Gasolina 95 vs 98
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Título: Gasolina 95 vs 98

  1. #1
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    Por Defeito Gasolina 95 vs 98

    Boas,

    Como sei de inumeras pessoas com esta dúvida permanente (onde me incluo), gostava de lançar aqui a discussão sobre as diferenças de uma gasolina relativamente à outra no que diz respeito a qualidade, vantagens, economia, etc. Espero esclarecimentos!

    Abraços!




  2. #2
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    Por Defeito

    cada motor tem um tipo de gasolina ideal indicado pelo fabricante, que deve ser o utilizado, por isso não há grande interesse em discutir eventuais diferenças... penso eu.

  3. #3
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    Por Defeito

    nem por isso Luis Capelo.
    ha o recomendado e ha o ideal, nem sempre são o mesmo.

    dou-te o exemplo do Polo 1.0 lá de casa, podes por 95 à vontade...se puseres 98 a diferença é apenas na carteira. não traz qualquer vantagem em andamento, consumos ou o que quer que seja.

    um dos meus carros, se lhe puser SC95, apesar de ser o minimo que o construtor aconselha, o carro fica smp a trabalhar mais quente! usando 98, ele ta smp com temperatura estavel e "no ponto", anda mais (bem notorio) e gasta menos.

    no 2º carro, um motor bem comum e pacato...se usar 98 nota-se que está lá um pequeno extra. os consumos ficam na mesma, ja que esse extra so é notorio em ultrapassagens e afins. 98 nao compensa..

    no meu antigo BMW notava-se a diferença de 95 pra 98. ele funcionava bem com 95 e a recomendada era 95, mas funcionava melhor com 98! em cidade usava 95, fora de cidade usava 98, compensa largamente pela facilidade que ele tem em subir de regime (ultrapassagens, utilizaçao descontraida, etc)

    se leres os livros de instruçoes da maior parte dos carros, eles recomendam é um minimo de octanas;)

  4. #4
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    Subscrevo inteiramente o que disse o Eliselotus. No meu 1.3 mal dá para notar a diferença, mas nota-se que está ali mais qq coisa, principalmente a subir de regime. Já no carro do meu pai, 2.0, nota-se muita diferença... Parece que não é o mesmo, enota-se bem em tudo: acelerações, recuperações e velocidade... O trabalhar do próprio carro também fica mais "suave", tanto no 1.3 como no 2.0...

  5. #5
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    É possível perceber as diferenças entre 95 e 98 com teoria, mas na prática o melhor é perguntar a quem já usou um e o outro num dado modelo de motor.

    No meu p.ex. (motor 1.4 16v renault), com 98 tem prestações melhores, mas a diferença praticamente não se nota. Não compensa o preço maior, excepto num caso: auto-estrada a mais de 130. Isto porque a mais de 130 a 95 precisa de mais rotações para atingir a mesma velocidade. Dá coisa de mais 0,5 litros de consumo.


  6. #6
    Piloto de Testes Suíço's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por whereagles

    É possível perceber as diferenças entre 95 e 98 com teoria, mas na prática o melhor é perguntar a quem já usou um e o outro num dado modelo de motor.

    No meu p.ex. (motor 1.4 16v renault), com 98 tem prestações melhores, mas a diferença praticamente não se nota. Não compensa o preço maior, excepto num caso: auto-estrada a mais de 130. Isto porque a mais de 130 a 95 precisa de mais rotações para atingir a mesma velocidade. Dá coisa de mais 0,5 litros de consumo.

    Não querendo ser mauzinho, mas isso só mudando o diametro das rodas ou os carretos da caixa de velocidades... Quanto mais, precisa de mais acelerador para manter a mesma velocidade... ;)

  7. #7
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por whereagles

    É possível perceber as diferenças entre 95 e 98 com teoria, mas na prática o melhor é perguntar a quem já usou um e o outro num dado modelo de motor.

    No meu p.ex. (motor 1.4 16v renault), com 98 tem prestações melhores, mas a diferença praticamente não se nota. Não compensa o preço maior, excepto num caso: auto-estrada a mais de 130. Isto porque a mais de 130 a 95 precisa de mais rotações para atingir a mesma velocidade. Dá coisa de mais 0,5 litros de consumo.

    Uh?
    Nada disso. As rotações são as mesmas.
    O que quererás dizer é que as rotações subirão mais depressa.

    Em teoria a diferença entre estes dois tipos de gasolina esteja relacionada com a pré-detonação da mesma. Se conseguirmos reduzir ao mázimo a pré-detonação do combustivel, o rendimento irá ser maior, dados que as explosões internas vão estar no timming certo com a faísca da vela, posição do êmbolo, etc.

