[Test-Drive] Peugeot 308 1.6 HDI Sport
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Título: [Test-Drive] Peugeot 308 1.6 HDI Sport

  1. #1
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    Por Defeito [Test-Drive] Peugeot 308 1.6 HDI Sport

    Como ja estava prometido, hoje foi o dia de tomar contacto com o mais recente membro da familia leonina :P Ja o tinha visto ao vivo mas nunca tinha tido a oportunidade de o conduzir.

    As novas linhas da Peugeot podem nao agradar a toda a gente, principalmente o grande sorriso com aparelho, mas confesso k adoro a estetica do 308.. Ao vivo e ainda mais bonito que nas fotos. A frente tem um ar agressivo e desportivo com o grande[enorme] simbolo do leao em destaque, e a traseira tem um formato diferente. No inicio o formato da bagageira faz lembrar um pouco um Renault Megane suavizado e as aplicacoes no para-choques traseiro remetem-nos para o 407 Coupe.

    O acesso ao interior e facil e nao exige grande esforco ja que as portas sao grandes e os bancos estao numa posicao elevada. O para-brisas esta la para a frente [se calhar ate demasiado] que, em conjunto com o tejadilho panoramico em vidro, proporcionam uma sensacao de espaco muito boa. De facto nao e apenas sensacao ja que o espaco e real mesmo atras. A frente uma pessoa com 1,77m e atras dela outra com 1,84m e nao faltou espaco para qualquer uma delas. Obviamente que com o banco da frente todo chegado atras e impossivel uma pessoa mais alta ir no banco traseiro, mas para isso acontecer e necessario k quem vai a frente seja mesmo alto ou va todo esticado lol. Um dos factos que contribui para a boa habitalidade, nomeadamente atras sao os ja referidos bancos elevados em relacao ao piso do carro. Desta forma os joelhos nao sao obrigados a flectir em demasia e as pernas formam um angulo de quase 90 graus tornando as viagens mais comodas A bagageira com 348 litros encontra-se na media do segmento e o acesso e facil.

    Ainda no interior, e excluindo os ja mais que batidos parafusos a vista e o tal bocadinho de chapa visivel do interior, a consola apresenta boa construcao e grande qualidade na maior parte dos plasticos. A aplicacao cromada na consola central deixou-me no entanto algumas duvidas quanto a sua resistencia aos riscos, sendo que no entanto e de qualidade superior a de alguns rivais do mesmo segmento. O que parece destoar e a aplicacao plastica do fundo da consola central que tem nitidamente uma qualidade inferior ao restante habitaculo.

    Ja sentado ao volante, a posicao de conducao encontra-se muito facilmente e os comandos estao todos ali a mao de semear. Os comandos do AC que me deixaram apreensivo na primeira vez que os vi em fotos sao de facto bem mais agradaveis a vista do que pareciam e sao de facil utilizacao. Os espelhos de grande dimensao contribuem para uma boa visibilidade e pelo facto de se encontrarem presos a porta e nao ao pilar A, reduzem o angulo morto nesta direccao. A ampla superficie vidrada contribui para uma boa visibilidade, havendo no entanto dois aspectos a considerar. O enorme para-brisas que contribui para a sensacao de espaco e luminosidade no habitaculo acaba por prejudicar um pouco as manobras para a frente.. so mm esticando um bocado o pescoco se acaba por conseguir ver uma nesga do capot e onde termina nem ve-lo... acaba por ser uma questao de habito e de intuicao..
    Junto do espelho retrovisor encontramos um pequeno visor com a configuracao dos lugares do carro e o alerta para a nao colocao do cinto em todos os lugares. Ja o comando da cortina electrica, encontra-se junto do travao de mao e quando accionado a experiencia dentro do carro transfigura-se.. Fica muito mais luminoso sem no entanto incomodar. Uma luminosidade filtrada e agradavel

