[ajuda] multa (inibição de condução)
 Rede MPL:
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 37

Título: [ajuda] multa (inibição de condução)

Piloto de Kart anape's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito [ajuda] multa (inibição de condução)

Boas, gostaria se possivel que me ajudassem a solucionar um problema.
    À cerca de 8 meses fui multado por excesso de velocidade, tendo no momento pago a coima, seg. feira chegou a casa um notificado da contra-ordenação.
    Apos leitura atenta, verifiquei que dentro de 15 dias ficarei inibido de conduzir por um prazo de 30 dias, o meu problema é que neste momento é me indespensavel a carta, pois tenho de efectuar diariamente bastantes km.
    Gostaria de saber o que poderia fazer para suspender esta inibição ou se o melhor é rezar e esperar que passem os 30 dias?

Agradecia a ajuda.
    Cumprimentos,

Banido paio pires's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

vais fikar sem carta durante um mes só por teres sido apanhado em excesso de velocidade?....n devias primeiro ter pena suspensa?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Nesse papel deve dizer como recorrer, mas normalmente numa primeira infração a pena é suspensa. Se já não é a primeira num intervalo de tempo curto, então não ha recurso que valha, mas tenta, não perdes nada

Piloto de Fórmula 1 Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Acho que é para o Governador Civil que se deve fazer o choradinho da necessidade da carta...

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Boas, foi a 1ª e unica multa que apanhei ate agora, a ver se me conseguem esclarecer, posso ser eu que entendi mal.
    Diz assim: "7. Nestes termos, ponderados os elementos determinantes da medida de sanção constantes no art.xxxxxxx(nomeadamente o facto de o arguido na ter averbado no seu registo de condutor a pratica de qualquer contra-oedenação), determino a aplicação ao arguido a sanção acessoria de inibição de conduzir pelo periodo de 30 dias, suspendendo-se a execução da mesma por um periodo de 180 dias, não condicionada a prestação de caução de boa conduta."
    Esta ultima parte da suspensão não percebi muito bem, talvez esteje ai o problema.

PS: A multa corresponde a um valor de 39km/h superior ao permitido, 120km/h, é grave mas por não ter cadastro não podia ser suspensa a inibição?

Cumps,

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Do lado contrário de todo e qualquer aprendiz de Maquiavel, ou do próprio, que muitos há por aí!

Por Defeito

A execução prática da pena de inibição está suspensa por 180 dias! Ou seja, por seis meses, se houver nova infracção haverá lugar ao cumprimento da presente mais a que for aplicada, depois, ao caso concreto...

Para já a Carta mantém-se.

Banido paio pires's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por anape

Boas, foi a 1ª e unica multa que apanhei ate agora, a ver se me conseguem esclarecer, posso ser eu que entendi mal.
    Diz assim: "7. Nestes termos, ponderados os elementos determinantes da medida de sanção constantes no art.xxxxxxx(nomeadamente o facto de o arguido na ter averbado no seu registo de condutor a pratica de qualquer contra-oedenação), determino a aplicação ao arguido a sanção acessoria de inibição de conduzir pelo periodo de 30 dias, suspendendo-se a execução da mesma por um periodo de 180 dias, não condicionada a prestação de caução de boa conduta."
    Esta ultima parte da suspensão não percebi muito bem, talvez esteje ai o problema.

PS: A multa corresponde a um valor de 39km/h superior ao permitido, 120km/h, é grave mas por não ter cadastro não podia ser suspensa a inibição?

Cumps,
    pelo que eu percebi se fizeres m**** nos proximos 180 dias é que fikas sem carta durante 30 dias

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Ah, ok este portugues é que me estava a confundir todo, estava à espera do meu pai para decifrar isto mas resolvi postar aqui mais cedo. Obrigado a tds pela ajuda.

Cumps,

Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

8 meses para receber uma notificação?

Tou para ver quando chegar a minha.

O facto de ter carta de mota há 3 anos também atenua, correcto? Ou apenas o facto de ser a 1ª?

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

De facto após a leitura da tua transcrição, conclui-se que tens a sanção suspença por 180dias sem necessidade de qualquer caução!

Caso não fosse assim podias, sempre pedir uma suspensão de 1 ano da sanção pagando uma caução! Que caso fosses apanhado novamente, ficavas sem a caução tinhas nova multa para pagar e tinhas de cumprir a sanção actual e uma eventual nova sanção!

JPR
    JPR está offline
    Piloto de Testes JPR's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

No actual Código da Estrada, o legislador veio aligeirar ou até mesmo introduzir, como regra, a suspensão da execução da sanção acessória nas contraordenações graves quando inexista registo de infracções nos últimos 5 anos, mas, por outro lado, retirou a posibilidade de suspensão dessa execução nas contraordenações muito graves.

Piloto de Rallye LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por JPR

No actual Código da Estrada, o legislador veio aligeirar ou até mesmo introduzir, como regra, a suspensão da execução da sanção acessória nas contraordenações graves quando inexista registo de infracções nos últimos 5 anos, mas, por outro lado, retirou a posibilidade de suspensão dessa execução nas contraordenações muito graves.
    Não veio não! Essa suspensão não é automática. Depende de não teres cadastro, das circunstâncias da infracção, da tua situação económica, etc. Por exemplo, uma coisa será andar a 160km/h numa AE sem trânsito. Outra coisa será uma ultrapassagem perigosa.;)

Piloto de Rallye hc80's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

pronto, agora nesses 180 dias tens de te portar bem sem ter nenhuma contra ordenacao igual senao ficas mesmo sem carta. podes circular na mesma mas com o dobro do cuidado

Piloto de Testes Tomahawk's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Isso está suspenso por 180 dias.

Eu tenho duas dessas cá em casa.

E atenção que a pena está suspensa por 180 dias, mas se nos proximos 5 anos apanhares outra, os 30 dias ninguem te tira

Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

5 anos ou 180 dias?

Piloto de Testes blindness2005's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por paio pires

citação:Originalmente colocada por anape

Cumps,
    pelo que eu percebi se fizeres m**** nos proximos 180 dias é que fikas sem carta durante 30 dias
    E não só. Se durante os 180 dias fizer *****, é-lhe retirada a suspensão que lhe foi atribuída (é aplicada de imediato a sanção acessoria de inibição de conduzir pelo periodo de 30 dias que estava suspensa) e mais a 2ª coima e respectiva sanção acessoria de inibição de conduzir mas sem direito a suspensão da mesma. É a dobrar meu caro!

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por AndreF

5 anos ou 180 dias?

citação:Isso está suspenso por 180 dias.

E atenção que a pena está suspensa por 180 dias, mas se nos proximos 5 anos apanhares outra, os 30 dias ninguem te tira
    Vocês andam a misturar periodos de suspensão com o periodo de prescrição das contra-ordenações registadas no cadastro do condutor.

Se durante a suspensão de 180 dias o anape for apanhado em nova contra-ordenação, é aplicada a sanção de inibição de condução de 30 dias que estava suspensa mais a coima e respectiva sanção de inibição de conduzir da nova contra-ordenação. Isto é dentro do periodo de suspensão que foi fixado em 180 dias! Fora desse periodo só será aplicada a coima e sanção da nova contra-ordenação e já não dá direito a suspensão por ser reincidente.

A questão dos 5 anos que levantaste é o período de tempo que ficam registadas no cadastro do condutor todas as infrações que é de 5 anos. Ao fim de 5 anos as contra-ordenações que se encontram no cadastro prescrevem.

Não mistures os 5 anos de prescrição do cadastro com o periodo de suspensção de uma determinada contra-ordenação!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

5 anos ou 180 dias?
    Durante 180 dias é pena suspensa, i.e., se fizeres asneira, apanhas com os 30 dias desta e a pena da nova multa. E durante 5 anos é considerado reincidente, ou seja, além de não haver direito a pena suspensa, o valor mínimo da inibição passa para o dobro (2 meses nas graves e 4 meses nas muito graves).

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

5 anos ou 180 dias?
    Durante 180 dias é pena suspensa, i.e., se fizeres asneira, apanhas com os 30 dias desta e a pena da nova multa. E durante 5 anos é considerado reincidente, ou seja, além de não haver direito a pena suspensa, o valor mínimo da inibição passa para o dobro (2 meses nas graves e 4 meses nas muito graves).
    É isso mesmo! Foi exactamente como eu disse, mas tu conseguiste escrever o mesmo em apenas 3 linhas. :D

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por blindness2005

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

5 anos ou 180 dias?
    É isso mesmo! Foi exactamente como eu disse, mas tu conseguiste escrever o mesmo em apenas 3 linhas. :D
    :D Não tinha visto o teu post...[8)]

Piloto de Troféu Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

O que significa: Agora tens pena suspensa, mas se cometeres mais uma infracção durante esses 180 dias vais para a cadeia durante 30 dias!! :D:D:D

Não liguem.. [:X]

Banido
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

5 anos ou 180 dias?

Vocês andam a misturar periodos de suspensão com o periodo de prescrição das contra-ordenações registadas no cadastro do condutor.

Se durante a suspensão de 180 dias o anape for apanhado em nova contra-ordenação, é aplicada a sanção de inibição de condução de 30 dias que estava suspensa mais a coima e respectiva sanção de inibição de conduzir da nova contra-ordenação. Isto é dentro do periodo de suspensão que foi fixado em 180 dias! Fora desse periodo só será aplicada a coima e sanção da nova contra-ordenação e já não dá direito a suspensão por ser reincidente.

A questão dos 5 anos que levantaste é o período de tempo que ficam registadas no cadastro do condutor todas as infrações que é de 5 anos. Ao fim de 5 anos as contra-ordenações que se encontram no cadastro prescrevem.

Não mistures os 5 anos de prescrição do cadastro com o periodo de suspensção de uma determinada contra-ordenação!
    A questão dos 5 anos:
    Não me lembro já muito bem do que está na última revisão do CE, mas do que me lembro parece que esta possibilidade de passados 5 anos apagar do cadastro, estava meio cinzenta.

Alguém sabe esclarecer se realmente se mantém (é apagado passados 5 anos)? Antes eram 3 anos, não era?

Ou fica para sempre (como algum dia lá chegaremos...)?

JPR
    JPR está offline
    Piloto de Testes JPR's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

[quote]citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Originalmente colocada por JPR

Não veio não! Essa suspensão não é automática. Depende de não teres cadastro, das circunstâncias da infracção, da tua situação económica, etc. Por exemplo, uma coisa será andar a 160km/h numa AE sem trânsito. Outra coisa será uma ultrapassagem perigosa.;)
    Eu não disse que era automática. E naturalmente que levará em conta as circustâncias de cada caso, a gravidade do ilicito, grau de culpa etc.
    Mas foi "esclarecida" a ideia de que, em circustâncias normais (se nada constar nos autos que evidencie ou revele uma consequência grave da prática da contraordenção,`ou ter sido a praticado como elevado grau de dolo) a 1ª infracção grave em 5 anos dará lugar a uma suspensão.

E a 2º... é que já dependerá. Mas a lei permite-o.

Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Digam-me uma coisa... os 180 dias começam no dia da multa ou no dia em que receber a notificação?

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Boas, pois é, apartir de hoje começou o ter mais juizinho, nem a mais pequena infração.
    Em relação aos 180 dias é a contar apartir do 15º dia util que se assina a recepção da notificação, e 3 dias se for assinada por terceiros.

Cumps.

Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Ou seja, só depois de receber a notificação é que começam os 180 dias?

E se tiver outra infração nos próximos 6 meses mesmo não tendo ainda recebido a notificação em casa?

Chefe de Equipa LuisCapelo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

o que contará é a data da infracção. mesmo que não recebas a notificação nesse período, vais receber a penalização, isso é certo.

Piloto de Testes Tomahawk's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

citação:Vocês andam a misturar periodos de suspensão com o periodo de prescrição das contra-ordenações registadas no cadastro do condutor.

Mas onde é que está a mistura?

Durante os proximos 180 dias, não pode ser apanhado em mais nenhuma infracção, pq terá de pagar as duas.

Durante os proximos cinco anos se tiver alguma infracção, ninguem lhe tirá pelos menos os 30 dias, pq já não pode ficar suspensa.

Ao fim desses cinco anos já pode acontecer novamente a pena ficar suspensa por 180 dias.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

citação:Vocês andam a misturar periodos de suspensão com o periodo de prescrição das contra-ordenações registadas no cadastro do condutor.

Mas onde é que está a mistura?

Durante os proximos 180 dias, não pode ser apanhado em mais nenhuma infracção, pq terá de pagar as duas.

Durante os proximos cinco anos se tiver alguma infracção, [u]ninguem lhe tirá pelos menos os 30 dias</u>, pq já não pode ficar suspensa.

Ao fim desses cinco anos já pode acontecer novamente a pena ficar suspensa por 180 dias.

Ok. Interpretei mal [xx(], sorry!

É que assim como estás a dizer dá a entender que durante os 5 anos e depois dos 180 dias de pena suspensa, a sanção de inibição de conduzir por 30 dias (resultante da 1ª infracção) é aplicada.

O que acontece é como acabas também por dizer, fica com cadastro durante 5 anos e nas infracções que cometer durante esse período são agravadas por ser reincidente. Ao fim de 5 anos, o cadastro é limpo e a próxima infracção cometida fica com pena suspensa por x tempo. E assim sucessivamente.

Piloto de Rallye hc80's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

5 anos ou 180 dias?

efectivamente. so esta suspensa durante 180 dias

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.