Acabou por ser uma escolha acertada.![]()
|
|||||
Acabou por ser uma escolha acertada.![]()
mas ninguém queria um suv a sério. é na minha opiniãpo dos carros mais indicados porque é um carro que é mais alto que um carro normal e tem uma estabilidade tão boa ou melhor que um carro baixo. é um carro igual aos outros mas uns centimetros mais alto o que acaba por fazer muita diferença em muitos aspectos da condução. por exemplo acabei agora de fazer um percurso de meia hora por lisboa, ali na praça de espanha apanhei numa curva e de repende um GRANDE lençol de água, passei a 30km/h depois de fazer uma bruta travagem e o carro passou como se não tivesse lá nada. não acredito que um carro normal reagisse daquela maneira. são estes pequenos pormenores, e uma pequena deferença de altura pode fazer uma grande diferença na prática. o carro curva muito mas mesmo muito bem, impressiona pela estabilidade fantástico. é o que me impressiona mais no carro.
Boas!
Em relação à cor, o meu pai optou pelo cinza escuro, não sei se é o cinza panela que voçês chamam... Deve ser. Vou justificar tal opção tomada pelo meu pai. Sem dúvida que se veêm muitos cinzas escuros neste modelo, mas também sem dúvida que é uma cor que acenta muito bem no carro. Tem as vantagens de se notar pouca sujidade, etc... Mas também japonês, sim, japonês, é que esta versão corolla vai passar a ser Sul Africana, portanto quem ler o tópico e estiver a pensar comprar o carro que compre rápido, ou fica com um Sul Africano e não japonês, como é o nosso futuro. E ainda para o cinza escuro o tempo de espera foi de uma semana, para o azul, que foi igualmente ponderado, seria mais longa, e, com isso, arriscavamo-nos a ficar com um carro sul africano.
Em relação a certos comentários sobre o carro deixar entrar água e encravar nas linhas dos electricos, espero que sejam ironias... Até porque o carro não vai andar em estradas deformadas, é raro entrar na baixa lisboeta, para aí vai-se de transporte público porque senão para estacionar é um caso sério... Quando muito anda pela 2ª circular, Cril, A5 ou marginal, estradas essas que estão aceitáveis, tirando tampas de esgoto completamente desniveldas na marginal no concelho de Lisboa, porque no do oeiras ou Cascais isso já não acontece...
Ainda outros 2 motivos que pesaram na opção pelo toyota foi a lista de espera ( 1 semana para o corolla; 6 meses para o qashqai ) e a valorização que deram ao velhote ( 2000€ na toyota; 1250€ na Nissan ).
Quando tiver o carro escreverei no Diário de bordo para falar dele.
Cumprimentos.
eu não disse que o corolla não passsa nos empedrados ou que deixa entrar água, eu respondi foi a esses que começaram a gozar, o qashqai passa pelos obstáculos do dia a dia com muito mais facilidade que qualquer carro "normal". em relação ao corolla desejo-te todas as felicidades do mundo!
Isso é o que tu pensas e o que eu pensava... no cinza hematite tambem se nota a sujidade e vai ficando mate com o pó. Pior que isso é que é uma côr em que se notam muito os traços de lama/pó/chuva e dá a sensação que o carro tem riscos (para-choques, portas, etc)... já várias vezes eu e passageiros fomos com o dedo à chapa para ver onde raio tinham riscado o carro.. e afinal era só sujidade...
Eu sei isso porque comprei um cinza hematite no inicio do ano. O cinza panela tambem já enjoa... e o preto nao é muito mais original.. .só se vê estas 3 cores agora. Mesmo assim, se fosse hoje se calhar comprava preto ou qualquer coisa diferente tipo o esverdeado...
De qq maneira o CH é um tom que fica muito bem quando o carro está lavado e polido... fica melhor que o preto...
o prbl, neste e noutros modelos de diversas marcas, é que, no caso de o comprador querer um carro de cor clara, as escolhas ficam mto limitadas..
mtos teem pcas cores disponiveis, e mm os q teem mais, sao na sua maioria cores escuras.. sendo assim, quem quer carros claros, tera de se virar para o sempre presente cinzento claro..
enfim, n se entende mto bem mas pronto
É só pessoal com a gravata demasiado apertada, fica logo tudo "ai coisinho não me toques, vê lá".Lamento que não tenham entendido alguns dos presentes, olha, fiquem-se os anéis.
