E se os condutores não quiserem condução autónoma?
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Título: E se os condutores não quiserem condução autónoma?

  1. #1
    Piloto de Kart MBC's Avatar
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    Por Defeito E se os condutores não quiserem condução autónoma?

    E se os condutores não quiserem condução autónoma?

    2018-01-12 por KBB
    https://kbb.sapo.pt/detalhes-noticia...?ID=898&cid=10





    A condução autónoma parece ser o futuro. Mas será que terá assim tantos adeptos? E quem gosta de conduzir só porque sim?



    Dois terços dos condutores europeus não prescindem do controlo automóvel. Essa é a conclusão de uma sondagem encomendada pela Mazda à Ipsos MORI, que abrangeu um universo de 11 mil inquiridos.


    De acordo com a pesquisa, 66% dos motoristas entendem a condução como um ato importante do seu quotidiano, não revelando grande entusiasmo face às tecnologias de condução autónoma que parecem ser uma realidade cada vez mais para breve.


    Com a condução autónoma constantemente na agenda da maioria dos fabricantes, a Mazda aposta num caminho distinto. A marca diz acreditar que o mais importante é "colocar o condutor no centro da ação", defendendo que os assistentes só devem ser usados ​​como apoio à segurança, sobretudo no que diz respeito a prevenir acidentes.


    Um dado curioso está relacionado com o facto de a idade não ser determinante para a escolha das respostas, deitando por terra a teoria de que os mais jovens estarão mais predispostos à condução autónoma. Certo é que dois terços continuam a considerar o tempo passado atrás do volante como "diversão".


    "Na Mazda, acreditamos em colocar o motorista no centro das atenções de tudo o que fazemos e se se olhar para a indústria em geral, acreditamos que muitos fabricantes estão a abdicar muito do prazer de condução." Um caminho que a empresa nipónica está decidida a combater sobretudo depois de ter tido acesso aos resultados da última sondagem: "Ainda há uma grande percentagem de motoristas que querem apenas estar atrás do volante".


  2. #2
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Por Defeito

    O segredo está em poder escolher autónomo ou não, conforme a vontade ou necessidade do momento.
    Última edição por LinoMarques : 12-01-18 às 21:40:29

  3. #3
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    Vão ter o mesmo destino que quem gosta de andar de cavalo/carroça, com o passar do tempo vão aparecer limites às zonas em que se pode conduzir manualmente. Mas se tivesse que adivinhar vai acontecer o contrário do cavalo para o carro, as primeiras zonas a irem à vida vão ser as zonas urbanas por causa dos atropelamentos e do alivio do transito.
    Provavelmente até vai chegar ao ponto em que um carro só poderá ser conduzido normalmente em autódromos.
    Última edição por SrTobias : 12-01-18 às 21:10:49

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
    Vão ter o mesmo destino que quem gosta de andar de cavalo/carroça, com o passar do vão aparecer limites às zonas em que se pode conduzir manualmente. Mas se tivesse que adivinhar vai acontecer o contrário do cavalo para o carro, as primeiras zonas a irem à vida vão ser as zonas urbanas por causa dos atropelamentos e do alivio do transito.
    Provavelmente até vai chegar ao ponto em que um carro só poderá ser conduzido normalmente em autódromos.
    Precisamente. Quando for possível, vai ser obrigatório. Quem tiver objecções leva com estatísticas na cabeça até ficar convencido, ou pelo menos vencido.

    Estão mesmo a ver um político a querer ser denunciado nos jornais por querer continuar a permitir 500 mortos por ano em Portugal, não estão?

    E se fizerem as contas aos custos de continuar a deixar antropóides guiar, ainda vem de lá outro programa de abate de veículos, para não haver desculpas.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    O segredo está em poder escolher autónomo ou não conforme a vontade ou necessidade do momento.
    Concordo!

  6. #6
    Piloto de Testes Safety's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
    Vão ter o mesmo destino que quem gosta de andar de cavalo/carroça, com o passar do vão aparecer limites às zonas em que se pode conduzir manualmente. Mas se tivesse que adivinhar vai acontecer o contrário do cavalo para o carro, as primeiras zonas a irem à vida vão ser as zonas urbanas por causa dos atropelamentos e do alivio do transito.
    Provavelmente até vai chegar ao ponto em que um carro só poderá ser conduzido normalmente em autódromos.
    Vai ser uma tristeza....

  7. #7
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    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.

  9. #9
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    Espero que isso nunca vá avante e continue um gadget para os topos de gama, que serve para mostrar aos amigos.

    Os carros já estão porreiros e eficientes. A malta nunca está quieta nem conformada com o que tem , é impressionante.

    Acidentes vai sempre haver. Se há em todos os transportes, porque é que não há de haver no meio de transporte mais usado no mundo?

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Homer Ver Post
    Espero que isso nunca vá avante e continue um gadget para os topos de gama, que serve para mostrar aos amigos.

    Os carros já estão porreiros e eficientes. A malta nunca está quieta nem conformada com o que tem , é impressionante.

    Acidentes vai sempre haver. Se há em todos os transportes, porque é que não há de haver no meio de transporte mais usado no mundo?
    Porque há sempre alguém que não fica conformado com o agora e ainda bem que assim é. Não me apetecia nada ainda viver dentro de uma caverna e morrer aos 30.

    Uma boa indicação que isto não vai ficar pelos topo de gama é a quantidade astronómica de recursos que se está a gastar nesta área. Aliás, são raras as tecnologias que aparecem nos topos de gama que uns anos depois não aparecem em carros comuns.
    Última edição por SrTobias : 12-01-18 às 23:08:17

  11. #11
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    Uma boa questão... Além de concordar com o Sr. Tobias, não sei até que ponto a condução realizada por um humano conseguirá ser tão fluida, no dia a dia, quando se depara com um grupo de veículos autónomos.

    Pessoalmente anseio pela condução autónoma, no entanto o meu dia a dia não se coaduna com os limites de velocidades abjectos que temos.

  12. #12
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    Não acho que seja um scam tão grande como ele afirma no titulo, mas concordo com muita coisa que ele diz. Para um carro autonomo funcionar sem falhas é necessáro que tudo a sua volta seja perfeito, inclusive as estradas, e tambem não hajam humanos imprevisiveis na estrada aos comandos de outros carros


  13. #13
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    Que venha a condução autónoma, será uma mais valia a partir do momento que se pode deixar o carro guiar sozinho e ir a fazer outras coisas. Quantos de nós passam horas e horas na estrada apenas para deslocar de A a B?

    Claro que vou preferir ser eu próprio a conduzir de vez em quando, por isso é bom ter ambas as possibilidades.

    Proibição de condução humana se calhar nem daqui a 50 anos, pois seria necessário retirar das estradas os usados. Ou seja, muitos que por aqui comentam já nem vão ver isso, aos outros até vai dar jeito porque já vão estar em idade avançada

  14. #14
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    Quem quiser condução autónoma que a pague...

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.
    Os Zés dos parafusos fazem manutenção mecânica, não informática. A condução autónoma, quando for permitida, vai ser com sistemas informáticos que testam a eles próprios e se der erro o carro nem sequer arranca.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
    Os Zés dos parafusos fazem manutenção mecânica, não informática. A condução autónoma, quando for permitida, vai ser com sistemas informáticos que testam a eles próprios e se der erro o carro nem sequer arranca.
    Achas mesmo que é assim infalível? O que não falta aí é malta com MUITO jeito para mexer nestas coisas.

    https://www.wired.com/2015/07/hacker...-jeep-highway/

    Apenas um exemplo e o primeiro que encontrei. Nunca nada é 100% seguro. Carros autónomos 100% seguros serão SEMPRE uma utopia. Quando há hackers que influenciam e alteram eleições no país mais poderoso do mundo não tenham dúvidas que controlar um carro autónomo é peanuts para eles. Isto não é a melhor invenção desde a roda. O que não falta aí são vídeos de ESTACIONAMENTOS autónomos a correr mal. Espero bem nunca ver esta farça em acção. Os nossos condutores são umas nódoas mas prefiro mil vezes lidar com eles do que ser transportado por um computador quando posso muito bem ser eu a fazê-lo.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.
    Se for eléctrico dizem que nem é preciso manutenção, é só actualizar o firmware.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
    Os Zés dos parafusos fazem manutenção mecânica, não informática. A condução autónoma, quando for permitida, vai ser com sistemas informáticos que testam a eles próprios e se der erro o carro nem sequer arranca.
    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Se for eléctrico dizem que nem é preciso manutenção, é só actualizar o firmware.
    Vê-se que este dois amigos nunca tiveram computadores.
    Pensam que a informática nunca falha.


  19. #19
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    Condução autonoma é como os pilotos automáticos dos aviões, muito jeito e tal, mas não é infalivel, não é por alma do espirito santo que as companhias mantêm os 2 pilotos humanos, a ganhar bons salários por sinal.

    Os comboios já poderiam ser autonomos (ou semi autonomos) porque na teoria andam num trajecto definido, sobre 2 carris (não existe aquele ziguezague), apenas mudam de linha em algumas ocasiões.


    PS: O piloto automático já existe á decadas.


    E um segredo. O autopilot é um cruise control refinado, para todos efeitos precisa de ser configurado.

  20. #20
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    Como dizes, e bem, o Piloto Automático dos aviões não é mais do que um Cruise Control mais desenvolvido.

    E está anos luz atrás das tecnologias que já existem para os carros autonomos (e que neste momento ainda são consideradas tecnologias em desenvolvimento)

    Com os desenvolvimentos cada vez mais rapidos nas areas de AI, ML, etc que tem surgido... Mais 5 aninhos e começamos a ver os carros autonomos no nosso dia-a-dia.

  21. #21
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    com as estradas/ruas que temos ???? nem daqui a 100 anos ....

  22. #22
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    Comboios autónomos já existem, na aviação o mesmo já começa a aparecer em força na área militar...

    Outra coisa que se esquecem é que eles não precisam de ser infalíveis, só precisam de ser melhores que os atuais.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.
    Ou um carro que foi vendido como novo, mas antes tinha feito track days.
    Ou um carro que tinha um tubo a verter gasolina e no concecionário oficial mudam bomba e radiador e em vez de pagar 30 €, paga 300 €.
    Há de tudo.

  24. #24
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    A questão não é, nunca foi e dificilmente será, pelo menos num futuro próximo, aquilo que o consumidor decidir. Será uma decisão de quem manda nos opinion makers...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
    Vão ter o mesmo destino que quem gosta de andar de cavalo/carroça, com o passar do tempo vão aparecer limites às zonas em que se pode conduzir manualmente. Mas se tivesse que adivinhar vai acontecer o contrário do cavalo para o carro, as primeiras zonas a irem à vida vão ser as zonas urbanas por causa dos atropelamentos e do alivio do transito.
    Provavelmente até vai chegar ao ponto em que um carro só poderá ser conduzido normalmente em autódromos.
    Nada disso.

    O que vais ter é um sistema que permite a pessoa conduzir, mas o sistema automático vai interferir quando for necessário para evitar acidentes.

    Desta forma continuas a poder conduzir, ao mesmo tempo que beneficias da segurança superior de um sistema eletrónico que intervém só quando é necessário.


    Claro que num futuro longínquo poderias ter vias rápidas para carros de condução autónoma a 300 km/h a 10 metros uns dos outros… Aí de facto não poderiam conduzir humanos.

    Citação Originalmente Colocado por MBC Ver Post
    Não acho que seja um scam tão grande como ele afirma no titulo, mas concordo com muita coisa que ele diz. Para um carro autonomo funcionar sem falhas é necessáro que tudo a sua volta seja perfeito, inclusive as estradas, e tambem não hajam humanos imprevisiveis na estrada aos comandos de outros carros
    A condução autónoma não tem de ser perfeita, apenas superior à condução humana.

    Tal como os humanos, a condução autónoma também estará preparada para lidar com imprevistos, com a vantagem de ter tempos de reação mais curtos.

    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Vê-se que este dois amigos nunca tiveram computadores.
    Pensam que a informática nunca falha.
    A informática falha, a mecânica falha, os humanos falham.

    Conseguimos melhorar a informática, conseguimos melhorar a mecânica, só não conseguimos melhorar os humanos, portanto é uma questão de tempo até estes serem a parte mais falível da equação.
    Última edição por rppm : 13-01-18 às 19:37:55

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    O segredo está em poder escolher autónomo ou não, conforme a vontade ou necessidade do momento.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imaginem a condução autónoma com um carro que faz manutenção no Zé dos parafusos.
    Ainda vamos no início do ano e já tás na frente para comentários ridículos...

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
    Ainda vamos no início do ano e já (Es)tás na frente para comentários ridículos...
    Imagina o ridículo que é conduzires um carro autónomo com todas as últimas atualizações de fábrica e a manutenção em dia, compartilhando a estrada com outros carros autónomos que, por falta de dinheiro ou por "xico espertice" do dono, têm o sistema informático alterado por um curioso da programação ou com um chip chinês para ativar ou desativar funções.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Imagina o ridículo que é conduzires um carro autónomo com todas as últimas atualizações de fábrica e a manutenção em dia, compartilhando a estrada com outros carros autónomos que, por falta de dinheiro ou por "xico espertice" do dono, têm o sistema informático alterado por um curioso da programação ou com um chip chinês para ativar ou desativar funções.
    isso já estás a fazer futurologia, mas nos dias que correm as oficinas de vão de escada estão a desaparecer por não saberem lidar com carro mais recentes, e a tendência é mesmo no futuro carros como estes cheios de tecnologia tem de ser assistidos na marca e não por curiosos...

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    isso já estás a fazer futurologia, mas nos dias que correm as oficinas de vão de escada estão a desaparecer por não saberem lidar com carro mais recentes, e a tendência é mesmo no futuro carros como estes cheios de tecnologia tem de ser assistidos na marca e não por curiosos...
    O problema é a "tendência". Haverá sempre gente a fazer alterações e a "chipar". Num carro normal isso não costuma ser grave. Num carro totalmente gerido por software pode ser catastrófico. Basta que 1 em 100 falhe para se tornar um problema gravissimo.
    Imagina que cada vez que o teu computador falha tens um acidente. Começa a contar de hoje até ao fim do ano.
    Ainda hoje o meu falhou no som. Tive de o reiniciar.
    Última edição por manelov : 14-01-18 às 00:19:24

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