Motores Mancos (3 Cilindros) - Porquê?
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 57
Like Tree4Likes

Título: Motores Mancos (3 Cilindros) - Porquê?

  1. #1
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito Motores Mancos (3 Cilindros) - Porquê?

    Boa tarde pessoal

    Esta é uma questão que gostaria de ver respondida e para isso contava com o vosso conhecimento.

    Porque é que hoje há cada vez mais carros com motores a 3 cilindros? Terá a ver com custos de produção (retirar um cilindro de um bloco que originalmente tinha 4), com binário, com consumos ou fiabilidade?
    Em termos de ruído, não os acho muito agradaveis de ouvir, e sei que não sou o único. Mas se cada vez mais marcas fazem motores tricilindricos, elas devem ter as suas razões.
    O que é que acham?

    Obrigado

    P.S.: Procurei antes se havia algum tópico onde isto tivesse já sido esclarecido; como não encontrei, abri novo tópico.


  2. #2
    Banido Zoltan Pluto's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Portugal.
    Posts
    3,615

    Por Defeito

    Ganda tópico nunca percebi a ideia tb!

  3. #3
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    4,616

    Por Defeito

    Custos...senão era tudo corrido a V12...

  4. #4
    Piloto Veterano BrunoGrilo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    Adepto do FCP na Margem Sul do Tejo...
    Posts
    20,414

    Por Defeito

    Suponho que hajam motores desses para a malta masculina...que é...digamos...adepta da vibração...

    PS: não liguem........

  5. #5
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    21,372

    Por Defeito

    os motores 3 cilindros normalmente estão associados a cilindradas de 1 litro mais ou menos....

    porquê??? imagina lá então porque é que um 1.0 não é um 6 em linha??

    Há vantagens e há desvantagens de cada configuração de motor no que diz respeito á suavidade, custo de fabrico e características directamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo e cada tipo de motor tem um ponto óptimo no que podemos designar por "ponto de equilibrio" entre , prestações , fiabilidade e custo de produção e manutenção

    Um motor de 4 cilindros é um 2.0 se cada cilindro comportar meio litro, Se cada cilindro tem capacidade de meio litro e há seis cilindros dispostos em V, tens um "V6 de 3 litros".


    Para aumentar a cilindrada de um motor aumenta-se o número de cilindros ou o seu tamanho (ou ambas). Outra maneira, é aumentar o curso dos pistões
    Última edição por PauloFVF : 30-04-07 às 16:48:27

  6. #6
    Piloto de Troféu monicamelo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006
    Localização
    Portugal
    Posts
    5,580

    Por Defeito

    Existem alguns aspectos a considerar:

    - os custos, quer na vertente de produção, quer na vertente de projecto (lembrem-se do caso do 1.4 TDI, em que foi "só" agarrar no 1.9 e retirar-lhe um cilindro). Isso fez diminuir os custos de concepção desse motor.
    Nota: não levem o "só" à letra, obviamente que tiveram que ser feitos projectos de concepção deste motor, mas que reduz os custos, reduz.

    - partilha de componentes entre algus motores. Pegando no exemplo anterior, provalvelmente entre o motor 1.4 e o 1.9 TDI deverão existir peças em comum.

    - os motores com menos cilindros permitem apresentar menos perdas de rendimento, uma vez que têm menos peças em movimento.

    - ocupam menos espaço.

    Deve-me estar a esquecer de mais qualquer coisa, mas é só porque estes motores revoltam-me profundamente...
    Sobre eles só sei é dizer mal... Que coisa mais horrível.

    Ainda gostava de perguntar a um Engenheiro responsável (deve ser é economista ) por um motor destes:
    - "olhe quantos são os tempos de ciclo diesel / Otto?"
    - Ah e tal... são 4!
    - "E isto é para funcionar a 4 tempos, certo?"
    - Claro, normas ambientais...
    -"Então porque carga de água fazem motores de 3 cilindros?"



