Opinião: Audi A3 vs Alfa 147 diesel
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Título: Opinião: Audi A3 vs Alfa 147 diesel

  1. #1
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    Por Defeito Opinião: Audi A3 vs Alfa 147 diesel

    Caros colegas,

    Um familiar está indeciso entre estes dois modelos, o germânico é na versão de 130cv e o italiano na versão de 140cv.

    Entre ambos estão dois anos e meio de diferença, sendo o audi o mais velho, sendo que as quilometragens são muito próximas uma da outra. O equipamento, estado de conservação, e preço são também muito semelhantes.

    Posto isto, pergunto qual seria a vossa opção e porquê? Sei que pela lógica o Alfa seria o mais indicado, quanto mais não fosse por ser mais novo, no entanto todos sabemos da normal sobrevalorização do grupo VAG sendo que se pode justificar ou não, mediante os casos.

    Em termos de fiabilidade, o 1.9TDI já deu provas de ser à prova de bala, se bem que as MAFs por vezes lembram-se de chatear...existe alguma forma rápida de avaliar se a MAF está prestes a entregar a alma ao criador, através de um teste rápido? Ou só mesmo quando ele se desliga de repente é que ficamos a saber?

    Quanto ao Alfa, desconheço eventuais pontos menos bons acerca do motor e gestão electrónica, por vezes problemática (esta última) nos modelos italianos. Li algumas vezes que nas versões a gasolina costumam surgir complicações a nível da alimentação das velas (tantas). E em termos de fiabilidade e consumos deste 1.9JTD?

    Obrigado desde já


  2. #2
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    Por Defeito

    o problema da MAF não pode ser resolvido, o que se pode fazer é reduzir a probabilidade de avariar, como por exemplo mudar o filtro de ar regularmente, comprar o produto "limpa MAF's" e evitar de desligar e ligar a ignição muitas vezes num curto espaço de tempo

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Caros colegas,

    Um familiar está indeciso entre estes dois modelos, o germânico é na versão de 130cv e o italiano na versão de 140cv.

    Entre ambos estão dois anos e meio de diferença, sendo o audi o mais velho, sendo que as quilometragens são muito próximas uma da outra. O equipamento, estado de conservação, e preço são também muito semelhantes.

    Posto isto, pergunto qual seria a vossa opção e porquê? Sei que pela lógica o Alfa seria o mais indicado, quanto mais não fosse por ser mais novo, no entanto todos sabemos da normal sobrevalorização do grupo VAG sendo que se pode justificar ou não, mediante os casos.

    Em termos de fiabilidade, o 1.9TDI já deu provas de ser à prova de bala, se bem que as MAFs por vezes lembram-se de chatear...existe alguma forma rápida de avaliar se a MAF está prestes a entregar a alma ao criador, através de um teste rápido? Ou só mesmo quando ele se desliga de repente é que ficamos a saber?

    Quanto ao Alfa, desconheço eventuais pontos menos bons acerca do motor e gestão electrónica, por vezes problemática (esta última) nos modelos italianos. Li algumas vezes que nas versões a gasolina costumam surgir complicações a nível da alimentação das velas (tantas). E em termos de fiabilidade e consumos deste 1.9JTD?

    Obrigado desde já

    Esse motor 1.9 140 é multijet e que nao sao conhecidos nenhums problemas cronicos.

    Anda mais que o 1.9 tdi e gasta tambem mais cerca de 1 litro a mais que o tdi.

    O 147 é um bom carro, mas como qualquer um precisa de manutençao correcta.

    Admito que o AUDI possa ser melhor (dependendo dos anos de cada modelo), mas o 147 não é nem nunca foi um mau produto...é um subpremium de grande qualidade. Ao lado do 156, foram os produtos que renasceram a marca como marca de qualidade.

  4. #4
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    Por Defeito

    Pela diferença de idades talvez optasse pelo Alfa porque pelo que dizes, a ser o motor 1.9 de 130 CV é do 1º modelo do A3.
    Mas atenção que esse apesar de ter menos 10 CVs dá água pela barba ao Alfa... Nesse modelo, o motor é explosivo!
    Quais 140 CVs quais carapuça...

