Argumentos anti-cinto de segurança
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 34

Título: Argumentos anti-cinto de segurança

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Argumentos anti-cinto de segurança

Num fórum americano discutia-se a obrigatoriedade do uso do capacete e a conversa chegou ao equivalente automobilistico, o cinto de segurança. Para além da típica posição americana de acharem que deve ser uma decisão de cada um por se tratar de riscos individuais, há mesmo quem defenda que a utilização do cinto acarreta mais risco que a sua não utilização!

Vejam estes links:

http://www.barvennon.com/seatbelt.html

http://www.seatbeltchoice.com/

http://www.karenselick.com/CL0104.html

Eu uso sempre o cinto, e obrigo toda a gente que viaja no meu carro a fazê-lo, mas parece-me, à primeira vista porque ainda não li tudo com atenção, que há aqui argumentos que fazem pensar. O que acham?

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Já foi provado que o uso de cinto em ALGUMAS situações pode ter consequencias piores do que ir sem cinto.

Mas isso é em casos esporádicos e de baixa gravidade.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Conheço um caso de um acidente grave em que duas pessoas que iam sem cinto safaram-se e a pessoa que ia com cinto morreu...

Pq as pessoas foram cuspidas pelo vidro no embate, enquanto a pessoa com cinto ficou esmagada dentro do carro.

Piloto de Testes antoniop's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Isso já foi sobejamente discutido e parece-me que não há dúvidas de que o balanço pende para o lado das vantagens.
    Embora hajam reconhecidamente acidentes em que o cinto pode ser prejudicial, na esmagadora maioria é benéfico.

Um abraço.

Banido
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Ainda so li o primeiro link, mas a teoria de que quando nos sentimos mais seguros com o cinto, temos menos cuidado...nao sei se é plausivel. Se eu que costumo usar sempre cinto, e me sinto solto quando nao o coloco, se por qualquer motivo de avaria deste,nao o pudesse colocar, aí ate compreendo andar com mais cuidado.
    Agora, um individuo que nunca usa cinto, para ele ja é um acto normal. É quase como as vezes dizerem que os carros agora vem equipados com ESP, entao o pessoal ja anda a entrar c os carros de lado, porque afinal tem ESP. É aceitavel que isso possa realmente estar a acontecer relativamente aos cintos..mas mesmo assim nunca dependemos apenas de nos proprios, como tal o cinto é aconselhavel.

Banido
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Conheço um caso de um acidente grave em que duas pessoas que iam sem cinto safaram-se e a pessoa que ia com cinto morreu...

Pq as pessoas foram cuspidas pelo vidro no embate, enquanto a pessoa com cinto ficou esmagada dentro do carro.
    Quando tirei a carta, estava na aula teorica, de codigo, e a prof que dava estava muito atrasada. Entao veio o dono da escola de conduçao dar a aula, e ele é uma autentica "malha". Ele ate começou logo por dizer "primeiro de tudo, vou-vos aconselhar a nao usarem cinto!" :D Numa escola de conduçao!

Mas depois la teve a explicar que teve um acidente a alta velocidade e capotou, so que o corpo dele foi parar a aprte de tras do carro, e pelos vistos a parte da frente do havbitaculo ficou retorcida, e ele salvou-se por ter ido cuspido para tras. Mas sao mesmo casos de excepçao..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

e concordam com a multa do cinto? sim não? porquê?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

pois. o povo lembra.se sempre "daquele acidente do fulano tal, em q se fose com cinto morria"

msa esquecem.s dos milhares de pequenos acidentes q ha todos os dias, em q as pessoas nao têm nada pq iam com cinto, mas caso nao o tivessem tinha ficado la..

tentem bater em algo a 30kmh sem cinto.. depois mostrem como ficou o peito e a cabeça... se aind estivrem ca..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

e claro q concordo com as multas..

sao os meus impostos q vao pagar a reforma de invalidez ao parvo q ia sem cinto

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Póvoa de Varzim ou Almada... é de dias! :)

Por Defeito

Numa altura em que tanta gente (?) se preocupa (?) com a pouca exigência dos testes EuroNcap e que pretende ver o número de estrelinhas aumentar para 6 ou até para 7, tentem imaginar um qualquer desses testes mas na vida real e sem que os ocupantes fizessem uso do cinto de segurança. Qualquer um dos ocupantes.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

tinha posto ca ontem sobre o uso de n usar o cinto

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=77518

Piloto de Rallye Jbranco's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por mario_renato

e claro q concordo com as multas..

Não necessáriamente porque o "parvo q ia sem cinto" pode também pagar impostos e até pode pagar muito mais que tu. ;)

Parece-me óbvio que as vantagens do uso do cinto são em maior número que os seus inconvenientes. Sou por isso a favor do uso do cinto mas contra a obrigatoriedade. Contrariamente à ingestão de álcool, que por pôr em risco a vida de terceiros justifica a proibição, julgo que o uso do cinto nos adultos devia ser deixado ao critério de cada um.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003
    aqui e ali, em todo o lado e em lado nenhum

Por Defeito

o facto de ser uma decisao pessoal e os danos serem apenas para o própio utilizador é um falso argumento porque no caso de ser por exemplo um passageiro do banco de trás... pode muito bem matar os ocupantes dos bancos dianteiros em caso de choque sem cinto.

acho uma estupidez, até vamos mais comodos com cintos...

