Ao que parece, o OE 2010 vai acabar com a dupla tributaçao!
O Estado vai deixar de aplicar o IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) sobre o ISV (Imposto sobre veículos)!
No entanto não se prevê qualquer perda de receita...
Jornal de Negócios Online
|
|||||
Ao que parece, o OE 2010 vai acabar com a dupla tributaçao!
O Estado vai deixar de aplicar o IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) sobre o ISV (Imposto sobre veículos)!
No entanto não se prevê qualquer perda de receita...
Jornal de Negócios Online
Última edição por Celsius : 26-01-10 às 21:46:47
Antes pelo contrário, até prevê aumento de receita.
Por isso, há-de vir aí outra forma de nos chularem![]()
Eles vêm-nos buscar o dinheiro aos bolsos. Se não tiram daí têm de tirar de outro lado...
a ser uma realidade,
as vendas poderão aumentar,
logo a receita do iva será maior,
agora resta esperar, pelo orçamento de estado.
Segundo a notícia o aumento de receita dever-se-á ao aumento de vendas.
Falta saber se os concessionários não vão aproveitar para aumentar as margens.
estive aqui a ver e,
um opel insignia2.0 130cv
custa sem extras 32000€
o valor do i.a. é 6443.5
o iva é 5333.33
assim por alto ficaria em cerca de 25556€
vamos esperar para ver, seria o renascer do sector automovel?!
vamos esperar para ver, no fim fazem-se as contas.
De facto era muito bom, o mercado automóvel renascer das cinzas e voltar a anos bons de vendas como teve no final dos anos 90 por exemplo.![]()
não é bem assim..
fala-se em acabar com o IVA sobre ISV, não com o IVA ou ISV
Logo
..para 6443,5€ de ISV paga-se actualmente 1288,7€ de IVA sobre ISV
De modo que o Insignia "vai supostamente" ficar a 30711,3€
Já não é nada mau.. e será uma ilegalidade a ser corrigida.. mas claro que aposto que o Socrates depois aumenta o ISV/ISP/IUC etc para compensar![]()
esperemos que não aconteça, como quando o iva baixou para 20%
alguem sentiu na realidade a baixa do iva?
O exemplo do ganância é o correcto. Por dupla tributação entende fazer incidir um imposto, em parte sobre outro imposto.
Não, nunca esteve em discussão acabar com o ISV.. já estão demasiado habituados a ele
O ISV paga IVA, o ISP leva com IVA por cima.. de modo que esta situação ilegal de dupla tributação (imposto sobre imposto) levou a um processo movido pela UE ao Estado Português, e a reacção do Socrates foi mudar o nome do imposto de Imposto Automóvel (IA) para Imposto Sobre Veículos (ISV).. e o processo deixou de ter efeito/atrasou-se
Só agora li a notícia com atenção, mas só serviu para saber que nos vão mais ao bolso, o ISV vai subir:
"O Governo explica o aumento de receita com o ISV com a diminuição dos escalões de co2 em -10g/km nos veículos movidos a gasolina e gasóleo (elemento dominante da base de cálculo do ISV), bem como com a “evolução esperada das vendas no mercado automóvel”."
Logo, genericamente, os carros vão encarecer..
Última edição por ganancia : 26-01-10 às 21:32:36
Não se preocupem que se realmente o governo baixar qualquer tipo de imposto, sem nos tirar dinheiro por outro lado, os importadores automóveis tratam disso.
Lembram-se com certeza do IVA dos ginásios que baixou e as pessoas ficaram a pagar o mesmo.
Ja da para fazer uma previsao mais ou menos do preço dos automoveis...
se o carro emitir 140, fazemos contas para 150 no simulador...
Isto se nao aumentarem mais nada... =X tenho a impressao que sim... de qualquer maneira quando precisar de carro, ja conto estar fora do pais... se tudo correr bem! :P lol
Portugal para inicio de vida = Endividamento certo =(
Isso não é assim.
O que é feito agora:
- P Base: 20.223,17
- IA: 6.443,50
- Sub total: 26.666,67
- IVA s/ 26.666,67: 5.333.33
- Preço Final: 32.000,00
O que vai passar a ser feito:
- IA: 6.443,50
- Sub total: 26.666,67
- IVA s/ 20.223,17: 4.044.63
- Preço Final: 30.711,30
Ganho para o CF: 1.288,70
Seria assim se as Classes das emissões CO2 não fossem reduzidas em 10g/km, o que faz com que o ISV salte para os 7.549,50€ ou seja:
O que vai passar a ser feito:
- ISV: 7.549,50
- Sub total: 27.772,67
- IVA s/ 20.223,17: 4.044.63
- Preço Final: 31.817,30
Ganho para o CF: 182,7€
E se for isso já não é nada mau!!! :P lol
Mais uma para atirar areia dos olhos
Vivas ao Sócrates e à sua cambada de SÓCRETINOS![]()
Na fase que atravessamos e atravessaremos, não vale a pena acreditar em milagres...
Alguém me pode explicar (a mim e a outros) como determino o ISV sobre um determinado veículo? Como calculo a componente relativa à cilindrada e relativa às emissões?
EDIT: é que eu só encontro sites que fazem os cálculos por nós, e queria perceber se os veículos que, por sorte, continuarem no mesmo escalão de emissões vão ter uma diminuição significativa de preço...
Última edição por MrBrown : 27-01-10 às 00:46:44
Eu guio-me por aki! É o proprio do gov...
Simulador ISV ;)
Eu acho graça foi haver quem esperasse por 2010 para comprar carro baseando-se no pressuposto que lhes ia sair muito mais barato com a redução do imposto, está-se mesmo a ver que o jogo estará sempre viciado a favor de quem cobra, é o tradicional tira daqui mete dali...![]()
Políticos incompetentes, é bem mais fácil aumentar receitas com abaixamento de iva, iria levar a mais compras, logo a mais receitas, mas estes imbecis continuam há anos a fazer o mesmo, aumentam tudo o que se lembram sempre que vão à casa de banho, e como consequência o défice aumenta de ano para ano!
Grande diarreia cerebral que têm aqueles "patrões"! Até o Gervásio já tinha percebido isto... no século passado.![]()
Concordo plenamente... para alem de que aki o "ze povinho" continua a "endividar-se" cada x mais... visto os carros serem necessarios para trabalhar maioritariamente!
É ridiculo... Chama-se a isto ganancia!!! O Sócrates gosta mt de apresentar estatisticas... se eu "fosse alguém" mostravalhe as estatisticas!!! a ***** k ele anda a fazer! e o pior é que as pessoas nao veem... ele so pensa no agora,mas a longo prazo a maior parte das politicas dele vao dar buraco, mas prontos...