Acidente Ferrari no Circuito do Estoril - Página 4
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Título: Acidente Ferrari no Circuito do Estoril

  1. #91
    Piloto de Rallye Ruben99's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Então como é que justificas o que aconteceu ?

    Naquela situação até um puto de 4 anos sabia que tinha de travar. Conheço o local e tem boa visibilidade , não obstante as elevadas velocidades inerentes ao final da recta.

    Mas basta ver um esquema do traçado da pista para perceber que ali é para travar e fazer a curva devagar.

    Portanto certamente que o dono não quis mandar o ferrari para os pneus só porque sim
    Sinceramente não sei, acho que só os intervenientes sabem o que aconteceu com precisão.
    Podemos especular sobre os travões terem falhado (já disse que acredito nessa possibilidade) assim como pode ter sido falha do condutor mas pegando em parte do teu post:

    Mas basta ver um esquema do traçado da pista para perceber que ali é para travar e fazer a curva devagar.
    Também acho improvável que alguém se mandasse aquelas velocidades para a curva confiante...


  2. #92
    Consultor panpipe's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    A matricula é conhecida!

    No video do Mini ela estava tapada. Com o embate o 'papel' soltou-se

  3. #93
    Piloto de Troféu topspeedPT's Avatar
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    Pode ter sido uma falha do ABS.

    Pesquisem por "ABS Ice Mode".

    Este teve problemas no 458
    http://www.ferrarichat.com/forum/458...ure-458-a.html

    997 GT3
    https://rennlist.com/forums/997-gt2-...ly-got-me.html

  4. #94
    Piloto de Testes McDriver's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Conheces bem o local e a curva ?

    Visto da bancada o que fez o carro vermelho é o normal, tem qu3 se fqzer uma grande travagem antes da curva 1 que é relativamente lenta.

    Ninguém por mais desajeitado que fosse fazia aquela entrada do carro que teve o acidente sem ser por falha mecânica, falamos de ir a mai de 200 e o que abrandou o carro foi a desaceleração e a gravilha apenas.

    Embora haja uma certa tentação em avaliar os proprietários deste género de carros como fracos, a maior parte deles pelo menos está habituada a lidar com velocidades elevadas.
    É o chamado síndroma da dor de cotovelo. Neste aspecto ainda somos um povo da treta, invejoso até à quinta-casa. Não é à toa que metade dos comentários deste tópico é a dizer que o condutor não percebe nada da poda ... é só Fitipaldis do teclado, isto!

  5. #95
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    Ele leva câmara? Se levar será que divulga o vídeo ?

    Vejo aqui muita gente com dor de cotovelo e só pilotes do Estoril... deixem lá um pouco a dor de cotovelo, devem estar mais preocupados que ele. Já deve ter mandado vir outro e não se chateia muito. E pena e ver uma coisa destas ficar assim.

  6. #96
    Suspenso Alpiger's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
    É o chamado síndroma da dor de cotovelo. Neste aspecto ainda somos um povo da treta, invejoso até à quinta-casa. Não é à toa que metade dos comentários deste tópico é a dizer que o condutor não percebe nada da poda ... é só Fitipaldis do teclado, isto!
    Saidas destas nem nunca acontecem em provas profissionais de automobilismo e com pilotos profissionais....
    Mas já todos sabemos que é sempre falha mecânica e nunca culpa dos pilotos

  7. #97
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    Também me parece falha do piloto, vejo ali marca de travagem por isso duvido que os travões tenham falhado.

    Parece-me simplesmente que ele trava tarde, quando se apercebe que já não consegue fazer a curva simplesmente tenta evitar o speciale.

    Edit: Vendo agora frame a frame, parece é que ele travou tarde, bloqueou as rodas e foi um simples passageiro até à barreira de pneus, só não acertou no speciale porque teve muita sorte!
    Última edição por Hazet : 10-04-17 às 15:15:25

  8. #98
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Saidas destas nem nunca acontecem em provas profissionais de automobilismo e com pilotos profissionais....
    Mas já todos sabemos que é sempre falha mecânica e nunca culpa dos pilotos
    A questão não está aí! A questão é que aqui o que conta é que para muita gente, independentemente do que se passou, foi um fulano com pasta, sem jeito para guiar, que se despistou. E isto, desculpa lá, mas é só inveja, nada mais.

    Como é que quem tá atrás de um teclado, sem saber de facto o que se passou, manda estas postas?

  9. #99
    Suspenso Alpiger's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
    A questão não está aí! A questão é que aqui o que conta é que para muita gente, independentemente do que se passou, foi um fulano com pasta, sem jeito para guiar, que se despistou. E isto, desculpa lá, mas é só inveja, nada mais.

    Como é que quem tá atrás de um teclado, sem saber de facto o que se passou, manda estas postas?
    Isso é outra coisa
    Mas não venham dizer que aquilo só pode ter sido falha mecânica porque o condutor era um gajo com muita experiência....
    Para mim é apenas falha do condutor

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Um balde de tinta e está como novo.
    Admito que a foto que vi não tinha grande qualidade. Mesmo assim, acho que ninguém aqui, com base na informação aqui disponível, tem dados ou conhecimentos suficientes para afirmar se é perda total ou não.

