Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17
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Título: Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17

  1. #1
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    Por Defeito Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17

    Governo aprova reforma da tributação automóvel com desagravamento ambiental

    Lisboa, 15 Fev (Lusa) - O Governo aprovou hoje uma reforma da tributação a utomóvel, abolindo-se os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circul ação e de camionagem, e prevendo-se reduções médias para os menos poluentes na o rdem dos 10 por cento.



    Em conferência de imprensa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, J oão Amaral Tomaz, afirmou que, em substituição dos quatro impostos agora extinto s, são criados os códigos de Imposto sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC).

    Segundo o secretário de Estado, com a introdução a partir de Julho da comp onente ambiental de 30 por cento no cálculo do imposto, "haverá um desagravament o médio de 10 por cento para os veículos menos poluentes", o que representará me nos 45 milhões de euros.

    Em Janeiro de 2008, com o aumento da componente ambiental para 60 por cent o no cálculo do imposto, João Amaral Tomaz estimou em cerca de 90 milhões de eur os a receita a obter pelo Estado com o ISV.

    No entanto, de acordo com o membro do Governo, no prazo de cinco anos, ver ificar-se-á uma "recuperação" destas receitas perdidas pelo Estado, na sequência do progressivo aumento das cobranças com o IUC.

    PMF Lusa


    Depois de ler esta noticia, gostava de saber em termos ambientais qual o mais prejudicial ao ambiente: Um 1600 a gasolina ou um 1600 a diesel ?
    Última edição por RPalma : 08-03-07 às 21:11:20


  2. #2
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    Por Defeito

    O mais penalisado penso ser o 1600 a gasolina porque até aqui só eram consideradas as emissões de C02, não sei se isso mudou, mas melhor do que qualquer um dos 2 é...

    www.hibidosclube.pt.vu

    passa por aqui e diz qualquer coisa...

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    O mais penalisado penso ser o 1600 a gasolina porque até aqui só eram consideradas as emissões de C02, não sei se isso mudou, mas melhor do que qualquer um dos 2 é...

    www.hibidosclube.pt.vu

    passa por aqui e diz qualquer coisa...
    Claro que os hibridos são uma classe á parte, mas a minha questão prende-se pelo facto de um gasolina recente ter já a sonda lambda e o disel poder ter ou não o filtro de particulas.................já agora o site que indicas leva a um site de toques para tlm

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
    Claro que os hibridos são uma classe á parte, mas a minha questão prende-se pelo facto de um gasolina recente ter já a sonda lambda e o disel poder ter ou não o filtro de particulas.................já agora o site que indicas leva a um site de toques para tlm
    desculpa falta um r

    www.hibridosclube.pt.vu

    para dum diesel e um gasolina da mesma cilindrada, o diesel emite menos CO2, que me parece que são as unicas emissões tidas em conta infelizmente, e para isto não interessa o FAP este é para particulas de metais pesados, que os gasolina não emitem
    Última edição por koluirty : 15-02-07 às 15:20:19

  5. #5
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    Por Defeito Nova tributação automóvel

    O Governo anunciou hoje uma alteração na tributação automóvel.

    São extintos os actuais quatro impostos e foram criados o Imposto sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC)

    Acabaram os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circulação e de camionagem e a partir de Julho a nova tributação fiscal prevê uma redução média de 10 por cento para os veículos menos poluentes.

    Em Janeiro do próximo ano esta redução vai ser ainda maior.

    Uma outra consequência é o sucedâneo do Imposto Automóvel (o ISV) ter uma redução tributária porque o valor é diluído no imposto sobre circulação.
    Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais com estas alterações "Portugal aproxima-se da prática que a Comissão Europeia pretende ao nível da tributação automóvel".

    Ainda nas palavras de João Amaral Tomaz, com estas alterações "haverá uma menor propensão para a importação de sucata".


    in http://motores.sapo.pt/newsdetails.aspx?aid=723182

    Será que vamos realmente ter carros mais baratos, ou vamos pagar mais todos os anos no chamado "Selo"?

  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
    Governo aprova reforma da tributação automóvel com desagravamento ambiental

    Lisboa, 15 Fev (Lusa) - O Governo aprovou hoje uma reforma da tributação a utomóvel, abolindo-se os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circul ação e de camionagem, e prevendo-se reduções médias para os menos poluentes na o rdem dos 10 por cento.