Banido
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Eu sou de opinião que os ocupantes do veiculo devem usar cinto de segurança,com excepção do condutor.Eu concretizo com isto,os outros ocupantes em caso de acidente a unica coisa que os pode segurar é o cinto o condutor vai agarrado ao volante já tem aí um bom apoio,é para mim a unica discordância que tenho.O ocupante que vai ao lado do condutor,se não levar cinto e o veiculo tiver airbag,é morte certa,devido ao facto de a cabeça da pessoa, só poder entrar em contacto com o airbag na fase esvaziamento,e não na fase de enchimento,porque a pancada é tão violenta na cara da pessoa que lhe parte o pescoço em 2 segundos.Vejo muitas vezes condutores muito próximo do volante o que o torna em caso de acidente em caso fatal.Distãncia minima 25cm do airbag(Volante).

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Precisamente! Já tive um acidente a uns 50km/h com cinto e nem senti nada. Não fiquei marcado, nem com dores... nada de nada.

Se não o levasse o mais certo era ter mandado uma valente marretada no voltante/para-brisas!

pois. o povo lembra.se sempre "daquele acidente do fulano tal, em q se fose com cinto morria"

msa esquecem.s dos milhares de pequenos acidentes q ha todos os dias, em q as pessoas nao têm nada pq iam com cinto, mas caso nao o tivessem tinha ficado la..

tentem bater em algo a 30kmh sem cinto.. depois mostrem como ficou o peito e a cabeça... se aind estivrem ca..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Dinis

condutor vai agarrado ao volante já tem aí um bom apoio,é para mim a unica discordância que tenho.
    Tas a gozar nao tas?

sabes qual é a força q terias de ter para segurar um corpo de 80 kg a 50kmh?

F=M*A

a= se o carro parar em 0.1seg / 138 m/s^2

M = 80kg

F = 80 * 138 =110 400 newtons

em kilos terias de aguentar com 1.104 Kg..

qdo agarrares numa tonelada avisa ;)

ps: o 12º ja foi ha uns tempos.. se estiver errado avisem

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Dinis

Eu sou de opinião que os ocupantes do veiculo devem usar cinto de segurança,com excepção do condutor.Eu concretizo com isto,os outros ocupantes em caso de acidente a unica coisa que os pode segurar é o cinto o condutor vai agarrado ao volante já tem aí um bom apoio,é para mim a unica discordância que tenho.O ocupante que vai ao lado do condutor,se não levar cinto e o veiculo tiver airbag,é morte certa,devido ao facto de a cabeça da pessoa, só poder entrar em contacto com o airbag na fase esvaziamento,e não na fase de enchimento,porque a pancada é tão violenta na cara da pessoa que lhe parte o pescoço em 2 segundos.Vejo muitas vezes condutores muito próximo do volante o que o torna em caso de acidente em caso fatal.Distãncia minima 25cm do airbag(Volante).
    tás-te a esquecer de n situaçoes em que o facto de o condutor ir agarrado ao volante nao lhe serve de muito... embates laterais, capotamento, etc...

Piloto de Testes bricardo's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Eu uso sempre, aliás já foi muito util em 2 acidentes bastante graves, quase só chapa, num deles se não fosse também a grade divisoria (comercial), não sei não, embora um colega tenha falecido por não usar cinto ter sido cuspido do carro e o carro o ter "atropelado", claro que também existem casos de que é cuspido se safe.

Quanto as multas acho bem pois não seria muito agradavel entrar alguém pelo meu para-brisas, como não sabemos quando vamos ter um acidente nem como vai ser, eu vou continuar a usar, seja obrigatorio ou não.

Se não sonhei penso que um senhor faleceu "devido" ao airbag pois ia com um cachimbo na boca e após um embate pequeno o airbag empurrou o cachimbo e faleceu.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Parece-me mais ou menos claro que o cinto pode ser prejudicial em determinadas situações.
    Aquilo que também julgava claro e admira-me a estupidez de alguns (ou talvez não), é que em muitas mais situações o uso de cinto salva vidos ou impede danos fisicos maiores.
    O uso de cinto sempre, atrás, à frente, em autocarros, F1s, aviões, etc......

imported_Luís Dias
    Guest

Por Defeito

Eu ca uso sempre cinto e obrigo os restantes ocupantes a por o cinto, não quero ser responsavel por alguma coisa grave que lhes aconteça por irem sem cinto...

