[Antevisão] Mazda Mx5
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Título: Mazda Mx5

  1. #1
    Piloto Veterano
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    Por Defeito Mazda Mx5

    (procurei, mas não encontrei nada dedicado ao futuro Mx5)

    E que tal um tópico dedicado ao sucessor do actual Mx5?
    Começam a aparecer as primeiras infos mais concretas, e lá para 2012/2013 deveremos ter uma nova máquina.

    E o futuro Mx5 promete ser mais excitante que o actual na orientação do projecto.

    O objectivo é acabar com o processo de engorda constante e oferecer novamente um pequeno roadster/sports-car com 1000kg, como o original.
    Outro objectivo é melhorar todas as questões relativas à dinâmica, o que implica uma estrutura mais rigida e re-packaging de modo a conseguir que todos os componentes criticos fiquem entre os eixos, conseguindo baixo valor polar de inércia.

    Um desafio grande, já que são mais de 150kg de diferença, e na questão da rigidez, é um carro aberto com todos os incovenientes desta tipologia.

    A solução para alguns destes problemas será este concept de 2003
    Mazda-Concepts-28101010424142851600x1060.jpg

    O Ibuki, apesar de ser claramente uma possibilidade para um futuro Mx5, tinha uma solução estrutural que foi posteriormente adoptada pelo Rx8, que permitiu fazer um 4portas (ou uma espécie de 4p), sem pilar B, mas, mesmo assim, apresentava valores de rigidez estrutural referenciais.
    Basicamente, a estrutura terá uma dupla "espinha dorsal" (tunel central), que permitiu a excelente rigidez do Rx8 e permitirá ao futuro Mx5 uma rigidez ao nivel de carros fechados.

    Não olhemos para o Ibuki do ponto de vista estilistico, já que o mais certo é vermos um Mx5 influenciado pelo último concept da marca, o Shinari.

    O Mx5 integra-se nos planos da marca para baixar o peso de toda a gama Mazda, recorrendo a aços de alta e ultra resistência para definição das estruturas, que permitirão ganhos de 8% no peso e aumentando, em média, 30% a rigidez estrutural.

    Prevê-se um pequeno 4 cilindros de 1.5l para o futuro Mx5, sendo um dos primeiros a utilizar a futura geração de motores Sky-G, com injecção directa e potências até 160cv.

    Bem, não vejo a hora.
    COmo já tinha dito no tópico do Abarth Roadster, esta década que se inicia assistirá a um renascimento de compactos sports-cars. Do grupo VW (Audi, Porsche e VW), Abarth, e possivelmente Honda e Toyota teremos mid-engines, a Mazda manter-se-á fiel ao layout FR, assim como um hipotético Z2 por parte da BMW.
    Venham brinquedos mais acessiveis para o mercado, que fazem falta.
    Sempre ajuda a ter variedade neste campo, já que de momento não há muito mais que warm e hot-hatchs para quem quer ter algo divertido de conduzir e razoavelmente acessivel.


  2. #2
    Banido
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    Já li isto muitas vezes, mas continuo sem saber ao certo: qual é o problema da rigidez estrutural que os descapotáveis sofrem?

  3. #3
    Banido Lagarto's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
    Já li isto muitas vezes, mas continuo sem saber ao certo: qual é o problema da rigidez estrutural que os descapotáveis sofrem?
    Pega numa caixa de sapatos com tampa e tenta torcê-la. Depois faz o mesmo mas sem tampa. O mesmo acontece a um descapotável com e sem capota montada.

  4. #4
    Banido
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    Citação Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
    Pega numa caixa de sapatos com tampa e tenta torcê-la. Depois faz o mesmo mas sem tampa. O mesmo acontece a um descapotável com e sem capota montada.
    Sim, mas em que direcção? Frente para trás, direita para a esquerda, cruzado?

    E como é que isso se sente na condução? Influencia na trajectória, altera a travagem, sofre mais em mau piso?

    Não é fácil visualizar o efeito num carro...

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
    Já li isto muitas vezes, mas continuo sem saber ao certo: qual é o problema da rigidez estrutural que os descapotáveis sofrem?
    A estrutura de um automóvel não é mais que uma gaiola.