    Em conferência de imprensa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, J oão Amaral Tomaz, afirmou que, em substituição dos quatro impostos agora extinto s, são criados os códigos de Imposto sobre Veículos (ISV) e de Imposto Único de Circulação (IUC).

    Segundo o secretário de Estado, com a introdução a partir de Julho da comp onente ambiental de 30 por cento no cálculo do imposto, "haverá um desagravament o médio de 10 por cento para os veículos menos poluentes", o que representará me nos 45 milhões de euros.

    Em Janeiro de 2008, com o aumento da componente ambiental para 60 por cent o no cálculo do imposto, João Amaral Tomaz estimou em cerca de 90 milhões de eur os a receita a obter pelo Estado com o ISV.

    No entanto, de acordo com o membro do Governo, no prazo de cinco anos, ver ificar-se-á uma "recuperação" destas receitas perdidas pelo Estado, na sequência do progressivo aumento das cobranças com o IUC.

    PMF Lusa


    Depois de ler esta noticia, gostava de saber em termos ambientais qual o mais prejudicial ao ambiente: Um 1600 a gasolina ou um 1600 a diesel ?
    Só quero saber é se, com um carro com oito meses, vou pagar o mesmo "imposto de circulação" que os novos com "novo IA"...

  7. #7
    Banido Zen's Avatar
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    Baralhar e dar de novo...

    Qualquer descida real fica sempre abaixo das expectativas tal a carga real de impostos...

  8. #8
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    Se alguém conseguir acesso ao diploma final, agradecia ... para confirmar se de facto as motos vão ser tributadas ...

    "V"

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Post
    Só quero saber é se, com um carro com oito meses, vou pagar o mesmo "imposto de circulação" que os novos com "novo IA"...

    Espera pela pancada...


  10. #10
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  11. #11
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    Eu não gostava nada de estar na pele do Governo.

    Anunciar medidas nos Impostos para harmonizar com o resto da CE e no fim, fica tudo na mesma. Vai uma apostinha?

    Eu estava convencido que a medida dos 60% sobre o CO2 era já para este ano.

  12. #12
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    Estes cabrõe... vão-nos por a pagar mais imposto de circulação. Ou seja, já pagamos o ia e agora mamamos mais isto Desculpem, mas estou farto de estes parasitas me assaltarem o bolso. Todos num barquinho a caminh do alto mar...

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Alves Ver Post
    O Governo anunciou hoje uma alteração na tributação automóvel.

    São extintos os actuais quatro impostos e foram criados o Imposto sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC)

    Acabaram os impostos automóvel, municipal sobre veículos, de circulação e de camionagem e a partir de Julho a nova tributação fiscal prevê uma redução média de 10 por cento para os veículos menos poluentes.

    Em Janeiro do próximo ano esta redução vai ser ainda maior.

    Uma outra consequência é o sucedâneo do Imposto Automóvel (o ISV) ter uma redução tributária porque o valor é diluído no imposto sobre circulação.
    Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais com estas alterações "Portugal aproxima-se da prática que a Comissão Europeia pretende ao nível da tributação automóvel".

    Ainda nas palavras de João Amaral Tomaz, com estas alterações "haverá uma menor propensão para a importação de sucata".


    in http://motores.sapo.pt/newsdetails.aspx?aid=723182

    Será que vamos realmente ter carros mais baratos, ou vamos pagar mais todos os anos no chamado "Selo"?
    A não ser que acreditem no pai natal, é claro que vamos pagar mais e por mais tempo...., a ideia é recuperar o que se perde em IA nos 1ºs 5 anos atravez do IUC imposto unico de circulação .... com excepção dos hibridos

    mas espero para ver como e que resolveram a questão de quem já pagou IA e de quem ainda vai pagar ....

    valerá a pena comprar já ? ou esperar ??? á partida quem esperar vai pagar menos um bom bocado á cabeça mas depois vai ter um prestação extra anualmente....

    aguardemos as cenas do proximo capitulo...

    o comentario das importação de sucatas faz-me pensar que os carros velhos mais poluentes podem levar um agravamento com que muita gente não contava ....

  14. #14
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    ninguem é obrigado a comprar carro novo!

  15. #15
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    E agora expliquem isso como se eu tivesse 5 anos!
    É que a noticia não diz nada...

  16. #16
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    Então é assim: Pagas menos por um carro novo, mas passam todos a pagar mais anualmente e não apenas os carros comprados ao abrigo do novo regimel. Mais uma vez FDP.

  17. #17
    Banido Zen's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
    ninguem é obrigado a comprar carro novo!
    Parece que encontraram a fórmula para forçar o automobilista a trocar de carro de 4 em 4 anos...

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Zen Ver Post
    Parece que encontraram a fórmula para forçar o automobilista a trocar de carro de 4 em 4 anos...
    ai sim?

  19. #19
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    Se não me engano isto só será válido para carros novos, ou importados após a data de entrada do novo IC!

  20. #20
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    Por Defeito Paga Portuga....

    mais do mesmo, pagar mais...


    ouvi na TSF o ministro a dizer, com uma ganda lata a dizer, que o estado não recebe agora em 5 anos recupera !!! só mesmo cá...

    vamos todos para Espanha...


    Ai se eu apanha-se o D.Afonso Henriques, naquele dia em que ele nos tirou de ser Espanhois hoje...

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
    Se não me engano isto só será válido para carros novos, ou importados após a data de entrada do novo IC!
    Isso era o que a malta pensava... Pagam todos. E aproveito mais uma vez para mandar o sr socrates e o seu ministro da economia e o das finanças para polo norte. Isto para não os mandar para o caralh...

  22. #22
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por sonas Ver Post
    Então é assim: Pagas menos por um carro novo, mas passam todos a pagar mais anualmente e não apenas os carros comprados ao abrigo do novo regimel. Mais uma vez FDP.
    Calma SONAS,

    Já li por aì (e não sei onde) que quem já pagou o IA (antes do novo regime) vai ter o "selo" mais barato, resta saber quão mais barato, hehe.

    Uma coisa é certa, o estado nunca perde dinheiro.

    Abraço

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por sonas Ver Post
    Isso era o que a malta pensava... Pagam todos. E aproveito mais uma vez para mandar o sr socrates e o seu ministro da economia e o das finanças para polo norte. Isto para não os mandar para o caralh...
    Que fdp's...

  24. #24
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    Por Defeito

    Agradecia contenção verbal nos comentários ao tema deste tópico!

    Expressões como FDP, caralh... e outras que já foram utilizadas não são admissiveis neste forum ao abrigo da regra Nº 1.

    1. Um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. Qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. A decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão.
    Os esclarecimentos, seja qual for o assunto, só poderão ser solicitados via “Mensagem Privada”.

    Agora que já estão avisados, quem se esticar, leva com os .

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por sonas Ver Post
    Isso era o que a malta pensava... Pagam todos. E aproveito mais uma vez para mandar o sr socrates e o seu ministro da economia e o das finanças para polo norte. Isto para não os mandar para o caralh...

    Já les-te a proposta de decreto-lei aprovada hoje no concelho de ministros portanto, logo que possas faz aqui um resumo para o pessoal ver com o que pode contar.

  26. #26
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    Peço desculpa. Mas isto ultrapassa os limites. O que é que este senhor fez até agora pelo país e por nós?

  27. #27
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    Imaginem a quantidade de stands de usados que vão fechar portas? Quem vai comprar carros usados ao preço de novos?

  28. #28
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    Por Defeito Aqui está Proposta de Lei

    1. Proposta de Lei que procede à reforma global da tributação automóvel, aprovando o Código do Imposto sobre Veículos e o Código do Imposto Único de Circulação e abolindo, em simultâneo, o imposto automóvel, o imposto municipal sobre veículos, o imposto de circulação e o imposto de camionagem
    Esta Proposta de Lei, a submeter à Assembleia da República, consubstancia uma reforma global da tributação automóvel, com a qual se visa, sobretudo, alterar a filosofia e os princípios subjacentes ao quadro vigente, incentivando a utilização de energias renováveis e a opção por veículos e tecnologias menos poluentes, em cumprimento do Programa do Governo e de acordo com os compromissos assumidos no âmbito do protocolo de Quioto e das metas do Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2006).


    Pretende-se aprovar os novos Código do Imposto sobre Veículos (ISV) e Código do Imposto Único de Circulação (IUC), abolindo, em simultâneo, o imposto automóvel, o imposto municipal sobre veículos, o imposto de circulação e o imposto de camionagem.