  5. #5
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    Mais importante se é Audi "x" ou ALFA "y" para atestar do estado dos carros é o estado em que se encontram as duas unidades em causa.

    Em consumos o Audi é melhor.
    O ALFA tem uma condução superior.

    Depois existe o gosto pessoal de cada um.
    Eu gosto muito mais do ALFA.

  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    Esse motor 1.9 140 é multijet e que nao sao conhecidos nenhums problemas cronicos.

    Anda mais que o 1.9 tdi e gasta tambem mais cerca de 1 litro a mais que o tdi.

    O 147 é um bom carro, mas como qualquer um precisa de manutençao correcta.

    Admito que o AUDI possa ser melhor (dependendo dos anos de cada modelo), mas o 147 não é nem nunca foi um mau produto...é um subpremium de grande qualidade. Ao lado do 156, foram os produtos que renasceram a marca como marca de qualidade.
    O 1.9 tdi andava o mesmo que o 147 e gastava menos... .... Na altura esse motor montado nesse A3 fez uma combinação muito boa.... Não há muitos carros a diesel de 130cv a fazer menos de 9s dos 0-100
    Automotor:
    Alfa Romeo 147 JTD 16V Distinctive vs Audi A3 TDi S-Line vs BMW 320 td
    Medições As nossas medições

    Já a Autohoje fez um comparativo semelhante com os mesmos resultados em que o Audi é medido em 8,6s dos 0-100... um resultado espectacular para um carro Diesel de 130cv e com mais de 1200 Kg


    De qualquer maneira, se fosse eu a escolher um desses usados talvez fosse para o Alfa... mas dependeria antes de mais ver caso a caso qual o que tivesse em melhor estado.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    O 1.9 tdi andava o mesmo que o 147 e gastava menos... .... Na altura esse motor montado nesse A3 fez uma combinação muito boa.... Não há muitos carros a diesel de 130cv a fazer menos de 9s dos 0-100Automotor:
    Alfa Romeo 147 JTD 16V Distinctive vs Audi A3 TDi S-Line vs BMW 320 td
    Medições As nossas medições

    Já a Autohoje fez um comparativo semelhante com os mesmos resultados em que o Audi é medido em 8,6s dos 0-100... um resultado espectacular para um carro Diesel de 130cv e com mais de 1200 Kg


    De qualquer maneira, se fosse eu a escolher um desses usados talvez fosse para o Alfa... mas dependeria antes de mais ver caso a caso qual o que tivesse em melhor estado.
    Nem o A3!!

    Bem...afinal parece que faz!! Sorry!

  8. #8
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    Sem duvida o A3. O problema do Alfa nem é o motor, mas o interior fraquinho, com má posição de conução, cheio de ruídos parasitas... Digo isto, porque experimentei um Alfa GT (interior igual ao do 147) com 19 Km e foi o que senti...

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    Anda mais que o 1.9 tdi e gasta tambem mais cerca de 1 litro a mais que o tdi.
    antes pelo contrario, ainda estou para ver um jtd de 140 a fazer abaixo de 6

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
    antes pelo contrario, ainda estou para ver um jtd de 140 a fazer abaixo de 6
    O sotor estava a dizer que o Alfa gasta cerca de 1 litro a mais do que o Audi

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    Esse motor 1.9 140 é multijet e que nao sao conhecidos nenhums problemas cronicos.

    Anda mais que o 1.9 tdi e gasta tambem mais cerca de 1 litro a mais que o tdi.

    O 147 é um bom carro, mas como qualquer um precisa de manutençao correcta.

    Admito que o AUDI possa ser melhor (dependendo dos anos de cada modelo), mas o 147 não é nem nunca foi um mau produto...é um subpremium de grande qualidade. Ao lado do 156, foram os produtos que renasceram a marca como marca de qualidade.
    Isso de andar mais... não me parece... ela por ela diria antes. Já fiz mtos kms com um A3 desses e um ex-colega tinha um Alfa de 140. A coisa era ela por ela.

