Como calcular a desvalorização de um carro?
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Título: Como calcular a desvalorização de um carro?

  1. #1
    Piloto de Fórmula 1 Unreal's Avatar
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    Question Como calcular a desvalorização de um carro?

    As vezes vejo em alguns tópicos que modelo X da marca Y daqui a 2 anos vale um certo valor.

    Como é que se calcula a desvalorização, tendo várias variaveis (marca,modelo, motorização)?


  2. #2
    Piloto de Testes HenriquesJ's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    As vezes vejo em alguns tópicos que modelo X da marca Y daqui a 2 anos vale um certo valor.

    Como é que se calcula a desvalorização, tendo várias variaveis (marca,modelo, motorização)?
    Existem vários factores, por exemplo a Porsche desvaloriza muito pouco, um carro comum com 4-5 anos já vale metade do preço em novo, mas os Porsche desvalorizam muito pouco.

  3. #3
    Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
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    Muitas coisas ditas aqui são a olhometro a realidade muitas vezes é outra.

    Tudo depende do modelo, da aceitação e da oferta do mesmo no mercado.

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
    a Porsche desvaloriza muito pouco,
    olha que não

  5. #5
    Piloto Veterano
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    olha que não

    eu diria que depende do Porsche

  6. #6
    Piloto de Troféu
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    É claro que depende da marca e do modelo, contudo numa primeira aproximação podem usar-se as tabelas de desvalorização utilizadas pelas seguradoras.

  7. #7
    Piloto de Fórmula 1 PeugeotSales's Avatar
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    Como o mercado automovel está neste momento, não é possivel calcular seja o que for....

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
    Como o mercado automovel está neste momento, não é possivel calcular seja o que for....
    Excepto calcular o número de dias que passam sem se vender nenhum carro...

    E a tendência é... para piorar. Eu vejo por aí carros usados a preços excepcionalmente baixos e mesmo assim ninguém lhes pega

    Parece-me que alguns concessionários até já estão a perder dinheiro com muitas retomas que foram feitas. Confirmas isso?

  9. #9
    Piloto de Fórmula 1 PeugeotSales's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Excepto calcular o número de dias que passam sem se vender nenhum carro...

    E a tendência é... para piorar. Eu vejo por aí carros usados a preços excepcionalmente baixos e mesmo assim ninguém lhes pega

    Parece-me que alguns concessionários até já estão a perder dinheiro com muitas retomas que foram feitas. Confirmas isso?
    Sim estão...é verdade.

    Quando me dizem que viram X ou Y á venda por não sei quê.....e venderem-se...?

    Estar á venda não significa estarem vendidos...

  10. #10
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    As retomas andam pior que nunca.

    Ando atento aos preços dos Astra de 2005 1.4 para despachar um cá de casa e sempre que tenho um preço "novo" quase que choro.

    Por este andar vamos ficar com ele até as revisões começarem a ser mais caras que o incentivo ao abate.

    Não interessa a ninguém o carro só ter 30'000km, xenon + couro + não sei quantos extras e muito menos não ter 1 risco ou ser tratado à moda do detalhe.

    Houve vendedores que nem foram ver o carro. Até podia ter 100'000km, estar todo riscado e pneus a com arame à mostra que o preço era o mesmo.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    eu diria que depende do Porsche
    Olha que nos dias de Hoje está mau para todos.

    Eu antigamente usava uma regras simples que era -%50% a cada 4 anos.

    Ou seja 50.000€ novo = 25.000€ 4 anos = 12.500€ 8 anos

    Hoje em dia há Porsches com 4 anos a serem retomados a bem menos que 50%.... -60/-65%

    As outras marcas estão ainda piores!

  12. #12
    Piloto de Provas de Perícia bacardirf's Avatar
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    Bom dia pessoal
    Mas existe um cálculo para se saber mais ou menos essa desvalorização....

    acho que era essa a pergunta do Unreal ?

    era modelo, ano, celindrada, cv, e depois misturava-se tudo numa sopa desconhecida e tinha-mos o resultado aproximado lembro-me de
    à uns tempos a auto motor ter esse serviço mas por "SMS" custava era €2... chiça

  13. #13
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    Há umas tabelas de desvalorização que penso que são usadas nos seguros. Não tabelas eurotax, mas sim de desvalorização.

    Mas é complicado associar isso a retomas e afins. Depende muito do mercado!

  14. #14
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    Um cálculo, embora quadrado, que resultava(va) para a maior parte dos casos, era descontar 20% ao ano.

    Vamos se esta realidade se mantém em 2009.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por bacardi_rf Ver Post
    Bom dia pessoal
    Mas existe um cálculo para se saber mais ou menos essa desvalorização....

    acho que era essa a pergunta do Unreal ?

    era modelo, ano, celindrada, cv, e depois misturava-se tudo numa sopa desconhecida e tinha-mos o resultado aproximado lembro-me de
    à uns tempos a auto motor ter esse serviço mas por "SMS" custava era €2... chiça
    Não. Deixem de uma vez por todas de ligar aos valores das revistas. As revistas e as seguradoras não comprem nem vendem carros. Não existe formula. As revistas estão se nas tintas para a crise, para a falta de liquidez dos comerciantes, para os Buy-Backs, para os retornos das gestoras de frota etc etc etc...e isso influência, e muito, o mercado...

