o canal do amigo Artur, Bate-Chapas :) - Página 2
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Título: o canal do amigo Artur, Bate-Chapas :)

  1. #31
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    Mas isso acho que o mundo inteiro sabe. Agora daí a ser irresponsável e perigoso como alguém disse mais atrás... Assim cada pancada que ouvesse era um carro para a sucata. O material pode não ter a mesma resistência que originalmente tinha mas certamente que fica com uma resistência aceitável a um novo embate. Isto é como partires um braço por exemplo. No sitio da fratura o osso não terá a mesma resistência futura mas também não irá quebrar como vidro.

    Enviado do meu LG-G2
    Primeiro acidentes que afectem partes insubstituíveis e estruturais não são toques oh pequenos acidentes.

    Segundo só com testes podes determinar as alterações das propriedades da estrutura/liga...dizer que fica quase novo é fé, principalmente quando falamos de ligas metálicas e estruturas feitas para pré deformar em determinadas condições uma única vez.

    Terceiro no sítio de qualquer fractura óssea cicatrizada forma-se o calo ósseo...se partir outra vez parte ao lado!


  2. #32
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    Ao ritmo que acontecem lá acidentes, querem é os carros a andar. Cá eram logo sujeitos a uma inspecção B e passavam com distinção, quantos martelados não serão remendados.

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Primeiro acidentes que afectem partes insubstituíveis e estruturais não são toques oh pequenos acidentes.

    Segundo só com testes podes determinar as alterações das propriedades da estrutura/liga...dizer que fica quase novo é fé, principalmente quando falamos de ligas metálicas e estruturas feitas para pré deformar em determinadas condições uma única vez.

    Terceiro no sítio de qualquer fractura óssea cicatrizada forma-se o calo ósseo...se partir outra vez parte ao lado!
    Companheiro não há partes insubstituíveis no carro ok?! Isso é algo que vos é metido na cabeça. Depois diz lá que testes são esses xpto que vão fazer às ligas metálicas? Deve de ir lá algum cientista à Oficina para verificar isso... Se leres bem o que escrevi eu não disse que a estrutura fica com a mesma resistência que quando era novo, simplesmente não vai comprometer num futuro embate. Por fim não sei se és médico ou não mas eu não preciso ser para saber que qualquer osso pode quebrar no mesmo sítio.

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  4. #34
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    Companheiro não há partes insubstituíveis no carro ok?! Isso é algo que vos é metido na cabeça. Depois diz lá que testes são esses xpto que vão fazer às ligas metálicas? Deve de ir lá algum cientista à Oficina para verificar isso... Se leres bem o que escrevi eu não disse que a estrutura fica com a mesma resistência que quando era novo, simplesmente não vai comprometer num futuro embate. Por fim não sei se és médico ou não mas eu não preciso ser para saber que qualquer osso pode quebrar no mesmo sítio.

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    Há partes insubstituíveis num carro como é óbvio. Todo e qualquer componente que não faça parte do catálogo da marca na secção de peças é insubstituível!

    Não são testes xpto, são testes feitos faz anos para qualquer liga para um uso específico (neste caso indústria automóvel), com o objectivo de determinar propriedades dos mesmos: compressão, dureza, elasticidade, ductibilidade, maleabilidade, etc

    http://www.americanmachinetools.com/...s_of_metal.htm

    Como é óbvio se as propriedades não são as mesmas após deformação da liga, que não são de todo, a segurança irá ficar comprometida.

    Precisarias de perceber alguma coisa e nem de ligas metálicas que como é óbvio não as usas, desenhas e fresas ou fazes modelação e fundes e posterior aplicação, nem da área biomédica (um calo ósseo bem formado e maturado confere muitas vezes pelo volume maior uma resistência à fratura superior)

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Há partes insubstituíveis num carro como é óbvio. Todo e qualquer componente que não faça parte do catálogo da marca na secção de peças é insubstituível!