    São dois óptimos carros. Vai mesmo numa questão de gosto, e facilidade de vender um dia mais tarde. O Alfa será sempre muito mais difícil de vender.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por carman Ver Post
    Sem duvida o A3. O problema do Alfa nem é o motor, mas o interior fraquinho, com má posição de conução, cheio de ruídos parasitas... Digo isto, porque experimentei um Alfa GT (interior igual ao do 147) com 19 Km e foi o que senti...
    Concordo neste ponto, a montagem não será tão boa. Qto à qualidade dos materiais, o A3 em questão não é melhor...

    Citação Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
    antes pelo contrario, ainda estou para ver um jtd de 140 a fazer abaixo de 6
    Não gosto de auto-citar, mas...


    Citação Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
    Boas,

    Para além de cuore sportivo que caracteriza a marca, ela é hoje uma marca com preocupações mais mundanas sendo uma delas a preocupação com o ambiente e o bolso do alfista qdo vai à bomba.

    O motor em questão é o tão criticado pelos seus elevados consumos JTD 16V m-jet, montado num belíssimo 147 distinctive com a configuração sport e as jantes supersport de 17´´.

    O percurso em questão é um que em tudo ajuda aos consumos, para quem conhece é a estrada (IC3) que liga Tomar a Condeixa. É basicamente uma nacional com mto tráfego de camiões e com poucas zonas de ultrapassagem. Como tal temos que percorrer alguns quilómetros em filinha atrás destes gigantes.. Para ajudar ainda mais aos consumos e irritar a paciência tem imensos semáforos de velocidade pelas diversas povoações que atravessa. Pelo que a media de velocidade andará não mto longe dos 50 km/h..

    A tipo de condução foi quase sempre respeitante dos limites de velocidade, sem nunca atrapalhar ninguém, e com algumas ultrapassagens de prego a fundo.

    Resultado:


    Velocidade média:


    Distância percorrida:


    Ainda há mais um troço de auto-estrada de condeixa ao porto, fiz com o cruise control nos 120 km/h e AC nos 23ºC. Querem adivinhar a média final?

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    O sotor estava a dizer que o Alfa gasta cerca de 1 litro a mais do que o Audi
    perdi uma bela oportunidade para estar calado

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por bizopt Ver Post

    Não gosto de auto-citar, mas...
    uau para alem de um percurso favoravel, só é pena o erro por defeito de cerca de litro e meio que já vi no CB dos alfas, que transforma esses 3.7 nuns 5.2 (valor muito bom para o motor em causa)

  15. #15
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    Para quem tem duvidas de consumos, um site indicativo, pois a condução e o tipo de condutor influencia imensamente os consumos..

  16. #16
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    Em 83 alfas 147 diesel, 66 deles (80%) acusam media acima dos 6L, ainda acreditas nesses 3.7L de media? e no pai natal?

    Eu mantenho os 5.2 como um valor muito bom e conseguido a muito suor e incompatíveis com uma condução diária "normal"

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Caros colegas,

    Um familiar está indeciso entre estes dois modelos, o germânico é na versão de 130cv e o italiano na versão de 140cv.

    Entre ambos estão dois anos e meio de diferença, sendo o audi o mais velho, sendo que as quilometragens são muito próximas uma da outra. O equipamento, estado de conservação, e preço são também muito semelhantes.

    Posto isto, pergunto qual seria a vossa opção e porquê? Sei que pela lógica o Alfa seria o mais indicado, quanto mais não fosse por ser mais novo, no entanto todos sabemos da normal sobrevalorização do grupo VAG sendo que se pode justificar ou não, mediante os casos.

    Em termos de fiabilidade, o 1.9TDI já deu provas de ser à prova de bala, se bem que as MAFs por vezes lembram-se de chatear...existe alguma forma rápida de avaliar se a MAF está prestes a entregar a alma ao criador, através de um teste rápido? Ou só mesmo quando ele se desliga de repente é que ficamos a saber?

