Carrinhas e Monovolumes ...
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Título: Carrinhas e Monovolumes ...

  1. #1
    v7
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    Por Defeito Carrinhas e Monovolumes ...

    tenho vindo a achar que uma parte dos monovolumes se tem aproximado das mais tradicionais carrinhas - mais baixos e com um ar mais dinâmico, como são exemplo os ford C e S max

    Por outro lado as tradicionais carrinhas estão cada vez mais altas como são o exemplo da peugeot 307 e 308 e mais versáteis.

    Em vossa opinião o que faz com que se opte por uma coisa ou outra ?

    aqui pelo fórum acho que as carrinhas são muito mais populares do que os monovolumes.

    Quais acham que são as vantagens de um e de outro formato ?


  2. #2
    Zix
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    Por Defeito

    Pq nas carrinhas o pessoal quer mais espaço, entao toca a crescer para as familias nao sufocarem. Até porque uma carrinha não tem mais espaço que o carro equivalente e a mala pouco ou nada a mais leva.

    Os monovolumes parecem um ovo e nao eram mto bonitos, por isso toca a baixá los e dar um ar mais dinamico, ou seja mais carrinha, porque espaço já tinham algum.

    É um bocado esquizofrénico.
    Última edição por Zix : 17-06-08 às 18:23:39

  3. #3
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    Por Defeito

    Nunca gostei muito de monovolumes, são muito grandes e é mais dificil estacionar e têm maiores consumos. Prefiro uma "SW".

  4. #4
    v7
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    Citação Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
    Nunca gostei muito de monovolumes, são muito grandes e é mais dificil estacionar e têm maiores consumos. Prefiro uma "SW".
    O comprimento não é necessariamente maior ....

  5. #5
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    Por Defeito

    Tivemos cá em casa um C-Max e fiquei fã. Por pouco dinheiro tinha-se ali uma coisa muito interessante, com muito equipamento e uma distribuição interessante do espaço.

    Mas como já disse, a tendência nos automóveis é proporcionar cada vez mais versatilidade aos seus ocupantes.

  6. #6
    Banido Martins dos Frangos's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
    Nunca gostei muito de monovolumes, são muito grandes e é mais dificil estacionar e têm maiores consumos. Prefiro uma "SW".
    Normalmente acontece o contrário, sendo que os monovolumes são mais pequenos para o mesmo espaço interior.
    Última edição por Martins dos Frangos : 17-06-08 às 18:31:52

  7. #7
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    As monovolume são geralmente mais espaçosas, caras, mais gastadoras de combustível, pneus, seguro, etc. Também menos interessantes do ponto de vista dinâmico devido ao seu peso tipicamente mais elevado.

    Contudo, apesar do peso, geralmente mexem-se bem à custa de consumo um pouco mais elevado.

    Se o espaço adicional faz falta, são uma boa opção, na minha opinião, mais eficiente que os SUV. Se o espaço adicional não fizer falta, as carrinhas convencionais saem mais baratas a todos os níveis.

    Michael

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    As monovolume são geralmente mais espaçosas, caras, mais gastadoras de combustível, pneus, seguro, etc. Também menos interessantes do ponto de vista dinâmico devido ao seu peso tipicamente mais elevado.

    Contudo, apesar do peso, geralmente mexem-se bem à custa de consumo um pouco mais elevado.

    Se o espaço adicional faz falta, são uma boa opção, na minha opinião, mais eficiente que os SUV. Se o espaço adicional não fizer falta, as carrinhas convencionais saem mais baratas a todos os níveis.

    Michael
    até fizeste um bom resumo. Mas não estou seguro que os monovolumes sejam mais caros.

    Há também diferenças de imagem ....

  9. #9
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    Por Defeito

    Acho que as Sw se aproximam mais da condução de uma berlina normal, já as monovolume tradicionais têm uma condução não digo tipo furgão porque esse tempo já lá vai, mas diferente das berlinas normais...
    Normalmente as monovolumes priveligiam o espaço para os ocupantes, enquanto as Sw fazem um compromisso, entre espaço para ocupantes e bagagem, embora muitas ofereçam menos bagageira que muitas berlinas...
    Já passei por este dilema, entre a Scénic e a Mégane Break, na altura o factor de desmpate foi a posição de condução e a mala maior da break.
    Acho que as monovolumes são volumosas demais para o que preciso, mas em viagem em AE têm um conforto bastante superior...

  10. #10
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    Adoro o conceito monovolume.
    Sempre gostei da pioneira, a Espace, até do Twingo e do Modus. Gosto bastante da Scenic. A S-Max....

    As carrinhas tentam aproveitar ao máximo todas as funcionalidades de um automóvel, mas os monovolumes incrementam ainda mais esse conceito.

