já que andava parado, vai voltar a animar...
a apresentação à imprensa arrancou esta semana em espanha (ascari)
um interessante comparativo da autobild.
e logo com tempos no contidrom
AutoBild: BMW 1M vs. Porsche Cayman R
|
|||||
já que andava parado, vai voltar a animar...
a apresentação à imprensa arrancou esta semana em espanha (ascari)
um interessante comparativo da autobild.
e logo com tempos no contidrom
AutoBild: BMW 1M vs. Porsche Cayman R
Dois ou três apontamentos...
O Cayman R testado vinha com cx. PDK de 7 velocidades.
Consumo médio verificado no teste:
1M -> 10,9l/100km (258g/km)
Cayman R -> 11,1l/100km (263g/km)
Travagem 100km/h - 0:
1M -> 35,7m
Cayman R -> 35,8m
Travagem 200km/h - 0:
1M -> 134,2m
Cayman R -> 132,9m
Peso dos veículos em teste:
1M -> 1536kg
Cayman R -> 1408kg
Aceleração 0 - 100km/h:
1M -> 4,8 s (fábrica: 4,9 s)
Cayman R -> 4,6 s (fábrica: 4.9 s (4.7 s Sport+))
Aceleração 0 - 200km/h:
1M -> 17,8 s (fábrica: 17,3 s)
Cayman R -> 16,4 s (fábrica: - )
http://www.bimmerpost.com/forums/att...1&d=1303518795
![]()
mais testes, desta vez da sport auto alemã
BMW 1M faster around Hockenheim than M3
com boas indicações
2seg para um z4 is é sinal que as alterações foram úteis
O mesmo chassis "marabilha" a ter que lidar com menos 120/130kg (mais quilo menos quilo) e uma distância entre-eixos mais curta a potenciar agilidade permite colmatar uma relação peso-potência superior, com uma diferença de meio-quilo (mais grama menos grama)
Seria interessante ver a telemetria para ver onde um e outro mostram os seus argumentos. Sobretudo nas travagens e velocidades de passagem em curva, que me parece que o mais pequenito poderá levar vantagem ao partilhar o hardware com o maior.
Curioso é ver o sr. tracção TT-RS a ficar mais para trás nos tempos.
Já no embate Rs5 vs M3 em circuito, não vemos uma clara vantagem do Audi.
outro ponto a ter em conta, o tempo dos Cayman S e R.
uns quilinhos a menos (apesar de atenuado pelo lastro extra da PDK), apenas 10 cavalitos a mais e chassis optimizado permitem ganhos expressivos.
Outro carro que consideraria pôr aí neste grupo, para um aroma diferente, com specs que não diferem assim tanto dos modelos que foram sendo discutidos neste tópico, o tempo do Evora S para este circuito é de 1:13.20
a telemetria deve vir na revista.
eu esqueço-me sempre do evora S, porque não gosto do carro![]()
não pareces ser o único porque o Evora vende-se a conta-gotas
Apesar de ser uma máquina dinamicamente referencial, a este nivel de preços, para convencer a malta do guito a comprá-lo terão de recorrer a um motor que não seja partilhado com um Toyota Camry, e um interior que esteja ao nivel de um Porsche.
Eu colocaria as coisas neste prisma:
Excepto o R, que fez um tempo muito bom neste circuito, o M1 e o TT RS estão a cagajessimas de segundo um do outro.
Se fossemos nos a leva-los para a pista (e não pilotos profissionais), com qual acham que seriam mais rapidos? Hipoteticamente fantasiando.
Atenção: não estou a falar do mais divertido.![]()
Ponto X1 valor Y1
Ponto X2 valor Y2
No período de X2-X1 perde o valor Z
Se ninguém nega a queda pra que dizes que estou errado? Se queres subdividir a queda Z em dois ou mais segmentos, ok, estás nesse direito, podes analisar sob esse prisma. Estamos num fórum e podes analisar como quiseres. Só não podes dizer que estou errado em algo que é factual (ou como tu próprio dizes é uma evidência).
Eu sei disso e sei que precisamente por isso é que respondeste com a curva de potência quando o que era analisado era a curva de binário (que tanto valorizas).
Porque ao analisarmos a curva de potência a queda do binário fica disfarçada. Olhos menos atentos realmente vão "comprar" o teu argumento.
Mas então o que dizer quando outros motores perdem 50 Nm em 2500rpm? Ou 70Nm, 60 Nm em 3000rpm? Ritmos de queda ainda inferiores não vão gerar uma subida mais rápida de potência? Ou potência máxima ou quase máxima até mais tarde?
E só estamos a analisar a parte da queda do binário que mais te interessa. Os valores
que coloquei para comparação são de NA até ao corte e não só na parte mais conveniente da queda
Quando cai quase 200Nm das 4250 até as 6800 (aprox) e só ves queda significativa após as 6750, só tenho a confirmação de que tens muita dificuldade em analisar dados (de que tanto gostas) quando os mesmos não te agradam.
Antes do post em que pela primeira vez colocaste a tabela do teu último post dirigido a mim foram colocados os seguintes posts:
Eu quando usei os 50Kg usei esse valor porque era o valor que foi referido por diversas vezes ao longo do tópico (como pode ser visto pelas citações que fiz). O valor estava gravado na minha cabeça e por isso é que o referi. Realmente não foi do maior rigor possível.
Mas por exemplo a diferença entre o TT RS e o 1M está na casa dos 50kg. Logo a questão de base continua. O maior ou menor caráter do motor não vai ser alterado a nível das sensações que transmite ao "piloto" por mais 50kg.