  8. #8
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    Tenho feito a média de consumos, só com 95 tenho a volta de 10L.
    Só com 98xpto tenho os mesmos 10L. Mas também ainda fiz poucos Km para tirar conclusões.
    Noto é ao ligar de manha, está mais suavezinho.

  9. #9
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    bem o meu bmw c 98 faz-me +-15lts aos 100 se cometer o erro de usar 95 passa a 19lts!!! e o tipo de condução é o mesmo e o percurso tb... já o comprovei 3x por isso não era só impressão minha. no fiat ainda n mudei só uso 95 e na mota a diferença é 1lt aos 100... e a performançe c 98 é superior pelo menos nos meus veiculos.

  10. #10
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    Sempre 95 cá por casa. Mas acho que é por ser mais barata.

  11. #11
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    citação:Originalmente colocada por Opera_Phantom

    Sempre 95 cá por casa. Mas acho que é por ser mais barata.
    Mais barata ao quilómetro ou mais barata ao litro?

  12. #12
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    Qual a que recomendam para o astra h 1.4 ?

    Cumps

  13. #13
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    citação:Originalmente colocada por whereagles

    É possível perceber as diferenças entre 95 e 98 com teoria, mas na prática o melhor é perguntar a quem já usou um e o outro num dado modelo de motor.

    No meu p.ex. (motor 1.4 16v renault), com 98 tem prestações melhores, mas a diferença praticamente não se nota. Não compensa o preço maior, excepto num caso: auto-estrada a mais de 130. Isto porque a mais de 130 a 95 precisa de mais rotações para atingir a mesma velocidade. Dá coisa de mais 0,5 litros de consumo.
    tens noçao que o que dizes é impossivel, certo?

    se as 5000 vais a 180 numa mudança, até podes por lá gasolina de aviao ou concentrado de acido urico de boi que ele às 5000 vai sempre a 180 na mesma mudança;)

    citação:bem o meu bmw c 98 faz-me +-15lts aos 100 se cometer o erro de usar 95 passa a 19lts!!!
    [**][**]

    essa bate as expectativas de qualquer departamento de marketing aldrabao:D

  14. #14
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    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    citação:Originalmente colocada por whereagles

    Isto porque a mais de 130 a 95 precisa de mais rotações para atingir a mesma velocidade. Dá coisa de mais 0,5 litros de consumo.
    tens noçao que o que dizes é impossivel, certo?
    Se é impossível ou não, não sei. Mas noto que, p.ex., a 140, com 98 vou a 4000 rpm e com 95 estou um bocadito acima, nas 4100-4200 rpm.

    Se calhar é só impressão minha, mas dá-me a nítida sensação de ser assim.

  15. #15
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    É impressão whereagles.

    Podes notar mais força (ao carregares no acelerador as rotações sobem mais depressa), mas a velocidade a X rpms vai ser sempre igual.

    Depende do diâmetro da roda e da desmultiplicação da mudança/caixa, não do combustível.

  16. #16
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    citação:bem o meu bmw c 98 faz-me +-15lts aos 100 se cometer o erro de usar 95 passa a 19lts!!!
    [**][**]

    essa bate as expectativas de qualquer departamento de marketing aldrabao:D
    [/quote]aldrabão deve ser vossa exelençia para fazer desses comentarios sem conhecimento de causa é melhor ficar quieto no seu lugar!!! a gasolina 95 n funciona no meu bmw pq fica fora de ponto e provoca autodetonações visto q o avanço da ignição do motor n esta preparado para esse combustivel assim sendo o pedal do acelerador tem q ser mais pressionado para ter a mesma performançe e assim sendo consome mais mistura ar/gasolina e tem uma performançe mais pobre !!! percebeu o sr. iluminado???

  17. #17
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    Tenho ideia que o SC98 torna-se rentavel nos carros com maior cilindrada, 2.0 para cima. A experiencia que tenho com o SC 98 é com velhinho cá da casa (Audi 80 2.2 de 1983). Inicialmente este era a super, mas agora uso 98. No meu caso noto uma grande diferença nas recuperações, acelerações, etc.. o carro torna-se mais rapido a subir de rotação. Em relação aos consumos da-me a impressao que sao os mesmos, mas como nao ando muito com o carro ainda nao tenho a certeza.

    Ja ouvi dizer que nos carros de alta cilindrada o fabricante recomenda SC98. É verdade??

    Abraço

  18. #18
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    num 106gti,lguem sabe qual é a melhor,se rende a 100?eu meto sempre 95 por ser a mais barata,nem sem se é a recomendada!