    Não resisti!

  7. #7
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
    Suponho que hajam motores desses para a malta masculina...que é...digamos...adepta da vibração...

    PS: não liguem........
    Mau, mas então não era a feminina?

  8. #8
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    os motores 3 cilindros normalmente estão associados a cilindradas de 1 litro mais ou menos....

    porquê??? imagina lá então porque é que um 1.0 não é um 6 em linha??

    Há vantagens e há desvantagens de cada configuração de motor no que diz respeito á suavidade, custo de fabrico e características directamente ligadas à sua forma. Essas vantagens e desvantagens tornam cada um mais apropriado a certos tipos de veículo e cada tipo de motor tem um ponto óptimo no que podemos designar por "ponto de equilibrio" entre , prestações , fiabilidade e custo de produção e manutenção

    Um motor de 4 cilindros é um 2.0 se cada cilindro comportar meio litro, Se cada cilindro tem capacidade de meio litro e há seis cilindros dispostos em V, tens um "V6 de 3 litros".


    Para aumentar a cilindrada de um motor aumenta-se o número de cilindros ou o seu tamanho (ou ambas). Outra maneira, é aumentar o curso dos pistões
    Exacto, mas toda essa teoria já existia há 10 ou 20 ou 30 anos, e no entanto o antigo Fiat 127 do meu pai (que saudades...) tinha 900cc e era 4 cilindros... Pela logica inicial fazia-se 3 x 300cc...
    Quem diz esse motor, diz outros bem mais recentes...

  9. #9
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
    Existem alguns aspectos a considerar:

    - os custos, quer na vertente de produção, quer na vertente de projecto (lembrem-se do caso do 1.4 TDI, em que foi "só" agarrar no 1.9 e retirar-lhe um cilindro). Isso fez diminuir os custos de concepção desse motor.
    Nota: não levem o "só" à letra, obviamente que tiveram que ser feitos projectos de concepção deste motor, mas que reduz os custos, reduz.

    - partilha de componentes entre algus motores. Pegando no exemplo anterior, provalvelmente entre o motor 1.4 e o 1.9 TDI deverão existir peças em comum.

    - os motores com menos cilindros permitem apresentar menos perdas de rendimento, uma vez que têm menos peças em movimento.

    - ocupam menos espaço.

    Deve-me estar a esquecer de mais qualquer coisa, mas é só porque estes motores revoltam-me profundamente...
    Sobre eles só sei é dizer mal... Que coisa mais horrível.

    Ainda gostava de perguntar a um Engenheiro responsável (deve ser é economista ) por um motor destes:
    - "olhe quantos são os tempos de ciclo diesel / Otto?"
    - Ah e tal... são 4!
    - "E isto é para funcionar a 4 tempos, certo?"
    - Claro, normas ambientais...
    -"Então porque carga de água fazem motores de 3 cilindros?"



    Não resisti!
    Em relação à primeira parte, concordo e é bem capaz de ser isso.
    Em relação à 2ª, também! Faz-me impressão ouvir falar em motores de 3 cilindros e vou fazer os possiveis por um dia não ter um. Só o barulho...

  10. #10
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003
    Localização
    Tugalândia
    Posts
    18,578

    Por Defeito

    Também, a meu ver, terá mais a ver com a questão da cilindrada unitária.
    Chegou-se a um ponto de equilibrio, de modo a garantir o máximo de eficiência.
    Essa cilindrada unitária anda entre os 300cc e os 600cc.
    Acima dos 600, devido à dimensão das bielas, pistons, consegue-se mmotores com excelentes valores de binário em baixos e médios regimes, mas terão mais dificuldades em fazer rotações (motores de grande cilindrada unitária encontramo-los sobretudo em camiões e outro tipo de máquinas industriais), e abaixo dos 300cc, torna-se menos eficiente em todos os aspectos.

