Quanto gasta um carro ao ralenti? litros/hora
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Título: Quanto gasta um carro ao ralenti? litros/hora

  1. #1
    Piloto de Testes pirucas's Avatar
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    Por Defeito Quanto gasta um carro ao ralenti? litros/hora

    nunca tinha pensado nisso, mas há dias entrei para o carro a falar ao telemóvel e liguei o carro, mas estive parado mais de meia hora a falar e só depois arranquei. durante esse tempo todo, o carro esteve a trabalhar e a gastar gasóleo.
    fiz a viagem que costumo fazer de seguida, cerca de 35 kms em estrada cheia de curvas, onde costumo andar devagar e faço médias de 4,5lt/100km e o consumo dessa vez, em condições de condução normais foi de quase 6,5lt/100km, quer isso dizer que a meia hora ao telefone "custou" o aumento da média.

    fiz umas contas por alto e concluí que gastei nessa meia hora o equivalente a 0,7 litros de gasóleo (valor por alto e sem grande preocupação de rigor). será isto correcto? se gastei 0,7 em meia hora, teria gasto 1,5 +- em uma hora?
    será este o consumo médio por hora?

    o carro é um Ibiza TDI 130.


  2. #2
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    Eu tenho um corsa GTC 1.2 e o CB marca 0.5/0.6 litros/hora com o carro parado...

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por piruças Ver Post
    nunca tinha pensado nisso, mas há dias entrei para o carro a falar ao telemóvel e liguei o carro, mas estive parado mais de meia hora a falar e só depois arranquei. durante esse tempo todo, o carro esteve a trabalhar e a gastar gasóleo.
    fiz a viagem que costumo fazer de seguida, cerca de 35 kms em estrada cheia de curvas, onde costumo andar devagar e faço médias de 4,5lt/100km e o consumo dessa vez, em condições de condução normais foi de quase 6,5lt/100km, quer isso dizer que a meia hora ao telefone "custou" o aumento da média.

    fiz umas contas por alto e concluí que gastei nessa meia hora o equivalente a 0,7 litros de gasóleo (valor por alto e sem grande preocupação de rigor). será isto correcto? se gastei 0,7 em meia hora, teria gasto 1,5 +- em uma hora?
    será este o consumo médio por hora?

    o carro é um Ibiza TDI 130.



    Ora seja bem reaparecido.O meu "Ibiza com mala" e com a mesma motorização acusa igualmente 0,6/0,7 h.Com ac ligado 0.9.




    Saludos

  4. #4
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    O meu ibiza tdi 130 diz no CB cerca de 0.7l/hora, tal como o teu também deve dizer

  5. #5
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    pelo autodata, em generalidade um carro gasta 0,8l/h

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
    pelo autodata, em generalidade um carro gasta 0,8l/h
    onde viste isso?

  7. #7
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    0,5L/100

    no TDI 100.

  8. #8
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por X-Flies Ver Post
    onde viste isso?
    No Autodata...

  9. #9
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    sim, mas estava a perguntar em que opção do autodata... aquilo tem milhentas cenas...
    Última edição por XFlies : 15-02-08 às 12:56:57

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por piruças Ver Post
    nunca tinha pensado nisso, mas há dias entrei para o carro a falar ao telemóvel e liguei o carro, mas estive parado mais de meia hora a falar e só depois arranquei. durante esse tempo todo, o carro esteve a trabalhar e a gastar gasóleo.
    Admiro a tua inteligência. O planeta agradece.

  11. #11
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    Não responde directamente à pergunta, mas as marcas com sistemas start-stop (primeiro a Citroën com o C3 1.4, agora a BMW com o Mini) alegam redução no consumo até 10% se o motor se "calar" quando o veículo está imóvel.

    Vai daí, comecei a fazer o meu próprio start-stop em semáforos demorados.




    EDIT: Eh lá, deixei os testes e passei ao troféu
    Última edição por RAD : 15-02-08 às 09:46:46 Razão: Post 5000

  12. #12
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    LOL o meu gasta 0

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    LOL o meu gasta 0
    Deve ser, deve...

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    Deve ser, deve...
    tens duvidas ? , deve ser por não ser bmw

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    tens duvidas ? , deve ser por não ser bmw
    É especial, querem ver?

    Mas tudo bem, não vou nem tentar convencer-te do contrário.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    É especial, querem ver?

