Carro novo: Tenho de pagar o imposto de circulação?
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 23 de 23

Título: Carro novo: Tenho de pagar o imposto de circulação?

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito Carro novo: Tenho de pagar o imposto de circulação?

Tenho desde o ontem o meu novo opel corsa 1.2. Já fiz o seguro mas esqueci-me de perguntar se tenho pagar o imposto de circulação. Tenho de o pagar ou só para o ano?
    Obrigado

ABS
    ABS está offline
    Piloto de Testes ABS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Penso que pagas apenas em Abril de 2010

Piloto de Kart FerrariMan's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Boas,

Acho que tens que pagar o IUC mas penso que tens 90 dias para o fazer

Banido comandante's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

eu tenho ideia que até perfazer 1 ano de idade (ao mês de matrícula) está isento.

Mas posso estar enganado.....
    Última edição por comandante : 01-05-09 às 19:20:58

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por comandante Ver Post
    eu tenho ideia que até perfazer 1 ano de idade (ao mês de matrícula) está isento.

Mas posso estar enganado.....
    Isso era antigamente.

Tem 90 dias para pagar o IUC.

Piloto de Testes MiguelCanas's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Confirmo.

Tens um prazo de 90 dias para pagares o IUC.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Então esclareçam-me cá uma coisa. Comprei o meu em Fevereiro deste ano, já usado. O carro tem matrícula de Junho/2008. Era carro de serviço da própria Toyota.

Tenho de tratar do selo também? ou quando o carro foi matrículado pela Toyota eles tiveram de tratar disso, pelo qual só tenho de comprar o selo em Junho deste ano?

Chefe de Equipa Omega's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

90 dias como já disseram.

Podes esperar que te apareça a matricula nas declarações electrónicas e depois pagas.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Então esclareçam-me cá uma coisa. Comprei o meu em Fevereiro deste ano, já usado. O carro tem matrícula de Junho/2008. Era carro de serviço da própria Toyota.

Tenho de tratar do selo também? ou quando o carro foi matrículado pela Toyota eles tiveram de tratar disso, pelo qual só tenho de comprar o selo em Junho deste ano?
    Em principio a Toyota terá pago o selo até Junho de 2009, senão não poderia ter circulado com o carro.

Vai às declarações electrónicas e vê o que lá está.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    Em principio a Toyota terá pago o selo até Junho de 2009, senão não poderia ter circulado com o carro.

Vai às declarações electrónicas e vê o que lá está.
    Onde se vê isso? O site é um pouco confuso, ou sou eu que estou a procurar do sitio errado...

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Onde se vê isso? O site é um pouco confuso, ou sou eu que estou a procurar do sitio errado...
    Vai pelo portal das Finanças que essa informação já terá migrado ...

https://www.portaldasfinancas.gov.pt.../pf/inicio.jsp

Depois:

Consultar -> veiculos -> Imposto Unico de Circulação

Depois escolhes o ano ...

Se calhar não consegues é visualizar isso agora porque o site está em manutenção até 2ª feira. Mas tenta.... a mim dá-me erro.

Banido antonio campos's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito imposto de selo

Após 30 dias o veiculo estar registado no site das finanças tem de pagar o I U C nas repartições de finanças, ou atraves do site das finanças caso esteja registado.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Se é carro de serviço pede-lhes cópia do comprovativo do pagamento do IUC que eles tiveram que pagar. Se não o fornecerem (o que duvido), envia um mail para a DGCI com a matrícula da viatura e eles confirmam-te se foi pago.

Tu apenas terás que o comprar em Junho de 2009.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

ok. Muito obrigado pelas respostas.

Não consigo entrar no site das finanças porque preciso da password para fazer loggin, e tenho de procurar o papel (não faço a mínima onde anda, mas ele há-de aparecer ) quando o encontrar, vejo.

Piloto de Troféu ragazzito's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Se é carro de serviço pede-lhes cópia do comprovativo do pagamento do IUC que eles tiveram que pagar. Se não o fornecerem (o que duvido), envia um mail para a DGCI com a matrícula da viatura e eles confirmam-te se foi pago.