Lamento desiludir-te, mas o Qashqai não tem qualquer qualidade extra que lhe permita ter melhor comportamento na passagem de um lençol de água.
A coisa que mais influencia a passagem em lençóis de água é a qualidade e largura dos pneus.
Claro que nestes casos o factor psicológico conta muito, principalmente aquele do "eu comprei X, logo X é muito mais melhor bom".
Nitrofurano, já andaste num Qashqai?
Estamos a falar em estrada, não em TT.
E sim, um jipe ou SUV ou pseudo-SUV a passar lençois de água a velocidade moderada em estrada é pior do que um automóvel normal.
Não é preciso muito para chegar à conclusão de que a altura ao solo aumenta o centro de gravidade e, por consequência a transferência de massas quando há desvios na trajectória. Esta transferência de massas leva a que o pneu tenha mais carga lateral e perca a aderência com mais facilidade, e que seja mais difícil recuperar após ter perdido aderência.
então pra próxima quando estiver a chover tenho que pedir emprestado ao meu vizinho o 106, aquilo como quase raspa no chão de tão baixo que é deve ser uma maravilha para passar em leçois de água.
isso da estabilidade é nos jipes à antiga. A engenharia tem destas coisas, um Qashqai apesar da altura curva tão bem ou melhor que quase todos os carros normais que eu já conduzi. tem mais estabilidade em curva que qualquer concorrente "normal".
Então, vá lá, não vale a pena uma flame war...
Uma mais ou menos elevada altura ao solo tem consequências, tanto benéficas como malignas, penso eu. Não percebo nada de mecânica e não pretendo confrontar ninguém sobre tal, pois só argumento e afirmo lago quando tenho a certeza. Mas um carro com uma maior altura ao solo não perde aerodinamismo? Mas por outro lado pode circular em pisos menos confortáveis.
Não sei, apenas suponho...
Cumprimentos.
Penso que aqui a questão não era o carro entrar em aquaplaning, porque pelo que me apercebi a passagem do lençol de água até foi a velocidade reduzida, mas sem em relação á altura da água (30cm), e aí sou sincero até eu preferia passar com um Nissan QQ, do que um carro normal como o meu.
Engraçado, neste e em outros tantos tópicos nota-se que o qashqai tem uma relação amor/ódio com os demais... vá-se lá perceber.
Pelo que li, desde o 1º posto que o MadMaxPT revelou uma maior inclinação para o toyota, decidiram-se pelo toyota, parabéns e bons km's.
Curiosamente nestes últimos tempos vi tudo o q era carro e acabei por encomendar um qashqai... vá-se lá perceber.
Se todos gostassem do amarelo :-)
Não se trata de conduzir ou não.
Não nego que tenha bom comportamento, e melhor do que outros carros. Agora de certeza que não o tem melhor do que um carro normal com a mesma solução de suspensão, pelos motivos que já citei...
E sim, já conduzi, e sei que é muito diferente dos jipes antigos (afinal ainda tenho um pajero, que na época era dos que tinha melhor comportamento em estrada). Mas não chega à segurança de comportamento dos carros actuais ditos "normais".
E também passava com grande confiança nos grandes lençóis de água, com tracção às 4 ligada. Até que um dia correu mal...
epa a serio, tu não sabes mesmo o que dizes. então um carro leve como uno quem diz uno diz outro qualquer tem menos probabilidade de entrar em aquaplaning que um qashqai? Sabes o que é aquaplaning? é o carro simplesmente perder contacto com a estrada e ficar suspenso em na água. ou seja um carro pesado como o qashqai e com uns pneus em excelentes condições tem muito menos probabilidade de entrar em aquaplaning que um carro mais leve como um uno. e tu foste logo falar do uno, olha que já conduzi esse carro à chuva e aquilo até em recta é muito, mas muito perigoso. jurei para nunca mais. o carro simplesmente fugia e era muito dificil manter o volante na posição central. foste logo escolher talvez o pior carro para conduzir à chuva que existe![]()
A expressão superfície de contacto/resistência á água, conjugada com os pneus diminutos do Uno diz-te alguma coisa?
Melhor ainda. Calçado com uns ténis, dá um salto para cima de uma poça de água com 10cm de profundidade e depois faz o mesmo, mas com uma prancha de snowboard e com uma mochila de calhaus ás costas e depois diz-me o que acontece.![]()
Última edição por Vanquish : 18-04-08 às 22:43:06