    Mas tudo bem, não vou nem tentar convencer-te do contrário.
    Não tens como convencer , desculpa, acontece que ainda antes do c3 ter visto a luz do dia já o civic ima fazia auto-stop, e no caso do HCH não só faz auto-stop, como em desaceleração o vtec fecha completamente as valvulas de admissão e escape, resultado não usas relanti

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    É especial, querem ver?

    Mas tudo bem, não vou nem tentar convencer-te do contrário.
    É um hibrido

  18. #18
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    No meu Astra 1.9 CDTI o consumo ao ralenti é de 0,4 / 0,5 l por hora.
    RMVC

  19. #19
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    Tá mal, escusavam de me sonegar informação para me darem baile.

    (esqueci-me que o Civic também já tinha start-stop, sorry)
    Última edição por RAD : 15-02-08 às 12:57:59

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por RPM Ver Post
    Admiro a tua inteligência. O planeta agradece.
    Se calhar aproveitou para ir aquecendo o motor

    Caso contrário ainda partia um turbo por acelarar "a frio" e chamavam-lhe azelha

  21. #21
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    1.7cdti - 0.3/0.4/0.5lt/100

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    Não tens como convencer , desculpa, acontece que ainda antes do c3 ter visto a luz do dia já o civic ima fazia auto-stop, e no caso do HCH não só faz auto-stop, como em desaceleração o vtec fecha completamente as valvulas de admissão e escape, resultado não usas relanti
    Tens a certeza disto ?

    Por um lado, qualquer carro dos últimos anos em desaceleração não injecta combustível (desde os tempos do carburador). Aí o hibrido não tem nada de novo.

    Depois para as válvulas fecharem completamente só se o motor estiver parado. Acho estranho que seja de outro modo.

  23. #23
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    Esse motor no Ibiza 6L PD130 em consumo instantanio consome entre 0.9 a 0.7 litros por hora marcados no CB dependendo da temperatura do motor, portanto é perfeitamente normal esses valores.

    Ele so corta o sistema de debito de gasoleo com o carro em andamento com o selector engatado e sem tocar no acelarador.

  24. #24
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    O meu Corsa 1.3 CDTI é 0,4-0,5.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
    1.7cdti - 0.3/0.4/0.5lt/100
    Exacto, a média é ali pelos 0,4L/h.
    Isto com o motor quentinho e sem nenhuma outra fonte de consumo ligada.

  26. #26
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    A minha mini-mota se ficar com ela em "ponto morto" , gasta o deposito todo

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    tens duvidas ? , deve ser por não ser bmw
    Complexo de inferioridade estranho. Giro como certas marcas são sempre trazidas à baila nos tópicos mais inusitados.

    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Tens a certeza disto ?

    Por um lado, qualquer carro dos últimos anos em desaceleração não injecta combustível (desde os tempos do carburador). Aí o hibrido não tem nada de novo.

    Depois para as válvulas fecharem completamente só se o motor estiver parado. Acho estranho que seja de outro modo.
    Não tentes discutir esses assuntos com a malta dos híbridos. Eu tentei, outros tentaram e... é uma estrada muuuuuuuuito comprida, acredita.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    Tá mal, escusavam de me sonegar informação para me darem baile.

    (esqueci-me que o Civic também já tinha start-stop, sorry)
    Assim como, por exemplo, o VW Lupo 3litros.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Tens a certeza disto ?

    Por um lado, qualquer carro dos últimos anos em desaceleração não injecta combustível (desde os tempos do carburador). Aí o hibrido não tem nada de novo.

    Depois para as válvulas fecharem completamente só se o motor estiver parado. Acho estranho que seja de outro modo.
    exacto, o motor funciona normalmente (mecanicamente falando) mas sem (ou quase sem) combustível...

    ou seja, entra e saiu ar sem haver detonação...

    e isso quase todos os carros a injecção fazem...

  30. #30
    Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
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    Não tens como convencer , desculpa, acontece que ainda antes do c3 ter visto a luz do dia já o civic ima fazia auto-stop, e no caso do HCH não só faz auto-stop, como em desaceleração o vtec fecha completamente as valvulas de admissão e escape, resultado não usas relanti
    Isso não faz, faz é o mesmo que todos os carros de injecção multiponto fazem, deixam de injectar combustível e o motor roda "livremente".

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