Qual a importância das vélas num diesel...
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Título: Qual a importância das vélas num diesel...

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia paulo56's Avatar
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    Por Defeito Qual a importância das vélas num diesel...

    Boas,alguem sabe me dizer porque é que o carro a frio custa a pegar,mas quando tá quente pega bem,não percebo porque isto acontece...Obrigado


  2. #2
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    Ajudava muito se dissesses a marca, modelo, motor, diesel ou gasolina, etc, etc.;)

  3. #3
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    Depende os motores 1.5D Izusu são precisamente ao contrario.

  4. #4
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    citação:Originalmente colocada por Vanquish

    Ajudava muito se dissesses a marca, modelo, motor, diesel ou gasolina, etc, etc.;)
    è um 14D

  5. #5
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    citação:Originalmente colocada por TDI_sport

    Depende os motores 1.5D Izusu são precisamente ao contrario.
    Mas o meu antes pegava logo á primeira a frio,e agora tá custar a pegar a frio,e a quente pega bem...

  6. #6
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    Assim de repente parece-me ser problema das velas. Podes ter 1 ou 2 queimadas e, agora que o tempo está mais frio, a dificuldade em pegar é maior.

  7. #7
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    citação:Originalmente colocada por Vanquish

    Assim de repente parece-me ser problema das velas. Podes ter 1 ou 2 queimadas e, agora que o tempo está mais frio, a dificuldade em pegar é maior.

    Também me parece que seja isso,por isso que quando o carro tá quente ele pega bem não é?

  8. #8
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    Provavelmente será as velas, mas tbem se n for, n perdes nada, pq n são mto caras e ficas c certeza co carro a pegar melhor e fazer uma melhor combustão.

  9. #9
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    Ainda esta semana tive de mudar as velas de velas de incandescência da minha l200. Só uma estava boa contudo o meu electricista aconselhou-me a mudar as 4 (cerca de 50€ cada da origem)!
    E a bateria quase que descarregava cada vez que ía arrancar! Pois como o carro não pegava logo tinha de tentar arrancar umas 3x antes de o fazer pegar

  10. #10
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    Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?

    Obrigado

  11. #11
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    então ninguem me responde ás minhas duvidas...?

  12. #12
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    citação:Originalmente colocada por paulo56

    Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?

    Obrigado
    Só isso mesmo ;)

  13. #13
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    citação:Originalmente colocada por cmax

    citação:Originalmente colocada por paulo56

    Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?

    Obrigado
    Só isso mesmo ;)
    Pensei que desse para algo mais...Obrigado

  14. #14
    air
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    Os motores diesel funcionam por autoinflamação. Daí o importante no combustível é o indíce de cetano (capacidade para se autoinflamar). Ou seja, devia a altas temperaturas o combustível entra em combustão, não sendo necessário velas como nos motores otto. As velas num diesel só servem para no arranque a frio ajudar a combustão, pois estando frio as temperatura atingidas mal se liga a chave não são as desejadas.

  15. #15
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    Meus caros.
    Já levei uma grande ****da, por dizer numa aula q as velas apenas servem para o arranque.
    Creio q apenas nos de injecção indirecta, as velas continuam "ligadas", mas cmo é óbvio a uma intensidade mto menor, se assim n fosse, e deixo-vos a mesma pergunta q me fizeram:

    - Então sr. aluno, pq é q se diz q quando um carro custa a pegar e dps faz mto fumo, q deve ter as velas de incandescencia "fundidas"?

  16. #16
    air
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    Faz muito fumo porque há uma combustão anormal, neste caso deve ser por haver uma defice de ar. É isso?

  17. #17
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    O calor produzido pelas velas de incandescência vai favorecer uma melhor combustão.
    Mas salvoerro, isto é mais comum nos de injecção indirecta, tenho q ir rever isto ao "Giacosa", ver o q lá diz.

  18. #18
    air
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    Se pensarmos que os motores de injecção directa (principalmente de elevada pressão) o combustível fica mais pulverizado, ou seja o diâmetro das gotículas é menor, a combustão ocorre com menor resistência.