    Por mim creio que seja o tipo de automóvel familiar do futuro.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    até fizeste um bom resumo. Mas não estou seguro que os monovolumes sejam mais caros.

    Há também diferenças de imagem ....

    Nesse ponto já tás a ir para interesses de marcas...


    No meu ver, hj em dia qdo se tem filhos precisa-se de mto mais espaço, onde tem de ser por cadeirinhas até aos ñ sei qtos anos... carrinhos... e mais a tralha habitual.

    Como se sabe, cada vez mais as pessoas começam a apreciar o espaço para se mover dentro do veículo, é quase a paranoia anti-sufucante (ou como queiram chamar).

    Entao os monovolumes ficam mais "carrinha" para atrair mais gente e as carrinhas ficam mais monovolume, para poderem ter o mais espaço desejado.

    Por incrível q parece já é mto pco comum usar-se uma berline ou 1 carro compacto qdo se tem filhos... por família existe já sempre 1 carrinha ou 1 monovolume...


    Já ñ se ve aqueles unos ou "127etes" com 6 pessoas, carregados de tralhas a arrujar pelo chão, numa viagem até ao Norte ou até ao Algarve...

  12. #12
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    Eu acho que as carrinhas são um bom compromisso entre a dinâmica de um carro e o espaço e versatilidade acrescida. São mais úteis e nunca chegam a perder as maiores qualidades que o carro base tem, excelentes exemplos disso são as Mercedes Classe C e A4 Avants.
    Por outro lado, um monovolume compromete a dinâmica de um carro porque simplesmente nunca foi um carro, não consegue ser desportiva e têm um look mais tosco, onde o que é prezado é o espaço e muitas vezes o preço, e nunca o prazer de condução e o próprio prazer em possuir tal veículo.

    É só a minha opinião.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    As monovolume são geralmente mais espaçosas, caras, mais gastadoras de combustível, pneus, seguro, etc. Também menos interessantes do ponto de vista dinâmico devido ao seu peso tipicamente mais elevado.

    Contudo, apesar do peso, geralmente mexem-se bem à custa de consumo um pouco mais elevado.

    Se o espaço adicional faz falta, são uma boa opção, na minha opinião, mais eficiente que os SUV. Se o espaço adicional não fizer falta, as carrinhas convencionais saem mais baratas a todos os níveis.

    Michael

    Megane Break VS Megane Scenic (1.5 DCI / 105 CV - Dynamique S, ambos)

    Preço: 26150 / 26150
    Consumos: 4,7/4,1/5,8 / 4,7/4,1/5,8
    Emissões: 124 g/Km / 124 g/Km
    Vel. Máx: 184 Km/H / 184 Km/H
    Ac. 0 - 100 Km/H: 11,8 seg. / 11,8 seg.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Zix Ver Post
    Pq nas carrinhas o pessoal quer mais espaço, entao toca a crescer para as familias nao sufocarem. Até porque uma carrinha não tem mais espaço que o carro equivalente e a mala pouco ou nada a mais leva.

    Os monovolumes parecem um ovo e nao eram mto bonitos, por isso toca a baixá los e dar um ar mais dinamico, ou seja mais carrinha, porque espaço já tinham algum.

    É um bocado esquizofrénico.
    Depende da carrinha. Se estiveres a falar do segmento D ainda concordo contigo. Regra geral a capacidade da mala é semelhante entre sedan e break e o espaço também. Salva-se a versatilidade.

    Se falares do segmento C onde os 3 volumes pouco vendem em Portugal, as carrinhas face aos hatchs tem uma mala bem maior e em alguns casos até são mais espaçosas atrás que o hatch equivalente. Dou como exemplos as Peugeots 307 e 308, a Megane, a Astra etc....

    Eu escolhi uma carrinha face a um monovolume porque ainda não me vejo a conduzir um. Ainda andei uns dias com uma Zafira para ver se me habituava mas sentia-me estranho lá dentro.

  15. #15
    v7
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Depende da carrinha. Se estiveres a falar do segmento D ainda concordo contigo. Regra geral a capacidade da mala é semelhante entre sedan e break e o espaço também. Salva-se a versatilidade.

    Se falares do segmento C onde os 3 volumes pouco vendem em Portugal, as carrinhas face aos hatchs tem uma mala bem maior e em alguns casos até são mais espaçosas atrás que o hatch equivalente. Dou como exemplos as Peugeots 307 e 308, a Megane, a Astra etc....