    Não são testes xpto, são testes feitos faz anos para qualquer liga para um uso específico (neste caso indústria automóvel), com o objectivo de determinar propriedades dos mesmos: compressão, dureza, elasticidade, ductibilidade, maleabilidade, etc

    http://www.americanmachinetools.com/...s_of_metal.htm

    Como é óbvio se as propriedades não são as mesmas após deformação da liga, que não são de todo, a segurança irá ficar comprometida.

    Precisarias de perceber alguma coisa e nem de ligas metálicas que como é óbvio não as usas, desenhas e fresas ou fazes modelação e fundes e posterior aplicação, nem da área biomédica (um calo ósseo bem formado e maturado confere muitas vezes pelo volume maior uma resistência à fratura superior)
    Pois essa teoria é toda muito bonita, a marca e tal... Mas só não substituis alguma peça no carro se não quiseres. A partir daí é contigo. Amigo se calhar percebes mais tu de ligas metálicas que eu que tenho um pai que é bate chapas há 40 anos e eu que sou soldador. Mas o Google ensina e por vezes até nos faz parecer doutores em todas as matérias... Tu gostas de me meter frases na boca. Novamente... Eu não disse que não existem testes às ligas metálicas, testes de stress e resistência. Só disse que não fazem isso numa oficina pelo menos em Portugal. Percebes ou queres continuar a distorcer as minhas respostas? Quanto à tecla do osso, tens de mo provar que fica mais forte. Quanto muito fica com igual resistência. Mas como tens muito tempo para o Google mete aí uma prova tirada de lá a comprovar isso que dizes. Em relação ao osso!!! Quanto ao resto acho que já percebeste não sei...

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  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por RXS Ver Post
    Companheiro não há partes insubstituíveis no carro ok?! Isso é algo que vos é metido na cabeça. Depois diz lá que testes são esses xpto que vão fazer às ligas metálicas? Deve de ir lá algum cientista à Oficina para verificar isso... Se leres bem o que escrevi eu não disse que a estrutura fica com a mesma resistência que quando era novo, simplesmente não vai comprometer num futuro embate. Por fim não sei se és médico ou não mas eu não preciso ser para saber que qualquer osso pode quebrar no mesmo sítio.

    Enviado do meu LG-G2
    Acho que isto pode ser explicado com exemplos dos videos apresentados.

    caso 1) Longarina do BMW

    São peças fabricadas em aços especais que aumentam a resistência durante o embate através de uma alteração da estrutura do próprio aço permitindo assim amortecer progressivamente o choque.
    A resistência aumenta com o embate até terminar a deformação e ficar com um aço diferente do inicial.

    Quando retornas a colocar o aço na mesma posição, as propriedades iniciais desapareceram e o amortecimento já não irá acontecer num próximo embate. Vai deformar muito mais facilmente com o perigos que isto trás. Isto para não falar em microfissuras e distorções geométricas q tb contribuem para isso...

    Portanto não é apenas a resistência que é menor é o aumento de resistência previsto que não vai acontecer em embate.

    Caso 2) substituição de peças por soldadura.

    A zona próxima do ponto de soldadura será a primeira a partir após um embate sobretudo se a soldadura não for feita por um técnico especializado.
    Para além disso, as soldaduras em fábrica obrigam a um rigoroso controlo que não se pode fazer numa oficina...
    Algumas oficinas até têm máquinas própria de soldadura por resistência ( exemplo) mas depois não sabem configurar os parâmetros, consumíveis, etc e fazem os pontos a "olhómetro" e é impossível saber o que acontecerá do ponto soldado em caso de novo embate. O risco está sempre lá.

    E finalmente há a protecção anti corrosiva de componentes enxertados nas zonas de união que fica comprometida.

    Por isso tudo , é preciso ter muito cuidado com a avaliação dum embate e seu arranjo. Sempre que possível deve ser feita em bons centros de colisão por engenheiros devidamente qualificados seguindo as recomendações das marcas. E volto a referir: se a peça X não existe no pós venda ( admitindo que o carro tem menos de 10 anos e não existia no passado), o carro deve ir para sucata.

