Mazda - O Desafio (fantástico)
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 10 de 10
Like Tree1Likes
  • 1 Post By Vrumm

Título: Mazda - O Desafio (fantástico)

Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito Mazda - O Desafio (fantástico)

Piloto de Troféu Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Mazda é um caso à parte no mundo automóvel.

Não sou particularmente aprecisador da parte "prática" da marca (peças caras e difíceis de arranjar, manutenção complicada e desvalorização)...
    Ainda assim, tenho o prazer muito ocasional de guiar um Mazda 3 e confesso que, sendo um carro particularmente vulgar em termos de motor, dá-me gosto tremendo por conduzi-lo.

Não sei explicar, sento-me no carro e sinto-me bem. Aquela precisão da direção, aquele "agarrar" à estrada, o curvar, o gozo... etc etc.

Muitos dizem:
    "tem o mesmo motor do Focus e da Peugeot, o chassi é o do Focus, logo é igual". Igual o tanas meus amigos. Não tem nada mas nada mesmo a ver...

É impressionante como a mazda pegou na plataforma Focus e num motor PSA e fez um carro ao qual me atrevo a chamar "uma espécie de BMW" em termos de feeling.

Só experimentando.

Nota: o Mazda 6 já não me diz nada, faz lembrar-me uma banheira americana em termos de feeling...
    Última edição por Pastis : 14-07-11 às 12:18:32

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Mazda é um caso à parte no mundo automóvel.

Não sou particularmente aprecisador da parte "prática" da marca (peças caras e difíceis de arranjar, manutenção complicada e desvalorização)...
    Ainda assim, tenho o prazer muito ocasional de guiar um Mazda 3 e confesso que, sendo um carro particularmente vulgar em termos de motor, dá-me gosto tremendo por conduzi-lo.

Não sei explicar, sento-me no carro e sinto-me bem. Aquela precisão da direção, aquele "agarrar" à estrada, o curvar, o gozo... etc etc.

Muitos dizem:
    "tem o mesmo motor do Focus e da Peugeot, o chassi é o do Focus, logo é igual". Igual o tanas meus amigos. Não tem nada mas nada mesmo a ver...

É impressionante como a mazda pegou na plataforma Focus e num motor PSA e fez um carro ao qual me atrevo a chamar "uma espécie de BMW" em termos de feeling.

Só experimentando.

Nota: o Mazda 6 já não me diz nada, faz lembrar-me uma banheira americana em termos de feeling...
    Confirmo, vai ser difícil vender o meu "chasso" sem lerpar

Chefe de Equipa Vrumm's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Maio de 2011 vai ficar para sempre marcado em mim, por lado nasceu o meu filhote por outro despedi-me do carro que mais gozo meu deu desde sempre... o meu mx-5 nc 2.0 sport...

Só quem teve um ou conduziu muito um sabe o que aquilo vale... e nem sequer é necessário andar depressa para extrair prazer.

Saudades é aos potes!

PS - O puto tb é engraçado mas... ainda não dá para fazer difts com ele!
    DudexVTi gosta disto.

Piloto de Kart Jarmer's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Discordo totalmente. O Mazda 6, tendo em conta o tamanho e peso do carro, consegue transmitir essa mesma fluidez e agilidade. Algo que à primeira vista pode não se estar à espera.

E acho também que em termos de "feeling" e interacção é também especial.

Piloto de Kart genioux's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Só se for a nova geração, pois na antiga (no restyling de 2005/07) não é bem assim. Dá-me muito mais gozo conduzir o 6 do que por exemplo o Accord I-CDTI. Apesar de achar o Accord um bom carro, com bom chassis, bom motor, e boa contrução (alías, na construção interior acho até superior em relação ao Mazda, já nos materiais e no design não é bem assim...), em termos de comportamento dinâmico, feeling de condução e prestações considero o 6 superior.

O pequeno Mazda 2 também é um carrito muito ágil e eficaz, seria a minha escolha no segmento onde se insere.

Cumprimentos.

Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Epa comentem o video que é uma coisa maravilhosa

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    "You can't treat a car like a human being - a car needs love." - W.Röhrl

Por Defeito

Mazda é sem dúvida uma marca interessante, é simultaneamente com a gigantesca Honda (em comparação com a Mazda) a nipónica que mais admiro.