    Quanto ao Alfa, desconheço eventuais pontos menos bons acerca do motor e gestão electrónica, por vezes problemática (esta última) nos modelos italianos. Li algumas vezes que nas versões a gasolina costumam surgir complicações a nível da alimentação das velas (tantas). E em termos de fiabilidade e consumos deste 1.9JTD?

    Obrigado desde já
    Nunca ouvi tál coisa das velas, já é o segundo 147 que tenho e nem velas nem problemas electronicos...

    Em relacção á tua escolha a única coisa que posso dizer é; o meu cunhado era doido por Golf´s tdi, teve um Golf 4 de 130cv e agora tem um Alfa 156 jtdm de 140cv, ele ficou maravilhado com o andamento daquilo e mesmo com os consumos, agora ele não quer mais nada

    147 vs A3, opá eu não trocava o meu 147 a gasolina por qualquer A3

  18. #18
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    Por Defeito

    Já agora qual é o 147 ???

    Este 41606824_1.jpg

    Ou este10_1.jpg

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
    Em 83 alfas 147 diesel, 66 deles (80%) acusam media acima dos 6L, ainda acreditas nesses 3.7L de media? e no pai natal?

    Eu mantenho os 5.2 como um valor muito bom e conseguido a muito suor e incompatíveis com uma condução diária "normal"
    Não suei mto pq ia com o AC ligado.

    Sabes o que é uma média?

    Naquele percurso foi o que o CB me indicou.

    Tb a faço à mão e nos meus percursos actualmente anda nos 5.4/5.5 L/100km.

    Presumo da tua experiência com 147´s que o CB te engane em 1,5l. A minha experiência com o meu e diária não é nada do que dizes....

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
    Sabes o que é uma média?
    Sim, sei o que é uma media, obrigado.

    Citação Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
    Naquele percurso foi o que o CB me indicou.

    Tb a faço à mão e nos meus percursos actualmente anda nos 5.4/5.5 L/100km.

    Presumo da tua experiência com 147´s que o CB te engane em 1,5l. A minha experiência com o meu e diária não é nada do que dizes....
    ok, mas ainda não percebi se acreditas que fizeste 3.7 REAIS naquele percurso, espero que não.

    a minha experiência confirmada a cada tanque atestado, mostra-me um erro a variar entre os 1.2L e os 1.7L numa 156 sw (bem mais pesada), a mesma na qual meti o pc de bordo ao fim de 130kms a indicar 3.0L, um consumo REAL ESTIMADO abaixo dos 5L, depois desse feito fui cortar os pulsos.

  21. #21
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    Conduzi os dois e também o Audi A3 2.0tdi 140cv que representa uma versão acima desse A3 que referes.


    optaria sem hesitar pelo 147 porque esse motor é enérgico e porque na minha opinião o A3 anterior já se torna obsoleto quando comparado com esse 147.


    tudo o resto são questões de afinidades e sorte com o carro


    PS: Se fosse a geração A3 2.0tdi, já aconselharia o Audi

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Echos Ver Post
    Conduzi os dois e também o Audi A3 2.0tdi 140cv que representa uma versão acima desse A3 que referes.


    optaria sem hesitar pelo 147 porque esse motor é enérgico e porque na minha opinião o A3 anterior já se torna obsoleto quando comparado com esse 147.


    tudo o resto são questões de afinidades e sorte com o carro


    PS: Se fosse a geração A3 2.0tdi, já aconselharia o Audi
    Eu também.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Echos Ver Post
    Conduzi os dois e também o Audi A3 2.0tdi 140cv que representa uma versão acima desse A3 que referes.


    optaria sem hesitar pelo 147 porque esse motor é enérgico e porque na minha opinião o A3 anterior já se torna obsoleto quando comparado com esse 147.


    tudo o resto são questões de afinidades e sorte com o carro


    PS: Se fosse a geração A3 2.0tdi, já aconselharia o Audi
    Se já viesse com a cabeça trocada talvez...

    Mas basicamente para mim o 147 e ainda por cima com o 140cv seria a escolha, não por nenhum motivo racional, apenas pelo apelo...

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
    antes pelo contrario, ainda estou para ver um jtd de 140 a fazer abaixo de 6
    Por acaso faz com alguma facilidade.