    Mas se chateiam com os pequenos "mancos" de 1000cc (cilindrada unitária de 333 cm3), a fiat para o ano vai lançar um 2 cilindros com 900cc, conseguindo desse modo uma cilindrada unitária de 450cc, o que está dentro dos valores óptimos.

    a questão do equilibrio e vibrações é mais fácil de resolver num 2 cil, que um 3cil, mas se as marcas continuam a apostar nos 3cil, é porque até agora, eles funcionam.

    é certo que alguns são desagradáveis como o 1.4 tdi da VW, mas se procurarmos a gasolina como o 1.0 da toyota, é um motor com uma sonoridade interessante, além de demonstrar um nervosismo bastante saudável, além de que, com toda a questão do downsizing, um 3 cil, em teoria, ao ter menos peças que um 4cil, terá custos de produção inferiores.

  11. #11
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    21,372

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
    Exacto, mas toda essa teoria já existia há 10 ou 20 ou 30 anos, e no entanto o antigo Fiat 127 do meu pai (que saudades...) tinha 900cc e era 4 cilindros... Pela logica inicial fazia-se 3 x 300cc...
    Quem diz esse motor, diz outros bem mais recentes...

    pá não sei, como te disse são lógicas de produção, mas tenho a certeza que os 3 cilindros estão lá em vez de 4 por alguma razão calculada


    mete-me por detrás das linhas de produção dos mancos e direi a razão!

  12. #12
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    4,616

    Por Defeito

    Há 2 grandes razoes:
    Custos e Espaço...

    Em ralação à eficiencia dos motores, os 2.0 6 cilindros da BMW de à uns anos gastavam menos que os 2.0 da concorrencia, contudo eram mais caros de produzir.

    Quanto à falta de eficienciam em motores com baixa cilindrada unitaria, acho que com um turbo seria facil de resolver, basta ver os 1,5 da f1...

    a outra razão é o espaço... nem tudo cabe dentro do capot...

  13. #13
    Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    May 2003
    Localização
    Tugalândia
    Posts
    18,578

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eser Ver Post
    Há 2 grandes razoes:
    Custos e Espaço...

    Em ralação à eficiencia dos motores, os 2.0 6 cilindros da BMW de à uns anos gastavam menos que os 2.0 da concorrencia, contudo eram mais caros de produzir.

    Quanto à falta de eficienciam em motores com baixa cilindrada unitaria, acho que com um turbo seria facil de resolver, basta ver os 1,5 da f1...

    a outra razão é o espaço... nem tudo cabe dentro do capot...
    Mas os 1.5l eram 4 cil, o que dá 375cc.
    Os actuais V8 na F1 têm 300cc

  14. #14
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Sim, a Fiat está para lançar duas variantes do novo motor 0.9l: uma com 90 e outra com 110cv.
    A questão é: será que estes motores, por realizarem menos combustões por ciclo (calculo eu, se estiver a dizer alguma barbaridade, agradeço a correcção) não serão ainda mais ruidosos e vibratorios? É que para a mesma rotação do motor, estes realizam 2 explosões, os de 3 cilindros 3 e os de 4, 4 explosões. Isso não tornará mais perceptivel o trabalhar do motor por ser menos dificil diferenciar cada explosão?

  15. #15
    Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Far Far away
    Posts
    14,019

    Por Defeito

    Eu só sei que andei com um Td "manco" e tirando a sonoridade o motor é bem interressante... então em consumos...

  16. #16
    Banido Dr.NO2's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Posts
    122

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    Também, a meu ver, terá mais a ver com a questão da cilindrada unitária.
    Chegou-se a um ponto de equilibrio, de modo a garantir o máximo de eficiência.
    Essa cilindrada unitária anda entre os 300cc e os 600cc.
    Acima dos 600, devido à dimensão das bielas, pistons, consegue-se mmotores com excelentes valores de binário em baixos e médios regimes, mas terão mais dificuldades em fazer rotações (motores de grande cilindrada unitária encontramo-los sobretudo em camiões e outro tipo de máquinas industriais), e abaixo dos 300cc, torna-se menos eficiente em todos os aspectos.

