Atravessar Inundações e Quais as Consequências
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Título: Atravessar Inundações e Quais as Consequências

  1. #1
    Moderador SilverArrow's Avatar
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    Por Defeito Atravessar Inundações e Quais as Consequências


    Para quem tem estado a ver os tele-jornais, vi que o que não faltou hoje foram carros parados dentro de zonas inundadas. Alguns porque já lá estavam parados, outros pq os condutores quiseram arriscar.

    Não falo de casos de água Mesmo muito alta.

    Mas digamos prai uns 50cm de água. Como atravessa? Sempre ouvi falar em manter uma velocidade baixa e constante e se possivel na mudança mais baixa. Ou seja a melhor opção é ir em 1ª ou 2ª a uns 20km/h.

    Se o carro parar o que fazer?

    Quais as consequências? Basta tirar de dentro de água e já funciona?

    E uma coisa que nunca entendi, o carro acaba por falhar por falta de ar no motor ou por falta de escape por onde enviar os gazes?


  2. #2
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    Sempre ouvi dizer que nessas situações se deve conduzir com a primeira metida, a baixissima velocidade, mas a água não pode ultrapassar a altura da linha de escape, porque pode entrar pelo mesmo e dar-se um refluxo, ou seja, a água entrar pelo escape e ser chupada até ao motor...

  3. #3
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Pedrocas

    Sempre ouvi dizer que nessas situações se deve conduzir com a primeira metida, a baixissima velocidade, mas a água não pode ultrapassar a altura da linha de escape, porque pode entrar pelo mesmo e dar-se um refluxo, ou seja, a água entrar pelo escape e ser chupada até ao motor...
    has de me explicar como isso é possível se pelo escape estão sempre a sair os gases.

    Os veiculos TT andam muitas vezes submersos e a unica coisa que tem de ter é o snorkel para ir buscar ar para o motor.

    Quando se nada de costas deve-se exprirar o ar pelas narinas para a água não entrar. O mesmo acontece com os escapes

  4. #4
    Piloto de Fórmula 1 Torres's Avatar
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    Geralmente, o que faço, não sei se bem se mal, é aproximar-me devagar e ao passar aumentar um pouco a velocidade e aceleração, nunca muito (a velocidade, por causa do "splash" de àgua) até ter passado a àrea. E porquê? Porque já tive experiências de dois tipos. Já tive de ultrapassar um gajo dentro de uma poça, porque ele ia tão devagar que o meu carro à mesma velocidade estava a começar a ir abaixo, e já passei mais depressa e não é muito bom quando perde aderência ;).

  5. #5
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    Desde que a água não chegue à entrada de ar para o motor ou às partes eectricas do motor, não há problema.

  6. #6
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    Motores diesel...podem ficar submersos...escape e tudo...só o filtro de ar é que tem que ficar cá fora...e eles trabalham...nos a gasolina...impossivel...distribuidor...velas...vai-se logo tudo.

  7. #7
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    felizmente nunca me aconteceu esta situação mas da maneira que o tempo está...

  8. #8
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    Hoje, fartei-me de atravessar lençóis de água bem fundos e o carro aguentou-se bem. Encontrei foi umas pessoas que não podem dizer o mesmo.
    No Dafundo liguei os 4 piscas e passei, usando a 1ª e 2ª velocidade.

  9. #9
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    Normalmente o que faço e sempre fiz foi chegar perto do lençol de agua, parar, engrenar a primeira velocidade e acelerar pouco mas constante, de modo à embraiagem estar totalmente solta.. nao sei se faço bem ou mal.. mas o procedimento que utilizo foi sempre este..

  10. #10
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    nunca aconteceu...
    o meu pai ate as poças de aguas minimas foge pra ter o minimo de risco na parte electrica...
    ja me aconteceu e nao ver as poças de agua e tipo saltar agua pro vidro mas e raro...
    agora zonas submersas isso e raro mas com estas chuvadas ja vi varias localidades ai com mais altura o meu pai acho que nao se atreve a meter-se em aventuras dessas

  11. #11
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    Aconteceu ao meu pai, tinha o Astra 1 ano e pouco.