    Posso dizer que num percurso de 50 kms, +/- 20 kms cidade (com muito pára-arranca e uns 30 kms em AE a 140/150, fazia uma média de 6,5.

    Sem grande trânsito a média descia para os 5,9, 6. Numa viagem de 130 kms a 120/140 fazia facilmente 5,4 e em percursos em nacionais chegou a fazer médias de 4,9. (estas médias foram todas feitas tendo em conta o erro constante (para baixo) do CB de 0,5 l/100)

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Se já viesse com a cabeça trocada talvez...

    Mas basicamente para mim o 147 e ainda por cima com o 140cv seria a escolha, não por nenhum motivo racional, apenas pelo apelo...
    nem com cabeça trocada sao aconselhaveis....pelo que disse o a3tdi era preciso mudar mais umas coisas como parafusos vedantes e nao sei que...coisas que a marca nao costuma mudar xD

    2.0tdi só se for mesmo da série C acho eu.

    Quem diz que o 1.9mjet 140 gasta o mesmo que o tdi 130 não sei em que carros é que andou xD (talvez num jtd 115 xD)

    Em termos de andamento...tenho ideia que o mjet em altas tem melhores prestaçoes (mas eu tenho influencias italianas o que por vezes me pode influenciar (mas não é normal))
    Última edição por Sotor : 10-11-09 às 18:59:18

  26. #26
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    Obrigado a todos!

    O A3 é dos primeiros modelos (como é óbvio pela motorização) e o 147 também. Interessante o comparativo posta acima, em que ambos acabam por empatar no final. Os argumentos do A3 vão de encontro ao que foi dito aqui, construção mais sólida e melhores consumos, com a condução, estética (esta sempre discutível) e preço a abonar a favor do italiano.

    Basicamente este tópico seria para tentar saber se haveriam alguns inconvenientes conhecidos destes 2 modelos, porque, em caso negativo, o que no fim vai contar será mesmo a opinião da pessoa que o vai comprar depois de os experimentar.

    Também duvido que a nível de prestações de motor, hajam grandes diferenças, mesmo com os 10cv de diferença, aquele TDI de 130cv foi do melhor que já se fez, sendo que o JTD foi o que, como diz no comparativo, permitiu à Alfa rivalizar com os concorrentes.

    Pela diferença de anos, arriscaria a dizer que creio que o A3 não trás ainda o cruise control e não sei se o AC Auto é bizona (sabem-me dizer?), coisas que o Alfa acho que tem.

    Obrigado

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Obrigado a todos!

    O A3 é dos primeiros modelos (como é óbvio pela motorização) e o 147 também. Interessante o comparativo posta acima, em que ambos acabam por empatar no final. Os argumentos do A3 vão de encontro ao que foi dito aqui, construção mais sólida e melhores consumos, com a condução, estética (esta sempre discutível) e preço a abonar a favor do italiano.

    Basicamente este tópico seria para tentar saber se haveriam alguns inconvenientes conhecidos destes 2 modelos, porque, em caso negativo, o que no fim vai contar será mesmo a opinião da pessoa que o vai comprar depois de os experimentar.

    Também duvido que a nível de prestações de motor, hajam grandes diferenças, mesmo com os 10cv de diferença, aquele TDI de 130cv foi do melhor que já se fez, sendo que o JTD foi o que, como diz no comparativo, permitiu à Alfa rivalizar com os concorrentes.

    Pela diferença de anos, arriscaria a dizer que creio que o A3 não trás ainda o cruise control e não sei se o AC Auto é bizona (sabem-me dizer?), coisas que o Alfa acho que tem.

    Obrigado
    No Alfa ainda subsiste o preço qualidade

  28. #28
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    Tendo em conta que os carros já têm alguns anos, devem é ter em atenção o estado e historial de manutenção dos mesmos.
    É dificil ressistir ao apelo dos alfas, mas no A3 tens um dos carros mais sobrevalorizados do mercado o que joga contra nós na nossa compra amas a nosso favor na venda.

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