  19. #19
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    citação:Originalmente colocada por Pantomine

    Boas,

    Como sei de inumeras pessoas com esta dúvida permanente (onde me incluo), gostava de lançar aqui a discussão sobre as diferenças de uma gasolina relativamente à outra no que diz respeito a qualidade, vantagens, economia, etc. Espero esclarecimentos!

    Abraços!



    Com a 98 fica com mais power.

  20. #20
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    A gasolina de 98 para a gasolina de 95 octanas, a unica diferença é o indice de octano, ou seja, a capacidade anti-detonante do combustivel. Os valores de PCI, ou seja o poder calorificonão sao distinguidos entre estes dois combustiveis, são iguais, logo as prestaçoes do motor serão as mesmas. O que acontece é que ha motores que podem estar afinados para funcionar com gasolina de 95 ou 98 octanas, tendo em conta as pressoes que se forman no cilindro na compressão, gasolina 98 octanas permite maiores taxas de compressão porque tem um indice de octano superior, ou seja uma capacidade anti detonante superior. Num motor que seja recomendada a utilização de 98, usar 95 pode dar problemas dado que o combustivel pode expludir antes do tempo, ou seja antes da faisca da vela, já num motor que recomende 95, usar 98 não traz qualquer beneficio...apenas a carteira nota! Os motores que recomendam 98 são afinados de modo a uma maior taxa de compressão logo poderão ser motores mais eficientes. Um exemplo que eu conheço bem é o motor do meu carro, recomenda 98 é 98 que uso, como é em todos os TSI e alguns FSI(como o meu) do grupo VW.

  21. #21
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    Essa questão já cheira a mofo....
    Acho que é do senso comum as diferenças entre ambas e as vantagens de utilizar ron98 em alguns motores.

  22. #22
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    no meu 205 nota-se a diferença... no saxo não se nota nada... depende do carro.

  23. #23
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    alguem que tenha um 1.5 vtec e que tenha a gentileza de me dar a sua opiniao para evitar que eu tenha de andar a fazer testes ? ;)

  24. #24
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    Boas. Bem por acaso já há muito tempo que não metia s/chumbo98 e hoje antes de vir para casa meti e devo dizer que fiquei algo surpreendido, se calhar foi impressão minha pois tinha estado a andar com o carro da minha mãe que em comparação ao meu não anda quase nada, mas devo dizer que me pareceu um bocado mais solto o carro com 98.;)

  25. #25
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  26. #26
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    a gasolina 95 faz tão bem ao motor do meu bmw q desligo a bobine de ignição e ele continua a trabalhar com autodetonções e só se desliga qd a bomba da gasolina é desligada. n era assim de origem mas c a cabeça rebaixada ficou assim.boa mesmo é a 100 fica bem melhor!!!

  27. #27
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    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    cada motor tem um tipo de gasolina ideal indicado pelo fabricante, que deve ser o utilizado, por isso não há grande interesse em discutir eventuais diferenças... penso eu.
    O que tenho visto é que os fabricantes indicam um nível minimo de octanas que pode ser usado.

    Normalmente costumam dizer que no minimo se deve usar RON95, no minimo...


    Embora não tenha visto todos, nem de perto nem de longe, de todos os que vi até hoje nenhum indicava "usar apenas RON95".

  28. #28
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Baiones

    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    cada motor tem um tipo de gasolina ideal indicado pelo fabricante, que deve ser o utilizado, por isso não há grande interesse em discutir eventuais diferenças... penso eu.
    O que tenho visto é que os fabricantes indicam um nível minimo de octanas que pode ser usado.

    Normalmente costumam dizer que no minimo se deve usar RON95, no minimo...


    Embora não tenha visto todos, nem de perto nem de longe, de todos os que vi até hoje nenhum indicava "usar apenas RON95".
    Claro que não!

    É o que acontece com todos os carros catalizados. Alguns até poderão aceitar menos, mas todos aceitam de 95 para cima. Já os anteriores, a maioria só se dá bem com 98 e superior.

  29. #29
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    Por Defeito

    motores com injecção, não sei, mas o meu a carburador dá-se muito bem com 98. com 95 falta-lhe alma. passo a subir tudo na mudança mais baixa.

  30. #30
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    Por Defeito diferença notória nas octanas

    quem nota uma diferença significativa entra a gasolina 95 e 98?

    convem meter o carro em questão tambem.

    106(1.6 120cv):não noto diferença alguma.


    ps:isto porque um gajo na bomba da bp disse-me que no corsa 1.2 dele notava com 98 um relanti mais certo e nas subidas mais força!!
    Última edição por CarlosPinto : 29-04-07 às 16:57:40

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