    Mas se chateiam com os pequenos "mancos" de 1000cc (cilindrada unitária de 333 cm3), a fiat para o ano vai lançar um 2 cilindros com 900cc, conseguindo desse modo uma cilindrada unitária de 450cc, o que está dentro dos valores óptimos.

    a questão do equilibrio e vibrações é mais fácil de resolver num 2 cil, que um 3cil, mas se as marcas continuam a apostar nos 3cil, é porque até agora, eles funcionam.

    é certo que alguns são desagradáveis como o 1.4 tdi da VW, mas se procurarmos a gasolina como o 1.0 da toyota, é um motor com uma sonoridade interessante, além de demonstrar um nervosismo bastante saudável, além de que, com toda a questão do downsizing, um 3 cil, em teoria, ao ter menos peças que um 4cil, terá custos de produção inferiores.
    Muito esclarecedor

  17. #17
    Benfiquista roadstercoupe's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    Quinta do Anjo
    Posts
    1,907

    Por Defeito

    E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??

  18. #18
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    24,957

    Por Defeito

    a facilidade com que se tiram cilindros a motores neste forum e genial

    so o custo do desenho e molde do novo bloco chegam para isso nao ser assim tao rentavel como parece ser pelas vossas palavras.
    depois ainda ha o custo de equilibrar tudo aquilo para nao se desmontar sozinho envolve o desenvolvimento de componentes novos...
    no entanto, tal como quase tudo na industria automovel, so ve a luz do dia se for rentavel. apesar de tudo, e um custo bem mais reduzido que fazer um motor do zero.

    em relacao as razoes principais temos, em primeiro lugar e bem destacado, o que o Crash falou. cilindrada unitaria.
    em 2o lugar, a razao de serem motores "cortados"...custos de desenvolvimento, rentabilidade face a um motor inteiramente novo
    em 3o lugar, bem la no fundo, esta o espaco. sao poucos os exemplos de motores 3 cilindros que cabem onde um 4 cilindros n cabe...

    os custos de producao associados ao facto de haver menos 1 cilindro sao praticamente nulos.

  19. #19
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    24,957

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
    E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??
    em motores com pistons de diametro grande, ha uma grande dificuldade em fazer toda a mistura entrar em combustao eficientemente.

    as 2 velas por cilindro sao uma das formas de resolver.

    agora o que se considera "diametro grande" e que pode variar muito consoante a aplicacao em causa, os resultados pretendidos, etc.

  20. #20
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Alto Da Maia, Porto, Portugal, Portugal
    Posts
    12,895

    Por Defeito

    A Toyota trocou um 1l com 4cil de 65cv/6000rpm e 90Nm/4100rpm por um 3cil de 69cv/6000rpm e 93Nm/3600rpm.

    Ganhou 4cv e 3Nm 500rpm mais cedo. E os consumos são iguais ou inferiores.

    O que perdeu foi na sonoridade. Acho uma troca bastante interessante.

  21. #21
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    24,957

    Por Defeito

    se tudo fosse assim tao simples como a troca duma camisa...

  22. #22
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004
    Localização
    Alto Da Maia, Porto, Portugal, Portugal
    Posts
    12,895

    Por Defeito

    Não tão simples como uma troca de camisa, mas se abandonaram um motor 1L muito bom que era 4cil para adoptar um 3cil é porque alguma coisa de boa o 3 cil tem em relação ao anterior 4cil.

