BMW 320d - Caixa automática ou manual ?
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Título: BMW 320d - Caixa automática ou manual ?

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Question BMW 320d - Caixa automática ou manual ?

    Sugestões agradecem-se...
    Nunca tive nenhum automóvel com caixa automática, mas conduzi o Prius de uma amiga (muito gira por sinal...) e gostei bastante... da caixa, isto é!


  2. #2
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Por Defeito

    A caixa automática é agradável e uma pessoa habitua-se num instante, sendo sempre mais confortável.

    No entanto tira bastante sensações, principalmente em curva, onde a caixa não consegue adivinhar que vais entrar numa curva e podes entrar num gancho na mudança mais longa.

    Depois, salvo algumas excepções aumenta-te o consumo.

    Mas o principal motivo pelo qual eu não recomendo caixas auto é que a par da sua menor fiabilidade, se tens o azar de ter problemas quase não tens ninguém em portugal que saiba reparar este tipo de caixas, dando origem a reparações de preço elevadíssimo (substituição integral da caixa).

  3. #3
    Piloto Lendário JGTB's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Rotativo Ver Post
    Sugestões agradecem-se...
    Nunca tive nenhum automóvel com caixa automática, mas conduzi o Prius de uma amiga (muito gira por sinal...) e gostei bastante... da caixa, isto é!
    Quando ando de carro com amigas boas, fico logo a gostar do carro, mesmo que seja um Tata!
    Rafael1993 gosta disto.

  4. #4
    Banido Fresh_Fruit's Avatar
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    De que ano ?

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Quando ando de carro com amigas boas, fico logo a gostar do carro, mesmo que seja um Tata!
    Mas olha que nesses casos, a cx automatica dá bastante jeito.

    Deixa uma mão livre para outras coisas

  6. #6
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    A questao é que o Prius pode ser diferente de um 320 com cauxa auto. Tenta experimentar.

    A partida a cauxa auto tem vantagens quando nao estas para te chatear muito e queres é ir de um lugar para o outro com o minimo de incmodo, a caixa manual é para quando queres tirar algum partido e potenciar as pacidades do carro e queres ser mais interveniente no que ele faz.

  7. #7
    Piloto de Testes Pininfarina's Avatar
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    A caixa auto do BMW é muito boa, o único problema é que não é compatível com o sistema Start and Stop. Ou seja, o auto gasta bastante mais, principalmente em cidade. É uma questão de ponderação.

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia strangletmuh's Avatar
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    sinceramente eu vou pra manual nao por ser bota de elastico e racing etc. as caixas actuais sao quase todas baseadas em tecnologia antiga excpto as DSG etc. a bmw tem uma nova caixa nos modelos m3 que acaba por gastar menos do que uma manual, mas as automaticas normais gastam todas mais e sao menos interessantes de guiar. agora... se uma pessoa previligiar conforto em deterimento dakeles 0.5L/100 a mais uma manual é o indicado.
    eu pessoalmente n me chateio muito de meter mudanças e iria pra manual, é mais barato, gasta menos e da menos chatiçes a longo prazo.

    os novos bmws ate têm a indicaçao da melhor mudança a ter no momento, nas caixas manuais e ha sempre o start stop que poupas uns centilitros de gasoleo

  9. #9
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    se for automática equivalente à dsg da audi, como agora tem no novo M3, pode ser; senão escolhe manual. mais barato, menos consumo, mais rápido, menos chatices, menos tempo de espera

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Post
    se for automática equivalente à dsg da audi, como agora tem no novo M3, pode ser; senão escolhe manual. mais barato, menos consumo, mais rápido, menos chatices, menos tempo de espera
    Então nem sabes que caixa tem, nem se é boa ou má, e dizes para ele não escolher se não for de dupla embraiagem?
    É uma auto normal...Mas já conduziste? Ou a 7G Tronic da mercedes? É que são caixas excelentes e muito rápidas e suaves, não são só as de dupla embraiagem que são boas...Digo isto mas até escolhia a manual.