    Para uni-la em cima, temos 3 "pontes", dado pelos pares de pilares A, B e C.
    Garantem certos valores de rigidez estrutural.
    Num descapotável, retiras obrigatoriamente o papel estrutural dos pilares B e C.
    Dá logo para perceber que a resistência da estrutura será inferior, no que toca a esforços de torção e flexão.

    E mesmo com os reforços estruturais que os Cabrio costumam levar, nunca conseguem atingir os valores de rigidez das correspondentes versões fechadas.

    No caso deste roadsters, que são construidos de base para serem carros abertos, pode-se atacar o problema pela raíz, criando uma estrutura com menos compromissos para obter valores decentes de rigidez.

    QUanto mais rigida a estrutura, ou melhor, quanto mais resistente à flexão e torçao, melhor o carro se comportará dinamicamente (em teoria), já que a geometria da suspensão permanecerá sempre o mais próxima do ideal, independentemente das forças que actuam sobre a estrutura.

    Outra vantagem, é que não é preciso recorrer a suspensões rijas "que nem cornos" para se obter precisão dinâmica.
    Ficamos com o melhor de 2 mundos. Excelência dinâmica e conforto extra para os ocupantes

  6. #6
    Piloto de Testes Ribsan's Avatar
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    O MX-5 é um carro emblematico e sinceramente a sua evolução é algo que tem de preservar o original de 1989. O Actual é fantascico, mesmo na versao CC.

    Os cabrios derivados de modelos fechados (e nao so) sao por norma mais pesados devido ao incremento de rigidez e mesmo assim são sempre "piores" que as suas versões Coupé ou Sedan que lhes serve de base

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    A estrutura de um automóvel não é mais que uma gaiola.

    Para uni-la em cima, temos 3 "pontes", dado pelos pares de pilares A, B e C.
    Garantem certos valores de rigidez estrutural.
    Num descapotável, retiras obrigatoriamente o papel estrutural dos pilares B e C.
    Dá logo para perceber que a resistência da estrutura será inferior, no que toca a esforços de torção e flexão.

    E mesmo com os reforços estruturais que os Cabrio costumam levar, nunca conseguem atingir os valores de rigidez das correspondentes versões fechadas.

    No caso deste roadsters, que são construidos de base para serem carros abertos, pode-se atacar o problema pela raíz, criando uma estrutura com menos compromissos para obter valores decentes de rigidez.

    QUanto mais rigida a estrutura, ou melhor, quanto mais resistente à flexão e torçao, melhor o carro se comportará dinamicamente (em teoria), já que a geometria da suspensão permanecerá sempre o mais próxima do ideal, independentemente das forças que actuam sobre a estrutura.

    Outra vantagem, é que não é preciso recorrer a suspensões rijas "que nem cornos" para se obter precisão dinâmica.
    Ficamos com o melhor de 2 mundos. Excelência dinâmica e conforto extra para os ocupantes
    Percebido. Obrigado, crash.

  8. #8
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    No outro dia acordei com a pancada de comprar um Mx-5!

    Os usados q vi achei-os caros. Com 10 anos a custarem entre os 8 k e os 10 k.

    O novo acho-o mto atraente!

    Qq dia ainda perco a cabeça e compro um!

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
    O MX-5 é um carro emblematico e sinceramente a sua evolução é algo que tem de preservar o original de 1989. O Actual é fantascico, mesmo na versao CC.
    Então... mas o MX-5 não existe apenas roadster ou descapotável ou CC ou lá o que lhe queiram chamar?

  10. #10
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    Com a 3ª geração diversificaram a gama.
    Podes comprá-lo com capota de lona ou com capota metálica como o SLK.

    A versão com capota metálica é mais pesada em aproximadamente 40kg, mas o packaging é excelente e não ocupa mais espaço que a de lona, não prejudicando a pequena bagageira.

  11. #11
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Com a 3ª geração diversificaram a gama.
    Podes comprá-lo com capota de lona ou com capota metálica como o SLK.

