Mazda - Histórias da Mazda
Fantástico![]()
|
|||||
Mazda - Histórias da Mazda
Fantástico![]()
Mazda é um caso à parte no mundo automóvel.
Não sou particularmente aprecisador da parte "prática" da marca (peças caras e difíceis de arranjar, manutenção complicada e desvalorização)...
Ainda assim, tenho o prazer muito ocasional de guiar um Mazda 3 e confesso que, sendo um carro particularmente vulgar em termos de motor, dá-me gosto tremendo por conduzi-lo.
Não sei explicar, sento-me no carro e sinto-me bem. Aquela precisão da direção, aquele "agarrar" à estrada, o curvar, o gozo... etc etc.
Muitos dizem:
"tem o mesmo motor do Focus e da Peugeot, o chassi é o do Focus, logo é igual". Igual o tanas meus amigos. Não tem nada mas nada mesmo a ver...
É impressionante como a mazda pegou na plataforma Focus e num motor PSA e fez um carro ao qual me atrevo a chamar "uma espécie de BMW" em termos de feeling.
Só experimentando.
Nota: o Mazda 6 já não me diz nada, faz lembrar-me uma banheira americana em termos de feeling...
Última edição por Pastis : 14-07-11 às 12:18:32
Maio de 2011 vai ficar para sempre marcado em mim, por lado nasceu o meu filhote por outro despedi-me do carro que mais gozo meu deu desde sempre... o meu mx-5 nc 2.0 sport...
Só quem teve um ou conduziu muito um sabe o que aquilo vale... e nem sequer é necessário andar depressa para extrair prazer.
Saudades é aos potes!
PS - O puto tb é engraçado mas... ainda não dá para fazer difts com ele!![]()
Só se for a nova geração, pois na antiga (no restyling de 2005/07) não é bem assim. Dá-me muito mais gozo conduzir o 6 do que por exemplo o Accord I-CDTI. Apesar de achar o Accord um bom carro, com bom chassis, bom motor, e boa contrução (alías, na construção interior acho até superior em relação ao Mazda, já nos materiais e no design não é bem assim...), em termos de comportamento dinâmico, feeling de condução e prestações considero o 6 superior.
O pequeno Mazda 2 também é um carrito muito ágil e eficaz, seria a minha escolha no segmento onde se insere.
Cumprimentos.
Epa comentem o video que é uma coisa maravilhosa![]()
Mazda é sem dúvida uma marca interessante, é simultaneamente com a gigantesca Honda (em comparação com a Mazda) a nipónica que mais admiro.
Destaca-se pelo que desenvolve com recursos limitados, possui grupos de engenheiros com extrema devoção pela marca assim como algumas das mecânicas menos vulgares, a primeira delas é claro o motor Wankel, mas não só, comercializou ainda o motor miller cycle.
Também na construção de chassis a Mazda costumam conciliar excelentes níveis de rigidez torsional com um peso contido, é uma das especialidades. E por último no design, menos conservador do que é costume nos carros japoneses, inspiram-se muito em desenhos ingleses e italianos embora também desenvolvam ideias próprias. Actualmente arrisca com os motores SKY que possuem taxas de compressão invulgares.
É por estes e outros aspectos uma marca diferente e que por isso merece mais atenção.
Falando desta estratégia do controle de peso e por experiência pessoal confirmo que não é nada de novo, no meu 323F de geração de 89 isso está já bastante patente. O carro é bastante leve e isso sente-se na estrada, bastante agil em curva e os apenas 88cv fazem 0-100 em 10.3 segundos, valor fora do comum para um 5 portas com algum espaço. É um veiculo bastante interessante de conduzir e com fiabilidade a toda a prova. Coisas como os painéis exteriores da carroçaria são mesmo muito finos, lembra da atenção dada para conter peso por outro lado são bastante bem pintados de forma a não sofrer em demasia com corrosão, os vidros também são menos espessos mas já tive uma infeliz experiência onde ainda assim se revelaram resistentes (ramo de árvore), como é normal nos nipónicos evita-se comprometer a qualidade.
A mazda passou por um período mais moribundo entre 95 até à chegada do mazda6, também por culpa da sua estratégia arriscada mas nem sempre rentável. A Ford tomou controle durante uns anos. Com a chegada do 6 a marca melhorou níveis de vendas embora tirando o Rx8 que é algo de muito especial os restantes modelos embora sejam bastante interessantes acho que ainda não chegam ao nível de alguns outros do seu passado.
Entretanto a Ford vendeu a sua participação e a Mazda é de novo autónoma, esta aposta nos sky engines é ambiciosa, veremos se vão ter sucesso...
Última edição por FernandoAc : 16-07-11 às 15:25:42
E é muito leve e compacto. Acho que é um carro competente no segmento em que se insere. Dos três que conheço (clio, corsa e mazda 2), o Mazda leva o meu voto (claro que não ganha nenhum prémio de melhor interior do ano, ou materiais mais "fofinhos", mas é bem contruído).
Quanto à marca, aprecio muito o facto de se estarem a distânciar da Ford, por exemplo, e estarem a desenvolver os seus próprios produto, com muito mérito e com qualidade. Por exemplo, o novo motor da geração Sky para o Mazda 6. Vai manter a cilindrada (2200 cc) e vai perder 5 cv, mas é substancialmente mais leve, e segundo os press releases, muito mais redondo e suave (devido à taxa de compressão extremamente baixa, o que vai reduzir a temperatura dentro da câmara de combustão e contribuir para a redução da emissão de partículas poluentes). O motor vai fazer cerca de 5500 rpm's e vai atingir os 175 cv às 4500rpm's. Acho que é um grande e ousado desenvolvimento, de aplaudir mesmo. O chassis também vai perder peso e vai ganhar rigidez, aliás, acho que o 6 vai ser dos mais leves do segmento (se não o mais leve mesmo).
E a Mazda vive mesmo disto, de ousadias e opções radicais. Claro que faz comichão a muita gente, mas há quem viva mais pela emoção do pela razão...