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Acho que isto pode ser explicado com exemplos dos videos apresentados.

    caso 1) Longarina do BMW

    São peças fabricadas em aços especais que aumentam a resistência durante o embate através de uma alteração da estrutura do próprio aço permitindo assim amortecer progressivamente o choque.
    A resistência aumenta com o embate até terminar a deformação e ficar com um aço diferente do inicial.

    Quando retornas a colocar o aço na mesma posição, as propriedades iniciais desapareceram e o amortecimento já não irá acontecer num próximo embate. Vai deformar muito mais facilmente com o perigos que isto trás. Isto para não falar em microfissuras e distorções geométricas q tb contribuem para isso...

    Portanto não é apenas a resistência que é menor é o aumento de resistência previsto que não vai acontecer em embate.

    Caso 2) substituição de peças por soldadura.

    A zona próxima do ponto de soldadura será a primeira a partir após um embate sobretudo se a soldadura não for feita por um técnico especializado.
    Para além disso, as soldaduras em fábrica obrigam a um rigoroso controlo que não se pode fazer numa oficina...
    Algumas oficinas até têm máquinas própria de soldadura por resistência ( exemplo) mas depois não sabem configurar os parâmetros, consumíveis, etc e fazem os pontos a "olhómetro" e é impossível saber o que acontecerá do ponto soldado em caso de novo embate. O risco está sempre lá.

    E finalmente há a protecção anti corrosiva de componentes enxertados nas zonas de união que fica comprometida.

    Por isso tudo , é preciso ter muito cuidado com a avaliação dum embate e seu arranjo. Sempre que possível deve ser feita em bons centros de colisão por engenheiros devidamente qualificados seguindo as recomendações das marcas. E volto a referir: se a peça X não existe no pós venda ( admitindo que o carro tem menos de 10 anos e não existia no passado), o carro deve ir para sucata.
    No ponto 1 no aço de alta resistência deformado não se pode endireitar a peça. Substitui se por outra peça nova ou usada. No ponto dois um bate chapas pode ter um certificado de soldadura ou não? Se a peça partir no ponto de soldadura é porque a penetração não foi a suficiente. Em fábrica usam umas peças de amostra para serem vistas por ultrassons a conferir a qualidade da soldadura, mas a seguir se à verificação se forem feitos carros com pontos soltos ou de baixa penetração ninguém vai conseguir saber a não ser malta experiente que olhando para a cor do ponto percebe que algo não está bem. Por último um carro reparado leva tratamentos na chapa como é óbvio se não iria aparecer a corrosão passado pouco tempo. Sei que muitos descuram isso mas as coisas bem feitas são com tratamentos galvanizantes.

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  8. #38
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    Pois essa teoria é toda muito bonita, a marca e tal... Mas só não substituis alguma peça no carro se não quiseres. A partir daí é contigo. Amigo se calhar percebes mais tu de ligas metálicas que eu que tenho um pai que é bate chapas há 40 anos e eu que sou soldador. Mas o Google ensina e por vezes até nos faz parecer doutores em todas as matérias... Tu gostas de me meter frases na boca. Novamente... Eu não disse que não existem testes às ligas metálicas, testes de stress e resistência. Só disse que não fazem isso numa oficina pelo menos em Portugal. Percebes ou queres continuar a distorcer as minhas respostas? Quanto à tecla do osso, tens de mo provar que fica mais forte. Quanto muito fica com igual resistência. Mas como tens muito tempo para o Google mete aí uma prova tirada de lá a comprovar isso que dizes. Em relação ao osso!!! Quanto ao resto acho que já percebeste não sei...

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    Sabes qual é a diferença é que tu e o teu pai (se de facto são bate-chapas) fazem remendos, eu produzo e faço remendos!

    E além do que me diz a teoria, a prática mostra que o remendo nunca terá as propriedades de uma peça fundida ou fresada.

    Aliás até a fundição em si se for feita com metal/liga "usada" fica a borrada que se conhece (transformações alotrópicas....vai lá googlar!) vens tu dizer que uma solda aqui, um desempeno ali permite o mesmo comportamento mecânico em caso de choque.?! LOL

  9. #39
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    No ponto 1 no aço de alta resistência deformado não se pode endireitar a peça. Substitui se por outra peça nova ou usada.
    Viste o gajo substituir alguma longarina no caso do BMW? Simplesmente endireitou e nem sequer se deu ao trabalho de desmanchar o carro para verificar a continuidade da peça.

    Mas há uma coisa que até posso concordar: muito mais perigoso do que isso é andar com amortecedores e pneus nas lonas mas isso é verificado nas inspecções . Já estas reparações não têm forma de ser controladas...

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Sabes qual é a diferença é que tu e o teu pai (se de facto são bate-chapas) fazem remendos, eu produzo e faço remendos!

    E além do que me diz a teoria, a prática mostra que o remendo nunca terá as propriedades de uma peça fundida ou fresada.

    Aliás até a fundição em si se for feita com metal/liga "usada" fica a borrada que se conhece (transformações alotrópicas....vai lá googlar!) vens tu dizer que uma solda aqui, um desempeno ali permite o mesmo comportamento mecânico em caso de choque.?! LOL
    Ainda andavas tu de um lado para o outro já o meu pai era bate chapas. Se sabes o que isso é então sabes que a função não é produzir remendos. Agora lá porque produzes remendos achaste o sabichão cá do sítio... Lê com olhos de ver outra vez. Eu não sou bate chapas. Sou soldador! Mas a função do bate chapas é fazer chapa? A função é reparar! Reparar! Entende isso! A função do mecânico é fazer motores? É fazer a manutenção ou repara-los. Deves pensar que um carro é uma célula única que não têm montes de partes amovíveis soldadas entre si... Por fim e já vi que és de compreensão lenta, vai lá ver o que escrevi outra vez que já não tenho paciência para tar sempre a repetir me. Vai e mete aqui onde é que eu escrevi que o comportamento metálico em caso de choque é igual. Já não basta o tempo que perdes no Google e ainda mandas os outros ler ... Lol. Deixa isso um bocadinho e ao menos lê o que escrevi com olhos de ver. Tu e o outro senhor ainda não perceberam que eu não vos tou a tirar razão naquilo que dizem!!! Só vos estou a tentar meter na cabeça que uma reparação não compromete a segurança do carro. O carro não fica com a mesma resistência? Não!!! Compromete? Não!!! Que querem mais? Que diga que o trabalho do bate chapas é inútil e não devia existir porque o carro não fica estruturalmente com a mesma resistência a absorver a energia de um futuro embate? Reparar é isso mesmo reparar! Não é fazer novo.

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    Última edição por RXS : 19-04-16 às 01:44:32

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por RXS Ver Post
    Ainda andavas tu de um lado para o outro já o meu pai era bate chapas. Se sabes o que isso é então sabes que a função não é produzir remendos. Agora lá porque produzes remendos achaste o sabichão cá do sítio... Lê com olhos de ver outra vez. Eu não sou bate chapas. Sou soldador! Mas a função do bate chapas é fazer chapa? A função é reparar! Reparar! Entende isso! A função do mecânico é fazer motores? É fazer a manutenção ou repara-los. Deves pensar que um carro é uma célula única que não têm montes de partes amovíveis soldadas entre si... Por fim e já vi que és de compreensão lenta, vai lá ver o que escrevi outra vez que já não tenho paciência para tar sempre a repetir me. Vai e mete aqui onde é que eu escrevi que o comportamento metálico em caso de choque é igual. Já não basta o tempo que perdes no Google e ainda mandas os outros ler ... Lol. Deixa isso um bocadinho e ao menos lê o que escrevi com olhos de ver. Tu e o outro senhor ainda não perceberam que eu não vos tou a tirar razão naquilo que dizem!!! Só vos estou a tentar meter na cabeça que uma reparação não compromete a segurança do carro. O carro não fica com a mesma resistência? Não!!! Compromete? Não!!! Que querem mais? Que diga que o trabalho do bate chapas é inútil e não devia existir porque o carro não fica estruturalmente com a mesma resistência a absorver a energia de um futuro embate? Reparar é isso mesmo reparar! Não é fazer novo.

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    LoL (tenho de ver se mais logo lá chegas com videos)

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por RXS Ver Post
    . Tu e o outro senhor ainda não perceberam que eu não vos tou a tirar razão naquilo que dizem!!! Só vos estou a tentar meter na cabeça que uma reparação não compromete a segurança do carro. O carro não fica com a mesma resistência? Não!!! Compromete? Não!!! Que querem mais? Que diga que o trabalho do bate chapas é inútil e não devia existir porque o carro não fica estruturalmente com a mesma resistência a absorver a energia de um futuro embate? Reparar é isso mesmo reparar! Não é fazer novo.

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    Entras em contradição. É muito simples de se abordar o tema: se há alteração da resistência ou qualquer outra propriedade do material ( inclusivamente partes de plástico, e para-choques) então a segurança é comprometida ( do ocupante e dos peões) e isso pode ser quantificado se quisermos ensaiando o carro num crash test destrutivo e comparando com os resultados dum novo.

    Outro aspecto a ter em contas num para choques frontal é que se tiver partido os apoios não deveria ser reparado ( por uma questão de responsabilidade moral do bate chapas) visto que nos carros actuais o para-choques tem também a função de proteger o peões em caso de atropelamento. Se estiver "remendado " ou com parafusos, adesivos etc o que acontece em caso de embate, na vez do peão se mover para cima do capot, move-se para baixo do carro sujeitando-se a mais ferimentos.

    As coisas são mais complicadas do que parecem e por isso é que as Leis se vão alterando ao longo dos anos. Num futuro próximo a profissão de bate chapas ( que endireita e martela) acabará com naturalidade e ficará reservada ao restauro de clássicos.
    Última edição por Pastis : 19-04-16 às 11:29:21

  13. #43
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  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    .....
    Num futuro próximo a profissão de bate chapas ( que endireita e martela) acabará com naturalidade e ficará reservada ao restauro de clássicos.
    Não sei se sabes mas a profissão de bate-chapas não se resume a bater e endireitar chapas, há muitas outras coisas num automóvel que quem lhes mexe são os bate-chapas.

  15. #45
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    LoL (tenho de ver se mais logo lá chegas com videos)
    Esquece és um caso perdido... Não perco mais tempo contigo.

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  16. #46
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    Entras em contradição. É muito simples de se abordar o tema: se há alteração da resistência ou qualquer outra propriedade do material ( inclusivamente partes de plástico, e para-choques) então a segurança é comprometida ( do ocupante e dos peões) e isso pode ser quantificado se quisermos ensaiando o carro num crash test destrutivo e comparando com os resultados dum novo.

    Outro aspecto a ter em contas num para choques frontal é que se tiver partido os apoios não deveria ser reparado ( por uma questão de responsabilidade moral do bate chapas) visto que nos carros actuais o para-choques tem também a função de proteger o peões em caso de atropelamento. Se estiver "remendado " ou com parafusos, adesivos etc o que acontece em caso de embate, na vez do peão se mover para cima do capot, move-se para baixo do carro sujeitando-se a mais ferimentos.

    As coisas são mais complicadas do que parecem e por isso é que as Leis se vão alterando ao longo dos anos. Num futuro próximo a profissão de bate chapas ( que endireita e martela) acabará com naturalidade e ficará reservada ao restauro de clássicos.
    Para entrar em contradição teria de ter dito o que não disse. Só vos tou a tentar explicar mas parece que não querem saber. Deixa lá! O bate chapas não têm de deixar de reparar um para choques por questões morais. Se lhe pagam para fazer um trabalho X ele faz e ponto final. Se o bate chapas no futuro se dedicar apenas aos clássicos então não sei quem vai estar nas divisões de colisão das oficinas???

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  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
    Não sei se sabes mas a profissão de bate-chapas não se resume a bater e endireitar chapas, há muitas outras coisas num automóvel que quem lhes mexe são os bate-chapas.
    Verdade. Mas quem não sabe pensa que se resume ao que foi dito.

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  18. #48
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    Esquece és um caso perdido... Não perco mais tempo contigo.

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    A ver se percebes que bater chapa em algo que foi pensado para se deformar uma vez é erro!

  19. #49
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    Para entrar em contradição teria de ter dito o que não disse. Só vos tou a tentar explicar mas parece que não querem saber. Deixa lá! O bate chapas não têm de deixar de reparar um para choques por questões morais. Se lhe pagam para fazer um trabalho X ele faz e ponto final. Se o bate chapas no futuro se dedicar apenas aos clássicos então não sei quem vai estar nas divisões de colisão das oficinas???

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    O bate chapas vai substituir peças de carroçaria. É tão simples como isso... Não é o que fazem já os concessionários? Maior parte das vezes deapacham carros batitos para outras oficinas mas isso é agora. No fururo, as coisas poderão ser diferentes no caso do legislador intervir no dominio da reparação auto com maior profundidade. Além disso tenho a dizer que se nao precebes a gravidade dum batechapas reparar mal conscientemente um carro só porque lhe pagam então estamos todos a perder tempo.

  20. #50
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    Verdade. Mas quem não sabe pensa que se resume ao que foi dito.

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    Quem não quer ler como deve ser pode pensar isso. Quem sabe ler, percebe que exclui apenas 2 funções dum bate chapas apenas...
    Eu tenho todo o respeito por bate chapas pois foi uma profissão necessária e útil ao longo dos tempos e ainda é. Porém, hoje em dia, já se sabe que algumas tarefas executadas por bate chapas não são correctas nem seguras para os ocupantes dos carros e peões por isso é compreensível que a profissão se adapte aos novos tempos.

    E isso tudo vai de encontro ao meu 1º post nes tópico. Existe efectivamente irresponsabilidade em algumas reparações apresentadas nos videos da primeira página e não podemos ser tolerantes com situações que colocam potencialmente a vida de de pessoas em perigo. Por isso, existem já as Inspeções tipo B em Portugal mas que pecam muito por serem ainda muito suaves e pouco exigentes ( só visual) nas qualificações dos inspectores a quem apenas se exige o 12º ano e um curso de formação profissional o que é manifestamente insuficiente.

    Um carro acidentado deveria ser inspeccionado por engenheiros ( como condição mínima) com qualificação adicional e sobretudo com uso de instrumentos de medição mais avançados do que apenas o olho humano.

    Por isso digo que ainda há muito por fazer.

  21. #51
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    O bate chapas vai substituir peças de carroçaria. É tão simples como isso... Não é o que fazem já os concessionários? Maior parte das vezes deapacham carros batitos para outras oficinas mas isso é agora. No fururo, as coisas poderão ser diferentes no caso do legislador intervir no dominio da reparação auto com maior profundidade. Além disso tenho a dizer que se nao precebes a gravidade dum batechapas reparar mal conscientemente um carro só porque lhe pagam então estamos todos a perder tempo.
    Ah! Afinal já não vão desaparecer! Mesmo em pequenos toques não basta tirar uma peça batida e meter nova! É preciso compor o que está por trás dessa peça. Descansa que tão cedo não acabam. Só quando os carros forem descartáveis.

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  22. #52
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    Quem não quer ler como deve ser pode pensar isso. Quem sabe ler, percebe que exclui apenas 2 funções dum bate chapas apenas...
    Eu tenho todo o respeito por bate chapas pois foi uma profissão necessária e útil ao longo dos tempos e ainda é. Porém, hoje em dia, já se sabe que algumas tarefas executadas por bate chapas não são correctas nem seguras para os ocupantes dos carros e peões por isso é compreensível que a profissão se adapte aos novos tempos.

    E isso tudo vai de encontro ao meu 1º post nes tópico. Existe efectivamente irresponsabilidade em algumas reparações apresentadas nos videos da primeira página e não podemos ser tolerantes com situações que colocam potencialmente a vida de de pessoas em perigo. Por isso, existem já as Inspeções tipo B em Portugal mas que pecam muito por serem ainda muito suaves e pouco exigentes ( só visual) nas qualificações dos inspectores a quem apenas se exige o 12º ano e um curso de formação profissional o que é manifestamente insuficiente.

    Um carro acidentado deveria ser inspeccionado por engenheiros ( como condição mínima) com qualificação adicional e sobretudo com uso de instrumentos de medição mais avançados do que apenas o olho humano.

    Por isso digo que ainda há muito por fazer.
    Pois é quem sabe ler sabe que o bate chapas não se resume a essas duas funções e como associates isso ao desaparecimento dos mesmos, qualquer pessoa vai pensar que o bate chapas desaparece porque apenas efectua essas duas funções. Não há o bate chapas que endireita e os outros. Dizias é que essas funções iriam ou poderiam vir a desaparecer das funções executadas pelo bate chapas e não dizer que o mesmo iria desaparecer. Já disse e volto a dizer, o bate chapas é um profissional que faz o trabalho que lhe mandam fazer. Quem manda o carro reparar é que têm de ter a tal responsabilidade que falas. O homem não vai deixar de comer porque o carro não vai ficar com a mesma resistência que quando era novo. Se o dono assim o quer então faz-se! Ainda os carros estão na fábrica já se fazem reparações de mossas e soldaduras etc.

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  23. #53
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    A ver se percebes que bater chapa em algo que foi pensado para se deformar uma vez é erro!
    LOL! Queres tu dar missa ao padre... Já te disse o que tinha para te dizer. Se percebeste ou não já não quero saber.

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  24. #54
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    LOL! Queres tu dar missa ao padre... Já te disse o que tinha para te dizer. Se percebeste ou não já não quero saber.

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    Está para vir o dia que em que a fé ultrapassa a ciência

  25. #55
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Está para vir o dia que em que a fé ultrapassa a ciência
    É isso...

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  26. #56
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    Vocês entraram numa discussão sem qualquer razão de ser.

    A longarina não está deformada, apenas estava fora de cota devido ao embate. Se fosse necessário também se pode substituir essa peça tal como se pode encomendar uma lateral nova ou um tejadilho.

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Vocês entraram numa discussão sem qualquer razão de ser.

    A longarina não está deformada, apenas estava fora de cota devido ao embate. Se fosse necessário também se pode substituir essa peça tal como se pode encomendar uma lateral nova ou um tejadilho.
    É isto.

    Provavelmente muita gente não sabe que as marcas vendem quase todas as partes metálicas do veiculo...

  28. #58
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Vocês entraram numa discussão sem qualquer razão de ser.

    A longarina não está deformada, apenas estava fora de cota devido ao embate. Se fosse necessário também se pode substituir essa peça tal como se pode encomendar uma lateral nova ou um tejadilho.
    Como assim? Ou deforma ou não deforma. Uma peça fora de cota que não esteja deformada só pode acontecer se tiver união aparafusada com liberdade de rotação... Eu não vi isso.

    O que se vê é um gajo a martelar numa peça para ficar à cota correcta. É bem diferente.

    Em relação às peças, está escrito por mim que se existir no pós venda então é porque o fabricante consente a substituição. Não há qualquer dúvida em relação a isso...

  29. #59
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Como assim? Ou deforma ou não deforma. Uma peça fora de cota que não esteja deformada só pode acontecer se tiver união aparafusada com liberdade de rotação... Eu não vi isso.

    O que se vê é um gajo a martelar numa peça para ficar à cota correcta. É bem diferente.

    Em relação às peças, está escrito por mim que se existir no pós venda então é porque o fabricante consente a substituição. Não há qualquer dúvida em relação a isso...
    Tudo dito

    Mas continue-se com a bater-chapa, lol

  30. #60
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    Por muitos e longos anos, ámen!

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