    Chega a hora da conducao propriamente dita. O motor 1.6 HDi e bastante linear e progressivo. A entrada do turbo faz-se sentir mais no ponteiro da velocidade e do conta rotacoes que em "kick" no habitaculo. Mesmo desde baixas rotacoes consegue imprimir bom ritmo quer em aceleracao quer em recuperacao. Nao fosse o conta-rotacoes ter o redline marcado tao cedo e talvez ate nem dissesse que se tratava de um motor turbodiesel ;) Ainda cheguei a casa a pensar.. sera k conduzi mesmo um 1.6 HDi? :\ A boa insonorizacao da conta do ruido e sem olharmos para o velocimetro nem damos conta da velocidade.
    O conforto esta a um bom nivel, e outra coisa nao seria de esperar de um carro frances. No entanto isto nao afecta o comportamento. Numa conducao normal o carro segura-se bem e transmite confianca. A direccao podia ser ligeiramente mais pesada para ficar a meu gosto, mas segue-se pelas normas actuais onde todas as DA's andam a ficar mais leves para facilitar as manobras. No entanto em AE a direccao mantem-se firme e nao ha aquela sensacao de leveza perigosa ;)

    No final pode-se dizer que o 308 e um carro equilibrado, a um preco justo e ja com um bom equipamento e que nao tenho duvidas em dizer k sera mais um sucesso da Peugeot ;)

    A FAVOR:
    -Estetica
    -Motor
    -Tejadilho Panoramico
    - Espaco

    CONTRA:
    - Plastico inferior da Consola
    - Visibilidade para a frente em manobras
    - Parafusos a vista [esta tinha k ser :P]


    Aproveito tambem para agradecer ao Wildchild por me ter aturado e ja agora ao concessionario Victor Guimaraes e Filhos por ter cedido o carro para o test-drive


  2. #2
    Piloto de Fórmula 1 PeugeotSales's Avatar
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    Por Defeito

    Sim senhor...já li tudo...

    Espera lá, mas hoje é feriado....foste hoje fazer o test drive ?
    Última edição por PeugeotSales : 05-10-07 às 21:48:51

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia robertomp's Avatar
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    mt boa descrição. Subscrevo tudo à excepção do vendedor que, no meu caso nao foi o wild_child .

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
    Sim senhor...já li tudo...

    Espera lá, mas hoje é feriado....foste hoje fazer o test drive ?
    Fui :P

    aquele concessionario na para

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
    Sim senhor...já li tudo...

    Espera lá, mas hoje é feriado....foste hoje fazer o test drive ?

    É para veres que eles querem vender

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    É para veres que eles querem vender
    E perder o render da guarda com o Cavaco Silva ? Isso é que era bom

  7. #7
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    Muito completa e interessante a descriçao....

    Parafusos a vista onde?

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por HotHatch Ver Post
    Muito completa e interessante a descriçao....

    Parafusos a vista onde?
    na porta

    vai ao topico da apresentacao do 308.. estao la algumas picardias muito engracadas pra rir um bocado

    a foto da discordia:


  9. #9
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    Nisso foram murcoes, bem que podiam ter metido umas borrachas a tapar os parafusos, ao vivo da uma noçao diferente tb da ar estranho o limite dos cortes irem ate ao fim da forra parece que da um ar fragil nesse ponto de vista. Depois de meter as maos e fechar as portas tem muito mais robustes que aquela que se percebe de inicio. Acho que as portas ate deviam bater mais discretamente faz mt buumm ja parece um ibizas 90´ com um estrondo e duvido que fosse por grande qualidade...essa teoria do bater das portas forte é mais mito que outra coisa.

    tb so faz impressao quando se abre a porta e das primeiras vezes que se olha para o carro analisar pk depois de nos habituarmos quem olha para essa zona?

  10. #10
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    Gostei de ler o teste.

    E isso dos parafusos até é muito bom. Imaginem estraga-se qualquer coisa. E uma pessoa leva o carro a qualquer lado para arranjar...assim em vez de estar tapado e/ou escondido, e alguém andar a "escarafunchar" os plásticos do carro, é só lá por a chave e desapertar.

  11. #11
    Banido Jorge_M's Avatar
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    Os parafusos aí nem são criticáveis. Isso fechado não se vê, senão tinhamos também de criticar os parafusos da fechadura que também se vêem com a porta aberta.

    Antes dois parafusos naquele sítio do que uma sinfonia de barulhos por causa de fixações frágeis.

  12. #12
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    A questão dos parafusos na porta é irrelevante. Fui ver o carro na quinta e fiquei mt mais aborrecido com os pedaços de chapa q se vêm no rebordo dos vidros das portas traseiras, acho q não teria custado nada à marca meter uma película como tem o 407. Claro q tb não custa nada fazer isso em casa depois de ter o carro

    A dianteira era o q esperava, agressiva e menos estranha ao vivo q em fotos, mas tinha a sensação q era mais comprida do q é na realidade. A traseira desiludiu-me no rebordo do pára-choques, q dá um aspecto estranho visto de alguns ângulos, mas no geral gostei do arranjo, agressivo como se esperava de um Pug mas com um toque original.

    Gostei bastante do interior, o desenho encontra-se entre os melhores do segmento e o espaço pareceu bastante bom, muito luminoso e desafogado, dá prazer estar ali dentro. Os bancos pareceram excelentes, e os traseiros são realmente confortáveis.

    Só q acho q a generalidade das marcas devia adoptar uma política de maior homogeneidade nos materiais interiores em vez de arriscar tudo nos do topo da consola e ter plásticos com toque áspero e reles nas zonas inferiores do tablier e portas, pois o contraste entre ambos materiais é enorme. Algo com superfície rubber-touch.

    Outra crítica q tenho a fazer é aos comandos da climatização. Se em termos de aspecto são fenomenais, os botões dentro da roda central são pequenos para os meus dedos . Mas têm um bom toque, ao contrário da reles e ordinária roda para definir a velocidade da ventoinha q decidiram meter no 407.

    Estaticamente parece-me um excelente produto q se situa no topo dos generalistas do segmento. Só falta fazer um test-drive

  13. #13
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    Por Defeito

    O 308 poderá ser um excelente carro. Mas a nível de visual, na minha opinião, está muito pior que o 307.

    Até os actuais Focus ou Golf são mais elegantes.
    Francamente feio em fotos, e ao vivo. Em termos de qualidade aparente, também está nuns furos abaixo do topo do segmento.

    So falta mesmo conduzir...

    PS: o meu antigo Fiesta Tecnho de 99 tinha menos parafusos a vista...

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
    Um dos factos que contribui para a boa habitalidade, nomeadamente atras sao os ja referidos bancos elevados em relacao ao piso do carro. Desta forma os joelhos nao sao obrigados a flectir em demasia e as pernas formam um angulo de quase 90 graus tornando as viagens mais comodas

    È precisamente ao contrário, quanto mais altos são os bancos, mais flectidos, "dobrados", vão os joelhos. Ou seja, as pernas fazem um ângulo mais próximo dos 90º o que isto para mim é pior pois massacra mais os joelhos em viagens longas.

    Prefiro de longe a posição baixa, tipo BMW série 3 (E46, não o novo) em que as pernas vão mais esticadas com os bancos mais baixos, tirando assim a pressão dos joelhos.

  15. #15
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    Eu uma das coisas que noto, e após andar com o carro há uns dias, é que o motor/caixa é mais agradavel que no 307. Aqui numa rotunda junto ao stand que fica a meio de uma subida eu era sempre obrigado a passar de terceira para segunda para sair da rotunda...com o 308 já não....

    Para já não se nota tanto o turbo a entrar ( era uma das coisas que me faziam gostar mais do de 90cv que o de 110cv ), o carro é mais suave e como ele têm mais força em baixas que no 307 já estou a gostar mais desde 110cv...

    E uma coisa boa que têm, o 307 vibrava demasiado o motor ao ligar...este não transmite isso ao habitaculo.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
    È precisamente ao contrário, quanto mais altos são os bancos, mais flectidos, "dobrados", vão os joelhos. Ou seja, as pernas fazem um ângulo mais próximo dos 90º o que isto para mim é pior pois massacra mais os joelhos em viagens longas.

