alguem confirma k o colega disse??????
|
|||||
alguem confirma k o colega disse??????
boa noite
motor 1.3 multijet 75 cv montado em fiat doblo maxi do ano 2008 com 203.000km
excelente economia, motor anda para os limites deles, só e pena que para o carro em questão nao ter mais binario, porque nas subidas meus amigos perde bastante velocidade
ex: vamos 120km/h numa subida canina tipo logo a seguir a area de serviço de aveiras,cai-me a velocidade ai para 100km/h
de resto motor fiavel economico (médias entre os 5,7 e 6.1) para um comercial que anda sempre carregado e com autonomias de 925km com um unico deposito
Já agora...
O GPunto tem agora 86.000Km, está a chegar à 3ª manutenção programada, ainda só foi à oficina para esse efeito, consumos em volta dos 5L/100km, levou aos 75.000km pneus à frente (já os tinha feito a troca trás<>frente) os que estavam à frente passaram para trás, ainda devem chegar pelo menos aos 100.000km.
O 500 ainda só fez 20.000km nas mãos da patroa, mas já tem 62.000... condução mais calma, está com média a rondar os 4L/100km, também nada a apontar.
Ambos 1.3 75cv.
No meu caso é um 1.6 Mjet com 30.000 kms.
O maior problema é o FAP caso se façam habitualmente percursos curtos ja que não dá tempo a terminar as regenerações e acabamos por levar com a luz filtro entupido e aí não podemos desligar o motor até terminar a regener. ( 10 min. ) se não queremos ter que mudar o oleo antes de tempo. O meu truque é dar uma volta numa via rapida proxima a cada 250 kms e assim provocar a regener. para não sêr surpriendido com a referida luz depois de estacionar ()
O rendimento é muito bom, aproximando-se dos 2.0 mais modernos.
* Desde os 15.000 kms aprox. tenho vindo a ouvir de vez em quando um martelar por cima do som do motor bastante feiote que dura uns 5 min. até aquecer, na marca disseram me que é normal nos M.Jet () e para mudar de marca de combustivel ja que usava habitualmente BP, fui variando de marca ( GALP e REPSOL ) e pensei que com este ultimo tinha acabado o martelar mas recentemente voltou
. não que altére o funcionamento/rendimento do motor mas quando acontece, aquilo soa a TRANSIT com 20 anos
![]()
Última edição por ARMIC : 12-11-11 às 11:07:58
Como dono de um 1.3 JTD 95cv que conta com 16000 km, só tenho a dizer bem do motor e do andamento.
Gpunto 1,3 mjet 75 de 2008. 56000km zero problemas de fiabilidade. Muito contente.
Aqui o meu GPunto 1.3 mjet 75 de 2006. 90.000km. Meter gásoleo e andar.
Punto mk2b Mjet 70 de 2005 com 108.000 sem problemas e óptimos consumos.
GPunto Sport Mjet 90 de 2008 com 51.000 também sem nada a apontar.
Só para a actualizar, o G Punto foi vendido aos 130k km sem problemas. Só uma vez é que deu um aviso de um problema no turbo, mas após desligar e voltar a ligar o carro, ficou óptimo. O carro que foi comprado é muitíssimo melhor em tudo (edit: por acaso lembrei-me que, apesar de não ser italiano, o motor é o 2.0Mjet, com outra designação), mas confesso que tenho pena de o ter vendido. O motor casava muito bem com o carro (e o seu peso), apesar da falta de força em baixas (é inclusive pior que o de 70cv). Mas em médias e altas o carro portava-se muito bem, sem ser necessariamente nenhum canhão, claro está.
O Lancia já vai com 128k km, e só teve uns problemas relacionados com perder força. Nunca consegui perceber a razão, mas geralmente acontecia em autoestrada. O problema resolveu-se por si, já que já há largos km que não acontece. De resto, e tirando esses episódios, está impecável. Neste depósito tem uma média de 4.9 l/100km, apesar de agora eu fazer um percurso com 40% nacional, 40% AE, 20% cidade (ao contrário dos 80% em AE que tinha na altura deste post). O meu medo é que por ser demasiado turbo-dependente, o turbo venha a dar problemas mais tarde ou mais cedo.
Daqui por uns dias vou deixar de usar o Lancia, para passar a usar um Giulietta com um 1.6Mjet. Vamos ver se é tão fiável como os irmãos mais "pequenos".
Última edição por atmc : 12-11-11 às 13:51:03
grande punto 1.3 90 cv
106 000 km
repro desde os 7 000
colectores de admissao partidos, EGR no lixo
Panda Multijet de 2004 70cv.
Tirando uma fuga de óleo no permutador do óleo (obrigou a sua substituição) em 111.000kms não deu problemas de motor.
Fiat 500 1.3 Mjet -2 de 2011:
1300 Km´s sem problemas de motor![]()
GPunto 1.3MJ 90cv
De 2007, 77.000km desde então.
