Abarth SE041 aka Lancia ECV - Página 3
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Título: Abarth SE041 aka Lancia ECV

  1. #61
    Piloto Lendário gtabarth's Avatar
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  2. #62
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    nestas versões de homologação a existência de vários níveis de preparação era o normal.

    obrigado pelos esclarecimentos.

    é que como é um carro raro por cá, creio nunca ter visto nenhum há venda

  3. #63
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    Sim muito raro.
    Raro em todo o lado e mais em Portugal claro.
    (Na Madeira penso que existe pelo menos um)

    Até a versão Racing 8 válvulas é rara.

  4. #64
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    Excelente tópico gtabarth!

    Aquele 131 Abarth era uma maravilha, teria sido o substituto perfeito do meu 128 SL 1300! E ainda por cima "puxava" atrás!

    Ainda anteontem voltei a sonhar que conduzia o 128, este italianos marcam-nos mesmo, especialmente quando os temos logo depois de tirar a carta de condução.

  5. #65
    Piloto de Kart fluis46's Avatar
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    Belas máquinas, sem duvidas míticas!! Continua é uma maravilha apreciar os teus tópicos!!

  6. #66
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    Mas as coisas não acontecem por acaso.
    Duvido que se arranje um 131 Abarth Rally por menos de 50.000 €, mesmo num país da Europa Central

    Nem preço têm ou são de "oiro"

    http://www.anamera.com/en/detail/car...cache=1&ret=63

    1978 Fiat 131 ABARTH Gr.4 for sale: Anamera

    http://www.anamera.com/en/detail/car...cache=1&ret=63

    Carro vencedor Rallye Portugal 77:
    1976 Abarth 131 Rally OLIO FIAT - Ex Works for sale: Anamera

    YouTube - rali de Portugal 1977

  7. #67
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  8. #68
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  9. #69
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Até a versão Racing 8 válvulas é rara.
    Rara, mas existe.
    E pega passados 10 anos

    YouTube - Fiat 131 Racing after 10 years stopped

  10. #70
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    Por acaso está um à venda...

    OPORTUNIDADES

    Preço: 50.000 €

    Por este preço não admira que esse anúncio tenha anos...

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Bom anúncio bg2.

    De facto o carro é fabuloso e certas coisas no anúncio merecem uma palavra.

    O carro encosta a 1000 kg ficando abaixo, sendo mais leve que um simples 1300, uma vez que incorpora muitas peças (paíneis) de materiais leves.

    A versão base (131 Abarth Rally) que é apresentada em vários testes que coloquei, tinha de facto uma especificação "básica", 140cv de um 2000 16v em 1976; mas o cliente podia depois levá-lo à Abarth para que fossem adicionados vários níveis crescentes de preparação.
    (Kits EsseEsse entre aspas)
    Muitas das aberturas da carroçaria não eram sequer funcionais na versão básica, estavam fechadas.
    Só iam sendo tornadas funcionais com os kits complementares de preparação. Era possível ter um carro exactamente ao mesmo nível dos que competiam no Mundial, mas isso daria uma factura total de mais do dobro do valor da versão base...

    Essa unidade ser de 155cv em vez de 140cv é perfeitamente normal.

    Não esquecer que mais tarde os Deltas Integrale são precisamente baseado neste 131 Abarth.
    Aproveitam muita coisa, mesmo de suspensões.
    O Delta é que para além de RWD, também tinha FWD, logo era AWD

    O motor é o mesmo bloco do demónio, que no Integrale era turbinado.

    De referir que o FIAT 131 teve um estatuto muito especial e foi o último FIAT "não pequeno" bem visto em todo o lado.
    Ora foram 4 anos a competir, sendo campeão em 3 anos nos Rallies, numa época em que estes disputavam com a F1 a primazia do desporto motorizado; coisa que infelizmente hoje está muito longe de acontecer, sendo o WRC uma competição que passa "completamente despercebida" no mundo automóvel.
    Em Países como Portugal o Rallye de Portugal era o acontecimento do ano; durava uma semana e era o evento do ano por cá, onde nem cimeiras havia, nem expos, nem concertos de bandas importantes mundiais sequer.
    Mais tarde voltamos a ter F1 e então passamos a ter dois grandes eventos.
    O 131 por cá ainda foi mais vitorioso do que nos mundiais, sendo que o Rallye de Portugal percorria Portugal todo e tinha todo o tipo de piso (excepto gelo/neve).

    Conduzir um FIAT 131 até meados dos anos 80 era em Portugal visto como um privilégio / luxo, mesmo que fosse a "morta" versão 1300 de 65cv
    Também influênciada pelos 131 do estado, nomeadamente a frota de segurança de "Volumetricos Abarth" nos tempos do Ramalho Eanes.


    Um vizinho de um familiar meu, um Senhor idoso, tem um 131 Mirafiori de 4 portas, 1300cc... O carro sai todos os dias para um pequeno percurso.

    Tenho de tirar uma foto à poça de óleo que fica no chão da garagem... E o trabalhar do motor ainda é melhor, parece um Bj40 a gasolina. eheh

    Agora um 131 Abarth faz parte do imaginário de qualquer amante dos ralis, privilegiados os que viram o Markku Alén a dominar a fera no Rally de Portugal. Que aliás, ganhou 2 ou 3 vezes (com esse carro).

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Lancia ECV nasceu há 25 anos


    Com soluções técnicas altamente inovadoras, o carro deveria ter substituído o Delta S4

    Uma das grandes atrações do RallyLegend foi, sem dúvida, a apresentação mundial do Lancia ECV, o modelo que deveria ter substituído o Lancia Delta S4 no Mundial de Ralis, caso a FIA não tivesse abolido os Grupos B no final de 1986.