  23. #23
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    24,957

    Por Defeito

    sem duvida!
    tal como marcas abandonam o 3cilindros para colocar um 4cilindros...ou um v8 por um v10 ou V12 ou v6

    certo e que nao trocam motores bons e capazes so para dizer que e novo. ja se fez, deixou de se fazer porque nao era rentavel e levou algumas marcas a entrarem no vermelho.

    para alem disso nenhum de nos tem conhecimentos tecnicos sobre esse caso especifico (a menos que trabalhe na toyota ou ja os tenha desmontado e analizado) para saber a razao que leva o 3 cilindros a ser mais potente.

    alias, mesmo se perdesse potencia e binario maximos, era bem provavel que a toyota o lancasse para o mercado na mesma e era bem provavel que fosse um motor melhor que o anterior 4 cilindros.
    contam muitos factores:P

  24. #24
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2004
    Localização
    , , .
    Posts
    4,616

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    Mas os 1.5l eram 4 cil, o que dá 375cc.
    Os actuais V8 na F1 têm 300cc
    ........
    Última edição por eser : 30-04-07 às 18:39:08

  25. #25
    Piloto de Provas de Perícia nunoribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Localização
    Barcelos
    Posts
    550

    Por Defeito

    Boas!!! Bem pessoal voces só falam nos de 3 cilindros, e os de 5? para mim um motor para trabalhar bem deve ter um numero par de cilindros, porque se nao anda sempre la um que nem ata, nem desata, ha e já falei com varios mecanicos sobre este assunto, e todos me dizem, que motores com numero impar de cilindros tem tendencia para menor fiabilidade. esta é a minha opiniao, que na vale de nada

  26. #26
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
    E alguem me sabe explicar dos motores Smart serem 3 cilindros com 2 velas por cilindro??
    Pensava que os Smarts eram da Mercedes, não da Alfa-Romeo... É que para serem Twin Spark

  27. #27
    Tux
    Tux está online
    Piloto de Troféu Tux's Avatar
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Braga
    Posts
    7,479

    Por Defeito

    Só agora é que fiquei a saber que existem motores com três cilindros
    Como eu ando actualizado!

  28. #28
    Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Lisboa / Torres Novas
    Posts
    8,177

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nuno_ribeiro Ver Post
    Boas!!! Bem pessoal voces só falam nos de 3 cilindros, e os de 5? para mim um motor para trabalhar bem deve ter um numero par de cilindros, porque se nao anda sempre la um que nem ata, nem desata, ha e já falei com varios mecanicos sobre este assunto, e todos me dizem, que motores com numero impar de cilindros tem tendencia para menor fiabilidade. esta é a minha opiniao, que na vale de nada
    Mas se fores a ver a proporção não é a mesma... não me tou a explicar como gostaria...
    Como hei-de dizer uma coisa é teres 1 cilindro para cima e dois para baixo e vice-versa e outra é teres 2 para cima e 3 para baixo... Acho que isto nem é assim tão bem sincronizado, mas a proporção é diferente. Num tens metade dos cilindros em desequilibrio, no de 5 cilindros a diferença é menor (1 para 2 vs 2 para 3)...
    Isto tá confuso mas não consigo melhor

  29. #29
    Piloto de Provas de Perícia nunoribeiro's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007
    Localização
    Barcelos
    Posts
    550

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
    Mas se fores a ver a proporção não é a mesma... não me tou a explicar como gostaria...
    Como hei-de dizer uma coisa é teres 1 cilindro para cima e dois para baixo e vice-versa e outra é teres 2 para cima e 3 para baixo... Acho que isto nem é assim tão bem sincronizado, mas a proporção é diferente. Num tens metade dos cilindros em desequilibrio, no de 5 cilindros a diferença é menor (1 para 2 vs 2 para 3)...
    Isto tá confuso mas não consigo melhor
    sim, concordo, mas porque raio tambem nao fabricam motores de 7 cilindros, pela tua ideia tambem nao averia problema (3vs4)

  30. #30
    Piloto Veterano PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005
    Localização
    Ministro Yoda
    Posts
    21,372

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    Só agora é que fiquei a saber que existem motores com três cilindros
    Como eu ando actualizado!

    com tantos a gozar dos mancos e só agora é que mancas?

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.