    A versão com capota metálica é mais pesada em aproximadamente 40kg, mas o packaging é excelente e não ocupa mais espaço que a de lona, não prejudicando a pequena bagageira.
    Ah.. ok, desconhecia tais factos.
    Obrigado pela informação

  12. #12
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    Mais novidades (rumores)... leves

    in worldcarfans
    Targeted curb weight of 1,760 lbs (798 kg)

    The Mazda Miata has always been a lightweight car, but a new report is indicating the next-generation model could weigh less than 2,000 lbs (907 kg).
    Citing a "senior insider," Inside Line says that engineers have been tasked with cutting at least 720 lbs (327 kg) from the current curb weight of 2,480 lbs (1,125) kg. This means the car would tip the scales at just 1,760 lbs (798 kg).
    In order to achieve this, the Miata will reportedly feature a high-strength steel body, a smaller engine and a minimalist interior. Speaking of the latter, the model could lose the glovebox and owner's manual - which would be replaced by a digital version on a USB flash drive - to save weight.
    While this all sounds rather exciting, the source doesn't believe Mazda will actually meet their target weight. Regardless, the next-generation Miata should be significantly lighter than the current model.


    Read more: Next-generation Mazda Miata could be lightest version ever

  13. #13
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    The future is looking bright for the next-generation Mazda MX-5 Miata. According to Inside Line, the head honchos at the Japanese automaker have instructed the company's engineers to strip a whopping 720 pounds from the vehicles already comparably light 2,480-pound curb weight. If successful, that would put the new comer into the feathery 1,760-pound range, which is 400 pounds less than the first-generation roadster. How do they plan to do it? Engineers are turning to high-strength steel for the vehicle's chassis and contemplating a smaller-displacement engine.

    A turbocharged, direct-injection 1.4-liter four pot could work its way under the hood, though IL reports that the vehicle may also be considerably narrower than the current car. Other clever weight-saving moves include the deletion of the dashboard glove box and the replacement of the traditional paper owner's manual with an electronic copy on a USB stick.

    Here's hoping you've got your laptop on you the next time you need to check your service intervals.

    The report claims that the engineers at Mazda aren't entirely sure they can hit the weight target, but the vehicle will be much closer to the waif-like 2,178-lb 1989 Miata than the heftier 2011 model.
    in autoblog

    Parece que o objectivo final é mesmo ficar abaixo do primeiro Mx5 ou Miata.
    Se conseguirem chegar às 2000 lbs, são 900kg e uns trocos, o que é muito, mas muito bom.

    Se conseguirem chegar aos objectivos do post anterior, bem... são resultados melhores que o Elise...

    Começo a ficar curioso...

  14. #14
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    A turbocharged, direct-injection 1.4-liter four pot could work its way under the hood (...)
    crash,

    Prometo-te que não vou comentar.

    Caso contrário corre-se o rico de arruinar mais um tópico com a participação de algum burgesso de 'bomba de gasolina'.

  15. #15
    Banido oXavier's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    in autoblog

    Parece que o objectivo final é mesmo ficar abaixo do primeiro Mx5 ou Miata.
    Se conseguirem chegar às 2000 lbs, são 900kg e uns trocos, o que é muito, mas muito bom.

    Se conseguirem chegar aos objectivos do post anterior, bem... são resultados melhores que o Elise...

    Começo a ficar curioso...
    então e os rumores de um wankel no mx5?

  16. #16
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    crash, traduzi a notícia com a conversão para quilos e acrescento mais informação que tenho andado a compilar. (sei que és um fã incondicional do modelo)
    A próxima geração irá ser muito mais mais leve e fazer uso da linguagem «Kodo» que significa «alma em movimento» visível no concept Shinari.

    Ainda estão a ser avaliandas opções de motor, mas é quase certo que será um dos primeiros modelos a chegar gama Sky-G de motores a gasolina, com variantes de 1.4, 1.6 e 1.8 litros.
    O grupo propulsor escolhido será acoplado a uma caixa manual de seis velocidades de série. A próxima caixa automática de dupla embreagem será opcional.
    Aponta-se a sua apresentação já para 2012.
    Rumor: Mazda segmentação alvo 800kg para o próximo MX-5 – cerca de 200kg mais leve que a primeira geração
    O futuro parece brilhante para a próxima geração do Mazda MX-5. De acordo com a Inside Line, o chefe da construtora japonesa deu instruções aos engenheiros da empresa para tirar uma enorme 330kg aos veículos comparativamente já leves com 1125kg. Se for bem-sucedido, iria colocar a próxima geração na ordem de penas 800kg, que é cerca de 200kg a menos do que o roadster de primeira geração. Como eles pretendem fazer isso? Os engenheiros estão a voltar para o aço de alta resistência para chassi do veículo e contemplando um motor de menor cilindrada.

