Renascidos das cinzas até qnd?! Qual o futuro?!
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 7 de 7

Título: Renascidos das cinzas até qnd?! Qual o futuro?!

  1. #1
    Piloto de Testes Levezinho's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006
    Localização
    Italy
    Posts
    2,109

    Question Renascidos das cinzas até qnd?! Qual o futuro?!

    Há dias estava a pensar uma coisa, que acho que nunca foi falada e discutida aqui e que acho pertinente... passo a explicar LOL:

    Ultimamente algumas marcas têm feito renascer alguns modelos "miticos" do passado como o Mini, Carocha ou o Fiat 500 e já circulam shops de outros carros como o 2cv (por ex)!

    Estes novos modelos foram feitos à imagem do seculo XXI com base em carros do século XX... tudo mto bem até aqui!

    No outro dia estava parado num semáforo e pára um mini destes ultimos e comecei a pensar: epá... este mini está mais feio e desvirtuado em relação ao "verdadeiro mini" que o modelo anterior! São pequenos pormenores mas... Para onde irá a BMW caminhar daqui a 2/3 anos com a imagem e estetica exterior do Mini?!?!?!
    Será um caso como o Beetle que está no activo há uma porrada de anos e apenas sofre pequenos retoques nos faróis e motorizações?! Será este o futuro destes modelos renascidos das cinzas?! Irão "morrer" assim?! Vão estar qnts anos no activo!?

    Ou serão qualquer coisa como o Porsche 991?! Um modelo com mais de 50/60 anos (?!) em que pouca coisa muda (exteriormente falando) com evoluções previsiveis (saberemos que um 911 terá sempre aquela forma por ex)...


  2. #2
    Piloto de Troféu lss911's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Lisboa
    Posts
    5,662

    Por Defeito

    Sem dúvida que a questão é pertinente porque a verdade é que basear-se num modelo antigo, com personalidade muito própria, com inúmeros elementos já definidos e que a definem é uma limitação! O mais provável é que se esgote o conceito num ou dois modelos no máximo!

    Talvez o futuro da Mini ou do VW Beattle esteja mesmo sempre a prazo...até fartar. Qualquer outra marca evolui e vai experimentando novas soluções e alternativas!

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia joaomika's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008
    Posts
    836

    Por Defeito

    Pensando rapidamente, a VW fez um exercicio de estilo com o Beetle e o publico não os largou mais enquanto a VW não o colocou na linha de montagem. É um carro engracado para o conceito, mas pouco pode fugir do traço existente e portanto, quando acabarem as actualizações, acabou o carro.
    O mini é uma marca, e portanto acho que, ou eles expandem o conceito e desvirtuam-no, ou a marca andará sempre a fazer novos carros do mesmo, e a marca terá o seu fim anunciado.
    A Fiat está a fazer do 500 a possibilidade de ganhar muito dinheiro com um carro, e quando o seu ciclo de vidas acabar a marca poderá ter recursos financeiros para investir noutras estratégias e deixar cair o modelo. Ou então quererá tentar ter o mesmo sucesso e pode-se dar mal.

    Já o 911 não se compara com os carros anteriores, porque enquanto os outros tiveram o seu lugar na história, e esta acabou, o 911 tem uma história que ainda não teve fim.

    Já os americanos começaram em força com a moda dos revivalismos, mas talvez seja uma forma barata e rápida de ganhar dinheiro a vender carros novos, porque as marcas sabem bem que os seus consumidores-alvo por vezes preferem adquirir um muscle car com 30 anos do que uma familiar sensaborão.

  4. #4
    Banido carsan's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Posts
    407

    Por Defeito

    Com os carros acontece o mesmo que com os políticos. Quando a sua imagem está gasta, afastam-se. Anos mais tarde é o povo saudoso que os chamam tal qual rei D. Sebastião a regressar de Álcácer Quibir.
    A história repete-se, e assim será natural que os modelos que ainda não foram inventados, venham um dia a ser recordados com saudade provavelmente depois de já termos morrido.
    Agora, se diga em abono da verdade que a margem de manobra para os designers não é muita no caso dos revivalismos. Senão, ora vejam:
    -Se se mexe em demasia no modelo original, todos caem em cima a dizer que se desvirtuou o carro e que era muito mais bonito o anterior;
    - Se não se evolui o suficiente, acusa-se de falta de imaginação e que o novo modelo não está adaptado aos tempos modernos, não sendo um carro apelativo às camadas mais jovens.
    É como o velho ditado sempre tão actual: "É-se preso por ter cão, ou por não ter."

  5. #5
    Piloto de Testes Levezinho's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006
    Localização
    Italy
    Posts
    2,109

    Por Defeito

    Por acaso era algo que não tinha pensado... a Mini é uma marca que poderá ser um filão ainda por explorar pela BMW! Seria uma boa opção acabar com o Mini (carro) e explorar outros segmentos onde a BMW não tem mercado, porque afinal de contas o Mini de antigamente era um carro bastante acessivel e prático (não achando no entanto que a BMW opte por esse caminho)!
    Talvez seja arriscado lançar um modelo com o nome Mini que não o Mini LOL!!!

    Há carros que deveriam ser intemporais e estes modelos são casos desses!!!

  6. #6
    Banido carsan's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008
    Posts
    407

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
    Por acaso era algo que não tinha pensado... a Mini é uma marca que poderá ser um filão ainda por explorar pela BMW! Seria uma boa opção acabar com o Mini (carro) e explorar outros segmentos onde a BMW não tem mercado, porque afinal de contas o Mini de antigamente era um carro bastante acessivel e prático (não achando no entanto que a BMW opte por esse caminho)!
    Talvez seja arriscado lançar um modelo com o nome Mini que não o Mini LOL!!!

    Há carros que deveriam ser intemporais e estes modelos são casos desses!!!
    Subscrevo!

  7. #7
    Banido fernando bento's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Paulínia, , Brasil.
    Posts
    1,087

    Por Defeito

    Os produtos revivalistas têm imenso apelo emocional, se as pessoas estão dispostas a pagar po eles, por que não vendê-los? Quem quiser modelos vanguardistas poderá optar por outros produtos. As releituras estéticas de productos do passado será sempre possível, nada impede a VW, por exemplo, de desenhar um substituto para o New Beetle que deixe obsoleto seu sntecessor direto, mas que ainda sim remeta ao velho Caroha original.
    Última edição por fernando bento : 26-09-08 às 22:23:19

Tópicos semelhantes

  1. A Rover vai renascer das cinzas!
    Por estebes na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 88
    Último Post: 04-09-10, 02:04:20
  2. Qual o futuro modelo para a 1ª liga de futebol?
    Por Alpiger na secção OFF Topic
    Respostas: 70
    Último Post: 23-04-08, 11:48:29
  3. Qual o futuro do New Beetle ?
    Por Grilo na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 36
    Último Post: 02-07-07, 14:47:17
  4. Qual o nosso futuro?
    Por rubenvalente na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 21
    Último Post: 24-10-06, 20:07:42
  5. Processadores, qual o futuro?
    Por PeLeve na secção OFF Topic
    Respostas: 50
    Último Post: 26-09-06, 11:07:40

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.