  19. #19
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    Então quer dizer que depois do carro estar ligado as velas continuam a desempenhar o seu papel,mas com menos importância,certo?Foi o que eu percebi...Támos sempre a aprender...Obrigado

  20. #20
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    Támos a falar de velas encandescentes,pois são estas velas que funcionam nos diesel..só para não haver confusões...

  21. #21
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    ......

  22. #22
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    .....

  23. #23
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    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

    Meus caros.
    Já levei uma grande ****da, por dizer numa aula q as velas apenas servem para o arranque.
    Creio q apenas nos de injecção indirecta, as velas continuam "ligadas", mas cmo é óbvio a uma intensidade mto menor, se assim n fosse, e deixo-vos a mesma pergunta q me fizeram:

    - Então sr. aluno, pq é q se diz q quando um carro custa a pegar e dps faz mto fumo, q deve ter as velas de incandescencia "fundidas"?
    Resposta:

    Exmo Sr Professor :

    Ao colocar um motor em marcha, depois de várias horas parado e a uma temperatura baixa, as velas de incadescência servem para aproximar a temperatura da c. de combustão aquela que vai atingir aquando das 1ªs rotações do motor em funcionamento, ou seja, vai aquecer o "ambiente" para facilitar a operação de colocar o motor em marcha.

    Mais, é notório o fumo, pois nao estão reunidas as condições ideais de funcionamento, nas quais a temperatura tem um grande peso, assim note-se que fumo preto corresponde a gasoleo mal queimado.

    Acrescento ainda que há motores cuja bomba injectora debita mais diesel neste periodo para mais rapidamente aquecer o motor.

    Note, fundir... fundem-se as lâmpadas em casa.... essas... queimam.se.... :D

  24. #24
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    Repara q "fundidas" está entre aspas!

  25. #25
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    Por Defeito

    Olá,

    Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
    Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.

    Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.

    Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
    Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.

    Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
    Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).

    Espero ter ajudado.

    Zunda




  26. #26
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Zunda

    Olá,

    Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
    Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.

    Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.

    Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
    Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.

    Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
    Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).

    Espero ter ajudado.

    Zunda




    Muito boa explicação,já agora como se sabe que a vela tá queimada?claro com ela extraída,visto a olho nu,ela fica preta?

  27. #27
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    Tanto quanto sei, elas são pretas de origem ou seja, não consegues ver (a olho nú) se elas estão queimadas ou não.

    Uma das formas simples que tens de ver se elas estão queimadas é desligares o fio da cablagem eléctrica apertado na cabeça de cada uma das velas, deixando-a apenas apertada no motor. Em alguns carros existe uma alimentação para cada vela, noutros existe uma para todas as velas, havendo depois um paralelo entre as velas, o qual a existir deve ser tirado fora. De seguida pegas num bocado de condutor eléctrico (um qualquer). Uma das pontas do condutor eléctrico encostas ao terminal positivo da bateria. Uma vez encostada essa ponta na bateria, pegas na outra e dás toques com ela na cabeça da vela (onde estava apertado o terminal da cablagem do carro). Se quando encostas a segunda ponta na cabeça de cada uma das velas (, uma delas não der uma pequena faisca (tipo curto-circuito), acabaste de encontrar a vela que está queimada.

    Provavelmente esta descrição não inspira muita segurança, mas não tem nada de mal, desde que o condutor que usas para testar não encoste inadevertidamente a qualquer outra parte metálica do carro. ;)

    Na prática e resumindo

    - Desligas todas as ligações eléctricas nas velas (fios e paralelos entre velas), mas sem as extraíres

    -Pegas numa ponta de condutor e fazes chegar o positivo da bateria a cada uma das velas.

    Quando encostas o condutor à cabeça da vela, a que não der uma pequena faisca no ponto de contacto com o condutor, está pronta a ser substituída.

    Espero ter ajudado

    Um abraço

    Zunda

  28. #28
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    citação:Originalmente colocada por Zunda

    Tanto quanto sei, elas são pretas de origem ou seja, não consegues ver (a olho nú) se elas estão queimadas ou não.