  11. #11
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    A caixa do prius é de variação contínua, logo diferente da que o bmw utiliza. Embora não saiba bem quais as diferenças práticas entre uma caixa auto comum e uma de variação contínua em termos de condução/utilização mas devem ter algumas.

  12. #12
    Mik
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    Citação Originalmente Colocado por Rotativo Ver Post
    Sugestões agradecem-se...
    Nunca tive nenhum automóvel com caixa automática, mas conduzi o Prius de uma amiga (muito gira por sinal...) e gostei bastante... da caixa, isto é!
    Caixa automática é sempre preferível.
    É menos um pedal a chatear. No trânsito são uma maravilha.

    Se a a caixa for do tipo sequencial, melhor ainda, porque dá para escolher entre utilização manual, ou automática, sempre sem necessidade de utilização do 'terceiro pedal'.
    Estas últimas são habitualmente mais económicas, porque a gestão da caixa é feita pelo computador de acordo com o binário do motor.

    Michael

  13. #13
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    Não gosto muito de caixa automática, é uma seca. Na maior parte dos casos, aumenta o consumo, e tira a diversão de conduzir, a não ser que seja no modo sequencial. Isto é a minha opinião, claro

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
    A caixa do prius é de variação contínua, logo diferente da que o bmw utiliza. Embora não saiba bem quais as diferenças práticas entre uma caixa auto comum e uma de variação contínua em termos de condução/utilização mas devem ter algumas.
    Têm bastantes, essas é que são uma seca...Tecnicamente, essas caixas nem sequer têm velocidades (por isso é que são de variação contínua), são como as aceleras, não se ouve (porque não existem) as mudanças a entrar.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por strangletmuh Ver Post
    sinceramente eu vou pra manual nao por ser bota de elastico e racing etc. as caixas actuais sao quase todas baseadas em tecnologia antiga excpto as DSG etc.
    Completamente desactualizado / desinformado no que toca a caixas automáticas...

    O carro que tens no avatar, com a nova caixa pilotada (com modo totalmente auto) gasta menos que o de caixa convencional...

    E pasme-se, não é um BMW...

  16. #16
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    Têm bastantes, essas é que são uma seca...Tecnicamente, essas caixas nem sequer têm velocidades (por isso é que são de variação contínua), são como as aceleras, não se ouve (porque não existem) as mudanças a entrar.
    Sim, eu na teoria sei em que consiste, na prática não sei é se as diferenças de condução serão assim tantas. E o user como conduziu um com caixa de variação contínua (prius) pode ser é que goste da caixa de variação contínua e não das automáticas comuns mas isso já sou eu a divagar pois não sei em termos de condução quais as diferenças. Mas se for este o caso (o user gostar da caixa de variação contínua) não há muita escolha no mercado... E na bmw é que não existe mesmo.

  17. #17
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    O que acho curioso, é algumas descrições de cxs. automáticas de modelos desportivos com 400 a 500 cv para se justificar o contra.

    Deixem-se disso...

    No 320d é uma muito boa opção.

    Foi pena eu não ter seguido os conelhos de quem sabe.

  18. #18
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    diria que para quem anda muito tempo no transito, é "obrigatório" ter caixa auto.

  19. #19
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    Não conheço ninguém que já tenha tido um carro sem pedal de embraiagem, preferir caixas manuais. Mesmo os que gostam de condução mais desportiva (onde eu me incluo).

    Michael

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
    Então nem sabes que caixa tem, nem se é boa ou má, e dizes para ele não escolher se não for de dupla embraiagem?
    É uma auto normal...Mas já conduziste? Ou a 7G Tronic da mercedes? É que são caixas excelentes e muito rápidas e suaves, não são só as de dupla embraiagem que são boas...Digo isto mas até escolhia a manual.