    Eu escolhi uma carrinha face a um monovolume porque ainda não me vejo a conduzir um. Ainda andei uns dias com uma Zafira para ver se me habituava mas sentia-me estranho lá dentro.
    Um citro monovolume é muito mais jovem e modernaço que a generalidade das carrinhas

  16. #16
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    A principal diferença acho que está no espaço, e na sensação que este proporciona.
    Enquanto que nas carrinhas o habitáculo é igual ao da berlina que lhe dá origem, nos monovolumes o espaço, sobretudo em altura é maior, tal como os espaços de arrumação, etc ... e isso dá uma sensação de "liberdade de movimentos" bem maior, e aparenta ser mais confortável.
    Veja-se, uma carrinha Megane e uma Scenic, pertencendo ambos à mesma gama/modelo. O Scenic é bem mais "arejado" interiormente que a Megane break, e julgo que essa seja a principal diferença na opção. Embora também os monovolumes permitam por vezes ter mais que cinco lugares, o que não fácil encontrar numa break.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    até fizeste um bom resumo. Mas não estou seguro que os monovolumes sejam mais caros.

    Há também diferenças de imagem ....
    Depende do segmento da carrinha, evidentemente.

    ...fui atrás das 307 e 308 mencionadas no primeiro post do tópico.

    Michael

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
    Megane Break VS Megane Scenic (1.5 DCI / 105 CV - Dynamique S, ambos)

    Preço: 26150 / 26150
    Consumos: 4,7/4,1/5,8 / 4,7/4,1/5,8
    Emissões: 124 g/Km / 124 g/Km
    Vel. Máx: 184 Km/H / 184 Km/H
    Ac. 0 - 100 Km/H: 11,8 seg. / 11,8 seg.
    A Grand Scenic até pode ser um monovolume.
    A Scenic normal, comparável à Megane break, nem pensar!
    Até um Fiat Bravo tem a mesma capacidade de mala de uma Scenic e nem sequer estamos a falar de uma carrinha.

    Michael

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    A Grand Scenic até pode ser um monovolume.
    A Scenic normal, comparável à Megane break, nem pensar!
    Até um Fiat Bravo tem a mesma capacidade de mala de uma Scenic e nem sequer estamos a falar de uma carrinha.

    Michael
    Mas como alguém disse se calhar nos monovolumes enfatiza-se mais o espaço para as pessoas do que para as bagagens

  20. #20
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    Começo por dizer que não acho piada nenhuma aos monovolume e nunca compraria nenhum.

    No entanto eles têm algumas vantagens (e desvantagens).

    Na empresa existem alguns xsara picasso e de facto são carros que disponibilizam mais espaço para pessoas (a posição das pernas é mais vertical, sobrando mais espaço) e têm um espaço para bagagem apreciável, com uma altura excelente que permite meter muita tralha.

    Quando os lugares traseiros não fazem falta, podem levar cargas significativas, porque têm um bom comprimento aliado a uma excelente altura.

    Depois têm a posição de condução elevada, que tantas pessoas gostam, levam confortávelmente 5 pessoas e têm uma enorme visibilidade.

    Julgo que nestes campos são melhores do que qualquer carrinha.

    Eu pessoalmente não aprecio porque tem uma dinâmica menos apurada (não são maus, mas falta ali menos altura), desperdiçam combustível e performances face a uma carrinha mais baixa e imagino sempre um indivíduo que anda com a sogra e o cão atrás, daí a escolha.

    As carrinhas têm vindo a ficar mais altas, mas isso é transversal à maioria dos carros. Mesmo os 3 volumes estão a ficar mais altos do que eram há uns anos atrás.

  21. #21
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    Só algo que me esqueci de referir, que é as opções.

    Um colega meu saiu de uma xsara picasso para uma focus carrinha, apenas porque não encontrou nenhum monovolume que gostasse por aqueles valores, por isso penso que o preço é um dos factores decisivos na escolha das carrinhas.

    Mas tenho visto que todos os meus colegas que têm monovolumes ficaram rendidos, só eu é que não quero um nem com molho de tomate.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Começo por dizer que não acho piada nenhuma aos monovolume e nunca compraria nenhum.

    No entanto eles têm algumas vantagens (e desvantagens).

    Na empresa existem alguns xsara picasso e de facto são carros que disponibilizam mais espaço para pessoas (a posição das pernas é mais vertical, sobrando mais espaço) e têm um espaço para bagagem apreciável, com uma altura excelente que permite meter muita tralha.

    Quando os lugares traseiros não fazem falta, podem levar cargas significativas, porque têm um bom comprimento aliado a uma excelente altura.

    Depois têm a posição de condução elevada, que tantas pessoas gostam, levam confortávelmente 5 pessoas e têm uma enorme visibilidade.

    Julgo que nestes campos são melhores do que qualquer carrinha.

    Eu pessoalmente não aprecio porque tem uma dinâmica menos apurada (não são maus, mas falta ali menos altura), desperdiçam combustível e performances face a uma carrinha mais baixa e imagino sempre um indivíduo que anda com a sogra e o cão atrás, daí a escolha.

