Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas - Página 4
 Rede MPL:

Ver Resultados da Sondagem: O que acham que vai acontecer aos preços?

Votantes
1116. Não pode votar nesta sondagem
  • Vão baixar e muito

101 9.05%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

531 47.58%
  • Vão desactivar as bombas

118 10.57%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

439 39.34%
Sondagem de Escolha Múltipla.
Página 4 de 944 PrimeiraPrimeira ... 34514 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 28292

Título: Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

imported_nfh
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

o que me mete nojo é o factor poluição...

o gasoleo polui mais e é mais barato......

e ainda vêm com tretas de leis anti poluição...

pelo menos no reino unido nao sao tao hipocritas
    Here we go again:
    citação:
    Deixem-me ajudar a esclarecer as hostes com alguma informação que recolhi há uns tempos para colocar um post sobre o assunto noutro fórum.

As principais emissões dos motores de combustão são:
    Dióxido de Carbono (CO2)
    Monóxido de Carbono (CO)
    Óxido de Nitrogénio (NOx)
    Hidrocarbonetos
    Partículas

CO2: está em proporção directa com o consumo, logo o diesel leva vantagem porque para a mesma potência gerada consome menos combustível;

CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);

NOx: emissão muito apontada aos diesel. De facto os diesel são mais propensos a emitir este gás, mas curiosamente os motores a gasolina passam a emitir NOx em maior quantidade que os motores diesel após os 80.000Km, o que significa que para um tempo de vida semelhante os motores a gasolina acabam por emitir tanto ou mais NOx;

Hidrocarbonetos: mais uma vez os motores a gasolina emitem muito mais compostos (deste tipo) do que os diesel. Um exemplo é a benzina, que faz parte dos gases da gasolina que se cheiram quando estamos a meter combustível (nem é preciso queimar para fazer mal);

partículas: aqui está o verdadeiro problema dos diesel face aos motores a gasolina. Curiosamente o grosso da quantidade de partículas no ar provém da indústria e não dos automóveis diesel, pelo menos na Europa. E é também curioso que os motores a gasolina também libertam partículas, estas têm um diâmetro 10 vezes inferior às partículas dos diesel e penetram mais fundo nos pulmões; felizmente os nossos pulmões já aprenderam a tolerar essas partículas. E mesmo assim não há ainda estudos conclusivos que relacionem as partículas com efeitos cancerígenos, muito embora eu deva concordar que bem não deve fazer.
    Em todo o caso há também muitos avanços no que toca a filtros de partículas, pelo que a médio-curto prazo este problema está colmatado.

Portanto feito o balanço quer-me parecer que a "gasosa" não é assim tão limpa quanto isso, quando comparada com o diesel. É um daqueles casos que às vezes o pior não é o que se vê, mas sim o que não se vê .
    in poluição diesel vs gasolina

Piloto de Rallye PeugeotPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

mas então agora quer dizer que a gasolina é que é boa. noutro topico duma fiat que dava 200 queixam-se dos combuustiveis baratos que não valem nada, que querem, metam na galp, lá é que é boa e não correm o risco de uma gota de gasolina vos fazer uma rachadela dum cilindro ao outro em menos de um segundo.

Piloto de Fórmula 1 DanielMatias's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

002.2€ por litro cada vez está pior....

E o governo limpou as mãos...

No caso do gasoleo, segundo as minhas contas 63% da facturaçaõ de um camiao é so para pagar o gasoleo.

Quem paga o motorista? quem paga o camiao? quem paga o desgaste do veiculo?

A unica solução é aumentar os fretes, mas se os fretes aumentam, bye bye clientes..

Ha empresas a trabalhar mt abaixo do custo de trabalho.