Nada a assinalar, excepto um recente problema em pegar (que em nada tem a ver com o motor mas com a bateria que necessita de ser trocada), e o fosso antes das 2000RPM (que rapidamente te habituas e se quiseres, à custa de uns melhores consumos, o ponteiro nem lá para)
Punto 1.3Multijet 70cv 2005 comprado novo...
240 mil kms até agora...70 mil dos quais com box pros 90cv.
Até agora, levou um alternador ( o outro levou banho em gasóleo), uma embraiagem e uma bateria....fora as manutenções normais.
Anda com uma pequena fuga na junção tudo pre-catalítico com o turbo fruto de uma trancada num passeio com esse mesmo tubo, uma vela de incandescência marada (esta ja podia ter substituida à mto, mas como n dá sintomas..). Anda também há cerca de 15 mil kms com alguns sintomas na corrente de distribuição (barulho quando liga a frio) , provavelmente o tensor deve estar a dar as últimas, é um problema conhecido nas séries de 2003-2006 deste motor.
Fora isto está a andar forte e feio...com a bomba de água e termoestato de origem =X ( a resolver num futuro próximo, juntamente com a corrente/tensor novos).
Conduzi o 1.3 CDT-i no Corsa C na vertente 75 cavalos e no Corsa D na vertente 95 cavalos 6v
No Corsa C é um motor que satisfaz muito bem, anda bem nos regimes úteis, muito económico apesar de ser o diesel pequeno onde senti mais lag-boost
No Corsa D na vertente 95 senti que o motor é mais áspero ao relenti, mas tem muita disponibilidade, o consumo é mais elevado que no 75, acabei o test drive com 5,6l no CB
o que tenho ouvido falar é que os da fiat são muito mais fiaveis, são o mesmo motor mas consoante o fabricante levam componentes de diferentes marcas
Fiat Linea de 2008, 1.3 90cv, com repro desde os 35.000 não me lembro bem!!, caminha para os 70.000kms e zero problemas!!![]()
Ainda lá anda sem ter sido trocada. O barulho diminuiu bastante desde a última muda de óleo, pelo que vai andando até haver mais t€mpo.
A nível de valores, lembro-me de terem falado de ~ 180€ para mão de obra, e depois 50€ para a corrente, 20 ou 30 pro tensor, e mais 50 ou 60 pros "patins"...
Eu diria que deve ficar abaixo dos 400€, mas não muito.
Aqui 39.000km's com vários tipos de combustivel e até ao momento, o motor tem trabalhado sem problemas.
Aparentemente é para continuar, não há qualquer tipo de ruido estranho nem do turbo nem nada. Que continue assim é o que espero.![]()
Última edição por JoelM : 01-03-12 às 16:47:59
Realmente só diz mal destes motores quem não tem nem conduziu um. Eu cá em casa tenho dois 1.3 Mjet (75cv e 95cv) e até agora nada a apontar.
O 90cv é fraco(E mais pesado que o 500, mais pneu e jante). Mas com hábito e se não estivermos à espera que seja um 1.9 TDi até se faz bem. Eu ando sempre abaixo das 2.000rpm só se tiver mesmo de puxar por ele.
Mas parece que o novo 95cv até no Astra se safa bem.
Quando andava com a Focus 1.6HDi notava bem a diferença..
Como já disse algumas vezes, a grande diferença nas "baixas" reside simplesmente na caixa de velocidades, no caso da de 6v, a mesma tem um escalonamento péssimo, aqulela 1ª e 2ª são demasiadas longas para os cc do motor, logo a arranque sai prejudicado!!
Nos 90cv e melhor ainda nos 95cv com caixa de 5v, fosso já não é assim tão grande, lembro-me perfeitamente do dia que fui buscar o Linea ao stand, tinha acabado de largar o gp sport 90cv, e quando arranco com Linea, foi um sorriso de orelha a orelha, só pensava para mim, (Isto tem um arranque bem porreiro), parecia um motor diferente, já nem falo nas reprises, muito superiores às do gp 90cv!!![]()
Acho que é um problema mais relacionado com a caixa. O GP de 90cv tinha uma de 6velocidades, enquanto que por exemplo o Linea trazia o mesmo motor mas agarrado a uma caixa de 5. E ninguém se queixava do fosso.
Para juntar ao tópico, o Punto Evo de 95cv lá de casa aproxima-se dos 17500km sem soluços.
Poucos quilómetros e ainda pouco relevante.
Mas o GPunto de 75cv que o meu irmão usa no seu trabalho já passou dos 200 000km sem problemas a apontar.
E pelo que tenho lido e visto o pequeno 1.3Mjet, pelo menos os que são da Fiat, têm-se revelado bastante fiáveis.
Pena que não sejam unidades muito interessantes de usar ou ouvir. O Evo de 95cv é bastante "áspero" em utilização. É como se necessitasse de umas limadelas nas peças móveis ou um lubrificante mais pujante para suavizar tudo. Felizmente o Evo traz insonorização superior ao GrandPunto e ainda bem que deus lembrou-se de inventar o auto-radio![]()