Piloto Veterano 3com's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Os únicos anti cintos de segurança que conheço são todos barrigudos, vamos lá saber porquê :D LOL :D

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

pois, e nao é caso unico.

o que ha que considerar é que o cinto tras tantas vantagens que elas superam largamente as desvantagens!
    as situaçoes onde nao ter cinto é o ideal sao rarissimas...

continuo a achar que é um sistema de protecçao pessoal, cada condutor que decida se quer usar ou nao! pode-se aconcelhar, mas acho a obrigaçao ridicula.

citação:sao os meus impostos q vao pagar a reforma de invalidez ao parvo q ia sem cinto
    so que isso nao é bem assim. todos pagam impostos. se fosse assim, terias que pensar em TODOS os casos onde ha alguma semelhança.
    caso dos suicidios falhados por exemplo...ha muitos!

Lsk
    Lsk está offline
    Piloto de Testes Lsk's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Eu não me dou a conduzir sem sinto (nem o carro me deixa), parece que falta qualquer coisa. Dá-me uma sensação de insegurança, apesar de ser psicológico.

Sem sinto só mesmo para fazer manobras. Tirar e colocar o carro na garagem, afasta-lo para poder passar outro... e mesmo assim prefiro por o cinto só para não ouvir o Beep Beep agudo que o carro faz enquanto não o colocar.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Bem, aqui vamos nós:

1.Os condutores de transporte de mercadorias que fazem cargas e descargas "metro sim, metro não" tem que andar com cinto? É complicado.[)][)]
    2.Em circunstancias normais, penso que o uso do cinto é "quase só" benefico. Claro que em alguns casos há excepções (como já aqui indicaram).

PS: Aqui em casa num carro de 89 (Golf II) quase nunca andava com cinto, va-se lá saber porque. Hoje tenho um carro na teoria mais segura e meto sempre, basicamente porque quando o ligo tem lá o sinalzinho do cinto.[8][8][8]

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

continuo a achar que é um sistema de protecçao pessoal, cada condutor que decida se quer usar ou nao! pode-se aconcelhar, mas acho a obrigaçao ridicula.
    e no caso de o condutor "esmagar" algum dos outros ocupantes do veículo continua a ser sistema de protecçao pessoal? será que a obrigaçao nao faz sentido?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

pode-se aconcelhar, mas acho a obrigaçao ridicula.

citação:sao os meus impostos q vao pagar a reforma de invalidez ao parvo q ia sem cinto
    so que isso nao é bem assim. todos pagam impostos. se fosse assim, terias que pensar em TODOS os casos onde ha alguma semelhança.
    Explica la entao pq é ridiculo obrigar os condutores a usar o cinto..

Tenta usar argumentos validos, em q nao estjas a gozar com ninguem...

E qto aos impostos,

Pensando so no valor monetario de uma vida..

um puto desde q nasce ate aos 22 anos, so consome €€.. Cada ano d educaçao, de saude, de tudo e mais alguma coisa, custou mtos milares de €€

Euros esses q o pais espera recuperar qdo a pessoa se tornar adulta e produza algo ate aos 60-70 anos..

Faz la as contas e ve qto custa ao pais cada pesoa q morre ou fica incapacitada para trabalhar...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Originalmente colocada por Eliselotus

pode-se aconcelhar, mas acho a obrigaçao ridicula.

Explica la entao pq é ridiculo obrigar os condutores a usar o cinto..

Tenta usar argumentos validos, em q nao estjas a gozar com ninguem...

E qto aos impostos,

Pensando so no valor monetario de uma vida..

um puto desde q nasce ate aos 22 anos, so consome €€.. Cada ano d educaçao, de saude, de tudo e mais alguma coisa, custou mtos milhares de €€

Euros esses q o país espera recuperar qdo a pessoa se tornar adulta e produza algo ate aos 60-70 anos..

Faz la as contas e ve qto custa ao pais cada pesoa q morre ou fica incapacitada para trabalhar...

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

vcs esquecem-se que o estado paga custos de saúde... se fosse liberdade pessoal usar o cinto, estes custos aumentariam!!! :D

Agora mais a sério, é dever do estado proteger os cidadãos, mesmo que seja contra a vontade destes. Daí que seja possível forçar uma pessoa a abandonar uma zona que esteja em perigo de desastre natural (inundações p.ex.). Claro que na prática podemos encontrar muitos exemplos em que isto não acontece, mas parece-me que o cinto deve ser naturalmente obrigatorio uma vez que é um exemplo gritante em que os beneficios compensam largamente os inconvenientes. Acho mal que p.ex. os taxistas possam não usar cinto. O que é que eles fazem que impeça utilização de cinto?

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Não sei como é que há pessoas que conseguem conduzir sem cinto. Sinto-me mais confortável com cinto do que sem cinto.

Piloto de Troféu Papi's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

nem tenho paciencia para ler uma coisa sobre uma discusão tão parva. parece uma senhora que quando eu andava a tirar a carta dizia que era bem melhor andar sem cinto de segurança porque em caso de acidente podia sair mais depressa do carro! ela nao se lembrou que sem o cinto provavelmente já estava morta ou toda partidinha... [8][8]

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.