    Um turbo de injecção directa de 1.4 litros de quatro cilindros poderia funcionar sobre o capô, embora os relatos da Inside Line refiram que o veículo também pode ser menor do que o carro atual. Outros actuações inteligentes para economia de peso incluem a supressão do porta-luvas do painel e substituição do manual do proprietário do tradicional papel com uma cópia eletrônica num stick USB.

    Aqui espera-se você tenha o seu laptop consigo na próxima vez que você precisar verificar seus intervalos de serviço.

    O relatório afirma que os engenheiros da Mazda não essão totalmente certos de que possam bater a meta de peso, mas o veículo estará muito mais próximo dos 1000kg do modelo de 1989 Miata do que o modelo 2011.
    Mazda targeting 1,760-pound target for next Miata - 400 pounds lighter than first-gen — Autoblog

    Renders:




    Renders mais credíveis:



    Concept Shinari com a nova linguagem Kodo:


    Última edição por BLADERUNNER : 09-06-11 às 08:02:22

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por DFI Ver Post
    crash,

    Prometo-te que não vou comentar.

    Caso contrário corre-se o rico de arruinar mais um tópico com a participação de algum burgesso de 'bomba de gasolina'.
    Primeiro que tudo, eu não sou anti-turbo. Já tinha dito antes. No outro tópico apenas prefiriria um outro motor no carro em questão, tendo em conta o que aquela letrinha costumava disponibilizar nesse departamento em particular. Apenas e só.
    Segundo, a única certeza que existe ao nivel de motorizações para ao futuro Mx5 é que trarão a etiqueta "Sky-G", parte do extenso programa Skyactive, de onde já vimos o primeiro exemplar que aparecerá este ano no Mazda2. Um pequeno 1.3 NA com uma taxa de compressão recorde de 14:1, e segundo os ciclos de consumo japoneses, capaz de 3.3 l/100. O que deve dar uns 4l e uns trocos segundo as nossas normas.
    Pela info disponivel, esta nova geração Skyactiv focará inicialmente em motores NA otto e também motores turbo diesel numa primeira fase. Se posteriormente os otto levarão com turbo ou não, isso é lá com eles.

    E aquilo que vem sendo postado sobre o futuro Mx5 ainda é bastante especulativo.
    As únicas certezas que existem é que partilhará bastante ao nivel das entranhas com o futuro Rx7, de modo a poupar uns trocos, e que o objetivo é regressar ao peso do Miata original no minimo, o que implica pelo menos 200kg a menos que a geração actual. E isto sim, é o mais notável neste projecto, até tendo em conta que se trata de um carro pequeno e que terá de continuar a ser razoavelmente acessivel. Turbo ou não, é pôr a carroça à frente dos bois, quando ainda agora se começa a descortinar a amplitude do plano "Skyactiv" da Mazda que mexe com motorizações, materiais e concepção automóvel.

    Neste campo, que mexe tanto com os aspectos fundamentais de como serão concebidos os automóveis, a Mazda, Audi e em parte BMW (esperemos que apareçam mais) são as marcas a seguir a curto e médio prazo nestas temáticas essenciais para o futuro do automóvel. Algo que nunca paro de referenciar em muitos dos meus posts.