O meu pai pos agora 3 depósitos de 1000ltrs cada no estaleiro para ter gasóleo mais barato 6 centimos/litro
    Nao tenho infraestruturas que me permitam colocar um deposito no parque mas quem sabe num futuro proximo;)

Piloto de Rallye Afcivic's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

citação:CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);
    não percebo então o que fazem os catalizadores nos carros (tanto diesel como gasolina);)

Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

nfh
    estás a falar dos Automoveis a Diesel de nova geração...........

os mais "antigos" que nem sao assim tao antigos são 3 ou 4x mais poluidores que os a gasolina

Piloto de Provas de Perícia jotavp's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Liberalização dos combustíveis a quanto obriga - estamos no país que já está no 4º mundo, por isso, só com uma "OPAP", (oferta pública de aquisição de portugal), entra nos eixos.

imported_nfh
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por civic1223

citação:CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);
    não percebo então o que fazem os catalizadores nos carros (tanto diesel como gasolina);)
    Os conversores catalíticos são responsáveis pela transformação de vários gases, onde o monóxido de carbono é apenas um deles. Os outros hidrocarbonetos são mais um exemplo, e aí, ainda que em menor quantidade, os motores diesel também os libertam, pelo que faz sentido que também tenham catalisadores.
    De qualquer modo por alguma razão os catalisadores que equipam veículos a gasolina são bem mais complexos do que os dos motores a diesel ;).

Piloto de Rallye Afcivic's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

citação:Os conversores catalíticos são responsáveis pela transformação de vários gases, onde o monóxido de carbono é apenas um deles. Os outros hidrocarbonetos são mais um exemplo, e aí, ainda que em menor quantidade, os motores diesel também os libertam, pelo que faz sentido que também tenham catalisadores.
    De qualquer modo por alguma razão os catalisadores que equipam veículos a gasolina são bem mais complexos do que os dos motores a diesel .
    ao que eu sei os catalizadores são apenas para o co, e as emissões são baixissimas tanto nos gasolina como diesel, o maior problema actualmente serão as particulas que um diesel com filtro de particulas emite cerca de 6 vezes mais que um gasolina cuja emissão é quase nula, para não falar de um diesel sem este filtro.
    pois ao que parece os dieseis actuais quase nenhum respeita a norma euro5 que entrará em vigor em 2009, e já há a gasolina a respeitar esta norma.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

desde q o gasóleo nao suba...

Banido Renault_Sport's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Mais uma pérola da galp, seja em gasolina ou diesel, é sempre uma pérola!

[modo teoría da conspiração]

Este aumeto deve ser, porque um administrador deve ter tido uma noite, sem dar uma, e decidiu aumental os preços, para descarregar a sua furía!

[/modo teoría da conspiração]
    [**][**]

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Ainda vamos é todos passar a andar de cavalo como antigamente...

imported_nfh
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por civic1223

ao que eu sei os catalizadores são apenas para o co, e as emissões são baixissimas tanto nos gasolina como diesel, o maior problema actualmente serão as particulas que um diesel com filtro de particulas emite cerca de 6 vezes mais que um gasolina cuja emissão é quase nula, para não falar de um diesel sem este filtro.
    pois ao que parece os dieseis actuais quase nenhum respeita a norma euro5 que entrará em vigor em 2009, e já há a gasolina a respeitar esta norma.
    Não quero estar a alimentar muito mais este off-topic, mas acredita que os conversores catalíticos transformam bem mais do que somente monóxido de carbono.
    Em relação às emissões de monóxido de carbono, os motores diesel libertam uma quantidade ínfima da que é libertada pelos motores a gasolina.
    Quanto às partículas, é neste momento o maior problema dos motores diesel, tenho de concordar. No entanto é bom saber que há cada vez mais tecnologia que combate esse ponto. Seja como for há questões a ter em conta quando usamos este pormenor para comparar os dois tipos de motor: os motores a gasolina também emitem partículas, são é mais pequenas; não há ainda estudos que comprovem a suspeita relação entre a emissão de partículas e a deterioração de saúde nas pessoas expostas (se bem que, como disse anteriormente, bem não deve fazer).
    Por fim não sei a que motores a gasolina é que te referes, mas provavelmente estarás a falar de motores híbridos... ora se é isso, para além de esses motores ainda não terem uma representatibilidade merecida (a oferta é ainda escassa, o que representará uma parte ínfima do total de veículos a gasolina que circulam), dentro de pouco tempo vamos também ver motores diesel híbridos. Além do mais já existem motores diesel que obedecem à norma Euro 5, nomeadamente motores da Scania para autocarros (se conseguem fazer motores diesel "normais" para autocarros que cumprem a Euro 5, certamente que o conseguem fazer para automóveis ligeiros) - não tive tempo para procurar outros motores diesel que cumpram a norma Euro 5, mas presumo que o D-CAT da Toyota seja um potencial candidato.