  11. #101
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Admito que a foto que vi não tinha grande qualidade. Mesmo assim, acho que ninguém aqui, com base na informação aqui disponível, tem dados ou conhecimentos suficientes para afirmar se é perda total ou não.
    Reparação tecnicamente viável? Provavelmente sim!

    Perda Total, tendo em conta o valor de reparação, certamente que sim!

  12. #102
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    Visto de outro ângulo, vê-se perfeitamente as luzes dos travões acesas a uma distância perfeitamente normal para fazer a curva.

    Já coloco aqui o frame e o respectivo vídeo.

    Já disse e repito: ZERO factor humano aqui envolvido. Mesmo que fosse uma velhota a conduzir, no vídeo onde se vê as luzes de travagem acesas e sendo na zona em que é, teve de haver algum problema mecânico para não ter havido uma redução substancial da velocidade.

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Reparação tecnicamente viável? Provavelmente sim!

    Perda Total, tendo em conta o valor de reparação, certamente que sim!
    Abrir motores muitas vezes custa mais que o próprio motor. E isto em casos em que sabes o que tens de trocar, sabes o que tens de procurar, etc. Neste caso, nao é so o motor, é o carro todo, e nem se sabe o que está bom ou nao. Valores astronomicos, concordo completamente com o que escreveste.

  14. #104
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    É fantástica a sabedoria que reina por aqui no que toca a pilotagem de super-desportivos e particularmente de Ferraris. Também é fantástico o preconceito que se lê na maioria dos posts; dono de Ferrari=idiota-que-não-sabe-conduzir. Curioso que no tópico da BMW o preconceito é o mesmo.

    Quem já fez o Estoril com carros de 450 ou 500 cavalos percebe perfeitamente que este estoiro não acontece porque o piloto é apenas um nabo rico. Acontece porque ou houve um erro humano (os pilotos de F1 também os cometem e ás vezes bem grosseiros) ou uma falha mecânica. Da minha experiência e já conduzi lá por diversas vezes, a ultima no verão do ano passado tive oportunidade de conduzir um M4 com travões de cerâmica, e sem grandes constrangimentos pela parte do "meu navegador-piloto" Emanuel Silva que me deixou conduzir no meu limite, quando vi este video a percepção que tive foi, que ali, só um erro enorme ou uma falha mecânica podem acabar numa saída assim.

    Mas pronto pilotos de bancada e "engenheiros" de pista existem aos montes.

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    É fantástica a sabedoria que reina por aqui no que toca a pilotagem de super-desportivos e particularmente de Ferraris. Também é fantástico o preconceito que se lê na maioria dos posts; dono de Ferrari=idiota-que-não-sabe-conduzir. Curioso que no tópico da BMW o preconceito é o mesmo.

    Quem já fez o Estoril com carros de 450 ou 500 cavalos percebe perfeitamente que este estoiro não acontece porque o piloto é apenas um nabo rico. Acontece porque ou houve um erro humano (os pilotos de F1 também os cometem e ás vezes bem grosseiros) ou uma falha mecânica. Da minha experiência e já conduzi lá por diversas vezes, a ultima no verão do ano passado tive oportunidade de conduzir um M4 com travões de cerâmica, e sem grandes constrangimentos pela parte do "meu navegador-piloto" Emanuel Silva que me deixou conduzir no meu limite, quando vi este video a percepção que tive foi, que ali, só um erro enorme ou uma falha mecânica podem acabar numa saída assim.

    Mas pronto pilotos de bancada e "engenheiros" de pista existem aos montes.
    Basta o piloto olhar para o velocímetro no momento errado, por exemplo, para isto acontecer
    Qualquer distração de uma fracção de segundos pode originar que fique sem espaço para travar, por muito bons que ele e o carro sejam, e aí a única solução é evitar o embate no carro da frente.

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Visto de outro ângulo, vê-se perfeitamente as luzes dos travões acesas a uma distância perfeitamente normal para fazer a curva.

    Já coloco aqui o frame e o respectivo vídeo.

    Já disse e repito: ZERO factor humano aqui envolvido. Mesmo que fosse uma velhota a conduzir, no vídeo onde se vê as luzes de travagem acesas e sendo na zona em que é, teve de haver algum problema mecânico para não ter havido uma redução substancial da velocidade.
    Luzes acesas não significa travões a fundo.

  17. #107
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    Ora bem:

    https://youtu.be/ALJuYRBI4Jc

    No minuto 0:16 podemos ver isto:



    O que, fazendo zoom, permite perceber isto:



    E vocês continuam a dizer que foi problema do condutor?

    Para quem conhece a pista, àquela distância até eu no meu peugeot 207 conseguia travar dos 250 até aos 80km/h para fazer a curva, caso ele desse estas velocidades.

    Além disto, é complicado perceber quando é que o Ferrari começa a travar, pelo que essa imagem do vídeo simboliza um momento em que ele de certeza que já estava a travar.

  18. #108
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Luzes acesas não significa travões a fundo.
    Aí é preciso o bom senso que eu referi há pouco.

    É preciso o condutor ser muito estúpido para àquela velocidade e cerca de 200~250m antes da curva, limitar-se a aconchegar o travão

    Para mim, este é daqueles casos em que não restam dúvidas. E se fosse comigo, o carro seguia para a Ferrari para fazer uma peritagem quase forense, porque algo falhou.

    O condutor médio, ao ter começado a travar neste ponto que eu referi, com um carro tecnicamente em boas condições, conseguia fazer a curva. Isso é categórico.

  19. #109
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Aí é preciso o bom senso que eu referi há pouco.

    É preciso o condutor ser muito estúpido para àquela velocidade e cerca de 200~250m antes da curva, limitar-se a aconchegar o travão

    Para mim, este é daqueles casos em que não restam dúvidas. E se fosse comigo, o carro seguia para a Ferrari para fazer uma peritagem quase forense, porque algo falhou.

    O condutor médio, ao ter começado a travar neste ponto que eu referi, com um carro tecnicamente em boas condições, conseguia fazer a curva. Isso é categórico.
    E depois a Ferrari mandava-te uma bela conta pelos serviços prestados para pagares
    Mas ao menos sabias o que tinha causado a suposta falha

  20. #110
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    Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Basta o piloto olhar para o velocímetro no momento errado, por exemplo, para isto acontecer
    Qualquer distração de uma fracção de segundos pode originar que fique sem espaço para travar, por muito bons que ele e o carro sejam, e aí a única solução é evitar o embate no carro da frente.
    Claramente.

  21. #111
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    Neste episódio, o Jeremias queixa-se de "fade" dos travões(a partir dos 2:10) num Aventador que também tem discos em cerâmica...

  22. #112
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    Fade não é falha mecânica, especialmente em pista
    Se o piloto denota fade nos travões, só tem de regressar á box a ritmo lento e com cuidado.
    Daí para a frente é falha humana

  23. #113
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    Citação Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post
    Pode ter sido uma falha do ABS.

    Pesquisem por "ABS Ice Mode".

    Este teve problemas no 458
    http://www.ferrarichat.com/forum/458...ure-458-a.html

    997 GT3
    https://rennlist.com/forums/997-gt2-...ly-got-me.html
    Isto é muito assustador. Até tou com medo de lhe dar gás agora

  24. #114
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    Não faço ideia do que aconteceu. Mas sei que ali tudo acontece muito, muito rápido.

    Quando la andei, num Ferrari, mais antigo e menos potente que este, naquela recta cheguei aos 250, e a travagem não é nada meiga.

    O que vejo é alguém com uma frieza brutal, para perante o despiste iminente ser capaz de evitar colidir com o outro carro, e ao mesmo tempo não sair de frente.

    se foi sorte ou não, não sei. Não tenho capacidade para avaliar mais do que isto.
    Última edição por fjp335i : 10-04-17 às 17:07:20

  25. #115
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    Isso é outra coisa
    Mas não venham dizer que aquilo só pode ter sido falha mecânica porque o condutor era um gajo com muita experiência....
    Para mim é apenas falha do condutor
    Eu vejo é muita gente a arrotar que a culpa é do condutor quando não tem a certeza se foi do condutor, da máquina ou um misto. E sim, muitos comentários aqui feitos são inveja pura!

  26. #116
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    Citação Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
    Eu vejo é muita gente a arrotar que a culpa é do condutor quando não tem a certeza se foi do condutor, da máquina ou um misto.
    Digamos é que o habitual, há por cá muitos técnicos profissionais!

  27. #117
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    A notícia já corre o mundo.

    Fala-se em 'Profissional Driver' portanto, ou as notícias estão erradas ou esse 'piloto' não era aquele que não conseguia fugir do mini

  28. #118
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    Do pouco ou nada que sei, cada vez mais me parece que foi perda de eficácia/falha dos travões por sobreaquecimento devido a excesso de utilização, mais imputável ao utilizador/condutor que propriamente ao carro. Eu aponto para aí, embora isto nunca possa ser mais do que uma mera suposição.

  29. #119
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    Pelo video que postaram do Mini atrás do 488 o condutor deste último não parecia profissional.
    Mas já disseram que o dono do 488 e do Speciale vão bastantes vezes a pista (afinal os Ferraris também lá vão) por isso ficamos num impasse sem saber mesmo ao que apontar o dedo, se falha humana ou mecânica.

  30. #120
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    Citação Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
    Pelo video que postaram do Mini atrás do 488 o condutor deste último não parecia profissional.
    Mas já disseram que o dono do 488 e do Speciale vão bastantes vezes a pista (afinal os Ferraris também lá vão) por isso ficamos num impasse sem saber mesmo ao que apontar o dedo, se falha humana ou mecânica.
    E ainda bem que levam!! Independentemente das suas limitações, pelo menos dão-lhes o tipo de utilização que merecem ;)

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