    Aqui está uma foto tirada na altura (já depois do carro ter saído com o reboque).



    Bom, o que aconteceu foi que entrou água pela admissão, e o resultado foi catastrófico!

    A água vai para os cilindros, e, ao contrario do gasóleo "não comprime", ao não comprimir, é a mesma coisa que está lá dentro um bocado de ferro, ou qualquer coisa que não deixa o pistão vir até cima, e ele "bate", ao bater... simplesmente "parte o motor". É a mesma coisa que partir a correia de distribuição (ou talvez ainda mais grave).

    Foi literalmente isto que aconteceu ao Astra, partiu o motor!

    A reparação ficou em 545 Contos!!! Já com grandes descontos na Opel.

    Teve que levar desde: pitons, segmentos, bielas (duas empenaram), martelos, válvulas, turbo (com o água fria o outro acho que empenou), vários sensores, a MAF, e muita, muita tralha que agora não me lembro.

    Se virem muita água, é melhor não arriscar.

  12. #12
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    mete um snorkel e ate bule debaixo de agua

  13. #13
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    citação:Originalmente colocada por Vehicle

    citação:Originalmente colocada por Pedrocas

    Sempre ouvi dizer que nessas situações se deve conduzir com a primeira metida, a baixissima velocidade, mas a água não pode ultrapassar a altura da linha de escape, porque pode entrar pelo mesmo e dar-se um refluxo, ou seja, a água entrar pelo escape e ser chupada até ao motor...
    has de me explicar como isso é possível se pelo escape estão sempre a sair os gases.

    Os veiculos TT andam muitas vezes submersos e a unica coisa que tem de ter é o snorkel para ir buscar ar para o motor.

    Quando se nada de costas deve-se exprirar o ar pelas narinas para a água não entrar. O mesmo acontece com os escapes
    Provavelmente é uma situação que pode acontecer no caso de teres o escape coberto de água e deixares o carro ir abaixo. Ao voltares a meter a trabalhar poderá dar-se esse refluxo, embora eu também não acredite que chegue ao motor...

  14. #14
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    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells





    Isso é em Estarreja, não é? Na Póvoa..
    Essa zona costuma inundar sempre.. [xx(], Normalmente tem sempre bombas a tirar a água.. Mas nunca são suficientes.

  15. #15
    ASA
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    Boas. Atenção q se a água entrar no catalizador pelo escape lá se vai, tanto faz ser a diesel como gasosa.

  16. #16
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    citação:Originalmente colocada por mcabral

    citação:Originalmente colocada por Vehicle

    citação:Originalmente colocada por Pedrocas

    Sempre ouvi dizer que nessas situações se deve conduzir com a primeira metida, a baixissima velocidade, mas a água não pode ultrapassar a altura da linha de escape, porque pode entrar pelo mesmo e dar-se um refluxo, ou seja, a água entrar pelo escape e ser chupada até ao motor...
    has de me explicar como isso é possível se pelo escape estão sempre a sair os gases.

    Os veiculos TT andam muitas vezes submersos e a unica coisa que tem de ter é o snorkel para ir buscar ar para o motor.

    Quando se nada de costas deve-se exprirar o ar pelas narinas para a água não entrar. O mesmo acontece com os escapes
    Provavelmente é uma situação que pode acontecer no caso de teres o escape coberto de água e deixares o carro ir abaixo. Ao voltares a meter a trabalhar poderá dar-se esse refluxo, embora eu também não acredite que chegue ao motor...
    Por isso é que há jipes com snorkel no escape, para o caso de irem abaixo num rio.;)

  17. #17
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    citação:Originalmente colocada por max0r

    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells





    Isso é em Estarreja, não é? Na Póvoa..
    Essa zona costuma inundar sempre.. [xx(], Normalmente tem sempre bombas a tirar a água.. Mas nunca são suficientes.
    Sim, é em Estarreja, na Póvoa. (Viaduto do novo Ciclo).

    O meu pai ia trabalhar, e ia-me levar à escola... já lá vão uns anos. Foi em finais de 99, princípio de 2000. ;)

  18. #18
    DL
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    Nos casos mais bicudos, avanço em 1ª com acelerador premido para manter o motor acima das 2.000 rpm e regulo a velocidade do carro com a embraiagem.

    É essencial passar devagar para evitar molhar muito as electrónicas e electricidades e evitar a formação de grande ondulação na água. Se o fluxo de gases do escape for insuficiente pode não conseguir evitar a entrada de água para o escape, o que fará o motor calar-se imediatamente (é como se pusermos uma batata no escape, mas não façam isso aos carros dos outros! pelo menos aos meus! :D).

    Se o motor for abaixo, o melhor é abrir a porta e molhar os pézinhos para ir empurrá-lo para fora da piscina. Se não entrou água para os cilindros, pode-se ir dando à chave, depois desiste-se e limpa-se o distribuidor e todos os contactos eléctricos, depois vai-se comprar WD-40 e no fim chama-se a Marta.

    Se entrou água lá mesmo para dentro, o filtro de ar está ensopado (é tirá-lo), tirar as velas, dar à chave para mandar a água fora, meter velas, limpar distribuidor, ir comprar WD-40 e chamar outra vez a Marta...


    O único sacana que me ficou na piscina foi o Mini (ainda era daqueles mais alérgicos à água, sem tampa à frente do distribuidor), mas nessa altura ainda não havia Marta... só que já nem me lembro de como saímos de lá, mas saímos!

  19. #19
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    fonix e o teu pai não viu isso? [:0]
    porra nao e por mal mas pra que irmo-nos aventurar a meter os carros nestes sitios o meu pai anda sempre todo cuidadoso com as bermas inundadas e as poças de agua grandes... ha outros que vao logo pra dentro? [xx(] eu acho que e um bocado pra aventura mas o resultado ta em cima 545 contos! [:0]
    cumps
    ps: no outro fds um amigo meu ia a pe na avenida tava a chuver as bermas cheinhas de agua os carros todos a desviarem-se passa um civic xunning mesmo na berma a levantar a agua toda [8]

  20. #20
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    Sobre esta matéria das inundações penso que será oportuno esclarecer as situações em que o seguro pode ou não funcionar.
    O seguro de danos próprios garante os danos ocorridos no veiculo em consequencia de choque, colisão, capotamento, incendio, raio, explosão, furto e roubo. Se pretendermos garantir o risco de inundações devemos contratar a garantia de riscos da natureza ou risco catastróficos, depende da designação da seguradora. De qualquer forma, o entendimento geral para o funcionamento desta garantia é de que se o veiculo for apanhado numa inundação o seguro cobre o dano sofrido, Caso o condutor tente passar o lençol de água e o veículo fique empanado, tal será considerado como uma situação fora do ambito das garantias do contrato, pois as consequencias da actuação do condutor são perfeitamente previsiveis.

  21. #21
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    citação:Originalmente colocada por DL

    Se o motor for abaixo, o melhor é abrir a porta e molhar os pézinhos para ir empurrá-lo para fora da piscina.
    Discordo! Nessa situação a saida tem que ser á "3 duques" para evitar molhar o interior da "biatura"!:D;)

  22. #22
    Moderador Vanquish's Avatar
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    Para alem do que já foi dito, destacando o post bem elucidativo do DL (este gajo se gostasse de francius era quase perfeito:D), acrescento que, um motor bem quentinho em contacto repentino com água fria pode levar a estalar o bloco do motor, turbo, colector de escape e outros componentes importantes.

  23. #23
    DL
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    citação:Originalmente colocada por Vanquish

    (este gajo se gostasse de francius era quase perfeito:D), acrescento que, um motor bem quentinho em contacto repentino com água fria pode levar a estalar o bloco do motor, turbo, colector de escape e outros componentes importantes.
    Quando os gajos fizerem carros fiáveis eu até posso começar a gostar deles...

    E tu queres levar os motores, os colectores e os catalisadores prá cova? Oh pá, os homens têm que vender mais material. Não lhes dês cabo do negócio! :D

  24. #24
    Banido paulinhuu's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por hazakis

    Motores diesel...podem ficar submersos...escape e tudo...só o filtro de ar é que tem que ficar cá fora...e eles trabalham...nos a gasolina...impossivel...distribuidor...velas...vai-se logo tudo.
    exacto.... e já me disseram que nos Diesel, o filtro do ar está numa posição mais elevada que nos gasolina....daí que seja mais difícil que estes apanhem água nos Diesel.. será verdade?

  25. #25
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    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

    Aconteceu ao meu pai, tinha o Astra 1 ano e pouco.

    Bom, o que aconteceu foi que entrou água pela admissão, e o resultado foi catastrófico!

    A água vai para os cilindros, e, ao contrario do gasóleo "não comprime", ao não comprimir, é a mesma coisa que está lá dentro um bocado de ferro, ou qualquer coisa que não deixa o pistão vir até cima, e ele "bate", ao bater... simplesmente "parte o motor". É a mesma coisa que partir a correia de distribuição (ou talvez ainda mais grave).

    Foi literalmente isto que aconteceu ao Astra, partiu o motor!

    A reparação ficou em 545 Contos!!! Já com grandes descontos na Opel.

    Teve que levar desde: pitons, segmentos, bielas (duas empenaram), martelos, válvulas, turbo (com o água fria o outro acho que empenou), vários sensores, a MAF, e muita, muita tralha que agora não me lembro.

    Se virem muita água, é melhor não arriscar.
    Exactamente Tubular!

    Há 3 anos, com o meu Corsa (havia apenas 3.000 km rodados), passando devagar por um trecho alagado, um tipo com um SUV entrou com muita velocidade no alagamento e formou uma onda que chegou até o párabrisas do meu carro. Pronto, o motor aspirou água pela admissão e perdi o motor. Tentei dar a partida uma única vez (erro meu, mas já está aprendido) e rompeu inclusive o bloco (formou o que chamamos cá de calço hidráulico) do motor. Resultado: bloco + pistões + virabrequim + bielas + bronzinas + 7 válvulas + cárter rompido. Somente se aproveitou a cabeça do motor. Mas a seguradora cobriu os custos (2.500 euros pela troca do motor) e 3 meses [:0] aguardando peças.
    Conselho: nunca passem por trechos que ultrapassem a metade da altura das rodas, e sempre que passarem, engatem a primeira marcha e vão devagar (10 kmh). Se o motor for abaixo na passagem, nem em sonho tentem colocá-lo para trabalhar (risco de piorarem em muito os danos pela aspiração de água). Muitas vezes é melhor procurar outro caminho do que amargar prejuizos e aborrecimentos.

  26. #26
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    o ideal, é mesmo dar meia volta e optar por outro caminho

  27. #27
    Piloto de Provas de Perícia Huntelaar's Avatar
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    Ou entao comprem um Fiat Uno!!!
    É um autentico "Jipe dos pobres"
    LoOL
    ;p
    Nem imaginam onde o meu ja andou....

  28. #28
    Rover 216 Sportcoupé Neruson's Avatar
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    Dass eu até gosto das poçinhas nas bermas(desde que não haja peões claro), mas daí a meter-me no meio de uma piscina com o meu carro é que não... mas pelo que vejo aqui até das poças me vou começar a desviar, Daasss...

  29. #29
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    Por acaso hoje passei numa autêntica piscina no meio da estrada, aparentemente não tinha grande profundidade, só dei conta quando senti a agua a bater no fundo do carro, estava a ver que a agua entrava para o habitáculo.

    Curiosamente a frente estavam 2 polos a gasolina parados com respectivo triangulo, um deles de uma colega da minha namorada, a aguardar o reboque, daí eu ter ido ao local.


  30. #30
    Banido ManuelBarbosa's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por Neruson

    Dass eu até gosto das poçinhas nas bermas(desde que não haja peões claro), mas daí a meter-me no meio de uma piscina com o meu carro é que não... mas pelo que vejo aqui até das poças me vou começar a desviar, Daasss...
    Cuidado com as pocinhas, elas podem esconder grandes buracos, imagina que uma pocinha esta a esconder uma tampa de saneamento partida, pensa o que acontece se metes lá uma roda.

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