E se a comparação é entre o 1M e o Z4 MC tudo bem, tens razão, são 75kg. Mas o meu exemplo continua totalmente válido.
Colocas um pendura (e lá está com os tais 75Kg aprox.)na minha carroça de 258cv e se for pra dar coça a sério, não vais notar nada a nível de "drama" por ir um fulano ao lado ou não.
Quandos vemos falar sobre o M3 E46 e a sua versão cabrio, não vemos ninguém a deixar de realçar o caráter do motor no cabrio, mesmo esse carregando mais peso. Idem para o TT RS e A3 RS.
Última edição por DMA : 25-04-11 às 21:35:44
Há uns dias disseste isto
eu respondi isto
Este teste, apesar de ser com o Cayman R e não com o S demonstram que as coisas provavelmente se aproximam mais do que eu escrevi.
Não tirando importância à disponibilidade, binário, etc. esses factores em pista são muito menos importantes que no dia a dia.
Já te tinha dito que "são muitos anos a virar frangos na Costa da Caparica ?"![]()
O RS, na minha perspectiva, é menos complicado de domar para o comum dos mortais e será certamente mais rapido em certas condições de pista em que o S.Quattro prevalece.
O Cayman já exige mais manitas nos limites e é de uma precisão cirurgica nas curvas.
A Porsche consegue também ser (quase) imbativel nos travoes:consegue, não obstante não ter os maiores discos ou mais pinças, ter uma travagem espectacular (curiosamente, é a Brembo que fornece o Cayman e o RS)
Sinceramente, ainda não te consigo responder.
Daqui a umas semanitas já falamos com numeros
Última edição por pmv6 : 25-04-11 às 21:56:04
Pois é... graças ao douto contributo dos meus estimados e 'românticos' interlocutores ficámos todos a saber que:
- O 1M perde 2 décimas de segundo para o Cayman S PDK no circuito curto de Hockenheim por causa da falta de 'carácter' do motor N54 que o equipa;
- 50kg quando se anda no limite não fazem a mínima diferença para a categoria de peso e potência destes veículos quer seja a acelerar, a travar ou a curvar;
- Ao motor N54 que equipa o 1M falta 'drama' porque o binário cai tão abruptamente e logo a partir das 4500 rpm que qualquer tentativa de o levar acima das 6000 rpm é perfeitamente inútil e revela-se uma completa frustação para quem o conduz apesar do redline às 7000 rpm;
- Pelo que, o principal 'handicap' do 1M não é o peso mas sim um motor que não é digno da sigla M;
- Logo, o 1M nunca devia ter sido designado por esse nome mas antes por um mais 'mundano' 135is.
Circuito curto de Hockenheim:
![]()
http://www.bimmerpost.com/forums/att...0&d=1303726363
Consumos verificados no teste:
Mínimo: 10,8l/100km
Máximo: 20,4l/100km
Médio: 14,7l/100km
Deixo mais uma vez à vossa imaginação...
"Just for the record.
M3 GTS on semi slicks does 1.12.5 on hockenheim short
Imagine this put a good coiloverset and some semi slicks on the 1M and 2 Recaro race seat to get 50kg weight out also."
BMW 1 Series Coupe Forum / 1 Series Convertible Forum (1M / tii / 135i / 128i / Coupe / Cabrio / Hatchback) (BMW E82 E88 128i 130i 135i) - View Single Post - Sport Auto 1M Review: Beats M3 at Hockenheim! - "All You Need In A Sports Car"
Cumprem (Brembo) mas fica a sensação que a porsche com menos faz tanto ou mais que os outros.
Há certos upgrades que faço em todos (-inclusive no Cayman-tubos malha aço, liquido travões com ponto de ebulição superior, pastilhas mais TD orientadas enfim...dão jeito em certos momentos).
Já agora vou tentar por aqui um bocadinho de luz nas questões dos travões.
A porsche normalmente é excelente, tanto em poder de travagem como em resistência à fadiga.
BMW e Audi costumam ser boas ou muito boas (principalmente a Audi).
Onde podem falhar (essencialmente a BMW) é na resistência à fadiga numa utilização mais intensa, nomeadamente as versões M que permitem andamentos fortes e das quais naturalmente se espera mais.
Lembro-me de ver um teste relativamente recente em que o A4 (versão normal) travava de forma excelente, não era muito bom era mesmo excelente.
Mas Que os BMW ou os Ms não travam é um mito, o que não estão é vocacionados para 15 ou 20 voltas a uma pista com 4 ou 5 km de perimetro em ritmo máximo.
And as soon as you pull away, it’s clear that this is a very agile, driver-focused machine. Throttle response is sharp and the steering, although heavy, is full of feel.
"Twin-turbochargers help to liberate 500Nm of torque under full throttle, so the M Coupé is incredibly rapid in-gear, too. Even if you plant the accelerator in sixth at motorway speeds, the car surges forward.
Extend the six-cylinder unit to the 6,500rpm red line in the lower ratios, and you’re rewarded with savage response and a zingy, metallic engine note. An M Dynamic Mode also offers a more flexible engine set-up, which can switch between relaxed and torque-oriented or tuned for maximum power at the touch of a button – but that’s as gizmo-laden as the 1-Series M Coupé gets."
"It should also be comfortable and easy to live with. The best M car for a long time? Undoubtedly."
BMW 1-Series M Coupé | First Drive | Auto Express
O melhor M desde há muito tempo?! Sem dúvida!