Tu apenas terás que o comprar em Junho de 2009.
    Ate porque se for fiscalizado pela autoridade e não tiver o comprovativo do pagamento do selo, é multado.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
    Ate porque se for fiscalizado pela autoridade e não tiver o comprovativo do pagamento do selo, é multado.
    Não, não é, uma vez que não é obrigatória a apresentação do comprovativo.

Há uma circular do Min das Finanças (7/2008 de 9 de Maio de 2008) que refere que não havendo qualquer norma que obrigue à apresentação do comprovativo do pagamento ou isenção do IUC é impossível, por falta de previsão legal, a instauração de qualquer procedimento por contra-ordenação. Se este for instaurado deve ser anulado por insubsistência.
    Última edição por MrsX : 03-05-09 às 10:51:40

Piloto de Troféu ragazzito's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
    Não, não é, uma vez que não é obrigatória a apresentação do comprovativo.

Há uma circular do Min das Finanças (7/2008 de 9 de Maio de 2008) que refere que não havendo qualquer norma que obrigue à apresentação do comprovativo do pagamento ou insenção do IUC é impossível, por falta de previsão legal, a instauração de qualquer procedimento por contra-ordenação. Se este for instaurado deve ser anulado por insubsistência.
    Ai é? So me enganam... a funcionaria da repartição das finanças, quando comprei o selo pela primeira vez, disse-me que era obrigatório andar com o comprovativo senão tinha direito a "prémio".

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
    Ai é? So me enganam... a funcionaria da repartição das finanças, quando comprei o selo pela primeira vez, disse-me que era obrigatório andar com o comprovativo senão tinha direito a "prémio".
    o prémio devia ser ires lá à beira dela e chamares-lhe de incompetente

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

o prémio devia ser ires lá à beira dela e chamares-lhe de incompetente
    O Despacho surgiu exactamente por existir a dúvida na Lei...

Havendo dúvida na Lei, a DGCI emana as suas interpretações em forma de despachos, oficios, circulares ....

Só depois se pode dizer qual a interpretação da DGCI. Até lá a única coisa a dizer era que realmente era obrigatório. Porque a Lei não dizia que não era.

Piloto de Provas de Perícia Nandin's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Resumindo:

Carros novos:

Espera até o carro aparecer registado no teu nome no site das Finanças (demora cerca de 60 dias) e depois deves pagar o IUC até aos 90 dias da data da compra. Nos anos seguintes deves pagar no mês da matrícula.

Carros usados:

O IUC deverá ser sempre pago no mês da matrícula em nome de quem estiver registado. Isto é, pelo anterior propritário se a compra ocorrer após esse mês ou pelo novo no caso contrário.

OK?

WM
    WM está offline
    Piloto de Testes WM's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
    Resumindo:

Carros novos:

Espera até o carro aparecer registado no teu nome no site das Finanças (demora cerca de 60 dias) e depois deves pagar o IUC até aos 90 dias da data da compra. Nos anos seguintes deves pagar no mês da matrícula.

(...)
    OK?

Esta informação ainda se encontra correcta? Comprei o carro à 50 dias, e a tentar pagar o IUC no site das finanças, não me aparece la o carro para pagar.

Supostamente nos 60 dias irá la aparecer, e terei ate aos 90 dias para pagar?

Se me puderem confirmar que ainda assim é, agradeço imenso

Cheers

P.S.: So uma duvida à parte, quando é que receberei os documentos do carro? quantos dias é que costuma demorar? supostamente o Stand é responsavel por isso certo? Obrigado

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Se não aparecer vais directamente às finanças pagar. Se não pagares nos 90 dias seguintes à compra, pagas multa.

Piloto de Provas de Perícia 36crazyfists's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
    Se não aparecer vais directamente às finanças pagar. Se não pagares nos 90 dias seguintes à compra, pagas multa.
    No meu caso só paguei depois de o carro aparecer no site das finanças, bem depois dos 90 dias e paguei através de MB o valor do IUC sem multa.
    Penso que os 90 dias são contados a partir do dia em que dá entrada o registo do carro nas finanças, até lá não podem cobrar uma coisa que não aparece no sistema deles, digo eu, mas com a crise nunca se sabe...