    Para eles é tudo a mesma coisa....quando não é...!!!

  16. #16
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    Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
    Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

    Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

    Estou correcto?

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
    Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

    Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

    Estou correcto?
    Conforme expliquei acima, não é possivel prever. Com a situação do mercado, não é possivel.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
    Não. Deixem de uma vez por todas de ligar aos valores das revistas. As revistas e as seguradoras não comprem nem vendem carros. Não existe formula. As revistas estão se nas tintas para a crise, para a falta de liquidez dos comerciantes, para os Buy-Backs, para os retornos das gestoras de frota etc etc etc...e isso influência, e muito, o mercado...

    Para eles é tudo a mesma coisa....quando não é...!!!
    Apesar de te er melgado com o Eurotax no outro tópico do Unreal, subscrevo inteiramente.

    Se até agora os concessionários/comerciantes iam aguentando os stocks com crédito baratucho, neste momento a crise de liquidez financeira está a encarecer brutalmente os custos de stocks e o crédito está fortemente restringido.
    As financeiras ligadas aos importadores davam a liquidez necessária para incentivar retomas sobrevalorizadas por forma a aumentar as vendas de carros novos, através de rappel no preço dos carros novos e no financiamento.

    Só que agora, o cash está caro, escasso e a procura retraíu-se. Mais uma vez, o sistema implodiu.

    Confirmo que o Eurotax e as tabelas das seguradoras já não servem de base de negociação.
    Ou a retoma se vende rapidamente, ou então preferem estar quietos.
    Viva o Ocasiao, o Standvirtual e afins...começa a ser a única maneira de despachar a charutada, e mesmo assim, em grandes saldos.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
    Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

    Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

    Estou correcto?
    Já não compraste o Golf, compra pelo menos o Fiesta a diesel...
    Fora de brincadeiras, recomendo vivamente.

    Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
    Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!

    Se fosse diesel concerteza não teria o mesmo tratamento.

  20. #20
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    Como calcular a desvalorização de um carro?

    Não há nenhuma formula, porque depende da evolução do mercado (tendências de escolhas dos consumidores, etc.).

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
    Já não compraste o Golf, compra pelo menos o Fiesta a diesel...
    Fora de brincadeiras, recomendo vivamente.

    Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
    Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!

    Se fosse diesel concerteza não teria o mesmo tratamento.

    Ainda não sei se vou para o Golf ou o Fiesta, o meu pai não seguiu o meu conselho .

    Só de tarde é que qual foi a escolha dele.

    Em relação ao abate, pelo que ouvi de um vendedor, quase todos os carros que estejam na idade para o abate,vão para abate, pois dizem eles (e com razão) que depois seria muito dificil vender o carro.
    Última edição por Unreal : 29-11-08 às 12:12:01

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
    Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
    Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!
    O mercado está mesmo assim. Aliás, basta observar as campanhas das marcas: todas elas mencionam o abate da retoma

    Cada vez mais temos que pensar bem no que fazemos quando compramos carro novo: a melhor opção é comprar um carro que nos sirva para os próximos 10 anos no mínimo.

    Se até aqui um carro valia mais ou menos metade do valor passados 4 anos, agora... ninguém o quer.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
    As retomas andam pior que nunca.

    Ando atento aos preços dos Astra de 2005 1.4 para despachar um cá de casa e sempre que tenho um preço "novo" quase que choro.

    Por este andar vamos ficar com ele até as revisões começarem a ser mais caras que o incentivo ao abate.

    Não interessa a ninguém o carro só ter 30'000km, xenon + couro + não sei quantos extras e muito menos não ter 1 risco ou ser tratado à moda do detalhe.

    Houve vendedores que nem foram ver o carro. Até podia ter 100'000km, estar todo riscado e pneus a com arame à mostra que o preço era o mesmo.
    Não sei quanto pedes pelo carro mas é capaz de algum particular pegar nele. Os vendedores, tem lógica que isso não lhes interesse porque eles compram um "podre" por metade do preço, lavam-lhe a cara e aparentemente, para o comum comprador, é o "semi-novo de senhora que só ia às compras".

  24. #24
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    Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
    Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???
    Sinceramente não sei.

    Isto vai de mal a pior para vender carro.

    Nem ninguém aqui te pode garantir tal coisa, apesar de em teoria e pelos preços nos sites da especialidade dar para vender por €12k à vontade e até por mais.. Agora na prática é preciso que alguém esteja comprador.
    Última edição por ClioIIIRS : 29-11-08 às 17:00:38

  26. #26
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    Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???
    Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?

  27. #27
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    Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?
    Estou a ver que só o consigo vender por 10/12M€...

  28. #28
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    Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?
    O mercado está mau, há falta de dinheiro, o desemprego vai aumentar...se as retomas são feitas por baixo, penso que as pessoas ainda se encolhem mais em comprar carro novo!
    Se por outro lado virem o seu actual "bem" ainda recompensado com um "valor justo", penso que as coisas podem correr melhor para ambos os lados!

  29. #29
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    Estou a ver que só o consigo vender por 10/12M€...
    É muito injusto..

    Dá vontade de manter o carro mais tempo.

    Mas porque é que vais vender essa Astra com apenas 60.000km ?

  30. #30
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    a vida útil de um carro ligeiro é de 4 anos. E em cada ano desvaloriza 25 % no final dos 4 anos tem o valor residual imposto pelo mercado...

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