    Citação Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
    então e os rumores de um wankel no mx5?
    Já cheguei a ler rumores que anunciavam o fim do Wankel, outros que iremos ver o Wankel associado a algum tipo de tecnologia hibrida proveniente da Toyota e outros que assistiremos ao regresso da sobrealimentação do mesmo para controlar emissões.
    O que parece ser certo é que não teremos um Mx5 com Wankel, ficando apenas reservado ao Rx7.
    O Mx5 ficará apenas com os novos motores Sky-G.

    crash, traduzi a notícia com a conversão para quilos e acrescento mais informação que tenho andado a compilar. (sei que és um fã incondicional do modelo)
    Não é tanto do modelo em si, mas o conceito que preside à concepção do mesmo, isto é, compacto, leve e ágil, sem bullshits e outras mariquisses.
    Gostaria imenso que houvesse mais escolha neste departamento sem ter que dar os olhos da cara.
    Um Elise sai completamente fora do orçamento, e mesmo os futuros Alfa e Abarth que obedecem ao mesmo conceito, vão ser mais ELise em preço que propriamente Mx5.

    Caso esses rumores mais optimistas de 800kg se concretizem, no qual tenho bastantes reservas, e tendo em conta que o esqueleto será maioritariamente aço, será um passo bastante decisivo na direcção certa. Até porque esta dieta rigorosa está para ser aplicada em toda a gama Mazda, que prevê perder 10 a 15% de peso em todos os seus modelos, o que implica reduções de peso na casa até 3 centenas de quilos na próxima geração de modelos.
    O Mx5 e o Rx7 serão óptimos porta-estandartes desta estratégia.

    quanto ao estilo previsto, esta linguagem Kodo, apesar de geralmente atractiva, acaba por ser bastante genérica. Claro que ainda apenas a vimos num concept, e como o mesmo não sai dos moldes já vistos num Rapide ou nos Jags de nova geração, acaba por ser uma criatura sem grande identidade, apesar de atractivo.
    Estava a apreciar o caminho da Mazda, em modelos como o 2 e o 6. Superfícies mais planas e elementos gráficos com toque asiático combinados de forma coesa e harmoniosa.
    A linguagem Nagare prometia muito a um nivel conceptual, apesar de apresentar forte componente decorativa, mas nunca chegámos a ver um modelo de produção concebido de raíz com base nesses principios (o Mazda 5 é um restyling mais profundo que o habitual). Esta Kodo é mais orgânica e pode ser igualmente apelativa, mas, a meu ver, ainda falta um outro ingrediente necessário para ser mais única.

  18. #18
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    Sem dúvida que a verificar-se uma redução de peso dessa grandeza será simplesmente fabuloso.

    Em relação a motores como já te prometi não comento aqui sob pena de atrairmos garotada e burgessos de 'bomba de gasolina' e arruinarmos mais um tópico.

    No entanto, oferece-se-me fazer o seguinte comentário sobre uma coisa que me parece incompreensível:

    Como é possível haver a intenção - se li bem - de estreitar ainda mais o carro?!

  19. #19
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    Aqui estão algumas notícia muito interessantes.

    A confirmar-se um peso de 800kg com um chassis monocoque em aço seria verdadeiramente impressionante. Acho que já seria muito bom se vier abaixo da tonelada. E se ficar mais perto dos 900 que dos 1000 já é de aplaudir.
    A questão do porta-luvas e da pen é que me parece um pouco ridicula, mas pronto. Deve ser mais para chamar à atenção...

    O DFI levanta uma questão interessante sobre o estreitamento do carro. Efectivamente a estrutura 'tradicional' do MX-5 assenta num túnel central e em "door sills" (desculpem mas não me lembro do equivalente em português) bastante volumosos. Isto, juntamente com a necessidade de sentar alguém lá dentro, acaba por ocupar algum espaço em largura. Se eles vão estreitar o carro (e sinceramente não vejo onde possam roubar ao já pequeno espaço para os ocupantes), como é que vai mudar esta estrutura?
    Estou muito curioso para ver a estrutura deste novo MX-5. Será que é uma nonocoque igual às outras só que o segredo está no material? Ou haverá algo escondido lá pelo meio? (Space-frame...?)

    Sobre o motor, pessoalmente acho que um NA assenta melhor ao espírito do MX-5. No entanto, desde que não comprometa a linearidade e o som, acho que um turbo (i.e. mais binário) também será bem-vindo.