    Uma das formas simples que tens de ver se elas estão queimadas é desligares o fio da cablagem eléctrica apertado na cabeça de cada uma das velas, deixando-a apenas apertada no motor. Em alguns carros existe uma alimentação para cada vela, noutros existe uma para todas as velas, havendo depois um paralelo entre as velas, o qual a existir deve ser tirado fora. De seguida pegas num bocado de condutor eléctrico (um qualquer). Uma das pontas do condutor eléctrico encostas ao terminal positivo da bateria. Uma vez encostada essa ponta na bateria, pegas na outra e dás toques com ela na cabeça da vela (onde estava apertado o terminal da cablagem do carro). Se quando encostas a segunda ponta na cabeça de cada uma das velas (, uma delas não der uma pequena faisca (tipo curto-circuito), acabaste de encontrar a vela que está queimada.

    Provavelmente esta descrição não inspira muita segurança, mas não tem nada de mal, desde que o condutor que usas para testar não encoste inadevertidamente a qualquer outra parte metálica do carro. ;)

    Na prática e resumindo

    - Desligas todas as ligações eléctricas nas velas (fios e paralelos entre velas), mas sem as extraíres

    -Pegas numa ponta de condutor e fazes chegar o positivo da bateria a cada uma das velas.

    Quando encostas o condutor à cabeça da vela, a que não der uma pequena faisca no ponto de contacto com o condutor, está pronta a ser substituída.

    Espero ter ajudado

    Um abraço

    Zunda
    Obrigado,assim já não substituo a vela errada.

  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por Zunda

    Olá,

    Efectivamente as velas de incandescencia nos motores Diesel de injecção indirecta, têm como função ajudar o arranque do motor a frio.
    Tanto quanto sei, a grande parte dos carros desliga as velas após as mesmas atigirem uma determinada temperatura, sendo que em alguns casos elas se mantêm ligadas por alguns segundos a uma intensidade menor. Mas este tempo nunca é mais do 5 a 10 segundos, caso contrário punha em causa a própria integridade das velas.

    Quanto ao fazer fumo, isto está, como já foi referido, relacionado com a temperatura do gasóleo no interior da câmara de combustão. Existe uma proporcionalidade entre o aumento da temperatura na câmara e o aumento da pressão. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura dentro da câmara, menos vaporizado vai estar o gasóleo o que faz com que a sua combustão seja de fraca eficiencia (parte do gasóleo não queima). Logo quanto mais "quente" e vaporizado estiver o gasóleo no início da compressão, maior será a quantidade de energia fornecida pela explosão do mesmo, e como consequencia, maior será a força (Binário) que emprurra o pistão para baixo.

    Como os motores são desenhados de uma forma equilibrada, basta haver um dos cilindros com a vela queimada que dificultará logo o arranque do motor.
    Tal como num candeeiro de quatro lampadas, dificilmente elas fundem ao mesmo tempo, e o mesmo se passa com as velas incandescentes de um motor diesel. Como tal, o mais certo, é que se esteja a passar o que o Vanquish referiu, ou seja, uma ou duas velas queimadas.

    Esta é uma "avaria" de facil detecção para qualquer mecânico/electricista auto.
    Uma forma de minimizar provisoriamente este efeito negativo, é, antes de dares à ignição, repetires pelo menos uma vez o processo de aquecimento das velas (Dás à chave para ligar a resistencia, e depois da luz apagar, desligas e voltas a ligar a chave esperando novamente que a luz apague. Só depois dás à ignição).

    Espero ter ajudado.

    Zunda



    Tenho um Corsa B 1.5 Td em que se nota bem quando ele desliga as velas de incandescência. Todos os componentes eléctricos ficam com mais energia, quando isso acontece. E chegam a estar ligadas, em tempo frio, uns bons minutos.

    Agora se não se der à ignição, acabam por desligar após 5 - 10 segundos. Mas se se der à chave elas voltam a ligar.

    E acreditem que tem muita diferença o carro a andar sem ter as velas ligadas. Até mete impressão. Isto na fase inicial, depois aquece e fica igual.

  30. #30
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    Por isso a importância das velas...

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