Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17 - Página 5
 Rede MPL:
Página 5 de 39 PrimeiraPrimeira ... 45615 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 121 para 150 de 1162

Título: Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17

Piloto de Testes Bodygard's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por António13_PT Ver Post
    Quanto à questão inicial entre o carro a gasolina e o outro a gasóleo, eu gostava era de saber o que produz mais CO2 :

Um tdi no IC 19 Sentido Sintra Lisboa às 8 da manhã, demorando 1 hora no percurso.

O meu 2.0 a gasolina, que desde Janeiro está a gás, e que faço o mesmo IC 19 no sentido Lisboa Sintra demorando menos de 15 minutos a percorrer os seus 10 Km.

É que eu para percorrer a totalidade do IC 19, como está agora que nunca para, gasto cerca de 1 litro de GPL, o que equivale a cerca de 1500 gramas de CO2.

Gostava mesmo de saber se o TDi faz melhor no sentido contrário.

É que tenho a impressão que por pouco que tenham de emissões se estiverem parados no mesmo sitio, estas existem em maior quantidade ( por Km ), do que o carro estiver a andar...

Sei que o TDI de 160cv (o mais potente dos 1.9) emite 146g/Km de CO2.

Piloto de Testes trocadinho's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

resumidamente, o I.A e o sêlo vão mudar de nome.
    Ah, e vai passar a custar mais andar de carro. Isto para 2007. para 2008 prevejo que vai custar ainda mais.

tudo o resto que se anda para aí a dizer, que vão ficar mais baratos, etc, é areia nos olhos...

Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    É isso mesmo!

Oiço falar em novo imposto em Julho, novo imposto novo imposto Afinal em que consiste o novo imposto automovel em Portugal?

Cumps
    Última edição por trocadinho : 11-03-07 às 14:02:36

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Respondendo ao ppais, claro que acho que não se poupa nada.
    Eu trabalho num escritório, de uma firma que também tem oficina.

Assim que entramos as luzes são ligadas, além do AC e das máquinas. Independentemente da hora de verão, inverno, outono ou primavera, o consumo é sempre o mesmo.

E não se desligam os PC's à hora do almoço, como aliás na maior parte das firmas. Eu sei porque sou o único que o faz...

Consumos em casa também não se reduzem nada.
    No dias que correm se chegares mais cedo a casa no verão, mais cedo ligas o AC em casa. Ou se calhar não é assim ?

E as pessoas mantém a luz e a televisão electrica até bastante tarde, como o prova o facto de sempre que existe um apagão geral de algumas horas, 9 meses depois a taxa de natalidade aumenta. Deve ser das poucas altuas que se deitam mais cedo.

Não estás a ser mauzinho, é um bom comentário.
    Mas é uma realidade que a mudança da hora já não tem qualquer eficácia.

Quanto à tributação, isso era se as coisas fossem vistas assim. Mas entre 119 e 120, qual é o problema para a marca declarar 118 ou 119 ?
    Parece-me bem fácil, e espero que o façam.

E sim as emissões são mesmo proporcionais ao consumo.
    Um 6.0 parado não emite nada.

E esta treta toda não tem nada a ver com o ambiente. Se tivesse muita coisa mais tinha de ser feita.
    Estão sim a aumentar os impostos para pagar as multas que vão ter de pagar por se ultrapassarem as emissões de CO2.

No caminho ainda vamos pagar a electricidade bastante mais cara por se investir nas tais energias renováveis.

É pena é não contabilizarem as emissões de CO2 a produzir esses equipamentos, instala-los e no fim reciclá-los.

Ou não cobrarem taxas na mesma medida aos aviões...
    Mas isso era outra história.
    Última edição por António13PT : 11-03-07 às 14:12:57

Piloto de Troféu ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Quanto à tributação, isso era se as coisas fossem vistas assim. Mas entre 119 e 120, qual é o problema para a marca declarar 118 ou 119 ?
    Em princípio o processo de homolgação de um carro em Portugal deve passar pela verificação dos parâmetros relevantes como p.ex. as emissões. Não sei como se processa mas quase de certeza que não acreditam assim à campeão na palavra das marcas.

Piloto de Testes Elios's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Em princípio o processo de homolgação de um carro em Portugal deve passar pela verificação dos parâmetros relevantes como p.ex. as emissões. Não sei como se processa mas quase de certeza que não acreditam assim à campeão na palavra das marcas.
    Boas,

Eu acreditaria que todo o veiculo que sai para o mercado passe primeiro por um processo de verificação (tipo IPO B) de paridade entre a ficha de homologação e o(s) veiculo(s) fornecidos para o efeito.

Poderá por outro lado haver uma aceitação das fichas de homologação sem este tipo de IPOB no ambito da comunidade europeia, através de uma agência independente reconhecida para o efeito

Outro factor a considerar é que as construtoras automóveis não são oficinas de fundo de quintal a tentarem certificar os seus veiculos fornecendo informação falseada acerca dos mesmo, alguma credibilidade lhes é devida. Pode sim haver variações devido a factores como tolorancias, combustiveis, temperatura, etc mas estas variações estão previstas e existem intervalos definidos para as mesmas

Abraço

Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Tudo certo, mas acima de tudo os construtores querem vender. E em muitos modelos uma diferença de escalão pode fazer a diferença em algumas unidades a menos vendidas.

E não é nada difícil fazer o carro cumprir 2 ou 3 gramas abaixo. Basta que as unidades que vão para homologação tenham uma programação um pouco mais conservadora.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Tudo certo, mas acima de tudo os construtores querem vender. E em muitos modelos uma diferença de escalão pode fazer a diferença em algumas unidades a menos vendidas.

E não é nada difícil fazer o carro cumprir 2 ou 3 gramas abaixo. Basta que as unidades que vão para homologação tenham uma programação um pouco mais conservadora.

Não é a diferença de escalão que muda mais ou menos o preço... Ou melhor isso não acontece no ISV, quanto muito acontece no IUC.

3g pode significar no máximo dos máximos 315€ de diferença se for um diesel que emita mais de 180g/km. Em geral será bem menos.

Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Isso é muito dinheiro.

Mas existem alguns modelos de carros onde o fabricante baixou a frente dos veículos apenas o suficiente para pagarem portagem classe 1.

Apenas cá para Portugal, e ainda bem que o fizeram.
    Aqui o conceito é o mesmo.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Elios Ver Post
    Boas

Nem com isso contes... vai chegar uma dada altura qualquer em que eles dizem, já chega, a partir de agora acabou, quer mantenhas o velho e tendo pago o IA antigo quer compres um novo vais pagar IUC como todos os outros... eles já em várias entrevistas falaram sobre isso embora não o tenham legislado ainda tendo sido sugerido ou ao fim de 5 anos ou ao fim de 10 anos a contar de Julho

Abraço
    Alguém tem links para essas entrevistas? Esta questão é para ficar decidida preto no branco antes do novo imposto entrar em vigor?

É que convém!
    Última edição por soft666 : 11-03-07 às 22:33:21

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Isso é muito dinheiro.
    Num utilitário concordo, mas nenhum utilitário tem estes valores de emissões. Um diesel a emitir mais de 180g/km é necessariamente um SUV ou um veículo com grande cilindrada.... ou um motor do século passado!

Ou seja sao tudo carros caros, pelo menos 40000€ para cima (falando de ligeiros claro).... logo percentualmente é um valor bastante insignificante... e isso é assumindo essa diferença de 3g que é uma diferença muito alta.

Piloto de Troféu pacxito's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito Taxis híbridos isentos de ISV

Mais um dado.

Os táxis com motores híbridos, movidos a biocombustível e combustível normal, vão passar a estar isentos do Imposto sobre Veículos, de acordo com as novas regras da reforma automóvel, que entrarão em vigor a 1 de Julho de 2007.

(...)

Fonte.

Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
    A ideia é associar o Imposto Único de Circulação à matricula do carro e ao seu dono, fazendo com que aqueles que têm carros abandonados ou sem lhes dar uso tenham de pagar na mesma o imposto. Assim a única forma de deixar de pagar imposto sobre um carro que fica na garagem é vender o mesmo ou então dar para abate.

Acho que o facto de deixar de ser o IMV para passar a ser o IUC é positivo pq inclui um novo nivelamento de preços entre diesel e gasolina e começa a apostar na taxação devido à emissões poluentes. Por outro lado o facto de obrigar a pagar sempre mesmo que o carro não ande é possitivo do ponto de vista de evitar que os carros sejam "abandonados" pelos donos mas faz com que seja impossivel ter um carro a apodrecer
    Deviam de mudar o nome a essa trampa - se tenho um carro na garagem e não circulo com ele, não preciso de um Imposto de Circulação

Piloto de Testes Mysterious's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Não sei se já foi postado neste tópico... mas existe um simulador para calcular o preço dos carros a partir de junho 2007, bem como o ano em que deixa de compensar fase ao tipo de imposto antes de junho 2007. Basta abrir com o excel e mudar os campos a azul.

O simulador foi posto pelo foo noutro tópico aqui do fórum.

Citação Originalmente Colocado por foo Ver Post
    EDIT : já vi que o simulador esta na pagina anterior, não liguem.... :S
    Última edição por Mysterious : 12-03-07 às 17:10:04

Piloto de Fórmula 1 HaagenDazs's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006
    Última edição por HaagenDazs : 20-03-07 às 18:57:42 Razão: adicionar imagem em maior resolução

Rudzer
    Guest

Por Defeito Desconto no IA para Importados apôs final de Junho

Tenho andado um bocado ausente e segundo li noutra thread, parece que o desconto no IA para carros importados vai mesmo arder com o novo IA (mais chulagem a médio/longo prazo).

Alguém têm esta informação confirmada?

Banido
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Isso deve ser treta.

Rudzer
    Guest

Por Defeito

Era deveras ridículo mas como o novo Governo (como o "novo" IA ajuda a re-afirmar) é expert nisso...

Banido
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

A lei sobre o IA foi mudada ha pouco tempo 1 ano +- nao iam agora muda-la outra vez.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
    A lei sobre o IA foi mudada ha pouco tempo 1 ano +- nao iam agora muda-la outra vez.

Andas desinformado

Sugiro a todos os que têm dúvidas a ir a impostoautomovel.blogspot.com. Têm lá a maioria das respostas e também a lei que foi aprovada recentemente na assembleia da república.

Quanto às reduções para veículos importados não novos vão continuar a existir até porque a UE não permite que sejam retiradas ao que parece.

Rudzer
    Guest

Por Defeito

Quanto às reduções para veículos importados não novos vão continuar a existir até porque a UE não permite que sejam retiradas ao que parece.
    A UE tb não "permite" um sistema nos moldes do IA actual (imposto sobre imposto) e no entanto a verdade é que...o Estado prefere pagar multa que ainda fica com as receitas do IA lá em cima...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Andas desinformado

Sugiro a todos os que têm dúvidas a ir a impostoautomovel.blogspot.com.
    Gostei da parte em que diz nesse site numa citação:

"Veja-se que até dinamarqueses, finlandeses, holandeses, noruegueses e suecos, cinco dos vinte países mais ricos do mundo, vão buscar automóveis usados à Alemanha."

Esquecem-se é que nesses países compra-se a matrícula e paga-se o imposto de circulação e o carro está pronto a andar. Ou seja, num carro de alta cilindrada gastam uns 1.500€ ou menos

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
    Gostei da parte em que diz nesse site numa citação:

"Veja-se que até dinamarqueses, finlandeses, holandeses, noruegueses e suecos, cinco dos vinte países mais ricos do mundo, vão buscar automóveis usados à Alemanha."

Esquecem-se é que nesses países compra-se a matrícula e paga-se o imposto de circulação e o carro está pronto a andar. Ou seja, num carro de alta cilindrada gastam uns 1.500€ ou menos

Estás a brincar não estás? Isso não é assim em todos esses países. Sabes que a dinamarca é o país da Europa com maior percentagem de impostos sobre os automóveis?

Aliás toda a gente gosta de dizer mal de Portugal e que o estrangeiro é que é bom mas não conhece a realidade do estrangeiro. Ora passo a demonstrar:

- Na dinamarca pagas IVA.
    - Na dinamarca pagas um imposto automóvel de cerca de 180% do valor de venda do carro com deduções por certos equipamentos de segurança.
    - Na dinamarca o imposto automóvel também incide sobre o IVA ou seja também tens dupla tributação embora de forma inversa à nossa.
    - Na dinamarca pagas um imposto anual de circulaçao
    - Na dinamarca pagas um imposto especial sobre seguro automóvel.

Exemplo rápido... Um BMW 120d custa, preço base, 64000€ na Dinamarca.

P.S.: Já sei que a seguir vêm com a conversa do nível de vida, mas eu só peço que saibam do que falem antes de mandarem a boca
    Última edição por ppais : 07-04-07 às 17:34:26

Piloto de Testes Torque's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Se não me engano, os import ficam na mesma e aqui está o erro.

Pedestre Donald's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Acho que esses novos impostos a unica coisa que tem de diferente é só mesmo o nome.

Alguem me arranja as tabelas dos novos impostos???

Obrigado

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Donald Ver Post
    Acho que esses novos impostos a unica coisa que tem de diferente é só mesmo o nome.

Alguem me arranja as tabelas dos novos impostos???

Obrigado

São diferentes! Melhores ou piores é outra questão... Dificilmente o estado fica a perder na média, quer-me parecer. Mas parece-me que as taxas estão distribuídas de forma mais justa pelos veículos mais poluentes em vez de ser por cilindrada que é uma medida bastante irrelevante.

impostoautomovel.blogspot.com

Tens lá as tabelas

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

E alguem sabe como vão ficar os diesel que pagaram ou vão pagar ainda IA ? é que para o ano vão pagar IUC, e este não tem diferenciação de combustivel, irão ou não pagar o valor de CC igual aos Otto ?

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Sun, eu sei ler, a frase é que é contraditória

"Relativamente ao IUC, que substitui os actuais Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e Imposto de Camionagem, este novo imposto é aplicável a veículos novos matriculados após 1 de Julho 2007 e aos restantes a partir de Janeiro de 2008, sendo que, em relação ao parque automóvel existente, mantêm-se, em termos idênticos, os níveis de tributação actualmente vigentes"

ou seja tens duas formas de ver a coisa

"novo imposto é aplicável a veículos novos matriculados após Julho 2007 e aos restantes a partir de Janeiro de 2008"

e

"sendo que, em relação ao parque automóvel existente, mantêm-se, em termos idênticos, os níveis de tributação actualmente vigentes"

Ambas as frases contradizem-se!!!!!! afinal os restantes veículos vao pagar a partir de janeiro de 2008 ou, como sao parque auto existente, mantem a tributaçao????
    Continuas a não entender a 100%.

A frase parece contraditória, mas não é. O imposto será único, será o mesmo para todos os veículos. Apenas a sua aplicação dependerá dos casos e que são 2: os veículos comprados antes e depois de Julho de 2007. Lê bem o que a frase diz e tenta entender aquilo que eu vou explicar a seguir.

O IUC (Imposto Único de Circulação) é o novo imposto de circulação que substitui na integra o antigo IMV (Imposto Municipal sobre Veículos, vulgo selo) e é aplicado a todos os veículos em circulação (qualquer um antes e depois de Julho de 2007, nem que seja um chasso de 1980!).

A questão a ter em conta aqui é que os carros novos ou importados a partir de 1 de Julho de 2007 vão ser tributados pelos novos moldes. Ok, mas isso já estava entendido. Certo!

Como deixa de haver o IMV, logo só irá haver um imposto (o novo IUC). Então como é para os carros comprados antes de Julho de 2007? São tributados com o novo imposto? Sim, são tributados com o novo imposto, mas pagam mas com os valores actuais!!! Ou seja, os carros comprados antes de Julho de 2007 pagam o mesmo imposto que pagam actualmente (€€€) apesar de ser pelo novo IUC, pois já tinham sido liquidados os devidos impostos. Para esses muda o nome do imposto, mas fica tudo na mesma (€€€). Por isso é que eles dizem isto: "este novo imposto é aplicável a veículos novos matriculados após 1 de Julho 2007 e aos restantes a partir de Janeiro de 2008, mantêm-se, em termos idênticos, os níveis de tributação actualmente vigentes". Dizem também para os restantes veículos porque o IUC tem quie abranger todos os veículos (não haverá outro imposto, o antigo foi abolido!), todos são tributados pelo novo imposto de circulação, só que os comprados antes de Julho de 2007 pagam os mesmos valores que têm pago até agora! Muda só o nome do imposto! Pagam todos o mesmo imposto chamado IUC, mas o IUC fica com duas formas de tributação: a forma nova para os novos e importados a partir de Julho de 2007 e a forma actual para os restantes que foram matriculados em Portugal antes de Julho de 2007. A diferença é que os novos e importados a partir de 2007, são tributados nos novos moldes e os restantes são tributados nos moldes actuais com os valores actuais, sendo o imposto aplicado igual para todos e que é chamado IUC!

Chamo a atenção a todos que os veículos comprados e matriculados em território nacional antes de Julho de 2007 já pagaram à cabeça o actual IA, não devem mais impostos à excepção do anual IMV (selo). Por isso, estes veículos a partir de 2008 nunca serão tributados pelos novos moldes do IUC (pois já foi liquidado o IA à cabeça). A partir de 2008 vão ser tributados pelo IUC mas com uma taxa tabelada à parte com os valores ajustados como se tivesse a pagar o antigo IMV (selo). Daí a frase: "e aos restantes a partir de Janeiro de 2008". Reparem que dizem a partir de 2008, pois em 2007 foram tributados pelo IMV (selo)!

Não preciso ler apenas da esquerda para a direita. É preciso fazê-lo com calma e atenção para entender da forma mais correcta a mensagem que pretendem transmitir.

Acho que fui claro.

EDIT: estava a trocar a designação do actual imposto de selo que é IMV e não ISV (este é novo imposto que substitui o actual IA). Já corrigi. Sorry!
    Última edição por blindness2005 : 09-04-07 às 13:25:45

Banido
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Concordo com uma excepção não é uma tabela á parte, o IUC tem 2 parcelas 1 para a Cilindrada +/- identica á do actual IMV (mas não contempla diferenças de combustivel) e 1 para as emissões poluentes baseadas nos testes APA, acontece que só em Julho de 2007 é este indicador de emissões vai ser obrigatório constar no DUA , pelo que os carros matriculados antes dessa data estarão isentos desta parcela..., dai a minha duvida em relação aos diesel ...

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
    Acho que fui claro.
    Certo. Obg

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
    Concordo com uma excepção não é uma tabela á parte, o IUC tem 2 parcelas 1 para a Cilindrada +/- identica á do actual IMV (mas não contempla diferenças de combustivel) e 1 para as emissões poluentes baseadas nos testes APA, acontece que só em Julho de 2007 é este indicador de emissões vai ser obrigatório constar no DUA , pelo que os carros matriculados antes dessa data estarão isentos desta parcela..., dai a minha duvida em relação aos diesel ...
    Sim, tens razão!

O que queria era explicar que existe sempre a distinção na tributação entre veículos matriculados ante e depois de Julho de 2007.

Agora a forma exacta, se é uma tabela à parte ou não desconhecia. Acredito no que dizes não ser uma tabela à parte. É que para além deste pormenor, há muitos outros que ainda se desconhece.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.