    As carrinhas têm vindo a ficar mais altas, mas isso é transversal à maioria dos carros. Mesmo os 3 volumes estão a ficar mais altos do que eram há uns anos atrás.
    A tua apreciação é coerente com a que já tinhas manifestado em relação aos SUVs (percebe-se que toleras melhor os monovolumes ).

    Já em relação à sogra e cão .... acho que é discutível que os monovolumes não tenham uma imagem mais jovem prática e irreverente do que as mais conservadoras carrinhas.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    A tua apreciação é coerente com a que já tinhas manifestado em relação aos SUVs (percebe-se que toleras melhor os monovolumes ).

    Já em relação à sogra e cão .... acho que é discutível que os monovolumes não tenham uma imagem mais jovem prática e irreverente do que as mais conservadoras carrinhas.
    Sim, isto é altamente subjectivo, são imagens que por algum motivo criamos na nossa cabeça.

    Nem se trata de tolerar melhor os monovolumes, trata-se de serem normalmente mais baratos do que os SUV, logo as comparações são menos drásticas.
    Ou seja, um C4 Picasso será comparável em termos de preço a um Focus bem equipado mas com o mesmo motor (um pouco mais caro).
    Falamos em mais um litro aos 100, perde um pouco nas recuperações, acelerações, etc, mas não ao nível de um Q7 vs A6 com o mesmo motor.

    Digamos que as bases de comparação são diferentes.

    Se não fosse este aspecto, até preferia de longe um Qashqai do que um C4 Picasso.

  24. #24
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    Quando colocamos a hipótese de vir outro carro pensamos

    em algo como um 307 SW 1.6 hdi (confesso que gosto bastante desta

    carrinha) mas quando fomos confrontados com o preço de uma versão 1.6

    hdi, esquecemos completamente a Peugeot e semelhantes

    e optamos por mais espaço, mais motor (2.0 143cv 360nm) pelo mesmo preço.


    O 1.6 seria mais poupado o que para as voltas familiares de

    domingueiro chega perfeitamente mas quando se anda com 7

    pessoas no carro e se quer ultrapassar é bom saber que há ali qualquer

    coisa. Pronto, ou quando se vai sózinho .


    Para além disso, as restantes propostas não recolheram apoio

    ao contrário da 5 que não sendo perfeita, como exemplo peca nos

    materiais, é bem engraçada (comportamento, design, motor, etc.).



    Cpts e Viagens Seguras.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    A Grand Scenic até pode ser um monovolume.
    A Scenic normal, comparável à Megane break, nem pensar!
    Até um Fiat Bravo tem a mesma capacidade de mala de uma Scenic e nem sequer estamos a falar de uma carrinha.
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  26. #26
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    Eu posso dizer que as carrinhas são uma solução impecável quando se pretende mais espaço, entenda-se espaço para pernas e mala, em relação ao um carro.

    Mas se tiverem uma família numerosa, esqueçam, tem mesmo de ser monovolumes.

    Eu há pouco andava a ver carrinhas para substituir o meu Astra, mas já nem penso nisso, agora só posso ver monovolumes.

    É que a família vai aumentar muito e não cabem 3 cadeirinhas num banco de uma carrinha.

    Daqui a uns tempinhos vou fazer um comparativo aos monovolumes que por aí andam.

  27. #27
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    Parece-me que a tendência se pode resumir a algo como:

    - Monovolume: Espaço e Versatilidade
    - SW: "Berlina maior". Para quem precisa/ quer um pouco mais de espaço mas que não está diposto a compromissos no que na dinâmica diz respeito.

    Claro que se criarem monovolumes com bom desempenho dinâmico, lá se vai a minha teoria por água abaixo.

  28. #28
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    Ah, e gosto mais de SW's. Até acho que esteticamente muitas funcionam melhor que as berlinas que lhes deram origem.

  29. #29
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    odeio monovolumes

    e carrinhas... gosto de poucas!

  30. #30
    v7
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    Citação Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
    Eu posso dizer que as carrinhas são uma solução impecável quando se pretende mais espaço, entenda-se espaço para pernas e mala, em relação ao um carro.

    Mas se tiverem uma família numerosa, esqueçam, tem mesmo de ser monovolumes.

    Eu há pouco andava a ver carrinhas para substituir o meu Astra, mas já nem penso nisso, agora só posso ver monovolumes.

    É que a família vai aumentar muito e não cabem 3 cadeirinhas num banco de uma carrinha.

    Daqui a uns tempinhos vou fazer um comparativo aos monovolumes que por aí andam.
    Pois .... teremos problemas parecidos

    Mas há algumas soluções interessantes e que não comprometem muito a dinâmica

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