[Antevisão] Mazda Mx5 - Página 146
 Rede MPL:
Página 146 de 147 PrimeiraPrimeira ... 136145146147 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 4,351 para 4,380 de 4382

Título: Mazda Mx5

Piloto de Rallye SEMILHA's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    O MX-5 a 120 km/h em A.E. gasta quanto? Uns 5,5 l/100?

Semilha, tu não podes responder a esta.
    :D

Olha aqui as "velocidades" máximas "só" se conseguem dentro dos túneis.

O problema é quando os meninos de azul ficam nas docas escondidos....

Piloto de Rallye msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
    Mais umas décimas talvez.. 5,7/5,8..
    Mesmo assim não são maus consumos, a gasolina é que está cara!

Citação Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
    :D

Olha aqui as "velocidades" máximas "só" se conseguem dentro dos túneis.

O problema é quando os meninos de azul ficam nas docas escondidos....
    Pois, aí há uns túneis compridos onde dá para "esticar as pernas", esses gajos gostam muito de se esconderem em todo o lado!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Recentemente, num período de 2 semanas, realizei três testes ao MX-5 ND: 1.5 soft top, 2.0 soft top (MT) e 2.0 RF (AT), por esta ordem.

Teste ao 1.5 soft top:

Sei que o ND foi desenhado e desenvolvido à volta do 1.5 e que os próprios engenheiros da Mazda confessam que este é o motor que melhor se adequa ao carácter do MX-5. Com ideias pré-concebidas ou não, a verdade é que se nota como tudo no 1.5 está tão bem integrado, desde o motor, à transmissão e suspensão (soft). É um motor leve, rotativo, com alma. E absolutamente viciante. O percurso que fiz não incluiu AE, mas a verdade é que nunca senti falta de potência ou de disponibilidade do motor. Gostei mesmo muito, é uma grande experiência.

Teste ao 2.0 soft top (MT):

Depois de conduzir o 2.0 deixei de perceber aqueles que argumentam que o MX-5 não é um carro rápido ou entusiasmante, a menos que se esteja habituado a conduzir um 911, um Mustang V8 ou um A45 AMG (ou qualquer hot hatch com mais de 300 cv). Para estes, imagino que falte potência ou velocidade em linha recta ao ND 2.0. Para todos os outros, os comuns mortais, não. O 2.0 é muito rápido a subir de rotação e, embora mais pesado, é ágil como o 1.5. A caixa de velocidades é brilhante, tão directa e precisa como no motor mais pequeno. Entre os dois motores, mais do que a potência, a maior diferença nota-se na disponibilidade de binário do 2.0 acima das 2.500 rpm. O 2.0 esgota-se mais rápido, não tem nada para dar acima das 6.500 rpm, mas é uma experiência de condução fabulosa. Adorei.

Onde vivo, a diferença entre o preço do 1.5 e o 2.0 para o mesmo nível de equipamento é de 1.600 Euros. E há uma série de equipamento que não está disponível no 1.5, nomeadamente, LSD, Bilstein, bancos Recaro, etc..

Teste ao 2.0 RF (AT):

Esteticamente, acho o RF ainda mais interessante que a versão soft top e, ao contrário de alguns, acho o design brilhante esteja o tecto retráctil aberto ou fechado.
    Ao volante do RF tudo parece mais fechado. Não acho que chegue a ser claustrofóbico, como alguns defendem, mas definitivamente não se tem a experiência de roadster como no soft top. Lá está, talvez porque não seja um roadster. A visibilidade lateral/ traseira é comprometida pelos paineis/ capota e o tecto parece mais próximo da cabeça.

Dinamicamente, a experiência ao volante do RF ficou completamente comprometida por ser a versão com caixa automática. A caixa é rápida (sobretudo em modo sport), mas bem menos suave que a 7G-tronic que conduzo diariamente. Para os que se preocupam com o peso da estrutura RF, não me parece que se sintam os 45 kgs a mais face à versão soft top, o RF continua super competente. Mas a verdade é que não me entusiasmou como os outros 2.

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CPA Ver Post
    Recentemente, num período de 2 semanas, realizei três testes ao MX-5 ND: 1.5 soft top, 2.0 soft top (MT) e 2.0 RF (AT), por esta ordem.

Teste ao 1.5 soft top:

Sei que o ND foi desenhado e desenvolvido à volta do 1.5 e que os próprios engenheiros da Mazda confessam que este é o motor que melhor se adequa ao carácter do MX-5. Com ideias pré-concebidas ou não, a verdade é que se nota como tudo no 1.5 está tão bem integrado, desde o motor, à transmissão e suspensão (soft). É um motor leve, rotativo, com alma. E absolutamente viciante. O percurso que fiz não incluiu AE, mas a verdade é que nunca senti falta de potência ou de disponibilidade do motor. Gostei mesmo muito, é uma grande experiência.

Teste ao 2.0 soft top (MT):

Depois de conduzir o 2.0 deixei de perceber aqueles que argumentam que o MX-5 não é um carro rápido ou entusiasmante, a menos que se esteja habituado a conduzir um 911, um Mustang V8 ou um A45 AMG (ou qualquer hot hatch com mais de 300 cv). Para estes, imagino que falte potência ou velocidade em linha recta ao ND 2.0. Para todos os outros, os comuns mortais, não. O 2.0 é muito rápido a subir de rotação e, embora mais pesado, é ágil como o 1.5. A caixa de velocidades é brilhante, tão directa e precisa como no motor mais pequeno. Entre os dois motores, mais do que a potência, a maior diferença nota-se na disponibilidade de binário do 2.0 acima das 2.500 rpm. O 2.0 esgota-se mais rápido, não tem nada para dar acima das 6.500 rpm, mas é uma experiência de condução fabulosa. Adorei.

Onde vivo, a diferença entre o preço do 1.5 e o 2.0 para o mesmo nível de equipamento é de 1.600 Euros. E há uma série de equipamento que não está disponível no 1.5, nomeadamente, LSD, Bilstein, bancos Recaro, etc..

Teste ao 2.0 RF (AT):

Esteticamente, acho o RF ainda mais interessante que a versão soft top e, ao contrário de alguns, acho o design brilhante esteja o tecto retráctil aberto ou fechado.
    Ao volante do RF tudo parece mais fechado. Não acho que chegue a ser claustrofóbico, como alguns defendem, mas definitivamente não se tem a experiência de roadster como no soft top. Lá está, talvez porque não seja um roadster. A visibilidade lateral/ traseira é comprometida pelos paineis/ capota e o tecto parece mais próximo da cabeça.

Dinamicamente, a experiência ao volante do RF ficou completamente comprometida por ser a versão com caixa automática. A caixa é rápida (sobretudo em modo sport), mas bem menos suave que a 7G-tronic que conduzo diariamente. Para os que se preocupam com o peso da estrutura RF, não me parece que se sintam os 45 kgs a mais face à versão soft top, o RF continua super competente. Mas a verdade é que não me entusiasmou como os outros 2.
    Boa review...embora nunca tendo testado o 2 litros acredito que tenhas razão no que dizes...e se bem estou muito satisfeito com o 1.5...por 1600 euros é ir para o 2 litros sem duvidar. Em Portugal é que com diferenças que chegam a ser de mais de 10.000 euros é que dá muito que pensar o salto entre o 1.5 e o 2 litros...

Já a caixa automática...nem pensar... é como andar de casaco de pele em Agosto na praia...

Piloto de Rallye msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Também gostei de ler o relato do CPA.

1600€ de diferença realmente é capaz de deixar as pessoas a pensar em ir para o 2.0, se bem que os consumos deste já não devem ser muito meigos...
    Entretanto a pouca vontade das concessões da Mazda em vender continua, não mandam proposta, não dão valor de retoma, etc...e eu não tenho muita paciência para correr atrás de pessoas que pelos vistos não querem o meu dinheiro.
    O único concessionário que merece nota positiva é a que esteve presente no salão automóvel da FIL que me deu o valor de retoma do meu Mini no dia seguinte e que me ligou mais do que uma vez para ver se fechava um negócio que me parecia bom, um MX-5 HS Navi de serviço com menos de um ano e cerca de 10.000km por pouco mais de 25.000€, não fosse o valor de retoma do meu Mini ter sido tão ridícula e podia ter fechado negócio.
    Entretanto como me falaram numa hipótese profissional que pode implicar elevar as minhas deslocações para 2.000-2.5000km por mês e é um dado quase adquirido que não vou ter carro de serviço pago pela empresa pois a proposta financeiramente é mais vantajosa se eu andar com o meu carro, vou deixar em standby a vontade de por as mãos num MX-5.

Piloto de Troféu Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

Já existe Remaps para o 1.5? Que potência se consegue sacar?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Há um preparador britânico que tem uma para mais de 160, acho.

Eh pah, o RF tem o texto ainda mas baixo?!

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Depende do motor, entre 145 a 155......160 são irrealistas e com muita água benta no teclado e/ou no banco de potência (excepto com mistura com etanol)

Piloto de Testes LuisPedro's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Depende do motor, entre 145 a 155......160 são irrealistas e com muita água benta no teclado e/ou no banco de potência (excepto com mistura com etanol)
    Há uns tempos perguntei o mesmo e andavam aí a falar em ganhos de 30 e 40 cv num atmosférico

Eu vou mais longe, digo que original deve andar pelos 140 ou 140 e picos e com reprogramação ganha uns 10cv, se tanto.

Piloto de Testes marelo's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Há uns tempos perguntei o mesmo e andavam aí a falar em ganhos de 30 e 40 cv num atmosférico

Eu vou mais longe, digo que original deve andar pelos 140 ou 140 e picos e com reprogramação ganha uns 10cv, se tanto.
    Segundo já disseram aqui, o 1.5 original com gasolina 98 tem cerca de 140cv.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

140 só vi medidos com 98

quase todos têm o mesmo stock 135 com 95 e 140 com 98.

com repro (apenas) alguns chegam aos ~155cv

Piloto de Testes LuisPedro's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    140 só vi medidos com 98

quase todos têm o mesmo stock 135 com 95 e 140 com 98.

com repro (apenas) alguns chegam aos ~155cv
    Hummm, muito difícil a variação stock ser tão pouca (no sentido de se dizer que QUASE TODOS têm a mesma potência stock).

Depois há casos (como já vi) em que o xispador faz os 3 ou 4 dynos iniciais stock, faz o mapa, e no fim, na impressão do gráfico, coloca sempre o dyno stock com menos potência com o dyno com repro de maior potência
    Última edição por LuisPedro : 06-12-17 às 19:30:55

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Hummm, muito difícil a variação stock ser tão pouca (no sentido de se dizer que QUASE TODOS têm a mesma potência stock).

Depois há casos (como já vi) em que o xispador faz os 3 ou 4 dynos iniciais stock, faz o mapa, e no fim, na impressão do gráfico, coloca sempre o dyno stock com menos potência com o dyno com repro de maior potência
    Não viste nem leste os mesmo gráficos de vários mx5 tugas no mesmo banco antes e depois

Repito, stock têm muito pouca variação, depois repro é outra história.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2017

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
    No papel está

Já queimei muita pestana e já troquei muita palavra acerca do tema....uma pena que os resultados bbr gti não sejam reproduzidos fora do papel noutros bancos.

Realisticamente as repros feitas em PT medidas (e já foram alguns) 148-155cv. Mais já requere hardware e/ou etanol

Piloto de Rallye 330i's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

No ultimo Dyno day de MX-5 (onde estive) confirmo o que diz o TonyV.

Stock com 95 nenhum passou os 136cv. Com 98 um chegou aos 145.

Com reprogramação o melhor deles fez 156 cv, e o pior 146 (todos com 98)

Piloto de Rallye BigDaddy's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    No ultimo Dyno day de MX-5 (onde estive) confirmo o que diz o TonyV.

Stock com 95 nenhum passou os 136cv. Com 98 um chegou aos 145.