    é que da dsg só dizem maravilhas, além de menos consumo e mais rapidez, as outras é ao contrário...e tar a pagar 400 ou 500 contos por uma coisa pior, só por ser perguiçoso, porque dá muito trabalho empurrar a alavanca prá frente/trás/lado, e carregar num pedal, acho que é deitar dinheiro fora

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    Não conheço ninguém que já tenha tido um carro sem pedal de embraiagem, preferir caixas manuais. Mesmo os que gostam de condução mais desportiva (onde eu me incluo).

    Michael
    Podemos marcar um café para teres a tua excepção que confirma a regra.
    Um 190 2.5 e um E220 (W211).

  22. #22
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    Já conduzi manual e automático... A minha escolha? Automático.
    Por várias razões, suavidade, conforto, facilidade de utilização, etc, podia continuar por aqui fora mas há mais um argumento que tenho de dar, a caixa manual dos "novos" 320d não é propriamente um primor... Está bem escalonada, disso não duvidem, mas achei que era um bocado rija demais e difícil de engrenar certas mudanças, especialmente a 2ª. Conduzi duas unidades diferentes e achei isso em ambas.

    O unico senão da cx. auto são os consumos superiores em cerca de 1l face à cx. manual, por não ter o start-stop, e a diferença aumenta quantos mais km se fizerem em cidade.

    De qualquer maneira, e como já disse, a minha escolha era a automática.

  23. #23
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    Qual é o BMW ?!?!? de que ano ?

    Caixas auto é assim pelo que sei, sao muito comodas para quem nao quer se chatear a meter mudanças e em cidade sao o ideal mas depois na altura de controlares o carro é ele que te controla a ti mas é uma questao de habito porque inclusivamente há hipotese de fazer a tal travagem do motor com a caixa é preciso é de saber como....heheh

    Depois em termos de fiabilidade segundo sei em PT nao há especialistas em caixas auto (julgo haver 1 ou outro curioso mas nao mais do que isso) logo se avariar podes ter o azar de ir uma caixa inteira....e regra geral sao 5000 euros......e por vezes nem é a caixa propriamente dita, sao as transmissoes....etc etc...

    em Espanha tens n marmanjos que mexem nessas caixas, e fica muito mais em conta! Dependendo do problema mas pode ficar-te por metade do preço ou pouco mais.....até podes enviar a caixa que eles fazem o resto!


    Quanto à manutenção segundo a BMW é para toda a vida o oleo....mas segundo leio por ai anda muita gente a dar-lhe com a manutenção de x em x kms para nao haver azares pq o preço compensa e vale a pena nao arriscar.....segundo sei de 60000 em 60000 mais coisa menos coisa podes mudar o oleo da caixa que a coisa vai-se aguentando...mas é como tudo...

    Eu pessoalmente ando a fugir das auto.....pq nao gosto de azares desses e porque tb nao é o meu estilo......é uma questao de opção e ponderar o risco!

  24. #24
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    é dos novos... o 320d

  25. #25
    Mik
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    Citação Originalmente Colocado por btc530d Ver Post
    Caixas auto é assim pelo que sei, sao muito comodas para quem nao quer se chatear a meter mudanças e em cidade sao o ideal mas depois na altura de controlares o carro é ele que te controla a ti mas é uma questao de habito porque inclusivamente há hipotese de fazer a tal travagem do motor com a caixa é preciso é de saber como....heheh
    Travar com o motor nos dias de hoje, com os carros de hoje, é mais mania (que eu também tenho) do que eficiência.
    Numa travagem de emergência a fundo num automóvel, está provado que usar a caixa, pode alargar a distância de travagem.
    Numa travagem dita normal, usar o motor para evitar que as rodas patinem não é necessário porque a electrónica faz isso com mais eficácia.

    Quanto à fiabilidade, no caso das caixas automáticas esta está provada há anos. No caso das novas tecnologias, as caixas são afinal manuais, com embraiagem e de automático só têm o robot e a electrónica que o controla. ...e têm a vantagem de poder ser usadas exactamente como as manuais.
    Só não me pronuncio relativamente às CVT (variação contínua), porque não conheço muitos exemplo, desconheço se já provaram fiabilidade ou não (excepto no Toyota Prius no qual nunca ouvi uma única ocorrêncial relativamente à caixa).