  20. #20
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    No primeiro post do tópico vem lá referenciado a prevista estrutura que o carro apresentará
    Basicamente, a estrutura terá uma dupla "espinha dorsal" (tunel central), que permitiu a excelente rigidez do Rx8 e permitirá ao futuro Mx5 uma rigidez ao nivel de carros fechados.
    Podemos ver um Rx8 de portas abertas que permite verificar que as "door sills" são bastante baixas, mesmo sem o pilar B.
    O problema que se apresenta no Mx5 é mesmo a ausência de tecto, como em qualquer carro aberto. Apesar de estar previsto números superiores ao actual no que toca a rigidez, mesmo assim tou curioso para ver os resultados efectivos desta solução. E a juntar as previstas 2 centenas de quilos a menos.

    quanto à largura, se a intenção é regressar a dimensões semelhantes do primeiro Mx5, estamos a falar de uma diferença de 5cm na largura. Acho que não é critico. No meio de tantos rumores podem estar apenas a exagerar em algumas infos. Mesmo a do peso está um pouco fora de controlo. Fala-se tão depressa no peso do Miata original, como em 800kg

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    No primeiro post do tópico vem lá referenciado a prevista estrutura que o carro apresentará

    Podemos ver um Rx8 de portas abertas que permite verificar que as "door sills" são bastante baixas, mesmo sem o pilar B.
    O problema que se apresenta no Mx5 é mesmo a ausência de tecto, como em qualquer carro aberto. Apesar de estar previsto números superiores ao actual no que toca a rigidez, mesmo assim tou curioso para ver os resultados efectivos desta solução. E a juntar as previstas 2 centenas de quilos a menos.

    quanto à largura, se a intenção é regressar a dimensões semelhantes do primeiro Mx5, estamos a falar de uma diferença de 5cm na largura. Acho que não é critico. No meio de tantos rumores podem estar apenas a exagerar em algumas infos. Mesmo a do peso está um pouco fora de controlo. Fala-se tão depressa no peso do Miata original, como em 800kg
    Quando falas em "espinha dorsal" estás a falar em algo do género "backbone" (como um Lotus Elan)?
    Olhando para o chassis dum RX-8 (por exemplo, aqui) não consigo distinguir o que é backbone e o que é monocoque (tirando uma estrutura em Y que há por cima do eixo traseiro).
    Não tenho uma ideia muito clara disto, mas no RX-8 a "backbone" são só zonas da monocoque que são mais reforçadas e/ou feitas de aço mais resistente?

  22. #22
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    Por Defeito

    Olhando para a imagem que colocaste do Rx8, e depois fui verificar uma do Elan, acho que pouco ou nada têm a ver.
    O Rx8 é o clássico monocoque, ou seja, carroçaria e estrutura a formar um, hum... monobloco
    Mas pode ser que tenham se inspirado em outras soluções, para garantir rigidez necessária, como a "espinha" do Elan.

    Não sou engenheiro, gostaria de saber explicar melhor. Mas pelas imagens disponiveis, o chão daquela estrutura é bastante mais "esculpido" do que costumo ver em outras plataformas. Temos 2 travessas bastante volumosas, que servem de apoio ao alto tunel central.
    E nesta imagem em baixo, ainda dá para ver 2 reforços diagonais ao mesmo, quando chegamos à parte traseira.





    Indo pela analogia da espinha dorsal, será que as travessas e aqueles reforços diagonais são as "costelas" da espinha dorsal???

    No caso do Elan, a carroçaria "encaixava" sobre espinha dorsal.


    E como podemos ver, permite ter as doors's sills (traduzindo à letra, soleira das portas. Não soa lá muito bem.) bastante contidas, o que facilita o acesso.
    Dá para ver a diferença quando olhamos para o space-frame em aluminio de um Elise, que é basicamente uma caixa. Tendo em conta o aspecto minimamente prático que a Mazda dve querer dar ao Mx5, a solução usada no Rx8 garante o melhor compromisso entre rigidez e acessibilidade. Mas eles ao falarem em dupla espinha dorsal, imagino , e tendo em conta as imagens, que a primeira possa ser a que é dada pelo próprio chão da plataforma, com a 2ª a ser dada pelo elemento que se encontra a vermelho na imagem


    Onde andam os engenheiros quando precisamos deles para nos elucidarem.

    Última edição por crash : 10-06-11 às 00:14:02

  23. #23
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  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Onde andam os engenheiros quando precisamos deles para nos elucidarem.

    Tens que colocar a questão de forma a que se perceba melhor o que queres ver elucidado.

    Dessas fotos que metes, a diferença que me salta à vista entre o RX8 e o Elise é mais de ordem económica do que engenharia. No caso do RX tens peças estampadas que obrigam a grandes ferramentas e grandes séries. No caso do Elise, tens chapa e perfil perfurado que pode ser feito com alguma facilidade em qq chafarica... (acho que essa parte é pacífica)

    Outra questão: o chão do RX8 é mais esculpido possivelmente porque usam chapa mais fina do que o normal para conseguir um peso menor que o normal tb. Qt mais fina a chapa, mais moldada deve ser para garantir rigidez. Além disso, a chapa fina usada em carros destes é de "dupla fase" o que significa que a sua resistência aumenta quanto mais for esculpida e "martelada".

    De resto, não posso ajudar mais... Pode ser que os nossos estudantes da engenharia automóvel que por aqui andam te consigam elucidar sobre a "técnica da táctica do chassis"

  25. #25
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    Cada vez se vai perspectivando mais a perda substancial de peso da nova geração.
    MX-5 mais leve recebe energia turbo
    A próxima geração do Mazda MX-5 irá combinar um quatro turbo de pequena capacidade com a engenharia leve para devolver os dois lugares em 2012/13 ao seu original conceito de carro ágil esportes.
    De acordo com uma fonte do alto, os engenheiros da Mazda foram incumbidos decorte de 275 kg do peso do freio 1075 quilogramas "vazio" (o peso sem condutor) dehoje MX-5 para bater uma meta ambiciosa de 800 kg.


    Este seria um passo significativo para um carro esporte volume de produção. Na sua forma mais magros, o MX-5 pesava apenas 955 kg em seu debut de 1989.
    Essa foi uma era antes comparativa acidente testes agregado de peso através de estruturas do corpo pesado, de impacto lateral bares e airbags, e extensa, especificações de luxo se tornou padrão.
    Autocar fonte de planejamento de produto dúvidas de que o alvo altamente ambicioso 800 kg serão cumpridos. No entanto, o progresso é descrito como "not bad".
    Economia de peso será travada em várias frentes, começando com iluminação como muitos componentes mecânicos quanto possível, a adopção de materiais leves e exclusão de recursos para criar uma especificação mais minimalista.

    Esta redução de componentes, então, levar a um "círculo virtuoso" em que um carro mais leve permite que um isqueiro de transmissão, freios menores, suspensão menos pesadas e assim por diante.
    No lugar dos atuais 1,8 e 2,0 litros, o MX-5 próxima usará uma pequena injeção direta de quatro cilindros turbo de cerca de 1,5 litros. Ele contará com cam variável phasing, mais leves, de baixo atrito partes alternativo, e possivelmente um design novo colector de escape que atinge a evacuação de gases de escape mais eficiente.
    Muitos destes desenvolvimentos são parte de engenharia da Mazda SkyActiv campanha, que visa melhorar a eficiência de cada aspecto de seus carros.
    Esperar um isqueiro, a transmissão atrito reduzido, como Mazda tenta fazer com que as acções de transferência manual como mecanicamente precisa e satisfatoriamente de curta distância quanto a do original. Um altamente eficiente paddle-shift auto conversor de torque, com uma embreagem lock-up, é provável também.

    O novo MX-5 será mais compacto do que o projeto de hoje, especialmente estreito na largura, que também irá reduzir a área frontal. E o estilo quase certamente será uma evolução do anterior três gerações do MX-5.
    A linguagem de design será o tema Kodo novo visto pela primeira vez sobre o conceito Shinari em Paris no ano passado e interpretado na impressão de nosso artista.
    A estrutura do corpo permanecerá, provavelmente, todo o aço por razões de custo, mas haverá um considerável conteúdo de alta resistência painéis, e algumas soluções engenhosas estruturais, como uma moldura de backbone-twin, para resolver o problema de open-top rigidez. Mazda se acredita ter tirado as patentes de algumas dessas inovações.

