas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mayreles Ver Post
    Deixa me te dizer que deverás venerar essa tua empresa.

Banido skynet's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mayreles Ver Post

Na minha é igual, és mota-engil ?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
    Deixa me te dizer que deverás venerar essa tua empresa.

Já foi melhor... há cerca 1 ano aprovaram um novo CCT, porque antes folgas e feriados eram pagos a 300% e nocturno a partir das 20h... mas de facto para o que anda aí não me posso queixar muito...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por skynet Ver Post
    Na minha é igual, és mota-engil ?
    Nope... trabalho num dos grandes grupos dos Media portugueses...

Piloto de Troféu SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Anda aqui gente a dizer verdades a mais. A falar mal dos patrões que pagam 550€ a empregados que têm que ter as pernas abertas 24/7 para fazer o horário que for preciso e coisas do género vão-vos fazer a folha num instante...

Eu também tenho algumas histórias engraçadas, sobretudo com empresas de recursos humanos, mas ao contrário de vocês eu tenho medo e juízo e não quero acabar na fogueira.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima