Perda Total?!
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: Concorda com a Dec. Lei 291/2007 (PERDA TOTAL)?

Votantes
20. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

3 15.00%
  • Não

17 85.00%
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 53

Título: Perda Total?!

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Angry Perda Total?!

Que RAIO DE LEIS DESTE PAÍS.

O meu Carro tinha apenas 2 anos e 10 meses. (coitadinho) lol

Tive envolvido num acidente autmóvel que não tive culpa. Um individuo adormeceu ao volante, mudou de faixa embateu no meu veiculo e projectou o meu veículo contra os rails de protecção. O meu veículo foi dado como Perda Total, na altura não foi assinada a declaração amigável, pois ninguém se lembrou, nem mesmo a brigada alertou para tal facto.

Segundo o meu mediador eu devia fazer uma reclamação contra o individuo da outra seguradora, e não accionar a franquia do seguro contra todos os riscos.

FIz como fui aconselhado e foi a pior estupidez que alguma vez podia ter feito.

Resultado:

• Tive um mês com carro de substituição por cheque caução, ao 26º a companhia do outro condutor assumiu tal despeça mas retirou-me o carro no 30º e propos uma quantia rídicula que não dá para comprar o mesmo veículo com as mesmas características.

• Agora estou à cerca de 20 dias sem automovel, porque nao chegava a acordo com a outra seguradora. Quase sempre sem resposta ou tardia.

• Contra o meu mediador, accionei o seguro contra todos os riscos e pelo menos ir buscar o valor da minha apólice. A minha seguradora ja enviou o valor da apolice e ironia do destino no espaço de um mês perco 100 € porque o meu mediador disse que accionar o seguro não era o melhor método.

• Assim vou entregar os documentos para receber o valor o quanto antes, mas mesmo assim continuo sem veículo. (Será junto isto?)

Acho incrível a protecção entre as seguradoras.

Parece-me que neste momento todos os carros que vão um pouco estragados, baseiam-se na estimativa e PERDA TOTAL. No meu caso só foi uma vez o perito à oficina para levantar uma estimativa e declarar Perda total, apartir daí demoraram exactamente 30 dias a propor o Valor.

PALHAÇADA

Agora tenho de pesquisar um carrito até 9.000,00 €

Nota do dia:
    Afastem-se dos outros...

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

lol, mas o gajo bate-te e tu nao assinas a declaração amigavel?

Qual era o teu carro?

Vale mais de 9000 euros?

Porque nao perguntas ao teu mediador a quem vai ser vendido o teu carro (salvado a um sucateiro) e tentas compra-lo e mandar arranjar tu?? (se achas que nao era perda total)

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    lol, mas o gajo bate-te e tu nao assinas a declaração amigavel?

Qual era o teu carro?

Vale mais de 9000 euros?

Porque nao perguntas ao teu mediador a quem vai ser vendido o teu carro (salvado a um sucateiro) e tentas compra-lo e mandar arranjar tu?? (se achas que nao era perda total)
    Eu na altura não me lembrei pois foi a primeira vez que me bateram e andei contra rails. Depois quis assinar no dia seguinte porque fui aconselhado a tal e ele não quis assinar.

Não quero falar de qual o carro neste momento porque o processo ainda não tá encerrado.

Vale mais sim. Mas onde vejo o valor exacto do automóvel? Porque até isso ninguém me respondeu concretamente. É muito ambíguo.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

O que é que a assinatura da declaração amigável tem a ver com o valor da perda total?

Quanto a valores de reparação, mesmo sendo perda total é feito um orçamento da reparação......as pessoas é que não têm a mínima noção do valor em que pode importar uma reparação aparentemente "ligeira".

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    O que é que a assinatura da declaração amigável tem a ver com o valor da perda total?
    Pelo que percebi tem haver com a celeridade do processo. E se eu tivesse a declaração amigável assinada parece-me que a minha seguradora tinha feito algo mais.

Quanto a valores de reparação, mesmo sendo perda total é feito um orçamento da reparação......as pessoas é que não têm a mínima noção do valor em que pode importar uma reparação aparentemente "ligeira".

Eu não disse que não era ligeira, simplesmente nunca foi desmontado o veículo para aferirem a realidade dos valores em causa.
    E quando ligava para saber do processo avisavam que o perito estava a fazer uma segunda avaliação e só lá passou uma vez. E depois trabalham sempre nos prazos limites para um individuo não ter tempo de resposta.

Recebi a carta que seria Perda Total e que o valor da indemnização eram x €, na data em que tinha de entregar o veiculo.

Ou seja, faltei ao trabalho para ir à oficina recolher alguns documentos que ainda tinha no carro sinistrado e fui entregar o carro de substituição na rent-a-car.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Concordo.

Não concordo no entanto é com a interpretação que os Seguradores fazem, que o valor comercial é um valor de "tabelas".
    O valor terá que ser, necessariamente, o valor que custa comprar um carro similar no mercado (marca, modelo, ano, cc, cv, equipamento).

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por perdatotal Ver Post
    Pelo que percebi tem haver com a celeridade do processo. E se eu tivesse a declaração amigável assinada parece-me que a minha seguradora tinha feito algo mais.

Eu não disse que não era ligeira, simplesmente nunca foi desmontado o veículo para aferirem a realidade dos valores em causa.
    E quando ligava para saber do processo avisavam que o perito estava a fazer uma segunda avaliação e só lá passou uma vez. E depois trabalham sempre nos prazos limites para um individuo não ter tempo de resposta.

Recebi a carta que seria Perda Total e que o valor da indemnização eram x €, na data em que tinha de entregar o veiculo.

Ou seja, faltei ao trabalho para ir à oficina recolher alguns documentos que ainda tinha no carro sinistrado e fui entregar o carro de substituição na rent-a-car.
    Tens razão quanto aos prazos sim senhor, esqueci-me desse "pormenor". Com DAAA assinada, trata-se por IDS e os prazos ficam por metade. Mas não penses que os valores dados pela tua seguradora seriam diferentes.

Quanto á desmontagem, por exemplo, o veiculo vale 5000 e, só com as peças e MO á vista, a reparação importa em 7000, não vejo qualquer mais-valia na desmontagem, apenas trabalho e despesa perfeitamente desnecessários.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

De acordo com o DL 291/07 havendo DAAA o prazo de regularização são reduzidos a metade, ou seja, 15 dias úteis ao contrário dos 30 dias - independente de ser IDS.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Concordo.

Não concordo no entanto é com a interpretação que os Seguradores fazem, que o valor comercial é um valor de "tabelas".
    O valor terá que ser, necessariamente, o valor que custa comprar um carro similar no mercado (marca, modelo, ano, cc, cv, equipamento).
    Concordo consigo plenamente.

Mas não concordo com o facto de quando enviam a carta a propor o valor não assumem mais gasto algum. Uma carta não é o valor na mão!!! Ou seja, não consigo ter outro veículo no mesmo dia, nem no dia seguinte.

Nunca quis ganhar dinheiro com isto, mas não queria ficar tão prejudicado como está a acontecer.

E bem que me avisaram: Tinhas computador lá dentro? Arranja um avariado e mete a despesa eles pagam.
    E eu feito anjinho: Não funciona tudo, e eu também não tenho nada só um mal estar nas costas.

Aprende-se com os erros.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Tens razão quanto aos prazos sim senhor, esqueci-me desse "pormenor". Com DAAA assinada, trata-se por IDS e os prazos ficam por metade. Mas não penses que os valores dados pela tua seguradora seriam diferentes.
    Penso que seriam, como foram. No mínimo o valor da minha apolice, quanto a outra seguradora proponha -1000 euros.

Quanto á desmontagem, por exemplo, o veiculo vale 5000 e, só com as peças e MO á vista, a reparação importa em 7000, não vejo qualquer mais-valia na desmontagem, apenas trabalho e despesa perfeitamente desnecessários.
    Não discordo. Simplesmente acho isto porque ficou em perda total por pouco mais de 200 euros. Só isso me faz confusão, mas não deixa de ter razão.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

O que te aconteceu infelizmente "é normal".

O teu mediador e a tua companhia não querem que acciones os danos próprios, porque assim quem paga são eles e depois são eles que têm de andar a correr atrás dos outros.

E depois é sempre assim, dão perda total e oferecem um valor absurdo.

Um caso que acompanhei mais ou menos de perto, o carro apesar de ter 14anos era um topo de gama da altura e era um carro potente com bom motor e muitos extras que envergonham carros de hoje. Mas claro, sendo a gasolina o valor de mercado é baixo (e até compreendo). E após o acidente o valor oferecido pela companhia foi de 1.200€.
    Na altura juntou-se 2 anúncios de carros semelhantes (menos potentes e com menos extras, já que o outro era um carro único no país!) e dos anúncios um era de 2.800€ e o outro era de 3.000€. A companhia acabou por optar subir o valor para os 2.500€ mas nada mais!

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

O teu mediador e a tua companhia não querem que acciones os danos próprios, porque assim quem paga são eles e depois são eles que têm de andar a correr atrás dos outros.
    Tens toda a razão e percebi tarde demais, e foi porque o meu mediador era amigo meu, e pensei que tava a agir pelo melhor. Mas afinal eles não defendem o melhor para o segurado, mas sim o melhor para a seguradora. E foi pior a emenda que o soneto.

E depois é sempre assim, dão perda total e oferecem um valor absurdo.
    No meu caso não foi absurdo, mas foram sempre menos 1700 € que o valor para conseguir comprar o veículo no mercado nacional.

Um caso que acompanhei mais ou menos de perto, o carro apesar de ter 14anos era um topo de gama da altura e era um carro potente com bom motor e muitos extras que envergonham carros de hoje. Mas claro, sendo a gasolina o valor de mercado é baixo (e até compreendo). E após o acidente o valor oferecido pela companhia foi de 1.200€.
    Na altura juntou-se 2 anúncios de carros semelhantes (menos potentes e com menos extras, já que o outro era um carro único no país!) e dos anúncios um era de 2.800€ e o outro era de 3.000€. A companhia acabou por optar subir o valor para os 2.500€ mas nada mais!
    Era mesmo isso que me estava a acontecer, mas antes que não passasse de troca de comunicações num só sentido, accionei a franquia e vou conseguir o valor da apolice. Mas só acredito quando vir o dinheiro na conta.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Concordo consigo plenamente.

Mas não concordo com o facto de quando enviam a carta a propor o valor não assumem mais gasto algum. Uma carta não é o valor na mão!!! Ou seja, não consigo ter outro veículo no mesmo dia, nem no dia seguinte.
    ...
    Salvo erro já tinham assumido quase 30 dias de carro de aluguer, certo?
    A comp. só fica obrigada a partir do momento em que assume a responsabilidade. Nos casos de perda total não havendo reparação poem-se sempre a questão de quantos dias precisa para arranjar carro? 30, 60, 90, 180? Por norma algumas ainda assumem 30 dias (o que já lhe tinham feito antes).
    Aqui poderiam ter assumido entre a carta e o dia em que recebia o valor (caso fosse aceite a proposta por ti, obviamente).

...
    Não discordo. Simplesmente acho isto porque ficou em perda total por pouco mais de 200 euros. Só isso me faz confusão, mas não deixa de ter razão.
    Sem valores é complicado, mas a perda total deve ser calculado da seguinte forma:

Valor Reparação + valor salvado = X
    X é maior que valor comercial é uma perda total.

Essa diferença de 200€ não foi colmatada por uma acta de acordo, por ex.? ou o valor que te referes é antes de desmontagem?

...
    Verdade, mas se accionares que remédio tem eles.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

...

Era mesmo isso que me estava a acontecer, mas antes que não passasse de troca de comunicações num só sentido, accionei a franquia e vou conseguir o valor da apolice. Mas só acredito quando vir o dinheiro na conta.
    Depois podes pedir o valor da franquia à comp. do outro.

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Mas o carro não tinha seguro contra todos os riscos ? E não estava lá o valor actual do carro ? Se sim é esse o valor que têm que te pagar. Se não querem, Tribunal com a seguradora e com o mediador por eventualmte te ter aconselhado mal!

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    Mas o carro não tinha seguro contra todos os riscos ? E não estava lá o valor actual do carro ? Se sim é esse o valor que têm que te pagar. Se não querem, Tribunal com a seguradora e com o mediador por eventualmte te ter aconselhado mal!
    Penso que agora há uma cláusula qualquer que já não é assim.

O valor segurado não corresponde ao valor a pagar em perca do veículo...
    E passou a caber ao dono pedir a rectificação do valor segurado.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Tinha sim, mas fui mal aconselhado e agi por desconhecimento de causa. Fui por reclamação. Agora sim já irei ter direito ao valor da apolice, que também por activar a franquia passado um mês desvalorizou 100 €. lol

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Penso que agora há uma cláusula qualquer que já não é assim.

O valor segurado não corresponde ao valor a pagar em perca do veículo...
    E passou a caber ao dono pedir a rectificação do valor segurado.
    Quando é feito o seguro é declarado o valor do veículo, por ex. 10000€.
    A partir há uma tabela de desvalorização do mesmo e anualmente deve ser o seguro ajustado e o tomador informado.

Consegues calcular a todo o momento o valor do veículo se tiveres a tabela.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Quando é feito o seguro é declarado o valor do veículo, por ex. 10000€.
    A partir há uma tabela de desvalorização do mesmo e anualmente deve ser o seguro ajustado e o tomador informado.

Consegues calcular a todo o momento o valor do veículo se tiveres a tabela.
    Pois, mas a outra companhia ao atirar para o ar um valor mais baixo, é do género: pegar ou largar? Ou então andamos em troca de correspondência sem chergarmos a um acordo e o único lesado é quem nenhuma culpa teve.

Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

O meu post é relativo ao valor seguro nos "danos próprios"

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Pois, mas a outra companhia ao atirar para o ar um valor mais baixo, é do género: pegar ou largar? Ou então andamos em troca de correspondência sem chergarmos a um acordo e o único lesado é quem nenhuma culpa teve.
    Então mas se tu tinhas seguro contra todos os riscos a tua companhia simplesmente paga-te o valor do carro e depois entende-se com a outra. Ou não ?

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Então mas se tu tinhas seguro contra todos os riscos a tua companhia simplesmente paga-te o valor do carro e depois entende-se com a outra. Ou não ?

Tinha sim, mas fui mal aconselhado e agi por desconhecimento de causa. Fui por reclamação.
    Última edição por Omega : 31-01-10 às 01:20:06

Piloto de Testes sgarcsa's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Como eu te percebo..

A 29/12 um carro despistou-se,veio para a minha faixa e bateu-me no carro..

Fiquei desde esse dia sem carro,pois ficouimobilizado e até a GNR me apreendeu os documentos.

Tenho andado todos os dias a enviar mails e a ligar para a seguradora do outro veículo (GEnerali) que tem agido vergonhosamente..

Sempre a desresponsabilizar-se por tudo..

Chegaram ao ponto de me enviarem uma carta a dizer que assumiam a reparação do meu automovel que estava orçamentada em 8,500 € e depois de eu muito os chatear chegaram à conclusão que tinham enviado a carta por engano e que o carro ainda não tinha sido devidamente peritado e orçamentado..

Resultado,entretanto tive que pagar do meu bolso 30 dias de rent-a -car, estou à espera da decisão deles e em principio vou ter mais uma Perda Total..

Fui eu que lhes enviei todos os documentos, desde auto da GNR, facturas de rent-a-car,dec amigável...tudo

O outro senho ligou-me esta semana incrédulo por a companhia dele ainda não ter tratado do meu caso,quando ele se deu à culpa imediatamente...

Seguradoras..(principalmente a GENERALI)..Fujam delas...

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post

Seguradoras..(principalmente a GENERALI)..Fujam delas...
    Pois esse é o problema, andamos aqui a tratar de tudo, ter gastos, por vezes ter stresses, por causa de irresponsáveis e de leis rídiculas.

É complicado.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Cansado e farto de seguros.

Ainda não está terminada a novela, aceitei a melhor proposta da minha seguradora, bem como todos os documentos e chaves, que foram solicitadas por eles.

Agora mandam uma comunicação:

...vamos proceder ao levantamento do salvado junto da oficina. Assim que tenhamos a confirmação do comprador de salvados, procederemos à emissão do respectivo recibo.

E não me dizem o tempo que irá demorar.

Por acaso sabem quanto tempo demoram estas questões?

Obrigado

PSL
    PSL está offline
    Banido
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Nesse caso era teres accionado a cobertura contra todos os riscos e se achassem que não eras culpado, a tua seguradora pedia o dinheiro a seguradora do que te bateu.

Eu estive envolvido num sinistro e disse que queria accionar os danos proprios e perguntaram me se eu era culpado. Disse que não e disseram que nesse caso teria era de contactar a companhia do culpado.

Como não fui em cantigas, accionei a cobertura de danos proprios de forma a ter o carro reparado o mais rapido possivel.

Se a seguradora quiser reaver o dinheiro que gastou no meu carro, ela que se mexa que é para isso que lhe pago.

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Infelizmente são TODAS elas uma cambada de parasitas que só vingam no mercado através do logro e da chulice mais baixa, pelo menos em Portugal.

Tive um problema com um Espanhol que bateu no carro e aqui em Portugal também deram perda total. O valor proposto em Portugal pela agência Allianz Portuguesa foi, depois de muita insistência, de 1000 euros.
    Reclamei duas ou três vezes e o processo foi parar ao outro lado da fronteira, (o carro era Espanhol).

Passados alguns dias adiantaram-me o valor de 3.500 euros que prontamente aceitei!

Já tive outras três desagradáveis experiências com toques no carro da minha mulher, sempre pequenos toques citadinos e ela sempre sem culpa.

O seguro dela, simplesmente, não tratou de nada. O dos envolvidos, nos três casos, demoraram e perdi a conta aos documentos, faxes, cartas e telefonemas que tive de fazer.
    Salvo o primeiro toque que foi resolvido de uma forma mais aceitável, os outros dois foi um autêntico pesadelo e a minha mulher não teve qualquer culpa.
    No último, porque a outra interveniente não quis assinar a declaração amigável, queriam atribuir a culpa à minha mulher e adivinhem, a sua seguradora não mexeu uma palha, tive de ser eu a mexer-me

Pergunto, que raio de serviço prestam as seguradoras aos seus clientes?

Cada vez tenho mais medo de ter acidentes, com ou sem culpa minha, não tanto por causa do acidente em si que pode ser apenas um toque, mas por causa do depois.
    Aliás se a culpa for minha chateio-me menos do que o contrário, pelos vistos

Cumps

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
    Infelizmente são TODAS elas uma cambada de parasitas que só vingam no mercado através do logro e da chulice mais baixa, pelo menos em Portugal.
    (...)
    Felizmente, para contrabalançar más experiências (que as há em todas as áreas), há também quem tenha boas opiniões em relação às seguradoras. E o que vejo é que, na maioria dos casos (não querendo dizer que seja o teu), quem mais reclama é quem menos liga às condições da apólice e menos informado é.

Piloto de Kart luciosantos's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Eheheh...

Seguradoras, bancos, farmacêuticas e escritórios de advogados. O que têm todas em comum? A rede de telemóvel é que não é de certeza.

Ah pois...Ninguém dá nada a ninguém. O mediador podia ser teu amigo, mas não és tu que lhe paga o ordenado.

Piloto de Testes DragonH's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Infelizmente as seguradoras apenas andam no mercado para chular os clientes porque quando chega a altura de desembolsar ou defender o cliente é sempre a mesma coisa fogem de tudo e quando pagam alguma coisa nunca dá para comprar outro carro igual ou reparar o que tinha.
    É uma situação que se agrava mais quando os carros são mais antigos porque a perca total é sempre uma opção de escapatoria para pagar valores baixos.
    Última edição por DragonH : 04-02-10 às 14:52:16

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima