o que define o binario de um motor?
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Título: o que define o binario de um motor?

  1. #1
    Banido paio pires's Avatar
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    Por Defeito o que define o binario de um motor?

    otto vs diesel?
    atmosferico vs turbo?
    a cilindrada?
    o numero de cilindros?
    a arquitetura do motor?
    ...obviamente que sei que um td tem mais binario que um gasolina atmosferico, mas por outro lado penso que o binario de um gasolina turbo é maior que o de um td com cilindrada equivalente..e que mias cilindrada equivale a mais binario....mas qual é o factor que mais pesa?????


  2. #2
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  3. #3
    imported_zZzUmBii
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    Por Defeito

    bem vindo!! és de Paio Pires mesmo? ñ és apresentador de um programa infantil?


  4. #4
    Banido paio pires's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por zZzUmBii

    bem vindo!! és de Paio Pires mesmo? ñ és apresentador de um programa infantil?

    sou mesmo de paio pires..não sou apresentador de um progrma infantil...nem percebo pq é que perguntaste isto..sei o que o binário..[8D]...quero é saber como é este varia mediante as especificações de um motor....

  5. #5
    Banido paio pires's Avatar
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    Por Defeito

    entao os mecanicos????não se pronunciam...vá lá não sejam timidos..[:I]...ajudem um pobre ignorante...

  6. #6
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    Por Defeito

    bem deixem-me dar o primeiro pontapé para o 3º anel.

    talvez a taxa de compressão

  7. #7
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    os carros a gasoleo têm sempre mais binario devido à grande taxa de compressao, mesmo que sejam atmosfericos.

    já agora, os carros do grupo B tinham muito pouca cilindrada, porque assim conseguiam-se maiores compressoes nas camaras e o carro tinha mais binario, logo acelerava melhor.

  8. #8
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    citação:Originalmente colocada por WildChild

    Medida da elasticidade do motor, ou seja, a facilidade em acelerar. O binário é a multiplicação entre a força exercida no êmbolo ea distância entre o moente de cada biela ao eixo da cambota (que é igual a metade do curso). Num motor de explosão, esta força pode variar em função do regime a que o motor rode. ...
    acho que está aqui uma explicação aceitável!

    mas atenção, não confundir potencia máxima, com binário máximo (sbem que em certos carros uma coisa está proxima da outra...)

    [/quote]basicamente, já notaste que o teu carro tem mais força numas rotações, certo? é aí onde o binário é mais alto[/quote]

  9. #9
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    O binario MAXIMO de um motor é a força maxima que este consegue exercer sobre a caixa. Basicamente é isto (não indo para o lado fisico da coisa...).
    Quanto as tuas questões de comparações, normalmente (obviamente ha excepções...) é assim :
    Quanto maior a cilindrada mais binario.
    Os sobrealimentados têm maior binario que o atmosfericos.

    Os factores que mais pesam, são cilindrada e sobrealimentação.

  10. #10
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    citação:Originalmente colocada por zZzUmBii

    bem vindo!! és de Paio Pires mesmo? ñ és apresentador de um programa infantil?
    :D

  11. #11
    Piloto de Testes colin's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Movyk

    os carros a gasoleo têm sempre mais binario devido à grande taxa de compressao, mesmo que sejam atmosfericos.
    [:0][:0]

    Que exemplos há disso? E a diferença? É grande?

  12. #12
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    Quanto a mim, há tanto mais binário quanto mais combustível se consegue queimar eficientemente dentro de um cilindro.

    Como essa quantidade de combustível varia conforme a quantidade de ar eu diria que, em primeira aproximação, importante mesmo será: cilindrada e rendimento volumétrico e tipo de combustível. Há outros factores importantes como pressões de injecção, perdas mecânicas, mas ja não influi tanto como os outros.

    cumps

  13. #13
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    Torque = Horsepower * 5252 / RPM

    É só fazer as contas.. a quanto mais baixa for atingida essa mesma, mais binário irá ter.. Imaginemos dois veiculos com a mesma mesma mecanica, potencia máxima, etc, mas a RPM a que é atingida é diferente.. Qual terá performances máximas superiores? Sem duvida o que fizer mais RPM.. Porque? Porque tem uma faixa de utilização bem maior. O que fizer menos RPM, obriga a mais trocas de caixa.. Tudo bem, podem colocar caixas diferentes de forma a cada mudança dar a mesma velocidade em ambos os veiculos, mas a que estiver no veiculo que fizer menos RPM vai ser bem mais longa, o que à partida prejudica logo as prestações..

  14. #14
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    Por natureza, um motor a gasolina tem menos binário que um motor a gasóleo comparável. Os motores a gasóleo t~em taxas de compressão mais elevadas (da ordem dos 18~20:1) e os motores a gasolina mais baixas (da ordem dos 8~10:1), o que confere ao motor a gasóleo mais rendimento e melhor binário. Também por consequência, entre um motor a gasóleo e a gasolina da mesma arquitectura e cilindrada, o gasóleo ser mais pesado por necessitar de maior robustez.

  15. #15
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    Se compararmos 2 motores de igual cilindrada, um diesel e um gasolina, os 2 atmosféricos, o motor a gasolina tem o maior valor de binário máximo.

    A questão é que agora é raro encontrar um diesel atmosférico para podermos comparar. Mas voltemos uns anos atrás.

    Mercedes E 1990-95

    motores 3000 cm3, atmosfericos, 16v

    Binário máximo do diesel: 155 ft.lbf
    Binário máximo do gasolineiro: 195 ft.lbf

    A diferença não é pequena...

    cumps

  16. #16
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    A questão nem passa por ser a Diesel ou OTTO, não tem rigorosamente nada a ver.. Apenas tem a ver com as RPM que o motor faz e a respectiva potencia.. Metam lá dois automoveis com 100cv, um Diesel outro OTTO.. O diesel atinge o pico de potencia às 5500RPM, o OTTO às 4800RPM.. Acreditem que o OTTO vai ter mais binário ;)

  17. #17
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    Por Defeito

    Num veículo o binário define a capacidade de transportar a carga, e a potência que se desenvolve durante o transporte da mesma.

    "Motores Endótermicos" - DANTE GIACOSA

  18. #18
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    Como não tem nada a ver? Não te explicaste bem, com certeza, DoubleM101...

  19. #19
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    2º li o curso dos cilindros tambem influencia.

    por exemplo um 3000 6 cilindros vs um 3000 4 cilindros... o de 4 cilindros irá ter mais binario em teoria..

  20. #20
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    citação:Originalmente colocada por Vieira
    por exemplo um 3000 6 cilindros vs um 3000 4 cilindros... o de 4 cilindros irá ter mais binario em teoria..
    Tem razão de ser. O de 4 teria cilindros maiores do que os do de 6 cilindros.

    Ao serem maiores, é natural que a relação superfície/volume seja menor. Se é menor, tem menos superfícies de atrito por unidade de volume. Assim, para o mesmo trabalho desenvolvido nos 3000 cm3, há menores perdas mecânicas por atrito no de 4 cilindros. Isto implica um binário efectivo maior.

    Se os cilindros forem maiores, tal também possibilita o uso de válvulas maiores. Isso influi positivamente no rendimento volumétrico, ocorrendo menos perdas por bombagem. Mais uma vez, menos perdas implicam um maior trabalho efectivo, logo, maior binário.

    Podíamos enumerar mais umas razões mas se calhar não é preciso.

  21. #21
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Vieira

    2º li o curso dos cilindros tambem influencia.

    por exemplo um 3000 6 cilindros vs um 3000 4 cilindros... o de 4 cilindros irá ter mais binario em teoria..
    porque?

  22. #22
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    Tudo passa pela formula que anteriormente apresentei.. Entram algumas variaveis em jogo, Potencia, RPM e um valor constante (que varia conforme as unidades).

    Digamos que o binario de um certo motor apenas (e friso, apenas) é calculado com base na tal formula.. Um diesel tem mais binario porque a potencia é atingida a uma RPM mais baixa normalmente que um automovel a gasolina, não é pelo facto de ser Diesel..

  23. #23
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    DoubleM101: parece que estás a falar de um binário a uma determinada rotação (nomeadamente a rotação de potência máxima).

    O binário varia conforme a velocidade de rotação do motor, sendo que a potência é precisamente o valor do binário a uma certa velocidade de rotação multiplicado pela própria velocidade de rotação.

    Mas realmente, para dois motores com a mesma potência máxima mas a rotações diferentes, tem o maior binário (à rotação de potência máxima) ou que a atingir mais cedo.

    Mas a potência não define o binário de um motor. O binário que um motor consegue disponibilizar a uma determinada rotação é fruto de vários parâmetros de projecto do motor.

    cumps

  24. #24
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    Atençao entre binario maximo e binario minimo.

    Um motor cm 4 cilindros e 3L tem maior binario minimo k o 6 cilindros 3L... mas pode ter o binario maximo menor fruto do sistema de injecçao e a sua rotaçao.

    Outra coisa é k o 4 cilindros tera ou uma taxa de compressao mais alta ou um pistao mto maior...

    Um diesel normalmente tem um maior binario minimo que um otto da mesma cilindrada... mas no maximo ja n é regra.
    Esse binario deve se ao proprio peso do motor e taxa de compressao que vai provocar um movimento mais "poderoso" .

    Cumps

  25. #25
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    Binário é a força real d veiculo aplicada é um conceito de equilibrio entre o mortor estar a rodar bem e a gastar pouco e o carro estar a ter o seu maximo rendimento(a nivel de andar e consumo) nunca a velocidade maxima;)

    o binário está directamente ligado á caixa de velecidades e ao peso do veiculo.
    e depende da cilindrada e da força de explosão.

    o binario maximo dee um carro "normal" tipo o 1100 ou 1400 é sempre na velocidade mais alta e com velocidades na ordem dos 90klm/h é qdo ele trabalha sem esforço nenhum e a fazer o melhor consumo/distancia.


    sobre os diesel em binário o giro é conduzir um camião quase parado e aguenda 3ªvelocidades com uma força descomunal[^] mesmo brutal

  26. #26
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    colin: Essa formula que eu coloquei serve para qualquer RPM.. Se souberes o Binario ou Potencia que determinado motor atinge numa certa RPM, consegues saber o outro, estão sempre os dois directamente relacionados.. Experimenta lá brincar um pouco com a formula e fazer alguns testes.. É engraçado tirar algumas conclusões.. Eu costumo dizer em tom de brincadeira (e isto assim falando numa linguagem nada técnica), que binário é a concentração de potencia em determinado intervalo de RPM.. Quanto maior é o binario, mais a potencia está concentrada.. O valor de potencia é o mesmo, mas está mais concentrada

  27. #27
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    citação:Originalmente colocada por paio pires

    otto vs diesel?
    atmosferico vs turbo?
    a cilindrada?
    o numero de cilindros?
    a arquitetura do motor?
    ...obviamente que sei que um td tem mais binario que um gasolina atmosferico, mas por outro lado penso que o binario de um gasolina turbo é maior que o de um td com cilindrada equivalente..e que mias cilindrada equivale a mais binario....mas qual é o factor que mais pesa?????
    O binário corresponde à multiplicação de uma Força por uma distância.
    A força é o que se produz na câmara de combustão após uma combustão. A distância corresonde à distância que vai do centro da cambota até biela (manivela).

    Agora para se obter mais binário existem 2 hipóteses. Logicamente uma vez que esta variável depende da força e da distância citada. Ou aumentamos a força produzida pelo êmbolo (a forma mais simples é a compressão) ou aumentamos o curso do êmbolos (teoricamente corresponde a um aumento da cilindrada). E mais nada. ;)

    Comparando Otto/Diesel: actualmente Diesel são maioritariamente sobrealimentados, desta forma e para a mesma cilindrada / potência, têm mais binário. Nos atmosféricos têm geralmente mais binário, para a mesma potência. No entanto, para terem a mesma potência têm que ter mais cilindrada. Logo cursos maiores o que dá origem a mais binário.

    Agora só para complicar um bocadinho:

    Todo este binário supeior dos Diesel, é diluido fruto de caixas de velocidades sempre mais longas. Consequentemente à roda vamos obter níveis de binário idênticos (isto para níveis de potência semelhantes). Daí que a nível de prestações (repito, para a mesma potência) sejam identicas (otto/diesel). A grande diferença reside na disponibilidade.

  28. #28
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    citação:Originalmente colocada por monicamelo

    citação:Originalmente colocada por paio pires

    otto vs diesel?
    atmosferico vs turbo?
    a cilindrada?
    o numero de cilindros?
    a arquitetura do motor?
    ...obviamente que sei que um td tem mais binario que um gasolina atmosferico, mas por outro lado penso que o binario de um gasolina turbo é maior que o de um td com cilindrada equivalente..e que mias cilindrada equivale a mais binario....mas qual é o factor que mais pesa?????
    O binário corresponde à multiplicação de uma Força por uma distância.
    A força é o que se produz na câmara de combustão após uma combustão. A distância corresonde à distância que vai do centro da cambota até biela (manivela).

    Agora para se obter mais binário existem 2 hipóteses. Logicamente uma vez que esta variável depende da força e da distância citada. Ou aumentamos a força produzida pelo êmbolo (a forma mais simples é a compressão) ou aumentamos o curso do êmbolos (teoricamente corresponde a um aumento da cilindrada). E mais nada. ;)

    Comparando Otto/Diesel: actualmente Diesel são maioritariamente sobrealimentados, desta forma e para a mesma cilindrada / potência, têm mais binário. Nos atmosféricos têm geralmente mais binário, para a mesma potência. No entanto, para terem a mesma potência têm que ter mais cilindrada. Logo cursos maiores o que dá origem a mais binário.

    Agora só para complicar um bocadinho:

    Todo este binário supeior dos Diesel, é diluido fruto de caixas de velocidades sempre mais longas. Consequentemente à roda vamos obter níveis de binário idênticos (isto para níveis de potência semelhantes). Daí que a nível de prestações (repito, para a mesma potência) sejam identicas (otto/diesel). A grande diferença reside na disponibilidade.
    alem k nos a gasoleo o regime de binario maximo e nas baixas rotaçoes e nos gasolina é nas altas [:P]

  29. #29
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    citação:Originalmente colocada por monicamelo

    O binário corresponde à multiplicação de uma Força por uma distância.
    A força é o que se produz na câmara de combustão após uma combustão. A distância corresonde à distância que vai do centro da cambota até biela (manivela).

    Agora para se obter mais binário existem 2 hipóteses. Logicamente uma vez que esta variável depende da força e da distância citada. Ou aumentamos a força produzida pelo êmbolo (a forma mais simples é a compressão) ou aumentamos o curso do êmbolos (teoricamente corresponde a um aumento da cilindrada). E mais nada. ;)

    Comparando Otto/Diesel: actualmente Diesel são maioritariamente sobrealimentados, desta forma e para a mesma cilindrada / potência, têm mais binário. Nos atmosféricos têm geralmente mais binário, para a mesma potência. No entanto, para terem a mesma potência têm que ter mais cilindrada. Logo cursos maiores o que dá origem a mais binário.

    Agora só para complicar um bocadinho:

    Todo este binário supeior dos Diesel, é diluido fruto de caixas de velocidades sempre mais longas. Consequentemente à roda vamos obter níveis de binário idênticos (isto para níveis de potência semelhantes). Daí que a nível de prestações (repito, para a mesma potência) sejam identicas (otto/diesel). A grande diferença reside na disponibilidade.
    Correcto..

    DoubleM101 a fórmula não explica nada! A fórmula apenas serve para relacionar conceitos. Se te disserem para aumentar o binário de um motor e manter a rotação tu dizes que aumentas a potência, mas como? A resposta deu-a a monica, que era o k a pergunta do tópico se referia..

  30. #30
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por monicamelo

    O binário corresponde à multiplicação de uma Força por uma distância.
    A força é o que se produz na câmara de combustão após uma combustão. A distância corresonde à distância que vai do centro da cambota até biela (manivela).

    Agora para se obter mais binário existem 2 hipóteses. Logicamente uma vez que esta variável depende da força e da distância citada. Ou aumentamos a força produzida pelo êmbolo (a forma mais simples é a compressão) ou aumentamos o curso do êmbolos (teoricamente corresponde a um aumento da cilindrada). E mais nada. ;)

    Comparando Otto/Diesel: actualmente Diesel são maioritariamente sobrealimentados, desta forma e para a mesma cilindrada / potência, têm mais binário. Nos atmosféricos têm geralmente mais binário, para a mesma potência. No entanto, para terem a mesma potência têm que ter mais cilindrada. Logo cursos maiores o que dá origem a mais binário.

    Agora só para complicar um bocadinho:

    Todo este binário supeior dos Diesel, é diluido fruto de caixas de velocidades sempre mais longas. Consequentemente à roda vamos obter níveis de binário idênticos (isto para níveis de potência semelhantes). Daí que a nível de prestações (repito, para a mesma potência) sejam identicas (otto/diesel). A grande diferença reside na disponibilidade.
    Correcto..

    DoubleM101 a fórmula não explica nada! A fórmula apenas serve para relacionar conceitos. Se te disserem para aumentar o binário de um motor e manter a rotação tu dizes que aumentas a potência, mas como? A resposta deu-a a monica, que era o k a pergunta do tópico se referia..

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