    O desafio maior queda é de impacto lateral de proteção, diz a nossa fonte, enquanto protege os pedestres durante os impactos frontais exigiu igualmente um gorro de pirotecnia.
    Há muito debate sobre os recursos seria possível deixar de fora. Porta-luvas do painel provavelmente vai desaparecer, por exemplo, em favor de outros compartimentos de armazenamento, e manual do proprietário provavelmente será fornecido em um stick USB. E leve alto-falantes de neodímio ímã estéreo irá substituir pesado, imã de cerâmica com base em unidades convencionais.
    Mas o que ainda não está claro é se a Mazda se atreverá a remover a opção de um teto de metal dobrável sobre o MX-5 coupé cabriolet, o que torna um MX-5 mais fácil próprio, mas acrescenta 80 kg.
    Richard Bremner

    Lighter MX-5 gets turbo power - Autocar.co.uk
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  26. #26
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    Ai esses renders. O MX-5 tem um design clássico que na minha opinião conservadora deveria ser mantido. Ou seja, quanto menos contaminado pelas correntes de design vigentes, melhor. O actual acho muito bem conseguido mas não tem metade do carisma dos primeiros. Quanto à técnica para o novo modelo deixa água na boca.

  27. #27
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    Este novo modelo sempre se confirma? É inovador principalmente em termos de ser um lightweight coisa que eu sempre valorizei mais nos carros mas da qual as marcas se tem vindo a esquecer ao longo dos tempos.

    Acho que isso de criticar o design inovador dos carros só porque não mantem a linhagem original é um preconceito. Mais vale ter um carrinho igual ao original que algo inovador? Vocês lembrem-se que a mazda quando criou o mx5 não pensou "vamos criar este carro com uma linha míticas e importaliza-las nos vindouros modelos", é claro que não, tentaram simplesmente criar um carro o mais elegante possível.

  28. #28
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    Vindo de quem vem, devemos ficar sempre de pé atrás, mas sai mais uma previsão, desta vez da AutoExpress



    e a notícia
    Lighter, cleaner and just as much fun to drive – the all-new MX-5 is nearly here.

    Our artist’s impression, based on a technical drawing supplied by Mazda to the Tokyo Patent Office, shows how the featherweight roadster’s new face will look. The grille has been modelled on the original car’s oval shape, while the headlights have been given a distinct upslanting teardrop shape.

    However, from what we can see in this exclusive image, the shrunken proportions are virtually identical to the 1989 car’s. The goal for chief engineer Nobuhiro Yamamoto was to lighten and downsize the model yet maintain current cabin space.

    An insider has told Auto Express that after exhaustive restyling, a kerbweight of around 950kg has been achieved. That’s thanks to the weight-efficient new Skyactiv chassis, powertrain and body. Our source explained that with a lighter car “you can downsize the powertrain”. As a result, the new six-speed MX-5 will have a 1.5-litre Skyactiv-G engine offering around 125bhp and with fuel economy of about 55mpg. The car is slated for a debut at March’s Geneva Motor Show, and is due to land in dealers in autumn next year.
    Pelas specs apresentadas, temos valores mais realistas ou realizáveis que alguns dos especulados em meses anteriores.
    Ficaria mais ou menos ao mesmo nivel do Mx5 original.
    Quanto ao estilo desta previsão, comento quando houver imagens oficiais
    Não vale a pena estar a divagar sobre "photoshopadas"

  29. #29
    Piloto de Testes Kijk's Avatar
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    Rais'parta!!! Procurei por MX5, MX-5, MX 5, Mazda... só encontrei o tópico geral da Mazda - Superioridade Evidente! Pus lá essa notícia ainda nem há uma hora!!

    M#rda de "pesquisa"!!!

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
    Rais'parta!!! Procurei por MX5, MX-5, MX 5, Mazda... só encontrei o tópico geral da Mazda - Superioridade Evidente! Pus lá essa notícia ainda nem há uma hora!!

    M#rda de "pesquisa"!!!
    Também reparei que estava lá nesse tópico depois de ter colocado aqui
    Sem stresses...

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