E já agora deixem-me adicionar o seguinte: a Volvo tem também novos motores diesel, para pesados, que obedecem às normas Euro4 e Euro5. O que eu queria referir é que esses novos motores têm um catalizador que injecta um líquido nos gases de escape de modo a transformar os nitróxidos em nitrogénio e vapor de água (2 gases neutros). Agora o mais interessante é que esse tal líquido injectado, a que eles chamam AdBlue, é ureia (para quem não sabe ureia é um dos compostos da urina).

E para voltar aos carris, pergunto o seguinte: ainda ontem vi no "Contas em Dia", no canal 2, que o Euro valorizou face ao dólar, fixando-se em pouco mais do que 1.2USD. Qual foi a desvalorização que deu lugar aos aumentos do combustível? E porque raios é que a Galp nunca se manifestou sobre esta matéria quando o Euro se valorizou e distanciou da moeda americana há uns tempos atrás?

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

vamos mas é fazer uns vinis autocolantes garrafais para colar no vidro de trás "NA GALP EU NAO ABASTEÇO!"

havia de ser lindo!

Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Entretanto o petróleo volta a estar pelos 65 dólares... e ainda estamos na primavera. Esperem até ao outono.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

+1 aumento

Gasoleo - 1.074
    95 - 1.329
    98 - 1.394

[img]uploaded/Francisco/2006420088_galp20060420.jpg [/img]

Piloto de Testes Martins79's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Quando olho para o preço da Gforce 98 até me passo será que ainda há quem ponha disso (Já agora isto são máximos históricos?)

Piloto de Rallye VTEC's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

Que maravilha!
    O pais rouba-se a si próprio!
    Galp portuguesa e com paticipação do estado...por isso a que dar cabo da vida aos portugueses!
    Para administrador da Galp ate um burro serve (obviamente não querendo ofender o dito animal)!

Acho muito engraçado como é que para a Galp só sobe daqui a 3 meses mas para o consumidor é já amanha[8)]
    Acho muito engraçado os combustiveis terem os preços liberalizados mas a Galp é que impoe os preços.[8]
    Que eu saiba amanha a maioria das gasolineiras tem a gota a dias nos depositos... se custou a um preço, pq é que a Galp "manda" a partir de amanha subir a todas???

Sinceramente nunca gostei da Galp, mas cada vez gosto menos (por tudo).

Vamos para as espanholas...:D com um pc de sorte ainda se aguentam + uns dias e e menos clientes para a Galp[xx(]

Piloto de Troféu corsa's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por VTEC

[8)]
    [u]Acho muito engraçado os combustiveis terem os preços liberalizados mas a Galp é que impoe os preços.[8]
    Que eu saiba amanha a maioria das gasolineiras tem a gota a dias nos depositos... se custou a um preço, pq é que a Galp "manda" a partir de amanha subir a todas???
    </u>

[u]Sinceramente nunca gostei da Galp, mas cada vez gosto menos (por tudo).</u>

[xx(]
    Sem querer defender ninguém, e uma vez que estamos numa de "liberalização de preços", desculpem "chover no molhado" mas continuo sem perceber uma coisa: porquê o ataque á GALP aqui no Forum, se as outras amanhã (o mais tardar) também aumentam os preços?!?!?!?!?! Sorry, don't get it... [8][8]
    Ainda se não o fizessem (aumentar os preços...) ainda percebia, mas assim...[:0][xx(]