    As alterações mais relevantes prendem-se:


    - com o alargamento da tributação em função da componente ambiental (incrementando-se o peso das emissões de dióxido de carbono (CO2) na base de tributação, para 30%, no primeiro ano, e 60%, no segundo ano);


    - com a deslocação de uma parte da carga fiscal do imposto devido pela aquisição do automóvel para a fase da circulação. O novo ISV apresenta, já no ano da sua introdução, um peso inferior em 10% ao do actual imposto automóvel, sendo que esta redução da carga fiscal no momento da aquisição não será idêntica para todos os veículos – os veículos menos poluentes beneficiarão, em geral, de reduções de imposto superiores ao valor médio de 10%, enquanto os veículos mais poluentes podem, em certos casos, ver a sua carga fiscal agravada.


    Numa primeira fase, existirão duas tabelas do ISV: a tabela A, com taxas sobre a cilindrada e o CO2, aplicável aos veículos homologados como ligeiros de passageiros que podem ser tributados com base nas emissões de dióxido de carbono; e a tabela B, com taxas sobre a cilindrada, a aplicar aos restantes automóveis veículos até que as respectivas homologações integrem os valores das emissões de CO2, o que acontecerá a partir de 1 de Janeiro de 2009.


    Prevê-se, ainda, a atribuição de um benefício fiscal de 500 euros para veículos a gasóleo que emitam partículas abaixo dos 0,005g/km.


    Do conjunto de outras inovações introduzidas, salientam-se a (i) a disciplina dos requisitos de acesso ao estatuto de operador registado; (ii) a criação da figura do operador reconhecido, visando um melhor controlo das empresas do sector automóvel que não sendo representantes de marcas, ainda assim possuem uma actividade significativa na comercialização de veículos novos e usados; (iii) a harmonização dos requisitos de acesso, prazos, ónus e formalidades no domínio dos benefícios; (iv) a fusão num único regime dos actuais dois regimes vigentes (um para os cidadãos que transferem a residência da UE e outro para os cidadãos que regressam de terceiros países), revendo-se requisitos e documentação probatória, de modo a evitar fraudes e exercer um controlo mais rigoroso da despesa fiscal associada a este regime, que atinge cerca de 50% do total da despesa fiscal em sede de imposto automóvel.


    Relativamente ao IUC, que substitui os actuais Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e Imposto de Camionagem, este novo imposto é aplicável a veículos novos matriculados após 1 de Julho 2007 e aos restantes a partir de Janeiro de 2008, sendo que, em relação ao parque automóvel existente, mantêm-se, em termos idênticos, os níveis de tributação actualmente vigentes.


    O facto gerador do IUC passa a ser a propriedade, o que permite um controlo mais eficaz do imposto, sendo os veículos identificados, em termos de incidência, por sete categorias, de «A» a «G», correspondendo a cada uma as respectivas taxas.


    A base tributável dos automóveis ligeiros de passageiros e automóveis ligeiros de utilização mista com peso bruto inferior a 2500 Kg que sejam matriculados na vigência do novo modelo passa a integrar as emissões de dióxido de carbono, por razões de protecção do meio ambiente.


    A liquidação do imposto passa a ser efectuada pelo próprio sujeito passivo, através da Internet ou por qualquer serviço de finanças, sendo que, para as pessoas colectivas, a liquidação do mesmo é obrigatoriamente feita através da Internet, dispensando-se a aposição do dístico.


    O objectivo do Governo é que estas alterações possam entrar em vigor em 1 de Julho de 2007.
    Última edição por dacapata : 15-02-07 às 18:12:21

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por sonas Ver Post
    Isso era o que a malta pensava... Pagam todos. E aproveito mais uma vez para mandar o sr socrates e o seu ministro da economia e o das finanças para polo norte. Isto para não os mandar para o caralh...
    Mas então o pessoal que já pagou o IA e IVA aínda não levar com um IC? Isso não pode ser assim porque senão é tripla tributação! Agora os que já pagaram, é que devem pagar uma quantía simbólica!
    Se eles vão fazer a avalíação do que cada um tem que pagar, façe ao CO2 libertado, então quem tem GPL também vai pagar menos ou o mesmo que os hibridos!

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por sonas Ver Post
    Peço desculpa. Mas isto ultrapassa os limites. O que é que este senhor fez até agora pelo país e por nós?
    Se estas a falar do ministro, isso é completamente off-topic pelo que sem comentarios, no mais por mim tas desculpado, mas era bom mesmo era saber em que moldes vao funcionar os novos impostos... mas acho que isso nem eles sabem bem ainda LOL

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