    Tratou-se de um projeto nascido ainda em 1985, do qual foram produzidos dois chassis e três motores. O 'pai' desta máquina foi o Eng. Claudio Lombardi, na altura diretor técnico e desportivo da equipa italiana, que nos referiu: O chassis usava muitos materiais compósitos, incluindo carbono. O chassis era idêntico ao do S4, mas revestido com telas de carbono, nas partes laterais e anterior, que aumentavam a rigidez torsional.

    Tínhamos também desenvolvido uma caixa contínua, com a vantagem dos pilotos não terem de engrenar velocidades numa classificativa. E, finalmente, desenvolvemos também um motor de conceção diferente, com base em dois turbos e não um turbo e compressor volumétrico, como era a solução anterior. Além da aerodinâmico externa, o coração do projeto era o motor Triflux, que apenas foi experimentado uma vez no banco e depois num curto ensaio de pista. O conceito deste motor era o de obter potência superior ao que tínhamos no S4, com a colocação de um turbo para cada lado do motor. A ideia era ter um tempo de resposta ideal quer em baixo que a alto regime.

    A segunda vantagem era a de ter uma sobrealimentação que batizámos de sequencial, através de um sistema de válvulas, que nos permitia ter um turbo a funcionar nos baixos regimes e dois nos altos.
    Para isso modificámos radicalmente a cabeça do motor, num sistema que patenteámos. Alternámos nos dois lados do motor a disposição das válvulas, com uma válvula de escape seguida de uma de aspiração, ou seja, duas válvulas de escape e duas de aspiração de cada lado do motor. Unimos as duas condutas de aspiração ao centro das válvulas, na parte superior do motor, e na parte inferior do motor juntámos os coletores de escape. Tínhamos assim um fluxo de aspiração e dois de escape e daí o motor chamar-se Triflux.

    Este sistema tem ainda uma grande vantagem térmica: com o facto das válvulas estarem alternadas nos lados do motor, as dilatações da cabeça são iguais nos dois lados, garantindo assim uma maior eficiência de todo o sistema.

    O carro surgiu em San Marino com as cores oficiais da Martini Racing e a versão atual foi terminada pelo preparador italiano Giuseppe Volta, com Miki Biasion ao volante, tendo cumprido uma exibição nas duas superespeciais.
    Depois de abandonar a Ferrari, Claudio Lombardi foi o responsável técnico pelo desenvolvimento dos motores da Aprilia que permitiu a Max Biaggi ganhar o Mundial de Superbikes.

    Com uma carreira plena de sucessos - e que agora se encaminha para uma reforma tranquila - Claudio Lombardi tem nos ralis a sua mais grata recordação:
    "O projeto de desenvolvimento do Lancia Delta Integrale que nos permitiu finalmente ganhar o Safari será, para sempre, a melhor memória da minha atividade desportiva."
    Essas caixas na teoria são muito boas mas na pratica não sei se a coisa funcionaria assim tão bem, pois sempre foram conhecidas por lidar mal com motores com muito binario devido ao "patinar" das correias.

  13. #73
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  14. #74
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  15. #75
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  16. #76
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  17. #77
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post

    Aquele 037...

    Não foram feitos muitos pois não ? É praticamente um carro fantasma... Tendo sido tão bem sucedido nos rallys, é dos Lancia's mais bonitos e mais raros. Versões de estrada só vi um, aqui num tópico no fórum e agora o segundo nesta foto. Aliás, era capaz de arriscar dizer que é mais raro que o Stratos (sem contar com os kit-cars).

  18. #78
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    Podes ver outro sempre que quiseres, está no museu do Caramulo (ou estava, penso que deve continuar). Assim vermelhinho.

    Vou procurar umas fotos que tirei este ano e depois ponho aqui.

  19. #79
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    Nunca fui ao museu do Caramulo ... Estou a contar lá ir no Verão.

  20. #80
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    Citação Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
    Aquele 037...

    Não foram feitos muitos pois não ? É praticamente um carro fantasma... Tendo sido tão bem sucedido nos rallys, é dos Lancia's mais bonitos e mais raros. Versões de estrada só vi um, aqui num tópico no fórum e agora o segundo nesta foto. Aliás, era capaz de arriscar dizer que é mais raro que o Stratos (sem contar com os kit-cars).
    Penso que foram feitos cerca de 200 037's para homologar em Gr. B.
    Stratos foram feitos quase 500.

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por Package Ver Post
    Penso que foram feitos cerca de 200 037's para homologar em Gr. B.
    Stratos foram feitos quase 500.
    E muitos foram convertidos para carros de competição..










    Esta última é batota.. A frente do Lancia foi só um pretexto para tirar uma foto a um dos carros mais emblemáticos que já correu em Portugal...

  22. #82
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  23. #83
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    O amigo "RPM" arranjou-me umas fotos do ECV...


















  24. #84
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    Esse carro é o que se pode chamar de "montra tecnológica"... É só olhar para ela (montra) e escolher..


  25. #85
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    Ainda estou aqui a pensar quanto não custam só as jantes de Carbono

  26. #86
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Ainda estou aqui a pensar quanto não custam só as jantes de Carbono
    Pois. Quanto não custariam na altura??

  27. #87
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    Não esquecer que nessa época os Rallies eram uma modalidade de topo que rivalizava com a F1 em investigação e inovação automóvel.
    As caixas sequenciais que apareceram na F1 na Ferrari tiveram laboratório num Delta de Rallies conduzido pelo Alex Fiorio por exemplo.

    Hoje qualquer rampa tem muito melhores máquinas do que o WRC

  28. #88
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  29. #89
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  30. #90
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    Por Defeito Abarth 205 Berlinetta (1949)








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