R19 - Problema no alternador
 Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: R19 - Problema no alternador

Piloto de Kart peterjonas's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito R19 - Problema no alternador

Boas,

A minha máquina, um R19 1.4 RTI de 95 com 122 mil kms, que agora está em descanso maior desde que me atribuíram 1 carro de serviço, deixou-me pela 1ª vez apeado na 6ªf à noite quando ia de Setubal para Lx.

Motivo: Alternador nas lonas. Comecei a ficar sem luzes, sem limpa vidros, etc.. A culpa tb foi minha, pois ele já se andava a queixar (o rádio por vezes falhava e as luzes tremiam), e eu fui deixando correr o tempo.

Ontem, sábado, reboquei-o e encontrei 1 mecânico para me desenrascar a situação. Pôs 1 alternador usado (75 euros), mas o carro está a fazer 1 chiadeira mt grande qd o ponho a trabalhar.

Diz o mecânico que o problema é da correia do alternador, que não conseguiu substituir pq nao tinha nenhuma e nao havia lojas abertas.

Mas a correia do alternador foi mudada ha uns 15 mil kms. Será que foi ele que a estragou ou tem mesmo de ser mudada nestes casos?

Que riscos corro andando assim com o carro? Ele disse-me que a correia está um pouco lassa...

Obrigado pela vossa ajuda.

Pedro

Piloto de Troféu Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Não tenho a certeza mas acho que existe afinação para esticar a correia, e se ainda por cima só fez 15.000 km, o problema não deve de ser daí

VP
    VP está offline
    Piloto de Kart VP's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

O alternador possui afinação para esticar mais ou menos a correia. Esticando mais a correia vai deixar de chiar.

Cumprimentos

LH
    LH está offline
    Piloto de Testes LH's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

o alternador pode não ser bem compativel e não dar para esticar mais a correia...

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

se assim for é comprar 1 correia compatível, é isso?

LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

A correia chia porque patina, precisa de ser ajustada.

Esses trabalhos são para ser feitos por um electricista e não por um mecânico. Um alternador pode ser reparado e tem peças de desgaste, como é o caso das escovas.

Para mudar o alternador sempre há a alternativa dos reacondicionados, que têm garantia como se fossem novos.

Leve o carro a um electricista para ele afinar a correia e já agora peça-lhe para fazer um diagnóstico do alternador, para ficar descansado.

Deverá ser um electricista para que a correia fique com a tensão certa, pois se ficar muto esticada deixa de fazer barulho mas estraga o rolamento do alternador.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

tou a ver é que o desenrascanço me vai sair + caro. o tipo deve-me ter metido 1 alternador manhoso com problemas no rolamento às tantas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Epá desculpa lá, mas se andava a dar problemas já devias ter uma luzinha vermelha acesa no painel... e sabes que o vermelho significa sempre PARAR!!!

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

nao, nunca me acendeu luz nenhuma. no dia anterior deixou foi de acender a luz da bateria qd ligava o carro.

Piloto de Testes rubenvalente's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por LM

A correia chia porque patina, precisa de ser ajustada.

Esses trabalhos são para ser feitos por um electricista e não por um mecânico. Um alternador pode ser reparado e tem peças de desgaste, como é o caso das escovas.
    Para mudar o alternador sempre há a alternativa dos reacondicionados, que têm garantia como se fossem novos.

Leve o carro a um electricista para ele afinar a correia e já agora peça-lhe para fazer um diagnóstico do alternador, para ficar descansado.

Deverá ser um electricista para que a correia fique com a tensão certa, pois se ficar muto esticada deixa de fazer barulho mas estraga o rolamento do alternador.

Boas, bem não deixas de ter um bocado de razão ai, realmente o electricista é o mais indicado para essa situação, mas o mecanico tem obrigação de saber trocar um alternador e até não lhe faz mal nenhum saber trocar umas escovas do alternador, é fácil basta comprar um regulador de tensão novo e pronto escovas mudadas e problemas resolvidos, se o alternador tiver os rolamentos gripados o melhor mesmo é um novo ou recondicionado, regra geral acredita que é muito mas muito melhor trocar de alternador, por um novo de preferencia, até acabas muitas das vezes por gastar menos dinheiro.
    O meu 106 já levou 2 consertos no alternador, se soubesse o que sei hoje tinha comprado logo um novo ou recondicionado.;)

LM
    LM está offline
    Piloto de Testes LM's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

As avarias normais de um alternador são as escovas, o regulador ou o rolamento, raramente é mais que isso e são problemas que um electricista resolve rapidamente.

Se, por exemplo, se deixar andar o rolamento gripado muito tempo descentra o eixo e faz com que a parte móvel que tem o enrolamento de cobre raspe no enrolamento fixo que está na carcaça do alternador. Assim, mais vale um novo.

Apesar de um mecânico dever saber mudar umas escovas, não vê se o regulador está a dar a corrente correcta, etc. Porque uma coisa é um alternador estar a funcionar, outra é estar a funcionar correctamente.

Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

acho que então vou à norauto (em almada ou no montijo) ou a 1 casa do género para me verem isso.

gracias.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.