    Michael

  26. #26
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    Travar com o motor nos dias de hoje, com os carros de hoje, é mais mania (que eu também tenho) do que eficiência.
    Numa travagem de emergência a fundo num automóvel, está provado que usar a caixa, pode alargar a distância de travagem.
    Numa travagem dita normal, usar o motor para evitar que as rodas patinem não é necessário porque a electrónica faz isso com mais eficácia.

    Quanto à fiabilidade, no caso das caixas automáticas esta está provada há anos. No caso das novas tecnologias, as caixas são afinal manuais, com embraiagem e de automático só têm o robot e a electrónica que o controla. ...e têm a vantagem de poder ser usadas exactamente como as manuais.
    Só não me pronuncio relativamente às CVT (variação contínua), porque não conheço muitos exemplo, desconheço se já provaram fiabilidade ou não (excepto no Toyota Prius no qual nunca ouvi uma única ocorrêncial relativamente à caixa).

    Michael
    Conheço alguns formadores de condução defensiva que já testaram esse mito com medições, e dizem que gastam mais metros quando reduzem, todos eles. Mas temos muitos racers que quando vêem a morte à frente lembram-se de reduzir 6 mudanças em 5 segundos de travagem

  27. #27
    Piloto de Troféu C3soul's Avatar
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    Se eu andasse mairiotáriamente em cidade, ia pra cx auto, aquilo no transito deve ser uma maravilha

    Mas como não ando, e prezo aquele litrinho a menos da manual para além do prazer de condução, e ainda mais o facto de em portugal ninguem se atrever a mexer em caixas auto, prefiro uma manual.

  28. #28
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    Automática, quando queres travar com o motor ou reduzir para entrar numa curva podes sempre fazê-lo!

  29. #29
    Piloto de Troféu edununo's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Mik Ver Post
    Travar com o motor nos dias de hoje, com os carros de hoje, é mais mania (que eu também tenho) do que eficiência.
    Numa travagem de emergência a fundo num automóvel, está provado que usar a caixa, pode alargar a distância de travagem.
    Numa travagem dita normal, usar o motor para evitar que as rodas patinem não é necessário porque a electrónica faz isso com mais eficácia.

    Quanto à fiabilidade, no caso das caixas automáticas esta está provada há anos. No caso das novas tecnologias, as caixas são afinal manuais, com embraiagem e de automático só têm o robot e a electrónica que o controla. ...e têm a vantagem de poder ser usadas exactamente como as manuais.
    Só não me pronuncio relativamente às CVT (variação contínua), porque não conheço muitos exemplo, desconheço se já provaram fiabilidade ou não (excepto no Toyota Prius no qual nunca ouvi uma única ocorrêncial relativamente à caixa).

    Michael
    Não sei se o colega estaria a falar nesse sentido mas sim no de usar o efeito travão/motor numa descida prolongada evitando o uso constante do pedal do travão minorando o aquecimento dos travões.

    A caixa do prius não é CVT "normal" com polies. Usa um sistema diferente. Engrenagens planetárias.

    http://www.km77.com/marcas/toyota/20...ecnica/t02.asp

  30. #30
    Gii
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    Por Defeito

    Boas!
    Acho que no 320d, havendo a disponibilidade para pagar o extra que representa a cx aut., esta se afigura como um excelente opção.
    Rápida, suave, disfarça a menor disponibilidade que este tipo de motores tem até às 1500/1700 rpm.
    Não é por ser um carro com cx. automática que deixa de se ter prazer de condução.. quando se quer apurar um pouco mais o andamento, sem usar exclusivamente o pé dto.. é só passar para o modo sequencial. O maior incoveniente é mesmo o preço e o 1l a mais.
    Alguma da relutância face às cx. aut. penso ficar-se a dever à inexperiência com as mesmas, visto que para tirar o melhor partido do carro é necessário alguma prática e habituação.

    cumps

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