Com reprogramação o melhor deles fez 156 cv, e o pior 146 (todos com 98)
    Mesmo assim parecem-me excelentes valores para um 1500cc apenas com mapa, 15cvs por 600 euros num carro com tão poucos parece um bom negócio

Os 30cvs que falavam atrás são praticamente impossíveis com apenas eletrónica

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
    Mesmo assim parecem-me excelentes valores para um 1500cc apenas com mapa, 15cvs por 600 euros num carro com tão poucos parece um bom negócio

Os 30cvs que falavam atrás são praticamente impossíveis com apenas eletrónica
    São porque representam sempre e independentemente da gasolina, 165cv ou mais.

Por acaso a bbr gti lançou agora um kit turbo para o 1.5....mas mais uma vez vejo muito optimismo nos números

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Apagar

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Fim de semana interessante com bastantes quilómetros ao volante de um MX-5 RF 1.5.
    Já conhecia o MX-5 2.0, sobretudo em circuito. E só tinha tocado ao de leve num 1.5.
    O 2.0 é claramente mais rápido, mas o 1.5 é um "motorzinho" tão mais interessante. Foi uma experiência deliciosa explorar o carro.
    Tudo se conjuga na perfeição na condução do carro.
    Como não é muito rápido, dá para puxar e puxar e puxar. Soa bem a fazê-lo, resposta instantânea e linear, direção precisa.
    Adorna um pouco, mas também não considero este MX-5 um carro 10/10 para condução hardcore. É pra isso que existe o mundo de preparadores deste carro.
    E comparando com o primeiro MX-5, que tive, daria um excelente daily.

Comprava já um amanhã para substituir o Swift Sport. Mas com a capota de lona — quanto mais simples, melhor. Tou mesmo muito tentado a ir à procura de um rasteirinho nos classificados. O Swift é muito alto
    Peca realmente por falta de sítios para guardar coisas.
    Mas depois de ter convivido anos com um MR2, um MX-5 é "peaners"

Foi um fim de semana interessante, sem dúvida, até porque deu para experimentar algo que não poderia contrastar mais com o MX-5.
    um 500 com esteróides... o brutal e viciante 695 biposto

já tive no tópico da Abarth com algumas impressões. Mas vou adicionar mais algumas coisas, já que deu para fazer mais uns quilómetros nessa besta tamanho XS.
    Imagens anexadas

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Por acaso entre a shorlist quando comprei o Mx-5 estava o Abarth...mas não essa versão...a base...mas que com pouco se tem mais cavalos...cheguei inclusive a alugar o carro nas férias para ver que tal... não nego que é engraçado mas em cidade dá para notar muito o lag do turbo...coisa que no Mx-5 a resposta é instantânea.

Que tem mais binário Ok certo mas...prefiro assim.

P.S: O 124 é mais agradável que o Abarth...a meu ver não por ser "empurrado" atrás mas porque a posição de condução do Abarth é sofrível...

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Boa review...embora nunca tendo testado o 2 litros acredito que tenhas razão no que dizes...e se bem estou muito satisfeito com o 1.5...por 1600 euros é ir para o 2 litros sem duvidar. Em Portugal é que com diferenças que chegam a ser de mais de 10.000 euros é que dá muito que pensar o salto entre o 1.5 e o 2 litros...
    Portugal distorce em muito o mercado de determinados carros, e os MX-5 são um bom exemplo disso, especialmente nos mais antigos.

Algumas das palavras que surgem sempre associadas a qualquer review de um MX-5 lá fora é o seu baixo peso, o seu lado mais ágil e mecânico e o seu baixo custo.

Creio que o ND 1.5 se poderá encaixar bem nessa definição (dentro do nosso mercado), mas os modelos anteriores já entraram há muito no disparate de valores.

E se o ND 1.5 já trás uma vivacidade aparentemente boa, um NB 1.6 é pouco mais que decepcionante (digo "aparentemente" porque ao contrário do NB, nunca conduzi o ND).

Mas com 1.600€ de diferença entre um 2.0 e um 1.5, para mim não havia dúvidas de qual compraria, até porque no habituamos rapidamente a ter potência debaixo do pé e a querer sempre mais.

Piloto de Testes marelo's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Portugal distorce em muito o mercado de determinados carros, e os MX-5 são um bom exemplo disso, especialmente nos mais antigos.

Algumas das palavras que surgem sempre associadas a qualquer review de um MX-5 lá fora é o seu baixo peso, o seu lado mais ágil e mecânico e o seu baixo custo.

Creio que o ND 1.5 se poderá encaixar bem nessa definição (dentro do nosso mercado), mas os modelos anteriores já entraram há muito no disparate de valores.

E se o ND 1.5 já trás uma vivacidade aparentemente boa, um NB 1.6 é pouco mais que decepcionante (digo "aparentemente" porque ao contrário do NB, nunca conduzi o ND).

Mas com 1.600€ de diferença entre um 2.0 e um 1.5, para mim não havia dúvidas de qual compraria, até porque no habituamos rapidamente a ter potência debaixo do pé e a querer sempremais.
    E já para não falar dos travões, suspensão e autoblocante...

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Já questionei isto noutro lado...este é o modelo com os upgrades para 2018...as jantes tem um tom diferente ou não? Parece-me que sim...que tem um tom quase cromado...

Piloto de Kart ze0santos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Já questionei isto noutro lado...este é o modelo com os upgrades para 2018...as jantes tem um tom diferente ou não? Parece-me que sim...que tem um tom quase cromado...
    Sem duvida que na imagem está com um tom mais cromado, mas penso que será da foto/imagem, porque na verdade é um 3D e é uma textura complicada de acertar.
    A lona bordô combina muito bem com certas cores.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Por acaso entre a shorlist quando comprei o Mx-5 estava o Abarth...mas não essa versão...a base...mas que com pouco se tem mais cavalos...cheguei inclusive a alugar o carro nas férias para ver que tal... não nego que é engraçado mas em cidade dá para notar muito o lag do turbo...coisa que no Mx-5 a resposta é instantânea.

Que tem mais binário Ok certo mas...prefiro assim.

P.S: O 124 é mais agradável que o Abarth...a meu ver não por ser "empurrado" atrás mas porque a posição de condução do Abarth é sofrível...
    Também já tive a oportunidade de conduzir um Abarth 595, bem mais modesto, mas entre esses e o 695 biposto bem que podiam ser carros de marcas distintas.
    Entre o 595 e o MX-5, sempre MX-5. São experiências de condução completamente distintas, é certo, mas mesmo sendo o Abarth mais rápido, o MX-5 superioriza-se em experiência de condução.
    Fiquei completamente rendido.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    (...)
    Desculpa lá editar o teu post, mas não há melhor maneira de resumir a coisa!

Eu vim de um NB (talvez o melhor NB de todos) e o equilíbrio deste ND é uma coisa de nos fazer render por completo

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Essa combinação do da esquerda é arrebatadora!

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    Desculpa lá editar o teu post, mas não há melhor maneira de resumir a coisa!

Eu vim de um NB (talvez o melhor NB de todos) e o equilíbrio deste ND é uma coisa de nos fazer render por completo
    Tive um NA e adorei a criatura, apesar de tender para o lado rústico da equação.
    Este ND está muito bom mesmo.
    Apesar de, e deixem-me colocar aqui esta farpazinha, achar que o MR-2 que tive estar um patamar acima.
    Mas nesta altura do campeonato, o MX-5 enchia-me as medidas.

Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
    Sem duvida que na imagem está com um tom mais cromado, mas penso que será da foto/imagem, porque na verdade é um 3D e é uma textura complicada de acertar.
    A lona bordô combina muito bem com certas cores.
    Com todos os brancos, cinza, azul e preto menos com o vermelho combina muito bem

Outra...foto...

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Também já tive a oportunidade de conduzir um Abarth 595, bem mais modesto, mas entre esses e o 695 biposto bem que podiam ser carros de marcas distintas.
    Entre o 595 e o MX-5, sempre MX-5. São experiências de condução completamente distintas, é certo, mas mesmo sendo o Abarth mais rápido, o MX-5 superioriza-se em experiência de condução.
    Sim nas recuperações o binário extra deve dar jeito sobretudo numa orografia como esta...mas prefiro espremer as rotações além das 7000 e sentir o ronco natural do atmosférico ( no meu caso inflacionado pelo Cobalt :D)