Piloto de GPL JGarcia's Avatar
    Data de Registo
    May 2005
    Algures entre o Concelho do Seixal e o Concelho de Idanha-a-Nova

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por corsa

citação:Originalmente colocada por VTEC

[8)]
    [u]Acho muito engraçado os combustiveis terem os preços liberalizados mas a Galp é que impoe os preços.[8]
    </u>

[u]Sinceramente nunca gostei da Galp, mas cada vez gosto menos (por tudo).</u>

[xx(]
    Sem querer defender ninguém, e uma vez que estamos numa de "liberalização de preços", desculpem "chover no molhado" mas continuo sem perceber uma coisa: porquê o ataque á GALP aqui no Forum, se as outras amanhã (o mais tardar) também aumentam os preços?!?!?!?!?! Sorry, don't get it... [8][8]
    Ainda se não o fizessem (aumentar os preços...) ainda percebia, mas assim...[:0][xx(]
    A explicação do ataque à galp, é porque ela é sempre a 1ª a subir!

Piloto de Troféu corsa's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

E as outras depois ficam quietas?!?!?!? [8][8)]

Piloto de Troféu AMR's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por corsa

E as outras depois ficam quietas?!?!?!? [8][8)]
    Num ambiente de concorrência perfeita... seria uma ideia, mas como a concorrência é coisa qu não existe, e sim existe uma cartelização, uma orienta e as outras seguem.

Piloto de Testes Flyer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

a 98 está cara.....infelizmente...dá lhe umas semanas q verás a gasolina pura/rasca etc etc ao mesmo preço

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Por mim GALP já acabou há muito tempo.
    Não gosto dos produtos da GALP, a 95 é uma sucata. Sempre pus SHELL e agora ponho BP e o meu carro agradece. O rendimento é outro, até o escape parece outro ( menos carvão ).

Moderador Romao's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Noto diferenças significativas para pior quando coloco GALP... faço menos km para a mesma quantidade... por isso nunca coloco essa opção.. só se for uns 5 euros para chegar até à proxima bomba!

Piloto de Provas de Perícia JohnnyBlaster's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Hoje de manhã ouvi na rádio que facilmente o preço da gasolina atingirá a barreira dos 1,5 €/l.
    Isto está a tornar-se incomportável, para quando uma revolução??!!

Banido
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

caminhamos a passos curtos para que andar de carro seja um luxo. eu preciso do carro, moro na ramada e tenho de deixar o puto em campolide na cresche. podia ir de metro mas tinha de trocar 3 vezes de linha mais outras 3 vezes para chegar ao areeiro onde trabalho. mudar de casa como alguém disse tá fora de questão pois em lisboa as casas são quase o dobro do valor o que iria subir a prestação da casa, que já de si tem tendencia a aumentar. Sinceramente não sei onde isto vai parar, alias até imagino, Banca Rota.[xx(][xx(][8)]

Banido Gugul's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Quem tem carro a Gasolina, não sei como aguenta sem mudar para o GPL, LOL!!!
    Esse parece k não aumentou.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Gugul

Quem tem carro a Gasolina, não sei como aguenta sem mudar para o GPL, LOL!!!
    Esse parece k não aumentou.
    Se mudasse para GPL tinha logo um condómino a gritar que não podia estacionar na garagem.
    Já para não falar nos parques públicos cobertos...
    Mas penso nisso todos os dias

imported_Luís Dias
    Guest

Por Defeito

Eu ca não sustento xupistas ainda ontem a meti a 1.25€

Banido
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

A Galp tem que pagar as reformas e ordenados chorudos de todos (mas todos) os seus funcionários!
    É uma empresa em que são raros os que fazem alguma coisa e competência não é benvinda.

Hão-de comprar petróleo a um preço muito mais barato que está hoje daqui a uns tempos, mas aumentam os combustíveis a CHULAR os utilizadores!
    De mim nunca hão-de levar um tusto!