    Prefiro de longe a posição baixa, tipo BMW série 3 (E46, não o novo) em que as pernas vão mais esticadas com os bancos mais baixos, tirando assim a pressão dos joelhos.
    mas eu estou a falar nos bancos de tras onde regra geral nao tens espaco para esticar as pernas.. a frente e claro k prefiro posicoes mais baixas e ir com as pernas esticadas para a frente.. mas atras regra geral sinto-me mais confortavel em carros em que o angulo seja proximo dos 90.. nao necessita de tanto espaco ate ao branco da frente para haver a minima liberdade de movimentos.. nos carros com o banco traseiro mais baixo , acabo por ir com os joelhos todos dobrados, e geralmente encostados ao banco da frente por nao haver espaco. isso torna-se,IMO muito mais massador

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Edge Ver Post
    Os bancos pareceram excelentes, e os traseiros são realmente confortáveis.
    Boas.
    Por acaso uma coisa que me deceptionou foram os bancos dianteiros. Acho que regrediram face aos do 307, pelo menos em relação aos do XSI (o meu caso). Os do 307 tinham um suporte lateral excelente. Os do 308 permitem alguma deriva do corpo.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
    txii
    ainda não tinha visto isto

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
    txii
    ainda não tinha visto isto

    e pronto..vai comecar tudo outra vez

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
    e pronto..vai comecar tudo outra vez


    É que aquilo não tem mal nenhum! Com a porta fechada não se vê, e ao menos é uma fixação sólida. Antes 2 parafusos que um monte de ruídos.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post


    É que aquilo não tem mal nenhum! Com a porta fechada não se vê, e ao menos é uma fixação sólida. Antes 2 parafusos que um monte de ruídos.

    la esta

    e que a partir do momento em que se comecam a embirrar com estes pequenos pormenores e sinal que o carro e tao bom k ja nao tem muito por onde reclamar

    se os materiais do tablier fossem maus, se estivesse mal construido, acho k nao iam implicar com os parafusos

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
    la esta

    e que a partir do momento em que se comecam a embirrar com estes pequenos pormenores e sinal que o carro e tao bom k ja nao tem muito por onde reclamar

    se os materiais do tablier fossem maus, se estivesse mal construido, acho k nao iam implicar com os parafusos
    Nem mais, por mim reclamo só por ser feio que doi, mas isso em nada afecta a qualidade do carro.

  23. #23
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    eu nem comentei
    os que estão mal são os dos paneis os outros são habituais mas não vou começar com nada

  24. #24
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    Pelo menos qd o vidro saltar da calha é mais fácil desmontar o forro da porta.

    Eu sou a favor do parafuso à mostra. Com o parafuso à mostra não há dúvidas em caso de necessidade de reparação.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
    Boas.
    Por acaso uma coisa que me deceptionou foram os bancos dianteiros. Acho que regrediram face aos do 307, pelo menos em relação aos do XSI (o meu caso). Os do 307 tinham um suporte lateral excelente. Os do 308 permitem alguma deriva do corpo.
    Experimentei os do Sport, gosto deles um pouco mais largos pq eu próprio sou um pouco largo

  26. #26
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    Ha aqui pessoal com parafusos a menos.... ha ha.... LOL

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Edge Ver Post
    Experimentei os do Sport, gosto deles um pouco mais largos pq eu próprio sou um pouco largo
    OK, aí deves ter razão, eu sou pequeno e devo ser bem mais estreito de costas.

  28. #28
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    Oh André anda ca ver isto... lol

  29. #29
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    Eu uma das coisas que noto, e após andar com o carro há uns dias, é que o motor/caixa é mais agradavel que no 307. Aqui numa rotunda junto ao stand que fica a meio de uma subida eu era sempre obrigado a passar de terceira para segunda para sair da rotunda...com o 308 já não....

    Para já não se nota tanto o turbo a entrar ( era uma das coisas que me faziam gostar mais do de 90cv que o de 110cv ), o carro é mais suave e como ele têm mais força em baixas que no 307 já estou a gostar mais desde 110cv...

    E uma coisa boa que têm, o 307 vibrava demasiado o motor ao ligar...este não transmite isso ao habitaculo.
    Paço de arcos?

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
    Oh André anda ca ver isto... lol
    Eu sei que não sou eu. Mas prefiro os parafusos ao banco do Laguna III.

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