Destaca-se pelo que desenvolve com recursos limitados, possui grupos de engenheiros com extrema devoção pela marca assim como algumas das mecânicas menos vulgares, a primeira delas é claro o motor Wankel, mas não só, comercializou ainda o motor miller cycle.

Também na construção de chassis a Mazda costumam conciliar excelentes níveis de rigidez torsional com um peso contido, é uma das especialidades. E por último no design, menos conservador do que é costume nos carros japoneses, inspiram-se muito em desenhos ingleses e italianos embora também desenvolvam ideias próprias. Actualmente arrisca com os motores SKY que possuem taxas de compressão invulgares.

É por estes e outros aspectos uma marca diferente e que por isso merece mais atenção.
    Falando desta estratégia do controle de peso e por experiência pessoal confirmo que não é nada de novo, no meu 323F de geração de 89 isso está já bastante patente. O carro é bastante leve e isso sente-se na estrada, bastante agil em curva e os apenas 88cv fazem 0-100 em 10.3 segundos, valor fora do comum para um 5 portas com algum espaço. É um veiculo bastante interessante de conduzir e com fiabilidade a toda a prova. Coisas como os painéis exteriores da carroçaria são mesmo muito finos, lembra da atenção dada para conter peso por outro lado são bastante bem pintados de forma a não sofrer em demasia com corrosão, os vidros também são menos espessos mas já tive uma infeliz experiência onde ainda assim se revelaram resistentes (ramo de árvore), como é normal nos nipónicos evita-se comprometer a qualidade.

A mazda passou por um período mais moribundo entre 95 até à chegada do mazda6, também por culpa da sua estratégia arriscada mas nem sempre rentável. A Ford tomou controle durante uns anos. Com a chegada do 6 a marca melhorou níveis de vendas embora tirando o Rx8 que é algo de muito especial os restantes modelos embora sejam bastante interessantes acho que ainda não chegam ao nível de alguns outros do seu passado.
    Entretanto a Ford vendeu a sua participação e a Mazda é de novo autónoma, esta aposta nos sky engines é ambiciosa, veremos se vão ter sucesso...
    Última edição por FernandoAc : 16-07-11 às 15:25:42

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    "You can't treat a car like a human being - a car needs love." - W.Röhrl

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por genioux Ver Post
    .

O pequeno Mazda 2 também é um carrito muito ágil e eficaz, seria a minha escolha no segmento onde se insere.
    Surpreendeu-me o 2 relativamente à concorrência acho-o muito interessante. Sólido, bem montado, com poucos ruidos parasitas, gostei bastante do carro. Só não conheço bem o Clio mas entre o Corsa e o 207 era sem dúvida a minha escolha.

Piloto de Kart genioux's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
    Surpreendeu-me o 2 relativamente à concorrência acho-o muito interessante. Sólido, bem montado, com poucos ruidos parasitas, gostei bastante do carro. Só não conheço bem o Clio mas entre o Corsa e o 207 era sem dúvida a minha escolha.
    E é muito leve e compacto. Acho que é um carro competente no segmento em que se insere. Dos três que conheço (clio, corsa e mazda 2), o Mazda leva o meu voto (claro que não ganha nenhum prémio de melhor interior do ano, ou materiais mais "fofinhos", mas é bem contruído).

Quanto à marca, aprecio muito o facto de se estarem a distânciar da Ford, por exemplo, e estarem a desenvolver os seus próprios produto, com muito mérito e com qualidade. Por exemplo, o novo motor da geração Sky para o Mazda 6. Vai manter a cilindrada (2200 cc) e vai perder 5 cv, mas é substancialmente mais leve, e segundo os press releases, muito mais redondo e suave (devido à taxa de compressão extremamente baixa, o que vai reduzir a temperatura dentro da câmara de combustão e contribuir para a redução da emissão de partículas poluentes). O motor vai fazer cerca de 5500 rpm's e vai atingir os 175 cv às 4500rpm's. Acho que é um grande e ousado desenvolvimento, de aplaudir mesmo. O chassis também vai perder peso e vai ganhar rigidez, aliás, acho que o 6 vai ser dos mais leves do segmento (se não o mais leve mesmo).

E a Mazda vive mesmo disto, de ousadias e opções radicais. Claro que faz comichão a muita gente, mas há quem viva mais pela emoção do pela razão...